O que fazer na Antuérpia: uma cidade vibrante na Bélgica!

8
223

Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica e está localizada no norte do país, super pertinho da Holanda, na região de Flandres. Há tantas coisas para fazer na Antuérpia que é impossível deixar de fora do seu roteiro na Bélgica. Eu me surpreendi muito com a cidade e a considero uma das mais legais que já visitei na Europa.

Confira as dicas para visitar e o que fazer na Antuérpia!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

O que fazer na Antuérpia

Sobre a Antuérpia na Bélgica

A origem do nome veio de uma lenda de um gigante que cobrava pedágio para a galera atravessar o rio. Quem não pagava, tinha as mãos cortadas e jogadas ao rio. Então era melhor pagar o pedágio né ahahah Aí apareceu Silvius Brabo, um soldado romano que foi lá e deu um pau no gigante, cortou sua mão e também jogou no rio. Daí que veio o nome Antwerpen: Ant (mão) werpen (arremessar). Essa lenda foi representada na escultura e fonte na principal praça da cidade.

Grote markt na antuerpia
Escultura do Brabo na Grote Markt

A Antuérpia é super famosa pelo comércio de diamantes há séculos por causa de uma ferramenta para tornar as pedras multifacetadas e estima-se que 84% de diamantes brutos passam pela cidade. Há até um bairro chamado Diamond Quarter onde há diversas lojas de jóias, corretores e artesãos e claro muitas câmeras e até policiais.

Como chegar na Antuérpia

Como Antuérpia fica no norte da Bélgica, a conexão mais fácil é trem vindo da Holanda ou de Bruxelas, a capital, e que para diretamente na estação central da cidade. Os ônibus Flixbus também param na praça em frente à estação. Aí é só caminhar uns 20 minutos até o centro da cidade. Confira como funciona o trem na Bélgica.

Antuérpia e seus prédios históricos
Antuérpia e seus prédios históricos

Outras cidades para visitar na Bélgica:

  1. Guia e dicas de O que fazer em Bruges
  2. O que fazer em Bruxelas
  3. Dicas e atrações em Gent

O que fazer na Antuérpia e atrações turísticas

É possível fazer um roteiro na Antuérpia de 1 dia, as atrações básicas estão localizadas no centro histórico. Eu recomendo dar uma passadinha na área portuária para conhecer os prédios mais novos e super diferentes, além de um vários cafés e restaurantes diferentes que tem por lá.

Estação de trem da Antuérpia

Provavelmente o seu ponto de entrada na cidade será a estação de trem, mesmo chegando de ônibus (pois a parada dele é logo na frente hahaha). A estação de trem da Antuérpia é magnífica e foi totalmente reformada após a Segunda Guerra Mundial. Vale a pena tirar um tempinho para admirar seu teto e seu exterior.


Estação de trem na Antuérpia
Estação de trem na Antuérpia
detalhe do teto da Estação de Antuérpia na Bélgica
Estação de Antuérpia na Bélgica

Centro histórico

A parte mais gostosa da cidade é o centrinho histórico cheio de praças e prédios maravihosos. Há ruas bem largas apenas para pedestres e feitas de pedrinhas.
Eis alguns pontos turísticos da Antuérpia que você deve visitar!

A praça principal da cidade de Antuérpia é a Grote Markt, na qual estão localizados a Prefeitura e a escultura de Brabo arremessando a mão do gigante. Ao redor há diversos prédios antigos, coloridos e fofos e muitos restaurantes com mesinhas.

Um dos pontos mais chamativos do centro histórico e que fica ao lado da Grote Markt é a Catedral de Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouwekathedraal), construída no século 16 no estilo gótico. Ela abriga diversas obras de Peter Paul Rubens, Otto van Veen, Jacob de Backer e Marten de Vos. Aliás, para quem gosta muito de arte, vale a pena visitar a Rubenshuis, a casa do famoso pintor flamengo Rubens, um dos maiores representantes do Barroco na Europa do século XVII.

A Groenplaats é a maior praça da cidade e normalmente acontece feirinhas, uma ótima oportunidade para ver artesanato ou comer alguma coisa diferente. Ao seu redor há outros restaurantes caso queira comer sentado.

Ruas fofinhas no centro histórico da Antuérpia
Ruas fofinhas no centro histórico da Antuérpia

A principal rua da cidade se chama Meirstratt e concentra diversas lojas. Aqui está localizado o Palácio Real da Antuérpia, construído no século 18.

Outro ponto interessante para visitar é o Het Steen, primeiro edíficio da cidade e construído para protegê-la dos ataques vikings na Idade Média. Trata-se de uma pequena fortaleza com uma escultura do gigante e dois humanos aos seus pés.

Lembre-se que para visitar a Europa é obrigatório SEGURO VIAGEM. Ele te ajuda a solucionar problemas como cancelamento de voo e mala extraviada e caso você precise de atendimento médico como consulta, exame e até cirurgia. Eu uso e recomendo a Real Seguros! Leitores do blog tem desconto de 10%, aproveite!

O lado mais novo de da Antuérpia

Fugindo um pouco do centro histórico e caminhando em direção ao norte da cidade, você encontrará alguns edifícios bem diferentes e contemporâneos, construídos para atrair mais pessoas e recuperar essa área esquecida do porto.

Museum aan de Stroom (MAS)

Este é o museu mais importante da cidade e possui diversas exposições contando a história da Antuérpia. Sua arquitetura é única com janelas de vidro ondulado e pequenas mãozinhas coladas nas paredes (uma referência à lenda da cidade). É necessário pagar para visitar.

Museum aan de Stroom mas arquitetura
O lindo Museum aan de Stroom
Port Authority

Um dos edifícios que eu mais queria ver na cidade foi Port Authority (Porto da Antuérpia), onde ficam os escritórios administrativos e técnicos do porto. O projeto é da famosa arquiteta Zaha Hadid, que utilizou materiais sustentáveis para criar uma forma nova e arrojada para integrar e preservar a antiga estação de bombeiros sem esconder nenhuma fachada. A parte nova flutua sobre a parte antiga e imita um navio que reflete as cores do céu devido a fachada envidraçada e ondulada e que também remete aos diamantes que passam pela cidade.
O caminho até lá é meio puxadinho, é uma bela caminhada no sol mas que vale a pena hahhaha.

port authority predio porto antuerpia zaha hadid
O maravilhoso Port Authority, obra de Zaha Hadid

A Antuérpia é ligada ao Mar do Norte pelo estuário Westerscheide e o rio Escalda corta uma parte da cidade, sendo que o seu porto possui 12 km de cais e é um dos portos mais importantes da Europa (serve 15 mil navios comerciais e 60 mil balsas fluviais). Representa 26% do transporte de contêineres da Europa e mais de 200 milhões de toneladas de mercadorias.

O que comer na Antuérpia

Bem, a Bélgica é famosa pela batata frita, waffle, chocolate e cerveja e você irá encontrar diversos lugares vendendo essas delícias! Sugiro dar uma olhada no cardápio para verificar se os preços estão de acordo antes de sentar em uma mesa. Eu comi muito bem no De Burgerij (do outro lado do rio pertinho do Museum aan de Stroom) e na franquia Manhattn’s Burgers na Groenplaats. Aproveite para tomar muita cerveja Blond e Triple.

Essa cerveja abaixo custou 4,50 euros e a batata 3. O hamburguer saiu por 10 euros. Os chocolates variam por peso.

Batata frita e cerveja na Bélgica
Batata frita e cerveja são as melhores!
chocolates belgas
Diversos tipos de bombons belgas

Lugares legais para se hospedar na Antuérpia

Eu encontrei alguns hostels bem legais para passar a noite e escolhi o Antwerp Hostel pois achei mais moderno, limpinho e com camas com cortininha e tomadas individuais. O colchão era muito bom e dormi bem, mesmo sendo um triliche hahaha O café da manhã é incluso. A única coisa que eu não gostei foi ter que pagar para deixar minha mochila na recepção antes do check in, custou 3 euros. Pelo menos deixei lá até por umas 7h e não precisei caminhar até o porto com a mochila, com certeza foi uma decisão esperta. Valeu a pena, paguei 19 euros pela noite e recomendo.

Outras opções que acho muito boas:



  1. The ASH hostel: limpo e barato
  2. Antwerp City Hostel: pertinho da Grote Markt
  3. Tryp By Wyndham Antwerp: bem moderno e bom
  4. Radisson BLU Astrid Hotel: ótimo custo benefício para casais

Gostaram dessas dicas de o que fazer na Antuérpia? Comente!

Salve no pinterest

O que fazer na Antuerpia Belgica

Leia também

16 dicas para viajar barato pelo mundo que você precisa saber 

Paris na chuva: 8 atrações para fugir da água!

O que fazer em Amsterdam: do romance à safadeza 

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

8 COMENTÁRIOS

  1. Caraca, nunca tinha ouvido falar de Antuérpia e me pareceu uma cidade linda demaaais!

    Melhor coisa é estes centro-históricos cheio de lugar legal pra comer! hahaha

    Adorei as dicas.
    Abraço

  2. Guria, acredita que nunca imaginei tudo isso da Antuérpia? Pensava em uma cidadezinha bem pequena, sem nada para se ver. Mas o que é essa estação? Um deslumbre!!! Realmente uma cidade super vibrante. Já está em minha lista quando estiver na Bélgica! Adorei!

  3. Tô chocada com a Antuerpia! Guria esse post tá demais! Só de ler me deu vontade de conhecer. Essas fotos de comida me deixaram salivando! E esse porto?! Que obra prima!!! Uma mistura elegante do clássico com o moderno. Topíssimo!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here