Montar um roteiro em Zadar na Croácia foi muito fácil! O centro histórico de Zadar é bem pequeno, feito pra ser explorado a pé. Zadar foi a primeira cidade a beira mar que conheci na Croácia, um lugar repleto de ruínas romanas, atrações modernas e comida boa!
Recomendo um dia para conhecer o melhor da cidade, porém se deseja descansar um pouco, 2 dias dá pro gasto! Assista o vídeo para ver mais do roteiro em Zadar!
Roteiro em Zadar e dicas
Esse roteiro em Zadar a pé pode ser completado em algumas horinhas dependendo o calor e a sua disposição para fotos aheuahe São muitos cantinhos lindos! Vou começar pelo Fórum e ai seguindo em círculo no mapa para outras atrações.
Lembre-se que é obrigatório seguro viagem para a Europa! Ele irá te ajudar caso seu voo seja cancelado, extravio de mala, roubo de documentos e até casos de exames médicos e internação. Eu recomendo e uso o Seguros Promo. Leitor do blog ganha desconto ao utilizar o cupom APUREGURIA5! Aproveite!
Confira também as dicas com os melhores pontos turísticos de Zagreb (a capital da Croácia) e o coliseu em Pula, uma cidade rodeada de ruínas romanas e praias fenomenais.
Fórum Romano
O ponto de início deste roteiro em Zadar são as ruínas romanas de 2 mil anos assim a céu aberto sem nenhuma grade! Antigamente era o centro da vida pública e o maior da costa oeste do país. Pelas ruínas é possível imaginar um pórtico para o templo dedicado a Júpiter, Juno e Minerva. As escadas e o pavimento são originais da época. Havia também um altar de sacríficios, é possível ver para onde fluia o sangue dos animais durante os rituais.
A maioria dos edifícios foram derrubados durante um terremoto no século VI. Uma das colunas servia como “pelourinho” durante a Idade Média.
Alguns prédios importantes que fazem parte desta praça:
Igreja São Donato
Construída no século 9, a igreja redondinha chama atenção pela robustez e formato! A visitação é aberta apenas algumas horas do dia.
Torre do Sino
A torre ao fundo não faz parte da Igreja de São Donato e sim da Catedral de Santa Anastácia. É possível subir ao topo para uma vista incrível da cidade, são vários degraus e andares, mas você sobrevive! O preço para subir é de 5 kunas ( 2 euros).
São cinco sinos gigantes que tocam melodias diferentes durante o dia!
Esta é a vista incrível do topo! Fomos logo de manhã, as 9 e não tinha mais ninguém além de nós. Dá pra vere tudinho do centro histórico.Esta é a Catedral de Santa Anastácia, a entrada fica do outro lado do Fórum e foi construída no século 12.
Igreja de Santa Maria
E do lado direito do Fórum fica a Igreja de Santa Maria e o convento das feiras Beneditinas. A fachada foi construída em 1066 e refeita no século 16.
Riva
Do outro lado do fórum fica a Riva, o calçadão a beira mar, um dos pontos altos deste roteiro em Zadar! Você notará algumas feirinhas, pessoas oferecendo passeios de barco ou submarino (!) e muita gente tomando banho de sol ou na água mesmo. Dá pra se jogar a vontade, a água é bem transparente e gelaaada!
No ínicio da Riva você verá duas atrações bem modernas e que foram construídas para atrair mais turistas para Zadar:
Saudação ao Sol
A primeira delas é um painel gigante de led em forma de círculo de 22m de diâmetro que acende à noite e revela várias cores e sequências diferentes de luzes. Os painéis captam a luz solar e transformam em energia.
Órgão do mar
Este é feito de uma estrutura de tubos submersos nos degraus e que tocam conforme as ondas. De manhã faz uma melodia mais tranquila e no fim da tarde já é mais paulera, pois aí as ondas são maiores e formadas pelos barcos que passam. Ás vezes fica até ruim de escutar pois tem muita gente falando.
Aproveite para ver o por do sol aqui, é incrível!!
Caminhando até ao outro lado da Riva você chegarará na Universidade de Zadar e na estátua de Spiro Brusina, um maçom croata que se destacou nas ciências naturais e no estudo das aves.
“ó o gás”
Portão do Leão
Contornado a Universidade pela Riva, chegará numa pequena marina e no Portão de entrada da cidade amarulhada. Foi construído em 1543 pelos venezianos e que deixaram claro essa influência italiana no leão alado de São Marcos.
Praça dos 5 Poços
Ao passar o portão e virar a direita, você chega na Praça dos 5 Poços, construídos durante o século 16 para abastecer a cidade de água potável durante a ameaça de invasão dos turcos. Ao fundo fica a torre do Capitão, uma outra medida de proteção.
Parque da rainha Jelena
Do outro lado da Praça fica esse parque, uma alívio para quem tá caminhando durante o verão e tá louco por uma sombrinha aheuahe Esse parque foi construído sobre um antigo bastião, uma coisa meio incomum para a época. No centro há um pequeno morrinho, mas não dá pra ver nada da cidade por causa do mato.
Também encontramos essa estrutura com algumas colunas e parece uma parada de ônibus de tão pichada hauehaue
Praça Petra Zoranica
Essa praça possui ao centro uma estrutura de vidro que revela como era o local na época dos romanos e também uma única coluna que se destaca ao lado do café. Além disso, há um sarcófago em pedra com vestígios de monges do século I.
Praça do Povo
Nesta praça aconteciam os principais eventos durante a Idade Média, várias fundações dos prédios são desta época e alguns possuem influências renascentistas. Antigamente era a Guarda da Cidade ao lado da Torre do Relógio (que surgiu no século 13) e servia de tribunal, câmara do conselho e biblioteca.. Atrás fica a pequena Igreja de São Lourenço, muito bem preservada da época pré romana.
Do outro lado fica o Palácio Ghirardini construído em 1935 no estilo românico que remonta ao século XV.
Onde ficar em Zadar?
Zadar possui diversas opções legais de hospedagem e baratas. Recomendo escolher hotéis ou hostels no centro da cidade para facilitar o seu roteiro em Zadar, justamente porque o único transporte que você irá pegar é da rodoviária para o centro (ou pode fazer a pé também).
Eu fiquei no Downtown Boutique Hostel e adorei! O quarto era super espaçoso e havia muita privacidade com as cortinas e formato mais fechadinho da cama. Sem falar que havia uma mesa retrátil, luz interna e tomadas. Também havia uma gaveta enorme e um armário com cabides para você por a sua roupa. Fica dentro do centro histórico e 5 min da praça com as ruinas romanas. E o melhor: Paguei 14 euros apenas!
Outras opções legais são:
Assista o vídeo
Gostaram desse roteiro em Zadar a pé? Aproveite para deixar seu comentário e salve a imagem abaixo no seu Pinterest!
Leia também
Que lugar sensacional!!! Não conhecia nada sobre Zadar e amei através do seu post! 😀 Essa saudação ao sol parece ser demais… Minha cara! kkkkkk ja quero irrr!!!
Que post incrível! Também não conhecia e achei sensacional, não vemos a hora de conhecer!
Estou muito rendida a Zadar. Que cidade fofa é essa?! Arrasou! ?
Confesso que jamais tinha ouvido falar nada sobre Zadar! Adorei conhecer através do blog! Parece uma cidade muito encantadora! Linda, sem dúvidas!
Eu conheci a Croácia e sei de seus encantos, mas lendo seu post, me arrependi de não ter incluído Zadar em meus roteiros. Enfim…. vou ter que voltar para Croácia para conhecer bela e encantadora cidade, né? kkkk
Uma das coisas que mais gosto quando estou viajando é bater perna e conhecer os lugares a pé!!! Croácia tá super na minha lista, adorei as dicas.
Eu toda a vez que leio sobre Zahar fico mais apaixonada, não pode ficar fora do roteiro e amei as lista com as atrações, legal que ainda pode conhecer elas caminhando.
Impressionada com Zadar! Que lugares lindos, Angie. Amo quando dá pra fazer um roteiro assim a pé, ficou massa com tuas escolhas.
Adorei o roteiro, guria! Quero demais ir pra Croácia – o quanto antes, aliás! – e vamos adicionar Zafar e esses passeios marotos caminhando no roteiro!