10 coisas que você deve fazer em Gramado

5
173

Gramado está a 130km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e possui uma ótima estrutura turística para todos os tipos de viajantes com diversas atrações, hotéis e restaurantes. Confira 10 coisas que você deve fazer em Gramado!

O que fazer em Gramado: 10 programas indispensáveis!

1 – Pedalar no Lago Negro

Com certeza o ponto natural mais legal da cidade e também o cartão postal! Na realidade o lago é artificial, foi criado para disfarçar a vegetação que foi queimada durante um incêndio.
O lago negro de Gramado é rodeado de araucárias e hortênsias e durante o fim de semana vários gaúchos sentam na beira do lago com um chimarrão enquanto “lagarteam” (tomam sol).

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

lago negro em gramado pedalinhos e casa

Há vários pedalinhos em forma de cisne, um passeio meio carinho, mas bem divertido e cansativo. Recomendo chegar no começo da tarde, mas para quem gosta de um friozinho, final da tarde durante o inverno é bem legal. Durante o outono há várias árvores laranjas nas ruas paralelas.

casal em primeiro plano com colete salva vidas de costas para o lago negro em gramado. pedalinhos em cines ao fundo.

2 – Caminhar na Avenida Borges de Medeiros

A Avenida Borges de Medeiros é a pricipal rua de Gramado, a mais movimentada e onde fica a Igreja Matriz, a Rua Coberta e o Festival de Cinema, sem falar nas inúmeras lojas. Há vários edifícios imitando o enxaimel, o estilo típico da Baviera na Alemanha.

Se você quiser estacionar por aqui, precisa chegar cedinho pois dependendo da época, você pode num congestionamento durante um bom tempo até encontrar um lugar para estacionar. Normalmente só encontra nas ruas paralelas.

dicas de gramado o que visitar Avenida Borges de Medeiroschocolate em gramado serra gaucha


3 – Visitar a Rua Coberta e Cine Teatro Elizabeth Rosenfeld

A rua coberta é um espaço aberto com diversos restaurantes e bares, possui um telhado de vidro e fica logo em frente ao Cine Teatro Elizabeth Rosenfeld, onde é realizado o Festival de Cinema, um dos maiores eventos cinematográficos do Brasil.
Você pode visitar o Museu do Festival de Cinema, onde há alguns posters, uma máquina antiga e algumas curiosidades do cinema brasileiro. Nada demais.teatro cinema de gramado

Praça Major Nicoletti ao lado da Rua Coberta

4 – Ver as luzes da Igreja Matriz São Pedro

A igreja de Gramado só foi terminada em 1943, possui uma torre possui 65 metros e é toda feita em pedra. Se puder dê uma olhadinha lá dentro. Atrás da igreja fica uma fonte com cadeados para você mostrar o seu amor eterno e ao lado tem vários lojinhas e cafés para visitar e fazer compras.

5 – Comer na Casa do Colono

Nesta pracinha ao lado da rodoviária, fica a Casa do Colono, onde há vários fornos a lenha. O lugar fica mais quentinho no inverno e é uma ótima oportunidade para experimentar a cuca, um bolo com farofa e recheadinho de banana, doce de leite, uva… Há vários sabores! Também pode provar o pão com linguiça.

cuca de uva em gramado

6 – Comer fondue

Fondue é praticamente a comida local de Gramado, para onde você olha, só tem fondue. Pesquise em sites de ofertas para encontrar preços mais baixos para a época da sua visita a Gramado. Normalmente os preços ficam entre R$60, porém já paguei R$35!

Falo mais destes sites no post Curiosidades de Gramado e como economizar

fondue em gramado barato como encontrar

 

7 –  Esquiar na Snowland

Neve do Brasil tem sim! A Snowland é um parque indoor de neve com uma pequena pista para ski ou snowboard, uma pista de bóia e um lugar com bonecos de neves para as crianças. É uma atividade bem legal para a família, só precisa ir bem agasalhado pois as roupas que eles dão não são suficientes. A temperatura fica em torno de -2ºC. O ingresso na hora é caro, por isso vale a pena pesquisar nos sites!
Eu fui e adorei, veja o vídeo e leia mais no post Snowland em Gramado 

atracoes snowland pista de neve

8 – Ver os portais de Gramado

Gramado possui duas entradas diferentes com portais bem diferentes, uma por Petrópolis e outra por Taquara. Vale a pena dar uma paradinha lá para tirar umas fotos!



9 – Fazer a Rota da Cerveja

Gramado faz parta da Rota Cervejeira da Serra Gaúcha juntamente com Nova Petrópolis e Canela. São diversas cervejarias artesanais muito boas e você pode fazer por conta própria emdois dias. Lembre-se que não pode beber e dirigir hein, reveze os motoristas e compre garrafas para tomar quando estiver no hotel. Confira mais sobre a Rota da Cerveja na Serra Gaúcha

Rota Cervejeira na Serra Gaúcha gram bier gramado kombi

10 – Visitar atrações em Canela

Há várias outras atrações diferentes em Gramado e Canela como fábricas de chocolate, aluguel de carros carésimos (como Lamborghini, Ferrari), Museu do Automóvel, Museu de cera… Quase todos ficam pertinho um do outro e até existe ingressos combo, nos quais você ganha desconto se for num e depois noutro. Também há várias atrações para crianças como o Terra Mágica Florybal.

parque florybal mundo encantado em gramado entrada

O Mini Mundo é outra atração de Gramado bem famosas e reproduz em miniatura vários lugares do mundo como o Castelo Neuschwanstein, misturado a cidadezinhas com carros e pessoinhas. Um ótimo lugar para crianças!

Há também os Bondinhos Aéreos no Parque da Serra em Canela com vista incrível para a Cachoeira do Caracol, uma das maiores da região. No blog Fui Ser Viajante você pode ler mais detalhes, a foto abaixo é deles!

bondinhos aereos em gramado dicas

E claro, visitar a Catedral de Pedra de Canela que é linda!

catedral de pedra em gramado

Bônus: Natal Luz em Gramado

Durante dezembro há um evento especial chamado Natal Luz em Gramado, no qual há espetáculos, luzes por toda a cidade e muita diversão. É uma época mágica para explorar a cidade e também muito lotada, então reserve tudo com antecedência. No blog Sthe on the Road há mais dicas, a foto abaixo é dela!

natal luz em gramado rua iluminada e arvore de natal

Como explorar Gramado

Gramado é uma cidade complicada de visitar se estiver a pé, recomendo alugar um carro no RentCars ou conhecer o BusTour, um ônibus de dois andares que para em várias atrações em Gramado e em Canela. O bilhete vale por dia e pode embarcar e desembarcar quantas vezes quiser. Custa 59 a 69 reais por pessoa.

Ruas de Gramado durante o outono

Onde ficar em Gramado

Gramado tem vários hoteis bons e até hostels. Eu já me hospedei em dois bem diferentes e  recomendo!

Hotel Alpestre: especial para viagens românticas ou para famílias, já que o hotel dispõe de mascotes e programas para crianças. Possui piscina e café da manha super reforçado. Leia mais no review.

Hotel Alpestre em Gramado estrutura

Hostel Britânico: um dos melhores hostels que já fiquei, sem dúvidas! Quartos grandes e confortáveis, chuveiros muito bons e espaçosos. Café da manhã excelente. Veja mais no review.

bandeira hostel britânico

Outras opções de hoteis em Gramado que eu recomendo:

Sky Serra Hotel  Nota 8,9 $$

Eleganz Hostel & Suites  Nota 8,9 $

Hotel Sky Nota 8,6 $$ 

Bavaria Sport Hotel  Nota 9 $$$

Zermat Hotel  nota 8,4 $$$

Master Gramado Nota 8,4 $$$ 

Hotel Refugio da Montanha Nota 9,6 $$$$ 

Hotel Recanto da Serra Nota 9,6 $$$$ 

Villa Bella Hotel Nota 9,2 $$$$ 

Hotel Ritta Höppner Nota 9,9 $$$$$

Salve no pinterest as dicas do que fazer em Gramado!

leia também

10 motivos para amar a Serra Gaúcha

5 motivos para amar o sul do Brasil no Inverno! 

O lindo Hotel Alpestre em Gramado



Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

5 COMENTÁRIOS

  1. Gramado é mesmo um lugar encantador! Fui quando era pequena e pretendo voltar com o marido para fazer uma viagem mais romântica. Não conhecia o Snowland. Achei uma ótima ideia!

  2. Gramado é uma graça! Estive lá há uns 7 anos.. não tinha ainda snowland, mas andei no pedalinho do Lago Negro em uma fria manhã de começo de inverno. Sempre uma ótima dica! Abraços.

Curtiu? Comentaí!