Florianópolis é um dos principais destinos em Santa Catarina. Apelidada de Ilha da Magia, Floripa possui vários atrativos naturais desde praias com mar transparente, trilhas com vistas incríveis, lagoas, mangues e até dunas. Confira as dicas de Florianópolis e curta ao máximo a ilha da magia!
As principais dicas de Florianópolis
Como chegar em Florianópolis
Floripa possui um aeroporto com voos bons saindo de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Outra forma de chegar em Floripa é de carro pela Ponte Pedro Ivo Campos e recomendo muito usar um GPS pois há as entradas são meio bagunçadas e você pode cair do lado errado. Com certeza não dá pra ficar sem GPS na ilha, essa é uma das principais dicas de Florianópolis.
Pra quem vai de busão, a rodoviária fica no centro pertinho do Mercado Municipal.
Como é o transporte em Florianópolis
O jeito mais fácil de ir de um lado ao outro de Florianópolis é alugar um carro, pois os ônibus são demorados especialmente durante o fim de semana, feriados e alta temporada. Recomendo este site para alugar carros, dá pra parcelar em várias vezes!
Para quem vai de bus, sugiro baixar o aplicativo Fênix para facilitar a sua vida ou no site Mob Floripa. Também dá pra chamar Uber, usei muito enquanto estive lá.
Especialmente de dezembro a fevereiro, tudo fica congestionado, pois há muito mais turistas que moradores na ilha e não há muitas ruas paralelas para fugir do transtorno. Por esta razão recomendo sempre sair cedinho para escapar da hora do rush de quem está indo trabalhar e quem acorda tarde para ir para a praia.
Dicas de Florianópolis: o que fazer em cada região
Floripa é uma ilha grande gente, nem parece olhando no mapa né! Tudo fica muito longe e pode perder muito tempo se você não programar bem o roteiro em Floripa e, muitas vezes, recomendo se hospedar em 2 ou 3 hotéis diferentes para aproveitar cada cantinho da ilha dependendo a quantidade de dias. Essa é uma das principais dicas de Florianópolis para aproveitar bem o tempo!
Dividi cada parte da ilha e descrevi o que tem de melhor em cada região pra você planejar a sua viagem a Florianópolis! Também sugiro alguns hotéis e hostels.
Continente: Coqueiros
Floripa tem uma parte no continente e o bairro mais conhecido é Coqueiros. Vale muito a pena dar uma passadinha por causa da vista da Baía Sul. As praias deste lado são calmas e mornas porém nem todo trecho é bom para banho. Tem boa infraestrutura com vários restaurantes, ciclovias, quadras de volei…
Centro de Florianópolis
Parte oeste: centro histórico
O centro de Floripa fica nesta partezinha da ilha, logo na saída da ponte Pedro Ivo Campos. Aqui fica o centro histórico com diversas casas grudadinhas charmosas, praças com árvores em antigas e o mercado municipal, onde você pode encontrar vários ingredientes fresquinhos e restaurantes deliciosos. No blog Viagens e Caminhos você encontra um roteiro no centro de Florianópolis.
Não deixe de conhecer o Mirante da Praça Hercílio Luz para um vista linda da ponte! Essa ponte é um dos cartões postais de Floripa, ela foi reaberta a pedestres e ciclistas no final de 2019 após 30 anos fechada!
Para quem gosta de caminhar ou carrer, pode praticar na Beira Mar Norte, um calçadão na orla.
Uma opção bem legal é pegar uma escuna e fazer um passeio pela Baía dos Golfinhos e visitar as Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones. Veja mais dicas no blog da Alyssa Prado (a foto abaixo é dela).
Ao lado do centro há vários bairros residenciais como Trindade (pertinho da UFSC). Córrego Grande, Itacorubi…
Hotéis legais no Centro de Florianópolis e com ótimo custo benefício:
- Ibis Florianopolis
- Valerim Florianópolis
- Castelmar Hotel
- Hotel Zip Florianópolis
- Intercity Florianopolis
- Slaviero Essential Florianópolis Trindade
Se você procura agito, que tal conhecer Balneário Camboriú?
Um dos meus bairros favoritos de Florianópolis é Santo Antônio de Lisboa! Possui muitas casinhas tradicionais coloridas, herança dos imigrantes de Açores, artesanato e renda. É o bairro mais antigo da ilha. Falo mais sobre Santo Antônio de Lisboa aqui.
Dicas de Florianópolis: lagoa e agito na parte leste central
Do outro lado do centro fica a Lagoa da Conceição, um dos lugares badalados para comer e passeiar. A lagoa é bem bonita e com mais de 15 km de extensão, perfeita para esportes náuticos. Possui diversos restaurantes diferentes com pratos do mar (dá-lhe camarão) e alguns food trucks com opções diferentes.Aqui havia muitas rendeiras e deram o nome da principal avenida do bairro a elas. Aqui é um dos principais points para curtir a noite em Florianópolis.
Pertinho dali ficam as Dunas da Joaquina, um lugar para se divertir e até fazer sandboard! Passando as dunas, fica a praia da Joaquina onde são realizados campeonatos de surf nacionais e internacionais.
Do outro lado da Lagoa fica Praia Mole, um bairro com vários hostels e a praia Mole, ótima para surf, paragliding e namorico com diversos bares e point LGBT. A foto abaixo é do blog Volto Logo onde há mais dicas das praias de Floripa!
Logo acima dela fica a Praia da Galheta com águas calmas e rasas e de dicícil acesso, sem estrutura alguma, mas quem conhece adora pois é bem deserta e até com alguns adeptos do nudismo.
Um pouquinho ao norte fica a Barra da Lagoa, onde o Projeto TAMAR está instalado e as Piscinas Naturais da Barra da Lagoa! Essas piscinas são super transparentes e calminhas. Confira várias dicas desta região no blog Deixa de Frescura (a foto abaixo é deles). Este é um dos lugares secretos desta lista de dicas de Florianópolis.
No vídeo abaixo mostro a região central de Florianópolis!
Hotéis e hostels bem legais nesta região:
- Mad Dog Hostel
- Sunset Backpackers
- Floripa4You – B&B
- Hotel Hola
- Dona Floripa
- Pousada e Camping Lagoa da Conceição
- Hotel Residencial Ilhabela
Veja também: Cidades de Santa Catarina: 7 atrações no litoral
Dicas de Florianópolis: o sul da Ilha com muita natureza
O sul de Florianópolis engloba algumas áreas bem verdes e mais tranquilas como Armação e Campeche. Armação possui a praia de mesmo nome e a praia do Matadeiro, perfeitas para quem ama natureza. Já Campeche é uma destino de surf com águas cristalinas e que está na lista de 10 praias para conhecer em Santa Catarina que parecem o Caribe!
Aproveite para conhecer a Ilha do Campeche, onde há registros de inscrições rupestres nas pedras de 5 mil anos atrás. As visitas são limitadas para preservar o patrimônio natural e histórico.
Falo mais sobre Campeche e o sul de Florianópolis aqui
Vale a pena se aventurar e fazer a trilha da Lagoinha do Leste no bairro Pântano do Sul para uma vista incrível da ilha da Magia. Também visite a reserva da Lagoa do Peri, a maior lagoa de água doce da ilha e manancial.
Além da natureza no sul, você encontra bairros históricos como Ribeirão da Ilha e Açores, onde os primeiros imigrantes açorianos chegaram na ilha. Essas vilas possuem arquitetura característica com as casinhas geminadas e coloridas, mantêm as suas tradições e são realizadas algumas manifestações religiosas e culturais. Dá pra ver as redes no mar nesta região onde produzem ostras e mariscos e é considerada a maior produtora de ostras no Brasil.
Conheça mais da região sul de Florianópolis no vídeo abaixo
Onde se hospedar no sul de Floripa:
- Pousada Ilha Faceira
- Naturezas de Floripa
- Hotel São Sebastião da Praia
- Pousada Tulipane
- Pousada Paraíso do Campeche
Dicas de Florianópolis: as praias mais badaladas do norte
A parte norte é bem mais turística com vários hotéis e resorts famosos como o Costão do Santinho. Vou separar por bairros e praias mais conhecidas para ficar mais fácil e entender.
Santinho: praia tranquila com extensa faixa de areia e inscrições rupestres. A foto acima foi retirada do blog Viagens Cine onde você encontra mais dicas sobre as praias do norte de Floripa!
Ingleses: águas azuis e calmas com dunas rodeada de bares, restaurantes e algumas lojinhas. Há passeio de caiaque, banana boat…
Canasvieiras: um dos bairros mais estruturados para turistas com aluguéis de cadeira de praia, guarda sol, caiaques e diversos restaurantes, espaços para praticar volei e frescobol e passeios de banan aboat, escuna e mergulho e tem até um parquinho inflável na água. No verão fica muito lotada e até complicado de achar lugar na praia.
Praia Brava: um dos melhores lugares para surfar em Floripa (ondas bem nervosinhas que dão o nome a praia hahaha). A região é cheia de condomínios, apartamentos para alugar e hotéis.
Jurerê: esse bairro se divide em dois e o contraste é enorme!! Jurerê Internacional é a parte ostentação onde você verá diversos carros importados carésimos e casas gigantes. Essa praia é bem equipada com diversas barracas e muitos clubes de música eletrônica.
Do outro lado fica Jurerê do Leste com diversas casas para alugar e passar a temporada, ótima para famílias e mar calminho. Também é possível visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa.
Onde se hospedar nas praias de Florianópolis região norte:
- Village Paraíso
- Solar Beach Hotel
- Pousada Solar do Santinho
- Canasvieiras Hotel
- Pousada Don Alberto’s
- Hotel Vila Mar
- Pietra Flat
- Mar e Mar Florianópolis
- Pousada Saint Paul
- Palm Beach Apart Hotel
Gostou das Dicas de Florianópolis, comente!
Leia também:
Que matéria completa sobre Floripa. Adorei as dicas. Tem tudo que precisa para quando for para lá. Obrigada e parabéns pelo post.
Que legal! Amei as dicas de hotel e saber mais sobre os principais pontos turísticos. Estou com viagem marcada pra Curitiba e agora pensando seriamente em esticar pra Floripa! Hahaha
faz isso q eh sucesssooooo
Floripa é muito legal! A gente adora! Ótimo post com várias dicas úteis. As fotos estão lindas!
Floripa é demais! Consegui visitar a ilha esse es, mas conheci muito pouco, estou pensando em passar o ano novo la e conhecer tudo um pouco melhor! Obrigado pelas dicas
Boas dicas, guria. Também acho Santo Atonio de Lisboa uma graça, mas gosto muito do clima da Barra da Lagoa. Fotos estão ótimas, parabéns!
ahhh a barra também é uma delicinha!!
Morei alguns meses em Florianópolis e amo esse lugar. Dicas master úteis para quem quer conhecer bem a área, parabéns e obrigada!
Estive em Florianópolis ano passado e sinto que ainda tenho mto a conhecer na cidade. Eu amei Santo Antônio de Lisboa! Parece até outra cidade, daquelas bem pequenininhas onde todo mundo se conhece.
siiim e tem umas casinhas azuis pra combinar com meu cabelo
Amo Floripa! Achei legal que você conseguiu resumir bem o essencial para conhecer a ilha!!
Fiquei poucos dias em Floripa. Meu marido soltou de que a ilha era pequena, de que nao tinha muito o que fazer e eu acreditei!
E me arrependo!
a ilha é gigaaante demora muito pra chegar de um lado a outro, espero que voltem!
Daeeee guria, acredita que a gente nunca foi pra Florianópolis? Absurdo né, tem muita coisa bonita! Quem sabe a gente não vai ano que vem e vc será nossa guia particular já que não é tão longe assim de onde vc mora? hehehehehe
má claro, vamo tipo em março q ai não congestiona tudo!
Olá Angie! Que post completão, hein? Já salvei pra quando formos pra essas bandas. 😉
Olá Angie, que artigo bem legal para eu preparar a minha viagem a Florianópolis. Fiquei fã!