Witmarsum é colônia super charmosa a 60 km de Curitiba fundada por menonitas e vou mostrar as melhores opções para curtir em 2 dias!
É um ótimo lugar para visitar com crianças, dá pra comer super bem e desintoxicar da cidade. Confira o que fazer em Witmarsum e mais dicas no vídeo!!! Atualizado em julho de 2023.
O que fazer em Witmarsum em 2 dias
Índice do Artigo
minha nova caranga aheuaheuae
Mas afinal o que quer dizer Witmarsum? Witmarsum foi fundada por menonitas, um grupo étnico-religioso que migrou da Frísia, uma partezinha da Alemanha e Holanda, para a Rússia e depois para o Brasil….
Eles foram para Santa Catarina e fundaram a cidade Witmarsum e depois migraram para o Paraná, mais especificamente na região de Palmeira há 70 anos atrás! A grande maioria dos habitantes de Witmarsum fala alemão!
O destaque da colônia é a produção de leite e queijo e se você é de Curitiba é bem provável que tenha tomado o leite daqui!
Assista o vídeo sobre o que fazer em Witmarsum, clique para assistir:
Como chegar em Witmarsum
A Colônia Witmarsum está localizada na cidade de Palmeira a 68 km de Curitiba e para chegar lá é mais fácil de carro.
Para quem vem de fora do Estado, o aeroporto mais próximo é o de Ponta Grossa (57 km), porém é mais prático viajar para o aeroporto de Curitiba (CWB) a 88 km de distância. Pode dedicar um dia inteiro para visitar Witmarsum.
A estrada da capital paranaense até a colônia é bem tranquila. Pegue a BR 277 e em torno do km 146 já vai ter uma entrada para Witmarsum. Logo assim que entra na região, você avista fazendas e campos muito bonitos.
Para ir de ônibus é muito complicado, pois tem que fazer baldeação ou tentar a sorte descer na beira da estrada e ai pedir uma carona (fizemos isso e deu certo kkkkkkk)
Confira esse roteiro e o que fazer em Witmarsum!
O que fazer em Witmarsum: pontos turísticos
1 – Loja Toll
Na frente da Kliewer fica a Loja Toll já de fora dá pra ver o charme! Vários artesanatos típicos da Alemanha são vendidos aqui. Ou seja só phynesse!
Vários bonecos lindos e itens de colecionador mesmo, feitos cuidadosamente a mão e com certificado de origem da Bavária como o Rauchermann, o homem fumaça, e Nußknacker, o famoso Quebra Nozes!
Além do artesanato, você encontra alguns jogos e livros para crianças em alemão, relógios cuco, os típicos indicadores casalzinho de chuva ou sol e alguns produtos como cerveja local e canecos lindos de chopp! Ah, e aquela lareira da primeira foto também está sendo vendida!!
A Toll teve apoio do Sebrae Paraná, veja o que ele pode fazer por sua empresa!
2 – Ponyland
A Ponyland fica no final da rua principal, virando à esquerda (à direita volta para a rodovia). Como o próprio nome diz, é a terra dos pôneis!! O lugar abrange uma grande área com lago, vista incrível, campinho de futebol, cavalos e pôneis FOOFIIINHOS. Além disso estão finalizando um espaço para eventos de até 300 pessoas!
Aqui também é servido almoço por quilo e há muitas atividades como:
- Passeio de pônei
- Passeio de trator
- Cavalgada
- Pedalinho
- Pescaria
Diversão garantida para crianças e adultos.
3 – Heimat Museum
No Heimat Museum você pode entender melhor a história dos imigrantes da colônia, ver vários objetos antigos e até escutar uma aula sobre geografia, história pelo Sr. Egon, o responsável pelo museu.
Os utensílios utilizados na produção e distribuição do leite, o produto que impulsionou a economia da colônia.
A lua apareceu durante o dia! O horário de atendimento é de quinta e sexta das 13:00 as 17:00 e finais de semana e feriados das 10:00 as 17:00.
O que comer em Witmarsum
4 – Confeitaria Kliewer
A primeira parada é na famosa confeitaria Kliewer, na rua principal da colônia. Ela surgiu há 25 anos como uma forma de completar a renda da família Kliewer e aos poucos foi fazendo sucesso de boca a boca e o negócio cresceu! Hoje é ponto de encontro de várias famílias e grupos de motociclistas! Se você tiver sorte pode ver o dono da Kliewer manjando dos paranauê do acordeão.
No café colonial está incluso broas, pães, queijos, manteiga, lingüiça, tortas, café, leite e limonada suíça. Tudo é feito aqui exceto o queijo. Você pode comprar os itens individualmente se não tiver tanta fome assim 🙂 Abre terças a domingos das 8h às 18h.
Na saída não deixe de levar alguns biscoitos e doces caseiros para seus amigos!
Também existe a confeitaria Lecker que oferece uma experiência com cestas de picnics na área externa.
5 – Bierwit
O Restaurante e Choperia Bierwit é uma ótima pedida para almoçar e jantar! Aqui servem várias comidas típicas alemãs como Eisbein, Sauerkraut, Hackepeter, Currywurst…hmm só delícias!! Recomendo fazer a reserva antecipadamente.
Recomendo chegar cedinho para garantir um lugar no salão na hora do almoço…lota rapidinho!!!
Recomendo o Submarino (Chopp + dose de Steinhaeger)..minha bebida favorita!!! As cervejas encontradas lá são: Gauden, Bamberg, Coruja. O chopp é da Asgard (Curitiba)
Espaço do salão. Fica na rua principal da Colônia, a Avenida Presidente Ernesto Geisel. Abre Sábados das 11 às 23h e Domingo das 11h às 16h.
6 – Usinamalte
Uma microcervejaria germânica com sala de degustação e visitas guiadas da fábrica, além de loja, jardim e eventos.
Onde ficar em Witmarsum
7 – Pousada Katarina
Passamos o fim de semana em Witmarsum e ficamos hospedados na Pousada Katarina, localizada na mesma rua, mais para frente da escola. Os quartos são grandes, as camas bem abastecidas com cobertores (como a Colônia fica em um planalto, é friozinho a noite) e o chuveiro é quentinho. Não esqueça de levar um chinelinho pois o piso é de azulejo (item indispensável que eu sempre esqueço..ir de madrugada no banheiro não é fácil nesse caso aheuahea).
A Pousada tem um jardim bem grande e no fundo churrasqueira, parquinho para crianças e cabras!! Diversão garantida.
Ah e nos fundos está sendo realizada a instalação de uma nova cervejaria! A Usina do Malte! Até o final do ano deve estar em pleno funcionamento!
>>>> Outra opção é muito boa é a Pousada Wunderland, que você pode reservar diretamente pela internet!
É isso ai galera, espero que vocês tenham gostado de Witmarsum! Aproveita e deixa seu like no vídeo pra me ajudar, também se inscreva no canal para mais vídeos lindos de viagem!
Essa viagem foi realizada a convite de alguns empresários de Witmarsum, porém as opiniões são livres e pessoais.
Mais lugares para você falar alemão:
- TREZE TÍLIAS: O TIROL BRASILEIRO
- OKTOBERFEST EM BLUMENAU: DICAS, GUIA COMPLETO!
- 5 MOTIVOS PARA AMAR O SUL DO BRASIL NO INVERNO!
- 7 DICAS PARA APRENDER ALEMÃO
Adorei o lugar. O Sul é nossa região preferida neste grande Brasil. Conheço uma pessoa que vai amar este lugar (minha esposa). Logo logo vamos seguir seus rastros. Gostei demais de seu estilo.
Guria guria!!
Dicas maravilhosas, mas o que ganhou destaque foi de fato a sua nova caranga. Quero dar um role nela 😛
As fotos do café da manhã e das refeições me deram fome! Boa dica para um fim de semana gastronômico com tudo de gostoso da Alemanha! Deu até saudade de comer currywurst!
Ahhh nem fala que já to salivando só de lembrar haueahue
Já to acrescentando dois dias no meu roteiro por Curitiba para conhecer Witmarsum…
Showwww!
Abraço
Que lugar show! Quero andar na caranga também, me convida hahaha. Dica anotado para quando estiver para esses lados daí.
Adoro descobrir lugarejos sobre os quais nunca havia ouvido falar. Que charme de cidade!
Parabéns pelo Post!! Está muito convidativo, eu fiquei doida pra ir!!
Muito bom, realmente é um lugar muito legal! E bem pertinho aqui da terrinha! 😉
Já tinha visto o vídeo no YouTube, mas agora com essas dicas, o pacote está completo. Posso ir à Curitiba, alugar um carro e partir para Witmarsum. 😛
siim!! Venhaaaaa!
Guria! Não sabia da existência desse lugar perto de Curitiba. Que interessante! Quando li o titulo pensei seu um vilarejo alemão, mas não pudia imaginar que era no Brasil. Maneiro! Apure guria é cultura! 😉
aehaueha viuuu!! apure não é só zuera não aheuaheuae
Posso falar que eu nem conhecia esse lugar? E achava que era em outro país? Muito legal saber que tem tanta coisa interessante aqui pelo nosso Brasilzão!