O que fazer em Dortmund: roteiro 2 dias

3
78

O que fazer em Dortmund? Conhecida por ser o lar do Borussia Dortmund, um dos maiores clubes de futebol da Alemanha, essa encantadora cidade oferece uma riqueza de experiências culturais, históricas e gastronômicas esperando para você explorar.

Eu já estive lá e afirmo com toda certeza que, se você deseja visitar a Alemanha, vale muito a pena estender o seu roteiro para além de Berlim. Quer saber por quê? Então, continue lendo, pois irei compartilhar algumas dicas de o que fazer em Dortmund neste roteiro de 2 dias.

O que fazer em Dortmund

O que vem a sua cabeça quando pensa na Alemanha? Berlim, Munique e castelos né? E se eu te falar que Dortmund é um dos destinos alemães mais procurados para quem ama futebol?

Isso mesmo, a famosa cidade do Borussia Dortmund, um dos clubes de futebol mais importantes da Alemanha, oferece muitas opções de atividades incríveis que valem a pena incluir no seu roteiro em Dortmund, como parques, museus, feiras, galerias de arte e muito mais.

o que fazer em dortmund roteiro 2 dias
O que fazer em Dortmund: roteiro 2 dias

Melhor época para visitar Dortmund

Assim como grande parte da Europa Central, Dortmund é influenciada por um clima que oferece diferentes experiências ao longo do ano. Por isso, a escolha da época certa para sua visita pode fazer toda a diferença na sua experiência na cidade, então fique atento às estações! O seu roteiro O que fazer em Dortmund vai variar muito conforme a época do ano.

A melhor época para visitar Dortmund é o verão por causa dos dias mais longos e temperaturas mais aconchegantes. Esta é a melhor época para quem busca desfrutar ao máximo dos espaços públicos, parques, praças e atividades ao ar livre. Eu visitei a região em junho aproveitei muito!

Especialmente entre junho e agosto, quando os termômetros oscilam entre 15ºC e 28ºC, o clima é perfeito para explorar a cidade com conforto. Embora Dortmund não seja uma cidade tropical e o calor não seja extremo, esse é o momento ideal para caminhar pelas ruas, relaxar nos parques e apreciar os encantos da cidade sem a necessidade de muitos agasalhos. Mas, mesmo no verão, é aconselhável levar um agasalho leve para as noites mais frescas.


dortmund o que visitar
Centro de Dortmund

Entre os meses de novembro e janeiro, Dortmund experimenta invernos rigorosos, com temperaturas variando entre 0 ºC e 5 ºC. Nesse período, o cenário apresenta um clima bem romântico e especial durante a época de Natal. E para aqueles que sempre desejaram conhecer uma Europa com neve, essa é a época mais propícia para nevar.

No entanto, é bom você estar preparado para chuvas frequentes. As atividades ao ar livre podem se tornar um desafio devido ao frio intenso, tornando mais sensato incluir no seu roteiro em Dortmund passeios em lugares cobertos, como museus, igrejas e galerias de arte. Para os amantes da atmosfera aconchegante de cafés e restaurantes, o inverno em Dortmund oferece oportunidades para se aquecer com uma xícara de chocolate quente ou uma refeição reconfortante.

Outono e primavera costumam ser épocas mais baratas para visitar Dortmund, também há menos gente e você pode ver a mudança das cores nos jardins!

Como chegar em Dortmund

O Aeroporto de Dortmund é a principal porta de entrada para aqueles que vêm de fora da Alemanha. Além disso, a cidade é muito bem conectada por trens de alta velocidade (ICE) e trens regionais, facilitando e muito o acesso a partir de outras partes do país e também da Europa.

A Estação Central de Dortmund (Haupbahnhof) é um ponto central de transporte, permitindo uma transição tranquila para o centro da cidade.

Você também pode optar por chegar por Frankfurt e depois pegar um trem até Dortmund ou alugar um carro na Alemanha! No caminho você pode conhecer Colônia, uma das cidades mais charmosas da Alemanha!

como chegar em dortmund
Pode chegar em Dortmund de trem

Onde ficar em Dortmund

Quando o assunto é acomodação, a localização do hotel faz toda a diferença para que sua experiência seja mais cômoda e prática. Por isso, separei algumas dicas das melhores regiões para você hospedar em Dortmund e também os melhores hotéis, considerando preço e estrutura. Escolhi estas áreas que facilitam a sua locomoção e o seu roteiro em Dortmund:

  • Centro Histórico (Innenstadt): se você busca estar no coração da ação, o Centro Histórico de Dortmund é o lugar certo. Lá, você estará perto das principais atrações, lojas, restaurantes e vida noturna da cidade.
  • Westfalenpark: essa é uma opção para quem procura um ambiente mais tranquilo e gosta de natureza. Esse bairro oferece um refúgio verde com o parque homônimo, perfeito para passeios relaxantes.
  • Kreuzviertel: esse bairro é conhecido por seu clima mais descontraído, sendo repleto de bares e cafés. É uma ótima escolha para quem deseja explorar a cena artística e boêmia de Dortmund.
pontos turisticos dortmund
Pontos turísticos em Dortmund

Agora, confira algumas sugestões de hospedagem em Dortmund com ótimo custo benefício:

ibis budget Dortmund West ⭐⭐⭐ Nota 7,4. Para quem deseja ficar em hotel aconchegante com ótimo custo benefício, o ibis budget Dortmund West é uma ótima opção. Ele está localizado próximo ao bairro Westfalenhallen e de atrações como o Parque Signal Iduna e o Teatro Dortmund. Reserve aqui

prizeotel Dortmund-City⭐⭐⭐ Nota 8,3 Também possui ótima localização e preços acessíveis. Os pontos turísticos mais próximos são o Parque da Cidade de Dortmund e o Museu de Arte e História Cultural. Reserve aqui

DJH Jugendgästehaus Adolph Kolping: ⭐⭐ Nota 8,4. Esse hostel é perfeito para quem está viajando sozinho, está localizado no centro da cidade e bem perto da Estação Central. Além de diárias acessíveis, a acomodação oferece café da manhã continental e você ainda pode reservar um buffet de almoço e jantar. Reserve aqui

Como se locomover em Dortmund

Existem diversas maneiras de você se locomover em Dortmund. A mais utilizada é o transporte público. Seu sistema é bem abrangente com opções de ônibus, metrôs e trens regionais. O sistema é operado pela DSW21, e os bilhetes podem ser adquiridos em estações de metrô, máquinas de venda automática ou online.

Talvez a opção mais conveniente, especialmente para quem tem pouco tempo, é o ônibus turístico hop-on hop-off. Ele passa nas principais atrações turísticas deste roteiro em Dortmund (e também algumas bem afastadas do centro), e o bilhete vale por 24 horas. É muito vantajoso porque você não se preocupa com o mapa, pode descer onde quiser e utiliza o serviço durante 24h após a ativação. Adquira o seu bilhete do ônibus turístico

city tour bus dortmund
Ônibus turístico em Dortmund

Se você visitar a cidade no verão, pode aproveitar para apreciar mais a paisagem se locomovendo de bicicleta. Dortmund é uma cidade amiga das bicicletas, com ciclovias bem desenvolvidas e estações de aluguel de bicicletas disponíveis em vários pontos da cidade.



Táxis também estão disponíveis em toda a cidade e são uma opção conveniente, especialmente para viagens curtas ou quando você deseja mais conforto. Você pode pegar um táxi nas ruas ou chamá-lo pelo app.

Roteiro em Dortmund em 2 dias

É possível aproveitar a cidade e visitar todas as suas atrações apenas um dia, caso não queir no estádio. Para você que não quer perder nada, confira meu roteiro em Dortmund 2 dias:

  • Dia 1: Signal Iduna Park (Westfalenstadion), Museu Borusseum, centro histórico, Hansaplatz (principalmente na Feira de Natal), restaurante, Dortmunder U.
  • Dia 2: Jardim Botânico Rombergpark, Phoenix des Lumières, Haupbahnhof (Estação Central) e Museu Alemão do Futebol


O que fazer em Dortmund: 12 melhores atrações

No vídeo abaixo, eu mostro mais detalhes de algumas das atrações que inclui no Roteiro em Dortmund citadas acima. Confira O que fazer em Dortmund no vídeo, clique para assistir!

1 – Signal Iduna Park

Mesmo se você não é apaixonado por futebol, essa é com certeza uma atração imperdível e que deve ser adicionada na sua lista de O que fazer em Dortmund! O Westfalenstadion é o lar do Borussia Dortmund, um dos clubes de futebol mais famosos da Alemanha. Mesmo que você não seja um fã de esportes, a atmosfera eletrizante em dia de jogo é uma experiência única. A acústica do local é um espetáculo à parte.

tour signal iduna estadio borussia dortmund
Signal Iduna Estádio do Borussia Dortmund

E mesmo que não esteja rolando nenhum jogo, você pode fazer um tour pelo estádio, conhecendo toda a estrutura, as arquibancadas, banco de reservas a até o gramado. Esse é o estádio que abriga a maior torcida da Europa, muita gente acompanha o time há anos e tem um “lugar reservado” na arquibancada onde nem assento tem hehe

E para aquele que amam comprar lembrancinhas de viagem, a loja do clube oferece uma variedade de produtos personalizados do time na loja dentro do estádio ou ao lado do parque.

loja borussia dortmund
Loja do Borussia ao lado do Estádio

2 – Borusseum

Se você quer conhecer ainda mais a história Borussia Dortmund, não pode deixar de dar uma passada no Museu Borusseum, situado ao lado do museu.

Lá, você irá encontrar exposições, vídeos, troféus, uniformes clássicos e todos os objetos que, de alguma forma, contam a trajetória do clube. Além disso, tudo é bem interativo e o design alemão impressiona, achei muito legal!

borusseum museu futebol
Borusseum: museu do time de futebol Borussia Dortmund

Minha avaliação do tour no Borussia Dortmund

Eu não sou assim uma grande fã de futebol, mas achei que valeu super a pena visitar o Estádio e o Museu! Achei que deu pra entender bem o por quê este é um dos times mais amados da Alemanha, vi os troféus, uniformes e andei pelas arquibancadas! Visitei os vestiários, túnel dos jogadores até o gramado e até a prisão kkkkk Contei tudo no vídeo acima!

Eu fiz o tour por conta e levei em torno de 2 horas para conhecer os dois, por isso indico neste meu roteiro em Dortmund.

Comprei o ingresso aqui: Tour autoguiado pelo BVB Signal Iduna Park e Entrada para BORUSSEUM – o museu do Borussia Dortmund

como visitar estadio futebol borussia dortmund
Tour no estádio do Borussia Dortmund

3 – Centro Histórico de Dortmund

A Altstadt, a cidade velha, é um ótimo lugar para caminhadas e compras e que não pode ficar de fora do seu roteiro O que fazer em Dortmund! Você pode passear pela região e apreciar os edifícios antigos, as lojas e restaurantes. Aqui ficava o Alter Markt, onde acontece o mercado medieval.

Um dos destaques da área é a Câmara Municipal, ou Rathaus. Esse edifício gótico é um marco icônico de Dortmund e um exemplo impressionante de arquitetura medieval. Você pode admirar sua fachada ornamentada e, em certas épocas do ano, até mesmo fazer um tour interno para explorar os salões históricos.

Também encontrará a Marienkirche, uma igreja construída entre 1170 e 1200, considerada a mais antiga da cidade. Infelizmente ela foi bombardeada durante a Segunda Guerra e foi reconstruída exatamente como era antes.

Para quem deseja fazer compras, poderá encontrar inúmeras lojas diferentes na rua Westenhellweg.

rathaus dortmund o que fazer
Centro histórico de Dortmund

4 – Benediktiner Wirtshaus Dortmund

Para quem quer experimentar uma boa cerveja e a tradicional gastronomia alemã, indico este restaurante! Ele fica de frente para a Friedenplatz e tem um espaço bem legal tanto dentro quanto fora.

As opções são várias desde linguiças, Eisben, batatas a hamburguer. A cerveja é muito boa e você tomar nos típicos canecos da Bavária hehe

restaurante alemanha o que comer dortmund
Onde comer em Dortmund

5 – Hansaplatz e Feira de Natal

Se você visitar a cidade durante a temporada de Natal, precisa incluir a feira de Natal em Hansaplatz no seu roteiro em Dortmund! Ela é conhecida como Dortmunder Weihnachtsmarkt e possui muitas barracas decoradas, luzes e iguarias sazonais. Esse é o lugar perfeito para experimentar o espírito natalino alemão.

Um dos destaques da feira é a impressionante árvore de Natal no centro da Hansaplatz, ela é gigante! A iluminação da árvore é um evento especial e é frequentemente acompanhada por performances e celebrações. Vale muito apena conferir!

feira de natal dortmund
Mercado de Natal em Dortmund

6 – Praça Hiroshima (Hiroshima-Nagasaki-Park)

Essa praça é mais tranquila e presta homenagem às vítimas dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki no Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

No centro da praça, há um monumento que simboliza a luta pela paz e a memória das vítimas. O memorial é uma escultura que convida os visitantes a refletir sobre as consequências devastadoras da guerra e sobre o valor inestimável da paz.

Durante o ano, a praça também abriga eventos especiais e cerimônias de homenagens.

7 – Phoenix des Lumières

Em 2023, a Culturespaces criou um centro de arte imersivo em Phoenix Halle, uma antiga planta de tratamento de gás, parte do famoso alto-forno Phoenix West. Phoenix des Lumières apresenta exposições digitais imersivas monumentais, dedicadas aos principais artistas da história da arte e da arte contemporânea. Essa é uma atração muito nova e que vale a pena incluir no seu roteiro em Dortmund!

As exposições permanentes são o famoso pintor Gustav Klimt e Hundertwasser, um dos estilos alemães. Também há uma exposição especial sobre o espaço! Garanta o seu Ingresso para a Phoenix des Lumières.

Horários de funcionamento:

Segunda a quinta: 10h00 às 17h00
Sexta e Sábado: 10h00 às 21h00
Domingo: 10h00 às 18h00

o que fazer em dortmund museus
Exposição digital Phoenix des Lumières

8 – Haupbahnhof

A Estação Central de Dortmund é muito mais do que apenas um ponto de partida e chegada para nós, viajantes. É um monumento arquitetônico impressionante e um ícone da cidade que combina beleza histórica e moderna.

Mesmo que você não esteja planejando pegar um trem, uma visita à Haupbahnhof é uma experiência que vale a pena, por conta da sua história e arquitetura e que você pode incluir na sua lista de O que fazer em Dortmund.

Inaugurada em 1910, a estação conta com uma cúpula ornamentada e diversa lojas, boutiques e restaurantes. Se você gosta de fazer compras, encontrará uma seleção de lojas de roupas, acessórios, livrarias e muito mais.

Os restaurantes e cafés oferecem uma ampla variedade de opções culinárias, desde pratos alemães tradicionais até cozinha internacional. É o local ideal para desfrutar de uma refeição tranquila ou experimentar um autêntico brezel alemão.

9 – Museu Alemão do Futebol

Em frente a estação de trem fica o Museu Alemão de Futebol, um local que conta mais de 140 anos de história do futebol em uma jornada emocionante e interativa.

Tem objetos do primeiro título mundial em 54 (o Milagre de Berna) até a última Copa do Mundo no Brasil. Sim, aqui está exposta a famosa bola do 7 a 1, a camisa de Mario Götze a flâmula do Brasil e até a taça da Copa do Mundo. Uma choradeira só para os brasileiros, mas que precisa estar no seu roteiro em Dortmund!

Cerca de 1.600 objetos estão em exposição, além de mais de 25 horas de material de vídeo e muitas estações interativas! Ele também conta a história das mulheres no esporte, as dificuldades e mostra a representividade, além de trófeus e acessórios.

Funciona de terça-feira a domingo das 10h às 18h. Compre aqui o seu ingresso para o Museu do Futebol

museu do futebol dortmund
Museu Alemão de Futebol

10 – Dortmunder U

Essa atração é uma antiga fábrica de cerveja construída em 1927 que foi transformada em um centro de arte contemporânea. Por lá, você encontra pinturas, esculturas, instalações, fotografia e arte digital. Afinal, o local serve como um importante ponto de encontro cultural em Dortmund. É um lugar onde a comunidade, visitantes e amantes da arte se reúnem para compartilhar experiências, participar de eventos e discutir ideias.

Além disso, Dortmunder U conta com uma plataforma de observação em seu topo. Do alto deste edifício, você pode apreciar as vistas panorâmicas da cidade.

Funciona de terça-feira a domingo entre 11h e 18h e a entrada é gratuita.

roteiro dortmund o que fazer
Dortmunder U

11 – Jardim Botânico Rombergpark

Para os amantes da natureza, o Jardim Botânico Rombergpark é um lugar tranquilo para explorar diversas plantas, árvores e flores. É um ótimo local para um passeio relaxante. Foi fundado em 1822 como um jardim inglês e foi expandido, até construíram uma estufa que abriga plantas tropicais!

O Rombergpark também tem um foco educacional. Placas informativas e sinalizações em todo o jardim fornecem informações fascinantes sobre as diferentes espécies vegetais do mundo todo, seus habitats naturais e seu papel na ecologia global. Ele fica mais afastado do centro, então vale a pena ir de carro ou bus e adicionar outra atração ali perto.

12 – Museus em Dortmund

E claro que não podemos nos esquecer dos museus nesta lista de O que fazer em Dortmund! Confira a lista:

Adlerturm Dortmund: conta a história de Dortmund e a vida na Idade Média dentro de uma torre em vários níveis.

Brauerei Museum: conta a tradição cervejeira da maior cidade da Vestfália e da região do Ruhr e o apogeu na década de 1950. Também explica o processo de fabricação da cerveja.

Apotheken-Museum: o Museu da Farmácia abriga a maior coleção privada de história farmacêutica da Alemanha e oferece uma visão impressionante da história da farmácia com mais de 15 mil itens!

Steinwache: edifício era a sede da Gestapo, a polícia nazista e a exposição é focada na resistência e perseguição que aconteceram durante esta época.

Zeche Zollern: mais afastado da cidade está essa antiva mina de carvão, considerada a mais bonita do mundo! O edifício é no estilo nouveau e conta com vários vidros coloridos. Atualmente funciona o Museu Industrial LWL.

roteiro dortmund museus
Zeche Zollern

E aí, gostou das minhas dicas de o que fazer em Dortmund?

Aqui no blog, você encontra diversos artigos sobre viagens e cultura sobre a Alemanha e diversos outros países. Leia também Schwäbisch Hall: um lugar espetacular na Alemanha

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here