ÁsiaTailândia

O peculiar templo branco da Tailândia com ícones da cultura pop

posted by Angie Setembro 10, 2014 3 Comments

O tempo branco, Wat Rong Khun, é um templo budista contemporâneo construído pelo artista tailandês Chalermchai Kositpipat, o qual usou o próprio dinheiro para iniciar a construção em 1997, sem pedir ajuda do governo, nem um café, nada. Depois de rodar o mundo, o artista voltou para a cidade natal e dedicou o resto da vida para criar este templo como uma oferenda à Buda.

O majestoso tempo branco da Tailândia
Foto: Ying Tong Low

Mas esse não é um templo qualquer, há um mix de arquitetura tailandesa tradicional (o estilo Lana) e cenas totalmente contemporâneas da cultura pop nerd, como o Batman, droids e naves do Star Wars, Super Homem, Transformers e cones de trânsito com crânios.
predador wat
“WAT como assiiiiim, não entendi”. Leia até o final pequeno gafanhoto.

A localização do templo é ao norte de Chiang Mai, próximo a fronteira com Burma, na cidade de Chiang Rai, famosa pelas trilhas na selva. Dá algumas horas para chegar lá e como eu ia voltar para Bangkok, não valia a pena nessa viagem. Fica para a próxima!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Na entrada, os visitantes são surpreendidos e bem recebidos por demônios e esqueletos e mensagens de “os perigos do fumo, da bebida” e etc.

templo branco Tailândia wat Rong Khun demonio
Foto: Rens van Gennip

templo branco Tailândia wat Rong Khun demonio whisky
S
e você estiver bêbado, não pode entrar | Foto: Borja Alonso

O templo é coberto com uma combinação de cal e pequenos espelhos para refletir a luz do sol e dar esse brilho de porcelana. O branco foi escolhido para representar a pureza de Buda e os espelhos simbolizam o dhamma de Buda, a verdade e os ensinamentos, uma indireta à humanidade, que deve observar a própria mente e espírito, e refletir gentileza aos outros.
templo branco Tailândia estatua wat Rong Khun
Foto: Kirk Chu

Filosofia budista, ensinamentos e até enigmas estão escondidos nas decorações e na arquitetura.
templo branco Tailândia globo wat Rong Khun
Foto: Soma Images

Para chegar no templo, há um “ritual de passagem”: você atravessa uma ponte pequena, sem proteção, chamada de Ciclo do Renascimento que está acima de um lago de mãos tenebrosas, diretas do inferno pedindo ajuda!

O majestoso tempo branco da Tailândia Wat Rong Khun,

Welcome to Silent Hill | Foto: Jennie Cowell

O majestoso tempo branco da Tailândia Wat Rong Khun ponte cranio
Foto: Lek Cha

Em seguida, vem o Gate of Heaven e seus Dawarabalas, guardiões: à direita o Rahu, que controla o destino dos homens e à esquerda está Morte, que controla a vida dos homens obviamente.
templo branco Tailândia wat Rong Khun guardioes
Foto: Paron Chatakul

Após cruzar a ponte, o visitante chega ao templo, a casa de Buda. E dentro dele: um mural louco louco

Transformers-star wars-Matrix-Wat-Rong-Khun-tailandia 2
Foto: Man on the lam

Vamos lá: George Bush, Osama Bin Laden, Kung Fu Panda, Michael Jackson, Neo, Freddie Krueger, Darth Vader, talvez o Bumblebee, Avatar, Hulk, Batman, Joker, um celular, Jigsaw. Ultraman, Spiderman, Superman, Angry Birds, Harry Potter, Jack Sparrow, as torres gêmeas, predador, um cano de gasolina, Doraemon, o race pod do Anakin, Millenium Falcon, um battle droid numa motinho…

Transformers-star wars-Matrix-Wat-Rong-Khun-tailandia
Foto: Man on the lam

Mas por quê tudo isso? Tudo isso para representar a “morte dos inocentes” com o Bush e o Bin Laden e como os heróis podem salvar o planeta (ou seja: fumação de pedra TOTAL).snoop

Transformers-star wars-Matrix-Wat-Rong-Khun-tailandia 3
ME SALVA BÁTIMA! Foto: Man on the lam

E um predador lindo do lado de fora!
wat-rong-khun-predador
Foto: Explore the Adventure

get to the choppa schwarzernegger
e é claro o <3 Schwarza

Próximo ao templo, no outro lado do lago, há um lugar chamada Gharavasa, “o bairro leigo”, com uma galeria de arte, um salão reservado onde a galera pode rezar e o “banheiro público dourado muito phyno. Esse edifício dourado é o oposto do templo branco e representa o corpo. A ideia do Charlemchai é mostrar que dinheiro e posses são insignificantes, o que vale são as coisas que você pode fazer com eles para iluminar o caminho da alma na outra jornada.

templo dourado Tailândia banheiros wat Rong Khun
Foto: Soma Images

O Wat Rong Chun tem previsão para ser terminado em 2070, um templo totalmente louco com significados profundos em cada detalhe.

templo branco Tailândia vista wat Rong Khun
Foto: Soma Images

Caminhar no meio dessas mãos é susse.

Significados tirados de Canvas of Light

Conseguiu identificar todas as referências pop no mural? Contae que eu quero ouvir!

 

 

 

Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

3 Comments

Lali Setembro 10, 2014 at 11:30 am

Que lugar LOUCO!! O cara era piradão, certeza que comeu uns cogumelos hauhauahuha Mas muito massa!!!

Reply
angie Setembro 10, 2014 at 7:11 pm

cogumelo é o início hauehaue

Reply
Dragões e templos em Chiang Mai Março 18, 2015 at 5:32 pm

[…] E temos este liiiiiiindo templo, o white temple!! Sério. não sei como que fica tão branco, haja tinta! Conheça mais sobre ele aqui > O peculiar templo branco da Tailândia com ícones da cultura pop […]

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: