A Cerimônia do chá no Japão é uma das atividades mais procuradas para quem visita Kyoto ou Tokyo. Mas será que vale a pena participar de uma?
O chá verde é uma das bebidas mais consumidas do Japão e tem uma tradição e simbolismo muito importante na cultura japonesa. Ele possui uma cor esverdeada brilhante e é conhecido como matcha.
Nós fizemos uma cerimônia do chá no Japão durante nossa visita em Kyoto. Vem que vou te contar todos os detalhes!
Cerimônia do chá no Japão: origem e passo a passo
Índice do Artigo
O que é matcha?
Matcha é uma forma de chá verde em pó, originária da China. É feito a partir das folhas de chá verde moídas em pó fino e tem uma cor verde vibrante. O chá tem um sabor único, não é tão amargo como imaginam e é considerado a forma mais aromática de chá verde.
É rico em antioxidantes e pode ajudar a combater o câncer, prevenir o diabetes tipo 2, combater a depressão e proteger a função cerebral.
Além do chá, você irá encontrar sorvete, chocolate, sobremesas e salgados com matcha!
Origem da cerimônia do chá
A cerimônia do chá é uma forma de cuidar dos convidados com apreço e transforma o simples ato de preparar uma bebida para uma visita em uma arte, com movimentos complexos realizados com extremo rigor, que é apreciada pelos convidados. É uma atividade que poucos praticam atualmente, devido aos seus inúmeros passos e preço dos utensílios.
A cerimônia do chá é uma tradição milenar que remonta ao Zen Budismo no ano de 815 e que antigamente era realizada apenas por monges e depois samurais. Aos poucos foi sendo passado para famílias nobres.
Como é a cerimônia do chá no Japão
Assim como praticamente tudo na sociedade japonesa, a cerimônia é realizada a modo de buscar a perfeição em sua realização, desde os movimentos, tranquilidade, respiração, as frases faladas e até mesmo o modo de segurar o recipiente do chá.
A pessoa responsável por realizar a cerimônia (o anfitrião da casa ou, no passado samurai, o líder da vila) é quem servirá o chá e a água para as outras pessoas que participarão da cerimônia.
Os utensílios necessários para a cerimônia são:
- uma chaleira d’água, que deve estar com temperatura por volta dos 70ºC para melhor qualidade do chá;
- o recipiente onde o chá é preparado e tomado;
- um utensílio de bamby com cerdas finas usado para misturar o chá com a água;
- um doce de açúcar e gengibre para acompanhar o chá.
No vídeo abaixo mostro como foi esta cerimônia do chá e o que fazer em Kyoto, clique para assistir:
Como é feito o chá verde matcha
Para fazer o chá é necessário colocar o pó de chá verde em um recipiente (uma xícara sem alça) e em seguida adiciona-se a água.
Ela será misturada com o utensílio de bambu com várias cerdinhas fazendo movimentos para frente e para trás, criando muitas bolhas e deixando a mistura mais encorpada.
Ao final, faz-se um único movimento circular e retira-se a cerdinha.
Dizeres durante a cerimônia
O chá é servido em uma roda que segue a ordem. Cada convidado recebe uma xícara de chá e um doce.
A primeira pessoa que recebe o chá deverá, antes de beber o chá, inclinar-se à pessoa da esquerda e dizer “Desculpe-me por beber antes de você”, inclinar-se à pessoa da direita e dizer “Obrigado por beber esse chá comigo” e então curvar-se ao centro em agradecimento pelo chá.
Em seguida, essa pessoa pega o recepiente com a decoração da xícara virada para para si, segurando com a mão esquerda embaixo do recipiente e dando dois giros de 90 graus com o mão direita. Somente então o chá será bebido. A xícará é então retornada ao tatame.
Normalmente a xícara é ricamente decorada com temas locais que contam uma história. A xícará serve para entreter o convidado enquanto bebe o chá e também mostra o poder aquisitivo do anfitrião.
Após beber todo o chá, a pessoa pode experimentar os doces de açúcar e gengibre para “limpar o paladar” para o próximo chá. Não se adiciona açúcar ao chá!
Nossa experiência na cerimônia do chá
Nós participamos da cerimônia em um local tradicional em Kyoto, muito próximo do Templo do Pavilhão Dourado. Ela durou por volta de 45 minutos, custou em torno de R$105 por pessoa e a anfitriã falava inglês. Era possível alugar um yukata (vestimenta tradicional japonesa para o verão) para participar da cerimônia do chá, mas decidimos não vestir. Mostro mais sobre essa experiência no vídeo sobre Kyoto.
Nós gostamos bastante da experiência porque mostra como existem rituais culturais bem rigorosos no Japão, que se tornaram arte e que infelizmente não atraem tanto os locais como antigamente. Hoje são tidos mais como hobby.
Veja também: Onde ficar em Kyoto: hotéis e 8 melhores bairros
Durante a experiência, pudemos fazer muitas fotos, vídeos eram mais limitados. O Jean ama chá matcha, até porque lembra um pouco erva-mate e ele é gaúcho! Além disso, a disciplina e formalidade da cerimônia lembra, em alguns aspectos, nossas experiências passadas com artes marciais.
Encontramos essa experiência no GetYourGuide, uma plataforma que reúne atividades com locais no mundo todo e também vende ingressos e tours! É uma empresa alemã que confio e sempre utilizo nas minhas viagens. Agora ela virou patrocinadora do blog e do nosso canal no Youtube e ficamos muito felizes em compartilhar as melhores experiência com você!
Espero que tenha gostado deste artigo sobre a Cerimônia do chá no Japão! Veja também como fazer aula de arco e flecha no Japão e 5 dicas para ver gueixas em Kyoto