Durdle door é uma das atrações naturais mais incríveis da Inglaterra. Trata-se de um arco natural de calcário próxima a uma praia na Costa Jurássica na região de Dorset, ao sul do país. Normalmente não está no roteiro de quem visita a Inglaterra pela primeira vez, mas se você viajará no verão e pensa em visitar Stonehenge, que tal dar uma passadinha pela Costa Jurássica?
Confira as dicas para visitar Durdle Door na Costa Jurássica e assista o vídeo dessa belezura!
Durdle Door e Costa Jurássica
Índice do Artigo
Sobre a Costa Jurássica
A Costa Jurássica é Patrimônio da Humanidade da UNESCO e está situado no Canal da Mancha, ao sul do do Reino Unido. Vai de Orcombe Point em Devon a Old Harry Rocks em Dorset, cobrindo uma distância de 153 quilômetros.
É possível rastrear a história de 200 milhões de anos desta região pelos fósseis encontrados nas praias e rochas. Durante essa época, a Grã Bretanha ficava próxima à linha do Esquador, tendo um clima tropical (ahh que maravilhoso seria se ainda fosse assim kkkk odeio o frio!).
Assista o vídeo sobre minha visita a Durdle Door, mais dicas e a pior praia da Inglaterra (clique abaixo para assistir):
Visitantes e pesquisadores encontram fósseis de animais e plantas todos os anos e qualquer um pode encontrá-lo e mantê-los. No entanto, fósseis mais significativos devem ser oferecidos primeiramente aos museus. Se ninguém quiser, você poderá vendê-los.
Como chegar em Durdle Door
A melhor forma de chegar em Durldle Door é dirigir até lá usando um GPS, pois você irá entrar em algumas vilas e pegar ruas estreitas e confusas. Faça uma cotação para alugar carro na Inglaterra aqui. Ir de busão é chatinho pois perde muito tempo.
Durdle Door fica próximo à Bournemouth então é só seguir pela A31 e aí virar na A35 até chegar na vila Wool. Depois é só pegar a estrada para o sul até chegar no estacionamento. Pra quem vem de Salisbury e Stonehenge pode pegar a A354.
Quanto custa para visitar
Durdle Door está dentro de uma propriedade privada de 12 mil hectares de uma família e é aberta ao público. Na teoria, você só paga o estacionamento e nada mais.
Existem 2 estacionamentos diferentes: um bem próximo à atração e outro mais afastado e bem maior. A diferença no preço entre ambos é pouca e você pode fazer a reserva pelo site. Não tem problema se não conseguir, nós tentamos, não deu certo e fomos assim mesmo. Pagamos 5 libras para 4 horas, para mais horas é outro valor.
Na foto do Google não aparece o estacionamento mas deixei a posição exata marcada na foto abaixo. Você pode digitar o local “Durdle Door Holiday Cottages” para cair pertinho desse estacionamento. A foto do google está desatualizada e o estacionamento fica ali naquele gramadão.
Claro que durante o verão e finais de semana o movimento é muito maior, então pode ser que você tenha que esperar um pouco para estacionar ou pegar uma fila.
Existe ainda outros lugares para estacionar dentro da propriedade, mas aí é só para quem aluga as casinhas de temporada.
Vale a pena se hospedar em Durdle Door?
Depende muito da sua viagem. Se você quer aproveitar o final de semana na região com mais calma, pegar o nascer do sol e ter a praia só pra você sim! Além disso pode descobrir como é ficar em um cottage de verdade, e talvez curtir uma noite romântica a dois.
Como nós morávamos no sul da Inglaterra e ainda não era permitido se hospedar devido as restrições do coronavírus na Inglaterra, fizemos apenas um bate e volta. Confira nossa antiga cidade Como é morar no interior da Inglaterra: vantagens e dicas
Selecionei algumas opções legais para você em Lulworth Cove:
- Castle Inn fofo demais!
- Lulworth Lodge de frente pra praia!
- Bijou B&B Lulworth gostei desse!
- Lulworth Cove Inn ótimo preço
Você também pode olhar no Airbnb! Com este link você ganha R$250 de desconto na sua primeira hospedagem!
O que levar nessa viagem
Como venta muito, recomendo levar uma blusa bem quentinha e talvez uma jaqueta corta vento com capuz. Vista uma roupa confortável como calça jeans e tênis para a trilha de grama e pedrinhas. Se o dia estiver bem quente, você pode arriscar um mergulho mas lembre-se que a água é geladinha!
Também leve um lanchinho e água, pois não há nada pra comprar lá perto (apenas um café num trailer logo após o estacionamento). Vi muita gente fazendo picnic.
Não é permitido voar drones (e haja coragem com esse vento kkkk).
O caminho até Durdle Door
Devido à pandemia foi adicionado mais um trajeto para evitar que um fluxo grande de pessoas. Aliás, escolhemos visitar Durdle Door justamente por ser um local bem aberto. Veja mais sobre as Primeiras viagens após a quarentena na Inglaterra
Quem está indo para a praia precisa pegar a rota da direita, a qual dá uma volta bem maior, passa por um pequeno bosque e uma parte descampada muito bonita. A caminhada é tranquila de uns 30 min.
Assim que você chega na praia, já se encanta com as falésias brancas, uma característica do sul da Inglaterra. O caminho até Durdle Door é pela esquerda e dá uns 5 minutinhos até avistá-la. Aí é só seguir pela costa até chegar nas escadarias que levam para a praia de Durdle Door e Man O’War.
Tome cuidado nas escadas pois são meio estreitas para passar duas pessoas ao mesmo tempo.
Praia Man O’War
Nunca vi um mar tão azulzinho na Inglaterra, que lugar incrível! Essa praia fica do outro lado de Durdle Door e é mais indicada para banho, pois fica mais fechadinha sem tanto vento.
Continuando a viagem pela Costa Jurássica
Ali pertinho de Durdle Door você encontra o Lulworth Castle, um pequeno castelo com um jardim bem cuidado. Mais para o sul encontrará a Lulworth Cove, uma baía encantadora com alguns mirantes e que apareceu na cena final de World War Z com Brad Pitt.
Outro ponto interessante é o Corfe Castle, as ruínas de um castelo do século 11. A cereja do bolo mesmo são as Old Harry Rocks, um conjunto de pedras brancas na encosta do mar e bem próximas das falésias e são consideradas a ponta mais oriental da Costa Jurássica. Ficam pertinho de Studland, a praia que mencionei no final deste vídeo aqui:
Gostou destas dicas para visitar Durdle Door na Inglaterra? Comente!
Leia também 10 Costumes brasileiros que ingleses acham estranho
Salve no Pinterest!
Muito legal, adorei