Fazer um Tour na Catedral de Milão é como voltar no templo! O Duomo di Milano é uma das catedrais mais icônicas da Europa e um dos principais pontos turísticos da Itália. Ela encanta por sua grandiosidade e inúmeros detalhes, sem falar na sua história que reflete séculos de mudanças artísticas, políticas e religiosas.
Na minha última viagem a Milão, visitei o interior e os telhados da Catedral de Milão, fiz o tour completo e vou contar todos os detalhes aqui!
Catedral de Milão: tour terraço, dicas e ingresso
Índice do Artigo
Você pode adicionar a Catedral de Milão ao seu roteiro na cidade já no primeiro ou segundo dia, pois ela fica em uma praça movimentada e pertinho de outras atrações. Recomendo dedicar umas 2 horas pelo menos para apreciar o interior e fazer a subida ao terraço.
Neste artigo você encontra todas as dicas O que fazer em Milão: roteiro 2 dias


Tour na Catedral de Milão: história
A Catedral de Milão (Duomo di Milano) é o maior templo da Itália e conta com mais de 3.400 estátuas, 135 pináculos e 5 naves. É simplesmente gigantesca! A Basílica de São Pedro (onde está a Capela Sistina) é maior ainda, porém está situada no Vaticano, que é um Estado independente.
A catedral recebe milhões de visitantes por ano e é considerada um símbolo da resiliência cultural e religiosa do povo milanês.


Ela começou a ser construída em 1386 às ordens de Gian Galeazzo Visconti, duque de Milão, que queria transformar a cidade em um centro de poder e fé cristã.
Os detalhes no interior são incríveis e a pedra utilizada foi trazida de longe! Se chama mármore de Candoglia, extraído do Lago Maggiore e transportado por canais até Milão.
A construção levou quase 600 anos e só foi oficialmente concluída em 1965. A fachada foi finalizada no início do século XIX por ordem de Napoleão Bonaparte (o qual foi coroado rei da Itália ali dentro em 1805).


Tour na Catedral de Milão: como comprar o ingresso
Como é uma das atrações mais procuradas de Milão, você precisa reservar o seu ingresso com antecedência.
Vale a pena pegar o ingresso completo que dá acesso a todas as áreas da Duomo de Milão, desde a catedral em si, até os terraços e museu.
Faça sua reserva aqui do Ingresso para a Catedral e para os terraços do Duomo
Atenção: o ingresso para a Catedral de Milão custa 32 euros, mas pode ser mais caro caso você selecione a opção por elevador ou com guia de áudio. Lembre-se de chegar no horário!


O que não pode levar na Catedral de Milão
Como você vai visitar um templo, precisa estar vestido de acordo!
Não pode usar minisaia, shorts, salto alto, regatas, roupas transparentes ou fantasias. Também não pode levar bebida ou comida, garrafas de vidro, carrinho de bebê e bolsas grandes ou malas.
Tour na Catedral de Milão: Interior
O interior é tão majestoso quanto a fachada! São inúmeros vitrais coloridos, altares ricamente decorados, um órgão monumental e criptas com muitas estátuas. Eu gostei muito do mosaico no chão, o qual muda conforme você vai andando, e dos ornamentos.
Além disso, há muitas relíquias importantes dentro da catedral, como o pregado de um dos cravos da cruz de Cristo.


Tour na Catedral de Milão: terraço
É possível visitar o terraço se você comprar o ingresso que inclui o terraço (lógico) e digo: VALE MUITO A PENA!
A subida é um pouco sofrida, são muitos degraus, mas chega rapidinho! Tem um elevador, porém é dedicado apenas a quem realmente não pode subir as escadas.
Lá em cima você pode ver muitas estátuas de santos e mártires, profetas bíblicos, animais reais e fantásticos e figuras alegóricas. Algumas delas serviam para drenar a água da chuva (as famosas gárgulas) e outras tinham função simbólica, espiritual e educativa.


Antigamente apenas pessoas ligadas à Igreja ou nobres que poderiam fazer a visita ao terraço.
A estátua mais famosa de todas é a Madonnina, a estátua dourada de 4 metros da Virgem Maria no pináculo mais alto. Ela é tão simbólica que, por tradição, nenhum edifício de Milão pode ser mais alto que ela (ou, se for, deve ter uma réplica da Madonnina no topo!).
Também tem uma estátuas do telhado se parece com o monstro do filme “Alien”. Mas assim, ela foi esculpida no século XIX, muuuuuito antes do filme.
Também há muitas estátuas de soldados medievais com armaduras, lanças e espadas, além de animais fantásticos como dragões, grifos e quimeras que simbolizam a luta entre o bem e o mal.
Vale a pena conhecer a catedral de Milão?
O ingresso para visitar a catedral é caro, eu demorei 3 visitas pra conseguir visitar o interior, justamente porque ia em alta temporada e sempre esgotava!
Apesar do preço, eu gostei muito do interior, tem muita coisa pra ver, muitos detalhes lindíssimos e história. A subida ao terraço também valeu a pena, dá pra ter uma vista bem legal pra cidade. Só fica um pouco devagar lá em cima porque tem bastante gente e precisa cuidar onde pisa, pois são muitos degraus e algumas passagens estreitas. Então acaba tomando mais tempo do que o esperado.
Acredito que se você pegar um guia de áudio, sua experiência será muito melhor!
Faça sua reserva aqui do Ingresso para a Catedral e para os terraços do Duomo


Gostou destas dicas para visitar a Catedral de Milão?
Veja também: Melhor época para visitar a Itália: eventos mês a mês