Uma pergunta que eu sempre fazia era Por que os ingleses dirigem do lado esquerdo? Se você já assistiu algum filme inglês ou até mesmo visitou a Inglaterra, percebeu que o trânsito funciona diferente. Os carros ficam na pista da esquerda e o volante do lado direito do carro. Quem não está acostumado, dá até uma agonia de olhar haha
Mas por que os ingleses dirigem do lado esquerdo? Não é pra ser diferente de todo mundo, mas sim por uma razão simples e antiga: para manter livre a mão livre que segura a espada.
Neste artigo explico os motivos da mão inglesa, porque alguns países dirigem do lado esquerdo além da Inglaterra, ditadores que mudaram a condução e muito mais! Assista ao vídeo!
Por que os ingleses dirigem do lado esquerdo?
Índice do Artigo
Durante a era medieval você nunca sabia quem iria encontrar na estrada quando viajava de cavalo ou carroça. Como a maioria das pessoas são destras, se alguém te atacasse, sua mão direita estaria livre para usar uma espada caso quisesse. Então a pessoa viria do lado direito, o mesmo braço que segura a espada, que você conseguiria se proteger ou atacar. Sem falar que é muito mais seguro montar e desmontar do cavalo para o lado esquerdo do que para o lado da rua onde passavam outros cavaleiros.
E as raízes são ainda mais antigas para o lado esquerdo: há evidências encontradas por arqueologistas de que os romanos marchavam sempre na esquerda e as bigas corriam do lado esquerdo. Assim era mais fácil atacar com as espadas. O mesmo acontece com os samurais no Japão.
A primeira vez que declararam o lado certo para digir na rua foi o Papa Bonifácio VIII no século 14. Todos os peregrinos que viajavam para Roma deveriam manter a sua esquerda.
No vídeo abaixo eu falo mais detalhes sobre o por que os ingleses dirigem do lado esquerdo, clique para assistir
Ditadores que mudaram o tráfego da esquerda para direita
No caso das carroças a mudança foi sentida e não imposta, mas durante os séculos algumas pessoas preferiam o tráfego do lado direito como Napoleão e Hitler. Napoleão era canhoto (supostamente) e as regiões dominadas durante seu Império aderiram do lado direito de tráfeco como Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Suíça, Alemanha, Polônia e partes da Espanha e da Itália. Também acredita-se que essa estratégia era usada para identificar tropas inimigas à distância.
A França declarou o lado direito como oficial no trânsito seguindo as ordens de Napoleão em 1792. Consequentemente todos os territórios franceses fizeram o mesmo.
Aí depois veio Hitler que forçou essa mudança da esquerda para a direita em alguns países como Áustria e Tchecoslováquia.
Britânicos sempre dirigiram à esquerda?
Como o Reino Unido nunca ficou sob o domínio de Napolão nem Hitler, nunca trocou a esquerda pela direita.
A direção do lado esquerdo só foi oficializada na Inglaterra quando a London Bridge ficou tão caótica e congestionada, que criaram essa lei para reduzir os acidentes. A partir de 1835 tornou-se mandatório dirigir do lado esquerdo em todo o Império Britânico e seus territórios como Austrália, Nova Zelândia, Índia… Uma exceção é o Egito que foi influenciado por Napoleão antes de ser colônia Britânica.
Direção nos Estados Unidos
Em algumas colônias britânicas até se dirigia do lado esquerdo, mas o uso de grandes carroças “wagons” manteve a direção do lado direito nas estradas largas dos Estados Unidos e Canadá. Essas carroças não tinham assento para motorista e era levadas por vários cavalos ou bois. Então, o motorista sentava no cavalo do fundo do lado esquerdo porque a mão direita ficaria livre para usar o chicote. Pra facilitar, os motoristas escolheram dirigir do lado direito para enxergar o trânsito e também evitar as valas.
Isso foi oficializado somente em 1792 quando a Pensilvânia declarou que o trânsito seria do lado direito e a prática foi seguida por outros estados. Além disso também havia o sentimento de acabar com todas as relações com o Império Britânico.
Essa mudança da esquerda para a direita foi gradual em diversos países europeus no século 20 especialmente após o lançamento do Ford T em 1908 que possuía o volante do lado esquerdo. Com a produção de carros mais acessíveis, vários países mudaram as regras de direção do trânsito.
E o Brasil dirige na direita por quê?
A condução pelo lado direito se tornou obrigatória no Brasil mediante a um decreto em 1928. Teve períodos que se dirigia pela esquerda, mas isso mudou quando Portugal foi invadido pelas tropas de Napoleão, que mudaram a direção do tráfego (como mencionei anteriormente). Além disso houve também o lançamento do Ford T e a forte influência dos Estados Unidos no Brasil.
Outros países que dirigem à esquerda
Atualmente apenas 35% dos países possuem direção do lado esquerdo como Reino Unido, Índia, Japão, Nova Zelândia, Austrália, Malta, Chipre e Irlanda.
Uma outra curiosidade é que o Japão também manteve o trânsito do lado esquerdo desde os tempos dos samurais. O Reino Unido ajudou o Japão no final do século 18 na construção das ferrovias o que manteve o trânsito do lado esquerdo. Já na ilha de Okinawa, o trânsito foi do lado direito por causa da influência dos Estados Unidos até 1978.
Se você gosta de história, poderá gostar destes artigos também: Por que não tem árvores na Escócia e A origem do chá na Inglaterra
Salve no pinterest