O Salar de Tara foi um dos passeios mais legais que fiz no Atacama! Apesar de passar um frio intenso (e não era nem inverno!), a vista compensou e muito! Assista o vídeo do Salar de Tara!
Tour Salar de Tara no Atacama
O Salar de Tara fica bem longe, em torno de 140 km de distância de San Pedro do Atacama. Não é todo dia que tem esse tour, então recomendo reservar com antecedência.
A primeira parada do passeio é aos pés do vulcão Licancabur! Uma paisagem incrível com muitas e muitas lhamas correndo faceiras ahueahe Tiramos várias fotos e a clássica sentados na estrada.
Dali fomos até o rio Quepiaco que forma tipo um lago e um banhadão perfeito pras vicunhas e flamingos. Esse é o ponto mais alto de todo o percurso, em torno de 4500 m. Fica difícil respirar tanto pela altitude, quanto pelos ventos fortes que chegam a balançar a van. Aí fizemos o café da manhã (com poeira aheuahe) e nem saímos pra não ficar congelados.
Catedrais de Tara
Voltamos pra van e paramos em uma parte da estrada que dá pra avistar as Catedrais de Tara, formações rochosas e vulcânicas esculpidas pelo vento. E quando chegamos mais perto, são gigantescas! Aí você pode pirar na maionese e tentar assimilar algumas rochas a formas de animais.
Monjes de la Pakana
Pegamos uma estrada de terra até adentrar na Reserva Nacional los Flamencos para ver os “Moais de Tara” também chamados de Monjes de la Pukana. Tratam-se de mais pedras de 30 m de altura mais ou menos isoladas no meio do deserto.
Em nenhum blog tá escrito, mas om certeza você já imaginou que essa pedra aí chamada de~monge ou Índio ~se assemelha a alguma parte do corpo né? Maaaaaaaas e você vê a cara de um índio bem na pontinha tudo bem!
Se a gente não tem Torre de Pisa….
Salar de Tara
Aí finalmente chegamos no Salar de Tara! Essa é uma parte da laguna na verdade, o salar fica mais para a direita. No entanto, nem todas as agências chegam aqui pois o terreno é bem arenoso e a van pode ficar presa. Aí não tem contato, ninguém que possa socorrer e com esse vento…facilmente a gente congelaria se tivesse que passar a noite! Por esta razão, não recomendam fazer o tour sem guia especializado!Lá no fundo vi alguns flamingos bem tímidos.
Continuamos pela estrada até o outro lado do salar, onde tem mais algumas lagunas bem geladas.
Laguna Diamante
Voltando para San Pedro de Atacama, paramos na Laguna Diamante (que eu confundi com a esmeralda no vídeo, justamente por causa da sua cor). É de um verde tão bonito que dá MATCH PERFEITO NO MEU CABELO AHEUAHEA
É muito comum ver redemoinhos em todo o Atacama! Chegamos na cidade por volta das 15h e comemos num restaurante local muito bom!
Quanto custa ao Salar de Tara?
Transporte, guia, café da manhã e almoço (de volta a cidade) entre 30 a 35 mil pesos (180 a 210 reais)
E o melhor: NÃO TEM QUE PAGAR INGRESSO!!! Um dos poucos passeios free do Atacama.
Veja todos os passeios do Atacama com valores e horários neste post > ROTEIRO NO ATACAMA DE 7 DIAS E VALORES!
Horários da excursão do Salar de Tara
Sai às 8h da manhã e retorno às 17h, te buscam no hotel e te deixam no centro de San Pedro de Atacama.
O que levar para o Salar de Tara
Vá muito bem agasalhada, pois é venta demais e faz muito frio! Recomendo levar:
- jaqueta corta vento,
- blusa fleece ou moletom bem quentinho,
- touca,
- cachecol,
- luva,
- bota,
- óculos de sol,
- protetor solar e
- protetor labial. Veja O QUE LEVAR PARA O ATACAMA E UYUNI
Você também pode levar uma calça segunda pele ~vulgo ceroulas~ caso sinta muito frio! Teve gente que nem quis sair da van.
Quando fazer a excursão o Salar de Tara?
Devido a altitude, deixe para os últimos dias, antes dos Geysers del Tatio. Dependendo da época, a estrada que leva ao Salar pode ficar cheia de neve, impossibilitando os tours. Fui em novembro e estava tudo ok!
Vento desgracera!
Se você curtiu este post, salve a imagem abaixo no seu Pinterest para acessá-lo depois e confira meus painéis de viagem!
Assista o video
Veja outros passeios no Atacama >>>
LAGUNAS ALTIPLÂNICAS: PERDIDOS NO DESERTO DO ATACAMA
LAGUNAS ESCONDIDAS NO ATACAMA: NADE NO AZUL!
BICICLETA NO ATACAMA: PUKARA DE QUITOR ATÉ GARGANTA DO DIABO!
SALAR DE UYUNI: NASCER DO SOL INCRÍVEL E CEMITÉRIO DE TRENS
Esse passeio pelo salar de tara é um dos mais incríveis do Atacama. Paisagem surreal. Deserto, lago, montanha e neve, tudo na mesma foto. Foi um dos lugares que mais gostei.
vi umas fotos com neve e fiquei babaaando! com ctz fica mais bonito com um branquinho
que lugar incrível Angie, eu sempre lia bastante sobre o Salar de Tara, eu iria incluí-lo no roteiro, mas infelizmente não pudemos ir, mas na próxima quero incluir San Pedro do Atacama sem dúvida! Adorei todos os seus posts e vídeos do Chile!
é muito legal, tem que aproveitar!11
Ótimo post, só uma pergunta: vc diz pra reservar com antecedência, mas dá pra esperar chegar lá e escolher uma agência, né? Vou ficar 5 dias…
sim, chegue lá e já reserve por garantia
O Atacama me surpreende a cada post! É surreal!
Coisa mais linda essa Laguna Diamante! <3
E a foto de vocês sentados na estrada ficou bem legal!
Desculpa, tá, mas eu vi a cara do índio! Hahahaha Angie, estou adorando acompanhar as suas aventuras. As fotos estão lindíssimas! Também adorei a de vocês sentados na estrada. Beijos!
Ai que alívio, eu vi a cara do índio no alto da pedra, rsrs. Muito legal esta viagem, parece muito longe mesmo, até porque eu nunca tinha ouvido nem falar. Ah, e aquela lagoa tem a cor dos seus cabelos que vai do amarelo ao azul passarinho. Legal demais.
É cada lugar incrível que parece sonho, que não é real.. meodeos! Fico vendo esses seus posts e doida porque não fiquei tanto tempo pelo Atacama pra ver tudo, socorro, preciso muito voltar. Essa lagoa combinandinho com seu cabelo ficou muito demais! E sempre fico impressionada com essas rochas esculpidas pelo vento, aquela ali parece um penis mesmo, mas eu vi a cara do Indio! hahaha
Beijos!
aheuahe se vc olhar meio de olho fechado e balançar a cabeça dá pra ver o índio sim aheuahe mas q tem um formato meio estranho tem aheuahe
Que massa, Guria! Eu não cheguei a ir tão pertinho do Salar assim. Também achei um dos melhores passeios, vale muito a pena. 😀
As fotos estão lindas, adoro a criatividade das suas fotos, sempre tem uma mais legal que a outra! E essas paisagens são de tirar o fôlego de tão lindas.
Beijos.
Eu li a a altitude e já passei mal hahahaha,mas tanta beleza vale a pena todo esforço.
Oii! O valor que vc passou, de 30 a 35 mil pesos, é por pessoa ou casal? Vc sabe se varia de acordo com a época/temporada? Estou indo final de julho, altíssima temporada, com meu marido…. tbm considerando a possibilidade de alugar carro (não para o salar de tara, pros outros passeios)
oie! esse valor é por pessoa! acredito que eles aumentem o preço, então vá preparada!! alugar um carro só vale a pena se vc sair com as excursões e segui-las, pois a chance de se perder é muito grande! salar de tara eu não aconselho fazer por conta própria dirigindo!! é muito perigoso devido ao solo e a possibilidade de ficar atolado (lama perto do salar e areia). recomendo fazer passeios mais próximos de carro alugado, como valle de la luna por exemplo, mas ai tem que ver se realmente vale a pena devido ao transtorno de achar a locadora, GPS etc
Ha, Estarei lá do dia 13 a 22/09. Obrigado pelas dicas mas um detalhe, cotei bastante mas poucas agencias fazem, e não achei nenhuma nesse precinho. Conta ai qual foi
Oi, Angie! Estou adorando seus posts sobre o Atacama (e rindo muito tb!). Muito boas as suas descrições e dicas! Vc lembra o nome da agência com a qual vc fez o passeio ao Salar de Tara? Não achei nenhuma com o preço tão bom. Pela internet sei que é mais caro, mas a diferença tá tao grande que nem pechinchando em San Pedro vou conseguir por uns 200 reais hahaha
Muito obrigada e parabéns pelo seu site! É sensacional!
oi Marina! esse passeio é caro pois vai beeeem longe! eu não me lembro o nome da agencia, mas acho que cito ela no post sobre as lagunas altiplanicas (la tem o nome da agencia que vc NÃO deve pegar também ahuae)
obrigada pela visita e pelo carinho!!!