Dicas de Florianópolis: tudo sobre a ilha da magia de SC!

7
53

Florianópolis é um dos principais destinos em Santa Catarina. Apelidada de Ilha da Magia, Floripa possui vários atrativos naturais desde praias com mar transparente, trilhas com vistas incríveis, lagoas, mangues e até dunas. Confira as dicas de Florianópolis e curta ao máximo a ilha da magia!

As principais dicas de Florianópolis

Como chegar em Florianópolis

Floripa possui um aeroporto com voos bons saindo de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Outra forma de chegar em Floripa é de carro pela Ponte Pedro Ivo Campos e recomendo muito usar um GPS pois há as entradas são meio bagunçadas e você pode cair do lado errado. Com certeza não dá pra ficar sem GPS na ilha, essa é uma das principais dicas de Florianópolis.
Pra quem vai de busão, a rodoviária fica no centro pertinho do Mercado Municipal.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

praias de floripa barquinho

Como é o transporte em Florianópolis

O jeito mais fácil de ir de um lado ao outro de Florianópolis é alugar um carro, pois os ônibus são demorados especialmente durante o fim de semana, feriados e alta temporada. Recomendo este site para alugar carros, dá pra parcelar em várias vezes!

Para quem vai de bus, sugiro baixar o aplicativo Fênix para facilitar a sua vida ou no site Mob Floripa. Também dá pra chamar Uber, usei muito enquanto estive lá.

Especialmente de dezembro a fevereiro, tudo fica congestionado, pois há muito mais turistas que moradores na ilha e não há muitas ruas paralelas para fugir do transtorno. Por esta razão recomendo sempre sair cedinho para escapar da hora do rush de quem está indo trabalhar e quem acorda tarde para ir para a praia.

praias de florianopolis dicas

Dicas de Florianópolis: o que fazer em cada região

Floripa é uma ilha grande gente, nem parece olhando no mapa né! Tudo fica muito longe e pode perder muito tempo se você não programar bem o roteiro em Floripa e, muitas vezes, recomendo se hospedar em 2 ou 3 hotéis diferentes para aproveitar cada cantinho da ilha dependendo a quantidade de dias. Essa é uma das principais dicas de Florianópolis para aproveitar bem o tempo!


Dividi cada parte da ilha e descrevi o que tem de melhor em cada região pra você planejar a sua viagem a Florianópolis! Também sugiro alguns hotéis e hostels.

Continente: Coqueiros

Floripa tem uma parte no continente e o bairro mais conhecido é Coqueiros. Vale muito a pena dar uma passadinha por causa da vista da Baía Sul. As praias deste lado são calmas e mornas porém nem todo trecho é bom para banho. Tem boa infraestrutura com vários restaurantes, ciclovias, quadras de volei…

Centro de Florianópolis

Parte oeste: centro histórico

O centro de Floripa fica nesta partezinha da ilha, logo na saída da ponte Pedro Ivo Campos. Aqui fica o centro histórico com diversas casas grudadinhas charmosas, praças com árvores em antigas e o mercado municipal, onde você pode encontrar vários ingredientes fresquinhos e restaurantes deliciosos.

dicas de florianopolis mercado municipal

o que fazer em florianopolis mercado municipal centro

Não deixe de conhecer o Mirante da Praça Hercílio Luz para um vista linda da ponte! Para quem gosta de caminhar ou carrer, pode praticar na Beira Mar Norte, um calçadão na orla.

ponte hercilio luz iluminada a noite florianopolis

Uma opção bem legal é pegar uma escuna e fazer um passeio pela Baía dos Golfinhos e visitar as Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones. Veja mais dicas no blog da Alyssa Prado (a foto abaixo é dela).

atraçoes em florianopolis escuna fortaleza

Ao lado do centro há vários bairros residenciais como Trindade (pertinho da UFSC). Córrego Grande, Itacorubi…

Hotéis no Centro de Florianópolis

Um dos meus bairros favoritos de Florianópolis é Santo Antônio de Lisboa! Possui muitas casinhas tradicionais coloridas, herança dos imigrantes de Açores, artesanato e renda. É o bairro mais antigo da ilha. Falo mais sobre Santo Antônio de Lisboa aqui.

açores santo antonio de lisboa floripa

placa santo antonio lisboa historia



Dicas de Florianópolis: lagoa e agito na parte leste central

Do outro lado do centro fica a Lagoa da Conceição, um dos lugares badalados para comer e passeiar. A lagoa é bem bonita e com mais de 15 km de extensão, perfeita para esportes náuticos. Possui diversos restaurantes diferentes com pratos do mar (dá-lhe camarão) e alguns food trucks com opções diferentes.Aqui havia muitas rendeiras e deram o nome da principal avenida do bairro a elas. Aqui é um dos principais points para curtir a noite em Florianópolis.

lagoa da conceição jet ski

roteiro em florianopolis dicas de viagem barcos

Pertinho dali ficam as Dunas da Joaquina, um lugar para se divertir e até fazer sandboard! Passando as dunas, fica a praia da Joaquina onde são realizados campeonatos de surf nacionais e internacionais.

dunas da joaquina floripa

Do outro lado da Lagoa fica Praia Mole, um bairro com vários hostels e a praia Mole, ótima para surf, paragliding e namorico com diversos bares e point LGBT. A foto abaixo é do blog Volto Logo onde há mais dicas das praias de Floripa!

praia mole em florianopolis dicas

Logo acima dela fica a Praia da Galheta com águas calmas e rasas e de dicícil acesso, sem estrutura alguma, mas quem conhece adora pois é bem deserta e até com alguns adeptos do nudismo.

Um pouquinho ao norte fica a Barra da Lagoa, onde o Projeto TAMAR está instalado e as Piscinas Naturais da Barra da Lagoa! Essas piscinas são super transparentes e calminhas. Confira várias dicas desta região no blog Deixa de Frescura (a foto abaixo é deles). Este é um dos lugares secretos desta lista de dicas de Florianópolis.

piscinas naturais na barra da lagoa florianopolis

No vídeo abaixo mostro a região central de Florianópolis!

Hotéis e hostels nesta região

Dicas de Florianópolis: o sul da Ilha com muita natureza

O sul de Florianópolis engloba algumas áreas bem verdes e mais tranquilas como Armação e Campeche. Armação possui a praia de mesmo nome e a praia do Matadeiro, perfeitas para quem ama natureza. Já Campeche é uma destino de surf com águas cristalinas e que está na lista de 10 praias para conhecer em Santa Catarina que parecem o Caribe!

Aproveite para conhecer a Ilha do Campeche, onde há registros de inscrições rupestres nas pedras de 5 mil anos atrás. As visitas são limitadas para preservar o patrimônio natural e histórico.
Falo mais sobre Campeche e o sul de Florianópolis aqui

ilha do campeche florianopolis

Vale a pena se aventurar e fazer a trilha da Lagoinha do Leste no bairro Pântano do Sul para uma vista incrível da ilha da Magia. Também visite a reserva da Lagoa do Peri, a maior lagoa de água doce da ilha e manancial.

trilha em florianopolis natureza

Além da natureza no sul, você encontra bairros históricos como Ribeirão da Ilha e Açores, onde os primeiros imigrantes açorianos chegaram na ilha. Essas vilas possuem arquitetura característica com as casinhas geminadas e coloridas, mantêm as suas tradições e são realizadas algumas manifestações religiosas e culturais. Dá pra ver as redes no mar nesta região onde produzem ostras e mariscos e é considerada a maior produtora de ostras no Brasil.

ribeirao da ilha florianopolis casas

ribeirao da ilha floripa trapiche

Conheça mais da região sul de Florianópolis no vídeo abaixo

Onde se hospedar no sul de Floripa:

Dicas de Florianópolis: as praias mais badaladas do norte

A parte norte é bem mais turística com vários hotéis e resorts famosos como o Costão do Santinho. Vou separar por bairros e praias mais conhecidas para ficar mais fácil e entender.

Praia do Santinho em florianopolis

Santinho: praia tranquila com extensa faixa de areia e inscrições rupestres. A foto acima foi retirada do blog Viagens Cine onde você encontra mais dicas sobre as praias do norte de Floripa!

Ingleses: águas azuis e calmas com dunas rodeada de bares, restaurantes e algumas lojinhas. Há passeio de caiaque, banana boat…

Canasvieiras: um dos bairros mais estruturados para turistas com aluguéis de cadeira de praia, guarda sol, caiaques e diversos restaurantes, espaços para praticar volei e frescobol e passeios de banan aboat, escuna e mergulho e tem até um parquinho inflável na água. No verão fica muito lotada e até complicado de achar lugar na praia.

Praia Brava: um dos melhores lugares para surfar em Floripa (ondas bem nervosinhas que dão o nome a praia hahaha). A região é cheia de condomínios, apartamentos para alugar e hotéis.

Jurerê: esse bairro se divide em dois e o contraste é enorme!! Jurerê Internacional é a parte ostentação onde você verá diversos carros importados carésimos e casas gigantes. Essa praia é bem equipada com diversas barracas e muitos clubes de música eletrônica.
Do outro lado fica Jurerê do Leste com diversas casas para alugar e passar a temporada, ótima para famílias e mar calminho. Também é possível visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa.

Onde se hospedar nas praias de Florianópolis região norte:

Gostou das Dicas de Florianópolis, comente!

O que fazer em Florianopolis dicas e atrações

Leia também:

Beto Carrero World: sobrevivi a Firewhip!
Piçarras: o que visitar na praia catarinense
Vista incrível da Pedra do Urubu em Guarda do Embaú
Hostel em Florianópolis: Host n’ Roll no Campeche!


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

7 COMENTÁRIOS

Curtiu? Comentaí!