Portugal

Como é voar com a TAP Air Portugal: Lisboa – SP ou POA

posted by Angie Setembro 22, 2018 7 Comments

Quando fizemos a nossa mudança da Alemanha para o Brasil, decidimos voar com a TAP Air Portugal. Foi a empresa com a passagem mais barata apenas de ida na época saindo de Berlim, fazendo um stopover em Lisboa e seguindo para São Paulo uns dias depois. Veja como foi a nossa experiência voando com a TAP Portugal.

Como é voar com TAP Air Portugal  Lisboa – São Paulo ou Porto Alegre

Voos da Tap Air Portugal

A TAP Air Portugal oferece muitos voos saindo do Brasil para a Europa e em diferentes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Belém, Belo Horizonte, Salavador, Fortaleza, Recife e Natal. A primeira parada na Europa sempre será em Lisboa.
Eu voei para São Paulo enquanto o Jean foi direto para Porto Alegre, então você verá um review dos dois voos.

Então os trechos foram:
Berlim – Lisboa (stopover) – São Paulo – Curitiba
Berlim – Lisboa – Porto Alegre

dicas para voar brasil portugal tap air

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Comprando a passagem

O Jean comprou direto pelo site da Tap Portugal pagando o valor cheio em euros enquanto eu comprei na do Brasil e pude parcelar em 10 vezes sem juros em reais <3 A opção mais barata inclui apenas mala de mão, enquanto a Básica inclui uma mala de 23 kg. Eu voei de Basic e o Jean de Classic pois poderia levar mais uma mala de 23kg.

opcoes de passagem tap portugal brasil

Se você voar com a TAP na classe executiva tem vários confortos e acesso ao lounge no aeroporto de Lisboa.

Stopover em Portugal

Ao voar com a TAP, você consegue comprar o stopover diretamente pelo site se o seu destino final não for Lisboa. Assim  fica muito fácil de ver as opções e preços. O Stopover é uma parada na cidade de alguns dias entre um voo e outro. Decidi ficar 3 dias em Lisboa para aproveitar um pouquinho a mais a viagem e foi a melhor opção, saiu um pouquinho mais caro apenas.

reserva stopover tap portugal
Confira o que produzi em Portugal:

LISBOA EM UM DIA: APROVEITANDO A CONEXÃO!

DICAS DE CASCAIS: UMA DAS VILAS MAIS CHARMOSAS DE PORTUGAL

Como é voar com a TAP Air Portugal

Problemas na saída da Alemanha

Nosso primeiro voo  (Berlim – Lisboa) foi cancelado no mesmo dia, não recebemos nenhuma mensagem e descobrimos quando fomos ao aeroporto. Como a TAP não possui guichê próprio no Aeroporto Tegel ficamos com o péssimo serviço terceirizado da empresa AHS: funcionários sem paciência logo no início do turno deles, falta de informações e simpatia.

O voo era às 6 da manhã e foi remarcado para às 14h, então ficamos todo esse tempo no aeroporto pois não tivemos auxílio algum além dos ticket refeição (os quais pedimos mais pois iam dar somente um para todo esse tempo).
No fim escolhemos dormir 3h numa dessas cabines com cama no interior e pegamos o recibo para sermos ressarcidos pela TAP depois.

voo cancelado europa aeroporto tegelApesar de tantas tretas (até uma passageira foi roubada dentro do aeroporto, achou o cara no centro da cidade e recuperou os documentos), conseguimos voar para Portugal e fomos direto no guichê da TAP, onde nos encaminharam para um hotel top em Estoril e pegaram o Jean para o próximo voo.
Eu fiquei em Lisboa por mais 2 dias.

Fizemos a reclamação do voo cancelado no site da TAP e depois de 2 meses recebemos o dinheiro de volta tudo certinho. Expliquei como foi o processo aqui: Voo cancelado ou atrasado na Europa: o que fazer

Despache de bagagem automático TAP

despache automatico de mala tap aeroporto lisboaGostei muito do aeroporto de Lisboa, bem sinalizado e com funcionários solícitos. A localização é muito boa, muito perto do centro da cidade e tem conexão com metrô. No entanto decidi ir de uber para o aeroporto pois estava com uma mala gigante e paguei apenas 10 euros.

Fiz o check in na máquina e como fui cedo consegui um assento na janela. Depois descobri que você pode ganhar algumas milhas de fizer check in online.

Há um guichê especial da TAP todo automatizado para você mesmo fazer o despache da mala. Achei muito prático, apenas precisa ter certeza que está no peso certo em cada mala (até 23kg) pois se for acima disso a máquina não aprova a sua mala. As balanças estão na frente, então você pesa pra ver se tá certo antes de ir pro despache automático.
Isso com certeza facilitou muito a minha vida, foi tudo muito rápido pois nem enfrentei filas!

A aeronave e confortos

voando de tap air portugal brasil A foto acima é do voo Berlim – Lisboa, aeronave menor, pouco espaço entre os assentos e poltronas pouco confortáveis. Nesse voo ganhamos o kit lanche, pois durou apenas 3h até Portugal. Neste voo falavam inglês e português apenas, nada de alemão.

Para o Brasil a aeronave era bem maior com fileiras de assentos 2 -4 – 2 e estava novinha por dentro. As poltronas eram bem confortáveis e tinha um espaço muito bom entre as fileiras na classe econômica. Minha mala era um pouquinho maior, mas coube no espaço superior.

O embarque foi rápido e saímos no horário definido.

A tripulação foi muito simpática, educada, alguns eram portugueses e outros brasileiros, sorriam e atendiam com paciência. Até contaram o resultado de um dos jogos do Brasil na Copa (nós ganhamos!).

Ganhei coberta, travesseiro e fones de ouvido, estes últimos até que eram bonzinhos se comparar com o que vemos por aí. Descobri que havia WiFi no voo, mas achei meio caro e decidi ficar com os filmes do entretenimento da TAP. Assisti uns 3, a seleção era recente como Operação Red Sparrow e Pantera Negra. Tinha algumas séries e músicas também, mas fiquei apenas nos filmes. O Jean achou que tinha poucos filmes e músicas do gosto dele.

A legenda era em português de Portugal, ficou meio estranho, mas tudo entendível.  Normalmente coloco legenda pois não dá pra ouvir direito com o barulho do avião, mas senti que havia menos barulho do que eu estava acostumada.

Serviço de bordo TAP

como é voar com a tap air portugal review voo lisboa sao paulo comidaDepois de um tempinho começou o servico de bordo. Entre as opções estava frango ou massa de tomate (opção vegetariana). Optei pelo frango com molho branco, cenoura, batata, azeitona e couve flor. A cara do frango estava boooa e o sabor bem gostoso. De acompanhamento veio uma saladinha de folhas, pepino e tomate, queijo cortadinho, pão e manteiga. A sobremesa era tipo um pudinzinho com tapioca e coco. Bebi vinho e depois chá. Os talheres eram de metal! TOP!

Claro que fiquei com fome entre as refeições, então fui lá puxar um papo com a galera da TAP, ganhei alguns sanduíches e tomei mais vinho (um comissário até brincou quando fui pedir água e aí ganhei cerveja portuguesa aheuaheu).

É sempre bom dar uma esticada nas pernas, então a minha estatégia é tomar muita água para ir ao banheiro mais seguido. Aí pego mais água e um lanche e volto para o assento para assistir mais um filminho.

E de café da manhã ganhamos um kit com sanduíche, bolachinhas e um suco de morango. Esse kit também é dado nos voos curtos como de Berlim – Lisboa.  Sanduíche muito gostoso!

cafe da manha voo tap air portugal lanche

Voltaria a voar com a TAP Air Portugal?

Sim! Gostei bastante da companhia e do avião, uma pena que deu todo aquele rolo, mas senti confiança quando me responderam e devolveram o dinheiro.

As passagens são mais caras que as outras companhias, porém volta e meia tem promoção, só ficar de olho! Voltaria a voar com a TAP  se conseguisse uma boa promoção, pois fora disso os preços são exorbitantes, ainda mais agora com o euro caro.

Os pontos positivos são facilidade da língua e voos em várias cidades.

Outros de reviews de voos Brasil Europa

COMO É VOAR PARA A ITÁLIA…PARANDO NA ETIÓPIA

Como é voar com Air China para Espanha

assista

veja também

COMO ARRUMAR MALA DE VIAGEM INTERNACIONAL
12 COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE ESQUECER NA SUA MALA DE VIAGEM
7 RAZÕES PARA VIAJAR COM POUCA BAGAGEM
MALA DE VIAGEM: RODINHA OU MOCHILÃO?


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

7 Comments

Cristina Outubro 9, 2018 at 3:34 pm

Muito interessante essa opção de Stopover. Também gostei da aeronave e da alimentação, nada a reclamar desses pontos. Apenas a equipe do avião poderia ser mais simpática, né? Ainda assim, vale a pena!

Reply
Michele da Costa Outubro 10, 2018 at 10:52 pm

Legal! É sempre bom ter referências das cias aéreas. Voei com a TAP de Lisboa a Barcelona (ida e volta); tranquilo, mas pequeno espaço entre as poltronas, como mencionou em sua experiência com voo curto.

Reply
cynara00 Outubro 11, 2018 at 12:30 pm

Pra mim cia aérea depende de sorte, vejo muita gente reclamando da TAP, que os funcionários são chatos, grosseiros, reclamam da comida já nossa experiência foi ótima quando fomos de Recife para Lisboa, não temos do que reclamar. Vi que os voos de vocês foram dentro da normalidade, o que mais importa a meu ver é a questão da pontualidade, de resto, depende de tantas variáveis que é onde caímos no fator sorte :).

Reply
Angie Outubro 11, 2018 at 1:29 pm

sorte foi ter encontrado você no avião sua linda!! amei te conhecer! vamos ver se um dia faço uma visita em Recife

Reply
Josiane Bravo Outubro 11, 2018 at 8:52 pm

Eu fui ano passado para a Europa de Tap e não tenho o reclamar, pelo menos a minha experiência foi tudo muito bom, a janta e o café da manhã deram para matar a fome, bem diferente da Air Europa hehe, voltei para o Brasil com essa companhia e ô comidinha meia boca.

Reply
Gisele Prosdocimi Outubro 12, 2018 at 12:37 am

Oi Angie, acho impraticáveis os preços da TAP, como você mesma disse, são exorbitantes, mas fazer o que, né? Gostei muito da minha experiência com a TAP também e fizemos Stop Over de 3 dias voltando de Bruxelas, acho que é um dos diferenciais desta cia, embora não ache todos os comissários simpáticos com os brasileiros. No meu vôo do Brasil para Portugal, dois deles, um rapaz e uma moça, foram bem irônicos com os passageiros e bem antipáticos, mas no mais foi bastante positivo. Acho que a cia deveria treinar melhor os comissários em relação ao atendimento dirigido aos brasileiros.

Reply
Angie Outubro 12, 2018 at 9:45 am

pois é, estou lendo muita gente falando a respeito do comportamento. no meu voo não vi nada, os que conversei eram BR. Não sabia desse de Bruxelas, ainda um destino que quero conhecer!

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: