Uma das cidades que eu mais queria conhecer na Itália é Lecco! Situada às margens do Lago di Como ao norte da Itália, ela encanta seus visitantes com paisagens incríveis das montanhas, casinhas antigas e muito charme! Assista o vídeo!
Lecco: a linda cidade alpina italiana!
A atração da cidade é o Lago di Como que faz uma voltinha na cidade! Este é um dos maiores lagos da Lombardia e encontra os alpes de Bérgamo com destaque para as montanhas Resegone e Grigna.
A cidade tem importância estratégica desde os celtas, passando pelos francos, romanos devido a sua posição, já que o lago é um braço do lado di Como. No entanto, também atraiu artistas e escritores como Leonardo da Vinci (Lecco inspirou a obra Virgem das Rochas de 1508 exposta no National Gallery em Londres).
Passamos a tarde lá apreciando a paisagem, é impossível cansar dela ahuehaeu Mesmo sendo segunda, tinha muita gente local descansando nos bancos, tomando um sorvete ou passeando com o cachorro. Pertinho da roda gigante é possível descer até o lago para molhar os pés, acredito que dê para mergulhar também, a água é muito transparente…mas tome cuidado pois é um dos lagos mais profundos da Europa!
Lecco recebeu o prêmio de cidade alpina do ano em 2013!
No lado direito do lago fica a Piazza XX Setembre e logo acima, subindo as escadarias, tem uma torre bem alta que está próxima à uma igreja, porém só e possível subir até o topo se tiver reserva, do contrário, ela estará fechada. Ali pertinho fica o centro histórico e você pode chegar em San Nicoló (a igreja e patrono da cidade) e o Teatro della Società.O centrinho comercial de Lecco é uma graça, várias lojinhas de roupas (vestidos e bikinis bem coloridos e com preço bom) e restaurantes charmosos com mesas na rua. Nós pedimos um prato de carpaccio e peito de peru com salada e saiu em torno de 16 euros os dois.
Para quem vai ficar mais dias em Lecco
- Pode subir a Punta Cermenati com 1875 m de altura ou fazer trilhas a partir das Vilas de Morterone, Piani d’Erna e Erve.
- Passear pelas Ponte Azzone Visconti, visitar o Palazzo delle Paure e os diversos monumentos da cidade, assim como as igrejas e Basílicas.
- Conheça também a Torre Viscotea, o único vestígio da fortaleza medieval.
- Também da pra dar uma passadinha em Maggianico para ver o Instituto Civico Musicale G. Zelioli o edifício dedicado a Antônio Carlos Gomes, compositor brasileiro! Restaurado em 1987, possui afrescos e pisos venezianos que encantam os visitantes.
Como chegar em Lecco
Quem faz o trajeto de trem é a Trenord e de Milão até Lecco pagamos 6 euros (a distância é de uns 50km). A viagem foi rapidinha e a estação é pequena, não tem onde deixar a bagagem -_- Então, tivemos que arrastar nossas coisas até o lago.
Temperatura em Lecco
Fomos no final de junho e estava um calor de matar, tipo 38º C! Os ventos sopram da região do Valtellina deixando o ar mais abafado. No inverno a temperatura cai bastante, já que Lecco se encontra entre as montanhas alpinas, chegando a fazer -5ºC, então vá preparado!
Deixe seu comentário! Grazie!!
Salve esta imagem no seu Pinterest!
veja também:
Que lugar lindo! O lago, as montanhas, as casinhas, tudo… Essa região da Itália é um sonho e cada vez descubro uma nova cidade para entrar no roteiro!
Que bonita e interessante esta cidade! Adoro as pequeninas e esta, com montanhas, belo lago e linda arquitetura me atraiu e muito! 🙂
Que lugar lindooooo! Amei a dica, nunca tinha ouvido falar desse lugar. Parece ser um lugar incrível para passar o dia.. Depois que vc falou que é um dos lagos mais fundos da Europa, desanimei do mergulho! ahhaha Beijo grande.
Linda mesmo! Encantada com essas fotos! Nunca tinha ouvido falar dessa cidade, mas fiquei super com vontade de conhecer 🙂
Excelente dica. Tenho muita vontade de conhecer essa região do lago Como, sempre vejo fotos de paisagens e cenários incríveis. Adorei saber da existência de Lecco. =)
Arrasou, linda matéria e fotos! Adoro o seu conteúdo! Beijos
Ah, que saudade que me deu dessa cidade!!! Quando fui, fiquei apaixonada… Foi, inclusive, uma das que mais gostei do Lago di Como… Adorei revê-la!!!
Nossa… que cidade mais linda e que fotos maravilhosas. Ainda não conheço, mas agora já entrou na minha lista. Adorei as dicas e informações. Bjs
Amei o vídeo! Eu queria muito ter ido até o Lago di Como, mas não deu tempo na nossa viagem para a Itália, buááááá. Mas quero voltar, ainda mais vendo estas imagens aqui.
Os lagos italianos são mesmo maravilhosos! Muito bom saber mais um pouquinho sobre essa cidade fofa, Lecco… Parece mesmo um passeio muito gostoso. Valeu pelas dicas!
Estou eu aqui me perguntando: como é que nunca tinha ouvido falar desse lugar tão maravilhoso??? Que lugar mais lindo, já entrou pra lista!
Itália é mesmo uma delícia… e confesso que não conhecia esse “segredo”. Mais um belo destino de um país simplesmente maravilhoso…
Que cidade encantadora! A Itália é um dos países mais lindos na minha opinião. Vou colocar essa cidade na minha lista!
Sou super suspeita sobre a Itàlia… é meu segundo paìs (deveria ser o primeiro – hahahahaha) e a região alpina é realmente um charme. Nao estive em Lecco, mas apenas porque preferi deslocar minhas andanças para o Piemonte e não para a Lombardia (que farà parte de outra viagem)!
Otimo post!
Oi Angela, adorei essa cidade. Acho que passaria uns dois dias ali descansando. E bom saber que a comida é barata. 16 euros os dois é um sonho…. Anotada a dica, espero poder ir em breve
Uma duvida! Se eu estiver indo( e comprado passagem entre dois pontos ), por exemplo de Tirano para Milão num trem regional é permitido fazer pit stop e Lecco, ou eu tenho que comprar a passagem entre o ponto 1 ao ponto 2 e depois do ponto 2 ao ponto 3?
oi Sergio! voce tem um determinado tempo para usar a sua passagem depois que a carimbou na maquininha na estação…se não me engano ela vale 4 horas. Nesse caso eu sugiro comprar para Lecco e depois continuar a viagem até Tirano como nós fizemos, pois assim tem garantia do horário do trem e fica mais tranquilo!
Bela e charmosa cidade da Lombardia ! Estive algumas vezes em estágio com um dos maiores e mais conhecidos cirurgiões ortopédicos do mundo e tive oportunidade de vivenciar o dia a dia dessa simpática cidade e sentir como vivem os lombardos ! Bons bares e restaurantes com cozinha típica do norte da Itália … Cidade altamente “visitavel” !!!!!!!