Conheça 7 lugares do Reino Unido que são de outro mundo! Atrações turísticas na Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte que inspiraram lendas e peças musicais como a Calçada dos Gigantes e Gruta de Fingal, sem falar em grandes descobertas como o Cheddar Man na Caverna de Gough e até produção de queijo tradicional inglês! Aproveite e assista o vídeo para ver todas esses pontos turístico do Reino Unido de outro mundo!
Lugares do Reino Unido que são de outro mundo
1 – Gough’s Cave, Inglaterra
Vamos começar com a caverna de Gough na região de Somerset no Desfiladeiro de Cheddar. Vocês já devem ter ouvido sobre o queijo cheddar né? Então, esse queijo tem esse nome por causa dessas cavernas no desfiladeiro de Cheddar que fornecem a umidade e uma temperatura constante para a maturação deste tipo de queijo. Ele era feito assim desde o século 12 e claro com o tempo o processo se industrializou, mas mesmo assim algumas empresas menores ainda usam as cavernas para fazer queijo.
Mas enfim, voltando a Gough’s Cave, esta caverna é bem grande com 115m de profundidade, 3405 m de comprimento e possui diversas galerias e formações em pedra, estalagmites e estalactites. Aqui fica localizado o Cheddar Yeo, o maior sistema de rios subterrâneos da Grã Bretanha. Por causa disso, podem ocorrer inundações na caverna que duram normalmente 48 horas. Eu tenho pânico dessa ideia, principalmente depois que assisti que filme O Santuário que um grupo de mergulhadores ficam presos.
Mas isso não é a única coisa tenebrosa, encontraram restos de esqueletos de humanos e animais na caverna, sendo que os crânios eram usados como copos e tinham marcas que foram “descascados” e de dentes. Ou seja, canibais. Além disso, encontraram o Cheddar Man, o mais antigo esqueleto humano completo da Grã Bretanha datado de 7150 a.C e um dente de 20 cm de um mamute de 40 mil anos que foi perfurado e usado para fazer cordas.
Veja todas as atrações desta lista Lugares do Reino Unido que são de outro mundo no vídeo abaixo, clique para assistir!
2 – Praia dos ovos de Dinossauro, Inglaterra
Porth Nanven muitas vezes é apelidada de A Praia dos Ovos de Dinossauro por causa das suas pedras gigantes e arredondadas na areia. Elas são de todos os tamanhos, desde o tamanho de um ovo de galinha até um metro ou mais. Antigamente as pessoas levavam pra casa, hoje são protegidas pela National Trust, uma das organizações que controlam diversos lugares históricos do país.
Essa praia fica no sudoeste da Cornualha, uma região incrível da Inglaterra e bem próxima da Costa Jurássica, como o próprio nome diz, famosa pelos seus fósseis de dinossauros (muitos deles estão no Museu de História Natural em Londres). Eu mostrei um pouco mais da Costa Jurássica neste artigo sobre Durdle Door: conheça a Costa Jurássica da Inglaterra
Os visitantes normalmente pensam que essas pedras tem esse formato de ovo por causa do trabalho do mar, e sim, estão certos, porém de uma época muito distante, aproximadamente 120 mil anos atrás. O nível do mar mudou muitas vezes e agora está mais baixo, o que fez com que esta praia se dividisse e uma parte ficasse suspensa no topo de um penhasco. Quem visita a praia hoje pode ver na parede do desfiladeiro várias pedras com formatos ovais que só estão esperando se desgrudar para se juntar à praia.
Porth Nanven foi considerada uma das 10 melhores praias do Reino Unido.
3 – Fortes de Redsands Maunsell, Inglaterra
Localizados na costa de Whitstable na região de Kent no sudeste da Inglaterra, estes fortes provavelmente inspiraram George Lucas na criação de Star Wars. Eles estão aqui desde a Segunda Guerra Mundial, ajudaram a proteger o Reino Unido e serviram como fortes para a marinha e o exército Britânico.
Na década de 50 foram desmilitarizados, depois usados para outras atividades como rádio pirata e um deles é foi determinado como uma micronação chamada o Principado de Sealand. O HM Fort Roughs é ocupado pela família de Paddy Roy Bates e foi descrito como o menor país do mundo. Contudo, como não é reconhecido por nenhum outro país e está dentro das águas que pertencem ao território Britânico, não dá pra levar em consideração. Ainda há a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar que diz que qualquer estrutura artificial no mar não ganha o status de ilha e não tem território marinho por conta própria.
Mesmo assim, o Principado de Sealand tem moedas e selos próprios, além de um carimbo especial para os turistas que o visitam. O Roy Bates se declarou Princípe (falecido em 2012), sua esposa a princesa e o filho, claro, de príncipe regente.
4 – Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte
Considerada patrimônio da UNESCO, essas formações rochosas e inusitadas da Giant’s Causeway foram originadas de erupções vulcânicas há mais de 60 milhões de anos. É uma área formada por mais de 40 mil colunas de basalto e estão localizadas na Irlanda do Norte, pertinho da cidade de Bushmills. As colunas possuem 4, 6, 8 lados, a mais alta possui 12 metros de altura e formam um cenário de outro mundo!
Essas pedras inspiraram diversas lendas e mitos sendo a mais famosa sobre o Gigante Finn Mcool ter construído a Giant’s Causeway para chegar ate à Escócia. A tradução do nome é literalmente Calçada dos Gigantes.
Ela foi nomeada a quarta maior maravilha natural do Reino Unido e é um dos destinos mais populares do Reino Unido, recebendo em torno de um milhão de visitantes. Apesar de uma parte ser administrada pela National Trust, é uma atração gratuita, você não precisa passar pelo centro de visitantes que cobra uma taxa. O resto do território pertence à Coroa ou a diversos proprietários.
Essa atração pode ser visitando fazendo uma excursão saindo de Dublin ou Belfast.
5 – Pedras Callanish, Escócia
Esse conjunto de pedras enormes localizadas na Ilha de Lewis na costa noroeste da Escócia tem intrigado muitas pessoas por centenas de anos. Muitos acreditam que eram usadas como calendário astronômico enquanto outras acreditam que são gigantes petrificados.
As Pedras Callanish possuem de 1 a 5 metros de altura e formam o desenho de uma cruz com um círculo central de 13 pedras com 13 metros de diâmetro. Foram erguidas durante a Era Neolítica e usadas em rituais durante a Era do Bronze.
A mais alta das pedras marca a entrada para um túmulo, onde os restos mortais foram descobertos. Uma das teorias é que as pedras formavam um calendário baseado na posição da Lua e que o alinhamento da avenida de pedra (quando se olha para o sul) seria onde a lua surge atrás de uma montanha chamada Clisham. Normalmente esses círculos de pedras estão relacionados ao dia mais longo ou mais curto do ano, chamado de solstício. No Stonehenge há uma celebração neste dia e eu o visitei durante este evento, veja neste artigo Dicas para visitar Stonehenge no Solstício de Verão
As Pedras Callanish serviram de inspiração para o filme Brave da Disney e a série Outlander, além de aparecem nos cartões de débito do Banco da Escócia. Pra quem gosta de Outlander tem várias dicas para visitar no Roteiro Outlander na Escócia e veja também este Highlands da Escócia: roteiro e castelos incríveis!
6 – Projeto Eden, Inglaterra
O projeto Eden mais parece uma vila espacial do que qualquer outra coisa haha Ela é formada por duas cúpulas enormes que abrigam diversas plantas tropicais e pássaros, inclusive a maior flor do Reino Unido.
Eden Project é uma atração turística na Cornualha e a consideram como a maior estufa do mundo, Cada cúpula é formada por plaquinhas hexagonais apoiadas numa estrutura de aço e que emula um bioma natural. A primeira cúpula emula um ambiente tropical e a segunda um ambiente mediterrâneo.
7 – Gruta de Fingal, Escócia
A Gruta de Fingal é uma caverna marinha na ilha desabitada de Staffa nas Hébridas Interiores na Escócia e que faz parte de um reserva nacional. Ela é constítuida pela mesma estrutura da Calçada dos Gigantes, ou seja, várias colunas de basalto hexagonal e que formam um teto e arco naturais. Quando as ondas batem, formam ecos e sons arrepiantes. O nome gaélico da gruta, Uamh-Binn, significa “Gruta da melodia”. Não poderia ficar de fora da lista Lugares do Reino Unido que parecem de outro planeta!
A caverna foi descoberta no século 18 e ficou conhecida na Europa por causa da abertura Die Hebriden da obra 26 de Mendelssohn, famoso compositor alemão. Ele tirou a inspiração dos ecos da grutas e também do poema escrito pelo poeta escocês James Macpherson sobre Fingal, um herói da mitologia irlandesa que seria quem construiu a Calçada dos Gigantes. A caverna também aparece nos livros de Julio Verne.
Eu já havia falado da Gruta de Fingal no artigo Curiosidades da Escócia que brasileiros não sabem.
Gostou dessas curiosidades e Lugares do Reino Unido que são de outro mundo?
Salve no pinterest
O Projeto Eden é algo incrivel