Gramado está a 130km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e possui uma ótima estrutura turística para todos os tipos de viajantes com diversas atrações, hotéis e restaurantes. Confira 10 coisas que você deve fazer em Gramado!
O que fazer em Gramado: 10 programas indispensáveis!
1 – Pedalar no Lago Negro
Com certeza o ponto natural mais legal da cidade e também o cartão postal! Na realidade o lago é artificial, foi criado para disfarçar a vegetação que foi queimada durante um incêndio.
O lago negro de Gramado é rodeado de araucárias e hortênsias e durante o fim de semana vários gaúchos sentam na beira do lago com um chimarrão enquanto “lagarteam” (tomam sol).
Há vários pedalinhos em forma de cisne, um passeio meio carinho, mas bem divertido e cansativo. Recomendo chegar no começo da tarde, mas para quem gosta de um friozinho, final da tarde durante o inverno é bem legal. Durante o outono há várias árvores laranjas nas ruas paralelas.
2 – Caminhar na Avenida Borges de Medeiros
A Avenida Borges de Medeiros é a pricipal rua de Gramado, a mais movimentada e onde fica a Igreja Matriz, a Rua Coberta e o Festival de Cinema, sem falar nas inúmeras lojas. Há vários edifícios imitando o enxaimel, o estilo típico da Baviera na Alemanha.
Se você quiser estacionar por aqui, precisa chegar cedinho pois dependendo da época, você pode num congestionamento durante um bom tempo até encontrar um lugar para estacionar. Normalmente só encontra nas ruas paralelas.
3 – Visitar a Rua Coberta e Cine Teatro Elizabeth Rosenfeld
A rua coberta é um espaço aberto com diversos restaurantes e bares, possui um telhado de vidro e fica logo em frente ao Cine Teatro Elizabeth Rosenfeld, onde é realizado o Festival de Cinema, um dos maiores eventos cinematográficos do Brasil.
Você pode visitar o Museu do Festival de Cinema, onde há alguns posters, uma máquina antiga e algumas curiosidades do cinema brasileiro. Nada demais.
Praça Major Nicoletti ao lado da Rua Coberta
4 – Ver as luzes da Igreja Matriz São Pedro
A igreja de Gramado só foi terminada em 1943, possui uma torre possui 65 metros e é toda feita em pedra. Se puder dê uma olhadinha lá dentro. Atrás da igreja fica uma fonte com cadeados para você mostrar o seu amor eterno e ao lado tem vários lojinhas e cafés para visitar e fazer compras.
5 – Comer na Casa do Colono
Nesta pracinha ao lado da rodoviária, fica a Casa do Colono, onde há vários fornos a lenha. O lugar fica mais quentinho no inverno e é uma ótima oportunidade para experimentar a cuca, um bolo com farofa e recheadinho de banana, doce de leite, uva… Há vários sabores! Também pode provar o pão com linguiça.
6 – Comer fondue
Fondue é praticamente a comida local de Gramado, para onde você olha, só tem fondue. Pesquise em sites de ofertas para encontrar preços mais baixos para a época da sua visita a Gramado. Normalmente os preços ficam entre R$60, porém já paguei R$35!
Falo mais destes sites no post Curiosidades de Gramado e como economizar
7 – Esquiar na Snowland
Neve do Brasil tem sim! A Snowland é um parque indoor de neve com uma pequena pista para ski ou snowboard, uma pista de bóia e um lugar com bonecos de neves para as crianças. É uma atividade bem legal para a família, só precisa ir bem agasalhado pois as roupas que eles dão não são suficientes. A temperatura fica em torno de -2ºC. O ingresso na hora é caro, por isso vale a pena pesquisar nos sites!
Eu fui e adorei, veja o vídeo e leia mais no post Snowland em Gramado
8 – Ver os portais de Gramado
Gramado possui duas entradas diferentes com portais bem diferentes, uma por Petrópolis e outra por Taquara. Vale a pena dar uma paradinha lá para tirar umas fotos!
9 – Fazer a Rota da Cerveja
Gramado faz parta da Rota Cervejeira da Serra Gaúcha juntamente com Nova Petrópolis e Canela. São diversas cervejarias artesanais muito boas e você pode fazer por conta própria emdois dias. Lembre-se que não pode beber e dirigir hein, reveze os motoristas e compre garrafas para tomar quando estiver no hotel. Confira mais sobre a Rota da Cerveja na Serra Gaúcha
10 – Visitar atrações em Canela
Há várias outras atrações diferentes em Gramado e Canela como fábricas de chocolate, aluguel de carros carésimos (como Lamborghini, Ferrari), Museu do Automóvel, Museu de cera… Quase todos ficam pertinho um do outro e até existe ingressos combo, nos quais você ganha desconto se for num e depois noutro. Também há várias atrações para crianças como o Terra Mágica Florybal.
O Mini Mundo é outra atração de Gramado bem famosas e reproduz em miniatura vários lugares do mundo como o Castelo Neuschwanstein, misturado a cidadezinhas com carros e pessoinhas. Um ótimo lugar para crianças!
Há também os Bondinhos Aéreos no Parque da Serra em Canela com vista incrível para a Cachoeira do Caracol, uma das maiores da região. O Rozembergue do blog Mochilão Barato visitou a Cascata Caracol e os bondinhos aéreos e amou!
No blog Fui Ser Viajante você pode ler mais detalhes, a foto acima é deles!
E claro, visitar a Catedral de Pedra de Canela que é linda!
Bônus: Natal Luz em Gramado
Durante dezembro há um evento especial chamado Natal Luz em Gramado, no qual há espetáculos, luzes por toda a cidade e muita diversão. É uma época mágica para explorar a cidade e também muito lotada, então reserve tudo com antecedência. No blog Sthe on the Road há mais dicas, a foto abaixo é dela!
Também veja o Skyglass em Canela, uma das atrações mais novas da cidade e que está dando o que falar!
Como explorar Gramado
Gramado é uma cidade complicada de visitar se estiver a pé, recomendo alugar um carro no RentCars ou conhecer o BusTour, um ônibus de dois andares que para em várias atrações em Gramado e em Canela. O bilhete vale por dia e pode embarcar e desembarcar quantas vezes quiser. Custa 59 a 69 reais por pessoa.
Ruas de Gramado durante o outono
Onde ficar em Gramado
Gramado tem vários hoteis bons e até hostels. Eu já me hospedei em dois bem diferentes e recomendo!
Hotel Alpestre: especial para viagens românticas ou para famílias, já que o hotel dispõe de mascotes e programas para crianças. Possui piscina e café da manha super reforçado. Leia mais no review.
Hostel Britânico: um dos melhores hostels que já fiquei, sem dúvidas! Quartos grandes e confortáveis, chuveiros muito bons e espaçosos. Café da manhã excelente. Veja mais no review.
Outras opções de hoteis em Gramado que eu recomendo:
- Sky Serra Hotel Nota 8,9 $$
- Eleganz Hostel & Suites Nota 8,9 $
- Hotel Sky Nota 8,6 $$
- Bavaria Sport Hotel Nota 9 $$$
- Zermat Hotel nota 8,4 $$$
- Master Gramado Nota 8,4 $$$
- Hotel Refugio da Montanha Nota 9,6 $$$$
- Hotel Recanto da Serra Nota 9,6 $$$$
- Villa Bella Hotel Nota 9,2 $$$$
- Hotel Ritta Höppner Nota 9,9 $$$$$
Salve no pinterest as dicas do que fazer em Gramado!
leia também
10 motivos para amar a Serra Gaúcha
5 motivos para amar o sul do Brasil no Inverno!
O lindo Hotel Alpestre em Gramado
Gramado é mesmo um lugar encantador! Fui quando era pequena e pretendo voltar com o marido para fazer uma viagem mais romântica. Não conhecia o Snowland. Achei uma ótima ideia!
Nosssa, já faz tanto tempo que fomos para Gramada, uma outra vida… legal rever
Acredita que eu ainda não conheço? Mas a cidade é linda e está nos meus planos.
Gramado é uma graça! Estive lá há uns 7 anos.. não tinha ainda snowland, mas andei no pedalinho do Lago Negro em uma fria manhã de começo de inverno. Sempre uma ótima dica! Abraços.
Ai, como estou com vontade de voltar a Gramado! Deve ter mudado muito desde que estive lá. Interessante que de 10 coisas 2 sejam comer – apoiado!
Meus pais acabaram de voltar de Gramado e ficaram tão apaixonados que agora tô doida de vontade de conhecer hahaha Já pesquisando sobre as atrações e adorei suas dicas!
Guria!! Eu fiz uma volta no tempo aqui, lendo teu post!! Das 10 coisas para fazer em Gramado eu só não fiz, ainda, esquiar no Snowland! Mas isso já está nos planos do final de ano, quando for passar as festas com a família. Beijos
Ai eu amo Gramado! Sou muito orgulhosa da minha terra, já fui pra lá 1000 vezes e sempre tem o que fazer, o que comer, e mesmo assim este post me trouxe algumas ideias novas. Obrigada!
Adorei sua lista do que fazer em Gramado! Estava em dúvidas se ia pra lá ou não, agora já consegui me decidir. Valeu!