4 motivos para fazer aula de arco e flecha no Japão

0
76

O tiro de Arco e Flecha no Japão, chamado de Kyudo, é uma arte marcial e está entre as mais antigas do mundo! Foi usada como instrumento de guerra desde o período Yayoi (500 AC – 300 DC) e praticada por samurais e ninjas.

Durante a nossa viagem no Japão, decidimos fazer várias atividades diferentes e tradicionais como passeio de barco em Tokyo e Cerimônia do chá. A aula de tiro com arco e flecha no Japão foi realizada em Hiroshima, uma forma de mostrar o que mais tem pra fazer nessa cidade além do Museu da Bomba Atômica.

Neste artigo vou te contar como foi essa aula de arco e flecha no Japão e te dar motivos pra você também fazer uma durante a sua viagem!

Aula de Arco e Flecha no Japão

Como mencionei anteriormente, a arte do Arco e Flecha é chamada de Kyudo, sendo a arte marcial mais antiga do Japão.

Nós fizemos uma aula de Kyudo muito divertida e informativa em Hiroshima. O nome da escola é Sha-Raku, localizada a 10 minutinhos a pé do Peace Memorial Park. Fica dentro de um shopping, basta subir umas escadinhas e já está lá.

Por ser uma aula particular em um espaço pequeno, recomendo agendar com antecedência, justamente porque são poucos horários e lugares.

Tiro do arco e flecha no Japão
Tiro do arco e flecha no Japão

Por que fazer esta aula de Arco e flecha no Japão?

Te dou alguns motivos interessantes:


1 – Saber mais sobre a história do Japão feudal, samurais e ninjas

2 – Praticar a arte marcial mais antiga do Japão com instrutor nativo

3 – Aprender o passo a passo e atirar muitas vezes

4 – Ótimo custo benefício para viver uma experiência autêntica

>> Agende a sua aula de arco e flecha no Japão aqui <<

kyudo tiro ao alvo japao
Faceira após acertar o alvo!

História do arco e flecha no Japão

O instrutor nos contou vários curiosidades sobre o tiro com arco e flecha no Japão. Antigamente, o arco (yumi) era feito de bambu, madeira e couro e possuía aproximadamente 2 metros de comprimento com um formato assimétrico, com a parte de cima sendo maior do que a parte de baixo.

Ainda existem fabricantes de arco de bambu, porém é uma arte que está morrendo e pouquíssimas pessoas ainda exercem essa nobre profissão. Por ser um produto que demora para fazer e também é mais caro, não há tanta procura. Por esta razão, muitos optam por arcos feitos de fibra de vidro.

flecha de bambu japao
Flecha de bambu

Uma grande diferença entre os arcos de bambu é a resistência na corda, que é de aproximadamente 20Kg. Enquanto nos arcos mais novos e menores, feitos de fibra de vidro, a resistência é de aproximadamente 10Kg.

As flechas (ya) eram, tradicionalmente, feitas de bambu com penas de águia ou falcão. No entanto, hoje utilizam penas de outros animais como cisnes ou perus, penas de aves que não estejam em perigo de extinção.

No vídeo abaixo conto mais sobre essa aula arco e flecha no Japão e as atrações em Hiroshima, clique para assistir!

Uniforme para praticar tiro com arco e flecha no Japão

Assim como em outras artes marciais, existe um uniforme pra a prática. O termo correto é dogi (vestimenta para treino) e não kimono.

No Kyudo, assim como no Aikido, se utiliza o Hakama, uma calça preta larga. Ela imita uma saia e tem a finalidade de esconder os movimentos das pernas. Normalmente é bem complicado de amarrar em volta da cintura, mas existem um modelos mais simples com elástico.

Além disso, vestimos luvas (yukage) para proteger as mãos durante o treino. Primeiro, utilizamos uma luva fina de algodão, seguida de outra de couro, geralmente feita de cervo. Essas luvas cobrem apenas alguns dedos, dependendo da experiência do praticante e do tipo de arco.

Por exemplo, a luva com apenas o dedão protegido é geralmente usada por iniciantes, enquanto luvas com proteção para 3 dedos são geralmente usadas para arcos com menos de 20Kg de resistência. As luvas de 4 dedos são geralmente usadas para arcos com mais de 20Kg pois são mais pesadas para puxar.



Arco e Flecha Japonês aula japao
Aula de Arco e Flecha Japonês

Objetivo do Kyudo

A arte marcial do Kyudo leva em consideração a apresentação mais do que o próprio tiro ao alvo. É uma arte que requere entendimento do corpo e também plenitude da mente.

Iniciantes da arte praticam com arcos de borracha para treinar os movimentos do Hassetsu, os oito passos essenciais da execução do tiro com o arco e flecha no Japão:

  1. Ashibumi – Abertura dos pés;
  2. Dozukuri – Postura do corpo;
  3. Yugamae – Preparação do arco (para o tiro);
  4. Uchiokoshi – Elevar o arco;
  5. Hikiwake – Abertura do arco;
  6. Kai – Encontro (a posição de extensão máxima);
  7. Hanare – Disparar da flecha;
  8. Zanshin – Permanência da forma do corpo.
arte marcial japonesa tiro arco e flecha
Os 8 estágios do Hassetsu

Em seguida, os iniciantes treinam com um arco sem flecha para atingir uma puxada completa da corda do arco. Somente depois de ter permissão do professor é que inicia-se o treinamento com flechas e luvas.

Mas não se preocupe, durante esta aula de arco e flecha você já pode atirar sem se preocupar com essas formas.

Outro detalhe é que mantemos os dois olhos para realizar o tiro. Na prática ocidental, se fecha um dos olhos e deixamos o “melhor olho” aberto.

Como foi a nossa experiência

Após vestirmos o uniforme de treino, o instrutor nos explicou detalhes sobre os materiais e história do arco e flecha no Japão. Ele é muito atencioso e simpático, e ele explicava em inglês. Algumas vezes, utilizava o tradutor quando não tinha certeza sobre como falar algo em inglês. Achei muito bom, porque eu pude fazer muitas perguntas assim também!

Em seguida, vestimos as luvas e pegamos o arco para fazer os primeiros tiros. É importante seguir o passo a passo da posição dos dedos para efetuar um tiro bem feito e também para não se machucar. Também é preciso prender os cabelos para não prender na corda e causar acidentes. De qualquer forma, o arco não é pesado de puxar e se a corda bater no seu braço, vai doer apenas um pouquinho.

aula de arco e flecha japones hiroshima
arco e flecha no Japão em Hiroshima

A aula de arco e flecha japonês durou por volta de 1 hora e pudemos praticar muitas vezes, atiramos provavelmente mais de 20 vezes. Atiramos sentados, justamente porque o arco bate no teto kkkkk

Infelizmente eu acertei o alvo umas 2 vezes, preciso de muito mais aulas para poder avançar na prática. Teve até uma pequena competição e claro que o Jean ganhou de lavada T_T Ele se deu muito bem!

Nós gostamos muito desta aula de arco e flecha no Japão e super recomendamos!

Encontramos essa experiência no GetYourGuide, uma plataforma que reúne atividades com locais no mundo todo e também vende ingressos e tours! É uma empresa alemã que confio e sempre utilizo nas minhas viagens. Agora ela virou patrocinadora do blog e do nosso canal no Youtube e ficamos muito felizes em compartilhar as melhores experiência com você!

Agende sua aula de arco e flecha no Japão aqui >>

Espero que você tenha gostado deste artigo Passeio de barco em Tokyo! Deixe seu comentário se tiver mais dúvidas e confira nossos outros artigos sobre esse lindo país!

leia também: como alugar kimono no Japão!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here