Se tem um lugar onde você poderá mergulhar na cultura Espanhola, esse é o Real Alcázar de Sevilha. Classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, o Alcázar é um conjunto de palácios erguidos pelos mouros durante a conquista árabe.
Por lá, você terá a oportunidade de admirar edifícios deslumbrantes, adornados com mosaicos, azulejos, colunas e arabescos. Trata-se de um lugar que carrega uma bagagem histórica riquíssima e super complexa, com influências de diferentes épocas e culturas. Além disso, os magníficos e vastos jardins, que já serviram como cenário para a série Game of Thrones, são uma atração à parte
Mas será que vale a pena fazer essa visita ao Real Alcázar de Sevilha? Confira neste artigo!
Real Alcázar de Sevilha: guia completo!
Índice do Artigo
Sevilha é a quarta maior cidade da Espanha, e reserva diversas atrações incríveis, especialmente para quem gosta de turismo histórico. Eu já preparei um roteiro em sevilha de 2 e 3 dias, mas hoje vamos nos dedicar especialmente ao Real Alcázar, principal atração da cidade.
O Real Alcázar de Sevilha se destaca como um dos palácios em uso mais antigos do mundo. Isso significa que seus corredores não são percorridos apenas por visitantes, mas também pela própria família real espanhola para eventos oficiais e cerimônias (mas isso só acontece quando o rei está na cidade. Não espere encontrá-lo pelos corredores, OK? hehe). O palácio abriga até mesmo um quarto real designado para o monarca, que você poderá ver mediante o pagamento de uma taxa adicional de 4,50 euros, além do valor da entrada.
O conjunto do Real Alcázar de Sevilha é resultado da fusão de construções desenvolvidas em estilos arquitetônicos muito diferentes. Essa diversidade é consequência de um extenso período de construção e de múltiplas reformas que o palácio atravessou ao longo dos anos, sem falar em governos com diferentes culturas. Incorporou influências arquitetônicas muçulmanas, góticas, renascentistas e barrocas.
Essa evolução incorporou elementos característicos dos estilos árabe, gótico, renascentista e barroco. Vale ressaltar que, embora haja essa mistura, o estilo predominante é o mudéjar, amplamente presente em toda a região da Andaluzia, caracterizado pela fusão da arte cristã com elementos estéticos islâmicos.
O termo tem sua origem em “mudajjan’ que significa “doméstico” e que se utiliza para designar os muçulmanos ibéricos que permaneceram em território conquistado pelos cristãos, e sob o seu controlo político, durante o longo processo da chamada Reconquista, que se desenvolveu ao longo da Idade Média na Península Ibérica.
Como chegar no Real Alcázar de Sevilha?
O palácio está situado na Plaza del Triunfo no centro histórico da cidade. É super fácil de achar e fica ao lado da Catedral de Sevilha. Você pode pegar qualquer transporte para o centro e ir a pé.
Como visitar o Real Alcázar?
Há três maneiras de visitar o Real Alcázar de Sevilha. A primeira opção é encarar a fila na bilheteria, mas, olha, pode ser meio inconveniente, especialmente com o solzão do verão e as filas. Eu fui no mês de novembro e passei muito calor gente, não estou brincando. O verão em Sevilha é insuportável!
Para evitar isso as filas e o perrengue no calor, a segunda alternativa é garantir seus ingressos online, antes mesmo de sair de casa. Com o ingresso digital você pega uma fila menor, apenas para passar pela segurança e raio x >>>> Compre o seu Ingresso para o Real Alcázar
A terceira opção é fazer uma excursão guiada, que pode ser em grupo ou até mesmo uma só para você. Tem vários guias pela cidade que oferecem isso, já incluindo o ingresso e, claro, a vantagem de escapar das filas. Eu achei esta excursão que reúne as principais atrações em Sevilha: Excursão à Catedral, Giralda e Real Alcázar
E quando você chega lá no Alcázar, fique atento: tem dois portões, mas só um deles tá aberto para os visitantes. Então, se prepara para desbravar o lugar pela entrada do Portão do Leão!
Quando o Real Alcázar está aberto?
Os horários de visitação ao Real Alcázar de Sevilha são diferentes de acordo com a época do ano:
- De 1 de outubro a 31 de março: das 9h30 às 17h;
- De 1 de abril a 30 de setembro: das 9h30 às 19h;
Além disso, em alguns feriados ele está fechado para turistas como nos dias 1 e 6 de janeiro, Sexta-feira Santa e 25 de dezembro.
A história do Real Alcázar de Sevilha
O Real Alcázar de Sevilha tem uma história rica e complexa que está relacionada a diferentes períodos e culturas. Tudo começou lá em 913, quando os muçulmanos estavam no comando, na época da dinastia dos Omíadas. O palácio original foi erguido com o objetivo de ser o espaço dos governantes muçulmanos.
Após a Reconquista Cristã em 1248, Fernando III de Castela ocupou o palácio, marcando o início de sua utilização por monarcas cristãos. Durante a década de 1360, o Rei cristão, Pedro I de Castela ordenou a construção do Palácio Mudéjar, uma parte importante do complexo e que inclui Pátio das Donzelas e o Salão dos Embaixadores. Esse rei se interessava pela cultura e filosofia islâmica e essas estruturas foram feitas por trabalhadores mouros.
A estrutura foi posteriormente ampliada pelos monarcas cristãos, notadamente pelos Reis Católicos, Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão. O século 14 viu a adição do Palácio Gótico, enquanto o século 16 testemunhou a construção do Palácio Renascentista.
A combinação única de estilos arquitetônicos resultou no patrimônio que é o Real Alcázar de Sevilha hoje – e que surpreende a todos! Uma mistura exótica, quase oriental com pórticos e colunas com detalhes esculpidos em diferentes cores com adição de vermelho e dourado que dão um toque asiático.
Atrações do Real Alcázar de Sevilha
O palácio é enorme – ao todo, são 31 espaços! Mas não se preocupe, porque você recebe um mapinha e um áudio guia pra te ajudar a explorar o palácio.. só precisa se preocupar com o cansaço depois, haja perna para conhecer tudo!
No vídeo abaixo eu mostro uma boa parte do Real Alcázar, além de outras atrações legais em Sevilha. Clique para assistir
Salão dos Embaixadores
Essa é a parte mais importante do palácio! Conhecida como Sala do Trono, foi construída em 1389 e incorpora representações do céu e da terra. O próprio rei ficava na pedra central, diretamente abaixo da cúpula dourada, para receber os dignitários visitantes. Isto representou significativamente a crença de que Deus o designou para governar a Terra.
As varandas desta sala foram construídas para o casamento em 1526 de Carlos I e Isabel de Portugal.Mais tarde, o rei usou as varandas para espionar secretamente os dignitários visitantes!
O Salão dos Embaixadores com a sala coberta por uma cúpula semiesférica adornada com arabescos dourados é lindíssima, e foi a parte que mais gostei do passeio!
Pátio das Donzelas
Um dos locais que se destacam é o Pátio das Donzelas, um jardim de inverno retangular cercado por arcos e colunas de mármore. Esse é um dos pontos mais fotografados do local, e pode ter algumas filas.
Este pátio servia de sala de espera para donzelas e criadas enquanto aguardavam os seus deveres. A partir daqui você pode acessar o quarto de Pedro I.
Palácio de Pedro I
Nesta parte do Real Alcázar, encontra-se o Quarto Alto Real, onde é possível contemplar alguns aposentos reais adornados por deslumbrantes decorações de tapeçaria, pinturas e móveis. Ele foi construído no século 14 e, é sem dúvida, o edifício mais bonito e reconhecível do Alcázar.
Pátio de Gesso
O Pátio de Gesso é um dos mais antigos palácios do Real Alcázar de Sevilha e uma das primeiras partes que você visita logo ao entrar. Os arcos desse patio foram modelados baseados na Mesquita na vizinha Córdoba (aquela que é vermelha branca). No entanto, devido à exposição ao sol, todos os arcos aqui ficaram brancos. Como foram construídos no século X, são considerados os mais antigos vestígios do palácio mouro.
Na extremidade oposta do pátio, encontram-se salões do século XVIII, construídos sobre os vestígios de um palácio gótico. Dentre esses vestígios, preservam-se os Banhos de Maria de Padilla, a Capela e o Salão de Carlos V.
Jardins do Real Alcázar
Os jardins são fabulosos! Aqui você irá encontrar mini labirintos, aves como pavões e plantas trazidas da América do Sul! As sementes foram plantadas ao longo do tempo. Imagine que naquela época laranjas e mexericas representavam status! Os jardins também aparecem em Game of Thrones representando Dorne. Imagina presentar alguém com mexerica hoje kkkkk
A entrada fica ao lado da lagoa de Mercúrio (do deus e não do metal, não se assuste kkkk) e a Galeria Grutesco
Quando visitar Sevilha?
O clima mediterrâneo de Sevilha garante temperaturas amenas no inverno, sem muito frio, mas com chuvas frequentes. No verão, as altas temperaturas podem atingir entre 34 a 40 graus, tornando a visita desconfortável (acredite, faz muito calor!).
Minha recomendação é planejar a viagem para a primavera ou outono. No outono, as temperaturas são mais agradáveis e variam de 18 a 24 graus. O inverno, embora não seja rigoroso, tem chuvas frequentes e alguns estabelecimentos fecham mais cedo. Portanto, minha dica é considerar a primavera e o outono para visitar Sevilha.
Onde se hospedar em Sevilha?
Com certeza, ao visitar Sevilha, você não irá apenas para o Real Alcázar de Sevilha, certo? Então, o ideal é se hospedar em um local estratégico, que facilite a visita a outros pontos turísticos, como a Catedral de Sevilha, a Torre La Giralda, a Plaza de Toros, o Rio Guadalquivir, Plaza de España, o Metropol Parasol, o Distrito de Triana, entre outros.
Sendo assim, minha recomendação é se hospedar no Centro Histórico, que é onde estão localizados os principais pontos turísticos.
Esses são alguns dos hotéis que recomendo (clique no nome para reservar)
Hotel Doña María Nota: 8,7. ⭐⭐⭐⭐: localizado em um antigo palácio no coração de Sevilha, este hotel oferece uma vista excepcional da Catedral e da Giralda, destacando-se como um dos estabelecimentos mais bem situados na cidade. Com uma piscina sazonal e estacionamento próprio, o hotel atende especialmente aos viajantes de carro. Os quartos incluem até um closet para facilitar a organização da bagagem.
Santacruz Hostal Plaza Nota: 8,1. ⭐⭐⭐: o Santacruz Hostal Plaza tem Wi-Fi em todo lugar, um espaço para deixar sua bagagem e um cofre na recepção. Ah, e fica a apenas 6 minutos a pé da Catedral de Sevilha! Os quartos são excelentes, todos com ar-condicionado, TV de tela plana, armário e banheiro privativo com banheira ou chuveiro, além de toalhas e roupa de cama. Tem algumas unidades em um prédio separado, e elas ficam ao redor de uma varanda andaluza super charmosa. E todas as suítes dão acesso a um terraço na cobertura. Legal, né? A pousada fica no bairro de Santa Cruz, bem no Centro Histórico de Sevilha. Isso significa que tem vários bares e restaurantes tradicionais por perto.
AZZ Sevilla Torre de la Plata Nota 8,4. ⭐⭐: é a escolha perfeita para qualquer viajante que curte estilo e comodidade. Ele está localizado em frente à Torre de Oro, no coração de Sevilha. Os apartamentos oferecem Wi-Fi gratuito, TV de tela plana via satélite e uma cozinha completa. E o melhor? A Catedral de Sevilha está a apenas 300 metros de distância. Os AZZ Sevilla Torre de la Plata ficam em um prédio típico de Sevilha. A decoração é toda moderna e minimalista, com um toque especial de piso de madeira. E se bater aquela fome, a área ao redor é cheia de opções. Tem restaurantes tradicionais, bares de tapas para petiscar algo delicioso e lojinhas para umas comprinhas.
U- Sense For You Hostel Nota: 8,7. ⭐⭐: esta é uma opção mais em conta, para quem quer economizar em hospedagem. O hostel é um daqueles lugares que a gente já fica de olho só pela localização top! Os quartos têm ar-condicionado, e ainda tem uma sala compartilhada, Wi-Fi de graça e até um terraço pra curtir. E pode acreditar, tem um barzinho no albergue, tudo de bom! Fica pertinho de várias atrações conhecidas, tipo uns 700 metros da Plaza de Armas, 800 metros da Ponte Triana – Ponte Isabel II e 1,6 km do Real Alcázar de Sevilha. E pra quem curte cozinhar, tem uma cozinha compartilhada, e eles ainda ajudam a organizar passeios. Os quartos são ótimos, com banheiro privativo, chuveiro e secador de cabelo.
Se você quer ver mais opções, veja o artigo Onde ficar em Sevilha!
Gostou dessas dicas sobre o Real Alcázar de Sevilha, guia completo?
Leia mais dicas da Espanha com atrações mouras: Roteiro em Granada e Alhambra