O que fazer em Bruxelas: dicas para uma viagem incrível!

11
381

Bruxelas foi uma cidade que me supreendeu. Não esperava encontrar tantas atrações legais, prédios maravilhosos, ótimos restaurantes e as melhores opções em cervejas, waffles e chocolates. A cidade possui prédios incríveis, é super organizada e você consegue fazer quase tudo a pé em 2 dias. Neste guia vou mostrar o que fazer em Bruxelas e várias dicas do que comer, onde ficar e como funciona o transporte para te ajudar no seu roteiro de viagem na capital da Bélgica e assista o vídeo.

O que fazer em Bruxelas: dicas de viagem

A Bélgica é um país trilíngue e em Bruxelas falam o francês, mas também verá algumas coisinhas em neerlandês.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Bruxelas é a sede do Parlamento Europeu e da OTAN, um lugar de grande importância na política internacional. A cidade também é muito procurada pelos amantes de histórias em quadrinhos, há diversos murais com personagens famosos belgas. Ah, e o Tintin nasceu aqui!

Quando visitar Bruxelas

Bruxelas fica linda demais na primavera e no verão, é incrível o contraste dos prédios bem cuidados com o céu azul e as plantinhas todas verdes. Tem bastante gente sim, mas nada surreal. Eu fui no final de julho e peguei muito calor, até de passar mal, 35 graus. E como não tem brisa, a sensação térmica é ainda maior. Os preços são um pouco mais altos, mas compensa pela experiência.

Confira o meu roteiro na Bélgica de 6 dias

roteiro em bruxelas bairro sablon estatua
Bairro Sablon em Bruxelas

Outono e inverno é baixa temporada e como os dias ficam mais escuros e o céu nublado, não parece uma boa opção, não fica tão legal.

Como chegar em Bruxelas

Se você estiver viajando pela França, Alemanha ou Holanda, recomendo ir de trem, pois o serviço é ótimo e não é tão caro. Neste artigo eu explico como funciona os trens na Bélgica. Só lembre de comprar com antecedência para não gastar o olho da cara!

Outra opção é de avião com companhias lowcost como EasyJet que param no aeroporto Zaventem a 15 km do centro. Você pode chegar no centro com o busão Airport Line (MIVB/STIB) ou ir trem até a estação Bruxelas Midi. Adquira seu bilhete nas máquinas para pagar mais barato.


Como se locomover na capital da Bélgica

Eu fiz quase tudo a pé em Bruxelas, a cidade é fácil de se achar e tem muita coisa legal para ver de lojinhas e atrações. Usei o metrô para ir até o Atomium e voltar. A rede de transporte da cidade é muito boa e tem opções de bus e bondinhos.

bilhete metro bruxelas transporte publico
Bilhete do Metrô de Bruxelas

O centro de turismo até vende o Brussels Card de 24h com algumas atrações inclusas, porém eu acho que não compensa porque você vai fazer quase tudo a pé e vai em uma ou outra atração (eu preferia ficar nos bares provando as deliciosas cervejas belgas hauehaue).

O que fazer em Bruxelas

Eu fiz todas os pontos turísticos de Bruxelas deste artigo neste vídeo abaixo, clique para assistir e ver mais dicas!

Palácio Real

No Palácio Real acontecem vários eventos e reuniões do Chefe de Estado da Bélgica e não é a residência da família real. O prédio é gigante e foi construído no século XVIII, um dos edifícios mais bonitos da cidade.

Fachada do Palácio Real em Bruxelas
Fachada do Palácio Real em Bruxelas

O palácio é aberto à visitação pública durante o verão, após o Dia Nacional da Bélgica (21 de julho). Não cobram nada de entrada, você passa pela segurança e não pode levar líquidos para o seu interior. Há um serviço para guardar sua mochila.

O interior é muito bonito, diversos lustres gigantes, salas com quadros da monarquia, exposição de roupas de pessoas importantes e até uma sala com brinquedos científicos.

Na frente do Palácio fica o Parc de Bruxelles, um parque muito bonito e bem arborizado, perfeito pra dar uma descansada no gramado embaixo da sombra no calor de Bruxelas (me salvou algumas vezes no caminho pro hostel ahaha).

sala interior do palacio real
Sala do Palácio Real de Bruxelas

Mont des Arts

O Mont des Arts é um museu dividido em diversos prédios e faz parte do complexo de Museus Reais de Belas Artes da Bélgica. Para quem tem pouco tempo, recomendo ao menos passar na frente do MIM, o Museu de instrumentos Musicais, um prédio muito bonito em Art Nouveau, e, logo mais pra frente, há um jardim muito bem cuidado e disputado para foto hahaha

Vista do Jardim Mont des Arts
Vista do Jardim Mont des Arts
Lembre-se que para visitar a Europa é obrigatório SEGURO VIAGEM. Ele te ajuda a solucionar problemas como cancelamento de voo e mala extraviada e caso você precise de atendimento médico como consulta, exame e até cirurgia. Eu uso e recomendo a Real Seguros! Leitores do blog tem desconto de 10%, aproveite!

Centro Histórico: Grand Place

Essa é a praça principal de Bruxelas, um espaço enorme rodeado de prédios do século 17 e vários elementos em ouro, muito ouro, inshalá. Aqui estão localizados o Museu da Cidade de Bruxelas eo o Museu da Cerveja. Essa praça é considerada Patrimônio Mundias da Unesco desde 1998.

grand place em bruxelas arquitetura
Grand Place é um dos pontos turísticos principais de Bruxelas

Manneken Pis

Este é um dos pontos turísticos mais bizarros de toda a Europa hauehau Trata-se uma escultura de uns 40 cm de uma criança mijando. Sim, sai água por esse lugar que você está pensando, é uma fonte que fica numa esquina e que poderia passar totalmente despercebida se não fosse o mundaréu de gente na frente. Volta e meia eles botam roupinha nele dependendo o evento (como Natal por exemplo) e há até um museu com 900 peças! Esse guri tem mais looks que eu!

Escultura do Manneken Pis
Escultura do Manneken Pis

Há também a versão feminina desse guri chamada de Janneke Pis e fica um pouquinho mais distante.

Delirium Café

Este é um dos lugares mais visitados de Bruxerlas e está no Guiness Book por servir mais de 2 mil tipos diferentes de cerveja. Imagina a quantidade de freezers aheuaheuah É um bar que possui algumas cervejas de torneira (estilo chopp) e o resto em garrafas. No menu provavelmente havia mais de 200 nomes de cerveja separada por estilo como Blonde, Triple…. É importante ressaltar que está aberto durante o dia também!

Interior do Café Delirium
Interior do Café Delirium

Bairro Sablon

O bairro Sablon é super charmoso com vários prédios fofos e muito verde. Aqui está localizada a Notre Dame du Sablon, uma igreja no estilo gótico e com diversos elementos bonitos no exterior e no interior. Aproveite para dar uma passadinha no Café Leffe e nas diversas lojas de chocolate!



Catedral Notre Dame no bairro Sablon em Bruxelas
Catedral Notre Dame no bairro Sablon em Bruxelas

Atomium

O Atomium foi construído para a Exposição de 1958 e seria uma construção temporária, porém decidiram mantê-la como atração da cidade (o mesmo aconteceu com a Torre Eiffel em Paris). O monumento possui 102 m e representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 milhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices.

o que fazer em bruxelas atomium
A estrutura do Atomium é incrível!

Você pode visitar algumas das esferas e o ticket custa 15 euros. Para fugir das filas, recomendo comprar online aqui: Bilhete de Entrada para o Atomium de Bruxelas 

A visita começa com uma subida até o sétimo andar, onde terá uma vista panorâmica de Bruxelas e pode enxergar o Mini Mundo, outra atração que fica ali pertinho e ok para crianças (desculpa ai, mas acho meio paia se você pode visitar as atrações no tamanho real). Nessa esfera também há um restaurante bem legal mas caro pra dedéu.

Aí você é direcionado para as outras esferas via escadas rolantes onde há exposições sobre a construção, sobre o evento de 1958 e uma exibição de luzes e sons (não recomendado para quem tem epilepsia). Eu gostei da visita, era a atração paga que realmente queria ver em Bruxelas. Se você não gosta dessas coisas meio futuristas, vale a pena ver de fora mesmo.

Pra chegar no Atomium é só pegar o metrô da linha 6 até a estação Heyzel.

Onde se hospedar em Bruxelas

O ideal é encontrar um hotel próximo a Grand Place, porém os preços podem ser um pouco acima do orçamento. Eu fiz quase tudo a pé mesmo ficando um pouco mais longe e só utilizei o metro para ir até o Atomium.

Eu recomendo alguns bairros como:

  1. Sablon: bairro super fofo, diversas lojas e chocolaterias
  2. Les Marolles: mais para o sul, bairro bem diversificado
  3. Leopold Quarter: ao lado direito do Palácio, bem tranquilo
  4. Sint-Joost: fiquei nesse mais ao norte e próximo da estação de trem Nord

Eu fiquei no Van Gogh Youth Hostel City Centre,  foi barato e consegui deixar a mala na nos armários da sala sem pagar a mais. Eu tive um problema no hostel pois me deram um quarto misto em vez do feminino (a diferença era de um pila, então valia a pena) que ficava no terceiro andar. Tava de boa lá até um cara muito fedido entrar, mas nossa não tomava banho há alguns dias hahaa Aí fui reclamar no hostel que deram o quarto errado, riram da situação (ma também né, olha que tenso aheuahe) e me deram outro no térreo. Fiz duas viagens para levar tudo e o cheiro do cara tava ainda lá MESMO ELE NÃO ESTANDO DENTRO DO QUARTO. Nem benzendo essa tristeza meudeus

Achei estas opções legais para ficar em Bruxelas:

  1. Generation Europe Youth Hostel 
  2. Sleep Well Youth Hostel
  3. Hotel Retro
  4. Hôtel Belvue 
  5. Hotel Siru
  6. Nekotel Concept Art Hotel 
  7. Hotel Des Colonies

O que comer em Bruxelas

Bruxelas é famosa pelos chocolates, waffles e frutos do mar (uma coisa que eu não como por ter medo de passar mal hahaa). Ah e as batatas fritas belgas tem por todo lado e elas são deliciosas! São fritas 2 vezes, então ficam muito crocantes.

Além disso, as cervejas maaano!!! São deliciosas demais, eu amo Blond e Triple então me acabei e toda sentadinha pedia uma cerveja hahaha E claro, especialmente para fugir do calor.

As deliciosas cervejas belgas!
As deliciosas cervejas belgas!

As mais famosas chocolaterias são Godiva, Pierre Marcolini e Leonidas e você encontra diversas lojas espalhadas pela cidade. Os preços são mais caros já que são “chocolate de marca” e você pode comprar vários chocolates bons em lojas menores ou até mesmo embalados nos Carrefour da vida.

waffles há diversas lojas pela cidade, eu particularmente evito aquelas próximas aos pontos turísticos principais pois normalmente são mais caros. Eles vendem o waffle Liège (mais quadradinho e fofo) e o Bruxelles (retangular e durinho) e você pode comer assim seco com açúcar (2 euros) ou adicionar sorvete, fruta, nutella e por ai vai (em torno de 6 euros). Hello diabetes!

Waffles com frutas, chocolate e sorvete
Waffles com frutas, chocolate e sorvete

Um lugar que eu achei muito gostoso é o Dandoy que vende os tradicionais biscoitinhos de canela e manteiga chamados speculoos. São muito crocantes e gostosos e compra por quilo. Eu peguei 3 para provar e deu uns 2 euros.

Loja Dandoy com biscoitos de manteiga
Loja Dandoy com biscoitos de manteiga

Bate e volta de Bruxelas

Como a linha férrea da Bélgica é muito eficiente, fica fácil visitar diversas cidades ao redor. Bruges é uma daquelas cidades românticas que todo mundo quer visitar de tão fofa e medieval. Confira o guia e dicas de O que fazer em Bruges.

Outra opção legal é a Antuérpia, uma cidade mais moderna ao norte e diferentona. Mas eu recomendo mesmo é visitar Gent, uma cidade incrível cheia de canais e prédios mais antigos, mais real assim do que Bruges (que é feita em cima do turismo basicamente). Veja as Dicas e atrações em Gent

Gostou destas dicas de o que fazer em Bruxelas?

Salve no Pinterest

O que fazer em Bruxelas, pontos turisticos, dicas de viagem

Confira mais dicas de viagem:

O que fazer na Disney em Paris

O que fazer em Amsterdam

16 dicas para viajar barato pelo mundo

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

11 COMENTÁRIOS

  1. Amei o post sobre o que fazer em Bruxelas. O palácio é lindo por dentro, pena que não tenha visitação o ano inteiro. Concordo que o “manequinho” é uma das atrações mais bizarras da Europa! rsrs

  2. Fui para Bruxelas no inverno. Só peguei chuva e saí com uma má impressão da cidade. Mas depois de ler esse post percebi que tenho que voltar e dar mais uma chance para Bruxelas. Voltarei na primavera ou verão porque traumatizei indo no inverno. rs

  3. A Bélgica é um dos países que mais tenho vontade de conhecer na Europa!

    Adorei estas dicas do que fazer em Bruxelas. Não fazia ideia do Manneken Pis.., Realmente bizarro! hahaha

    Já o Delirium Café eu já tinha ido a respeito. Obviamente é um lugar que pretendo passar algumas horas quando for! hehehe

    Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here