Este guia mala de mão vai te ajudar a montar uma bagagem de mão prática e eficiente, garantindo que você tenha tudinho o que precisa durante sua viagem. Afinal, imagine o desespero que é e chegar no seu tão sonhado destino e perceber que esqueceu de algo importante. Ninguém quer, né?
Além disso, vou falar sobre as medidas da mala, peso e os itens permitidos em viagens nacionais e internacionais. Vamos lá?
Guia Mala de Mão: o que não pode faltar
Índice do Artigo
O que é a mala de mão?
Existem diversos tipos de bagagens para viagem, e a mala de mão é aquela que você pode levar com você na cabine do avião. É ideal para viagens curtas ou para quem quer evitar o despacho de bagagem e as possíveis taxas extras.
Além de economizar tempo no embarque e desembarque, a mala de mão permite que você tenha acesso rápido aos seus pertences mais importantes durante o voo. Sem falar que fica muito mais fácil a locomoção entre os destinos.
Medidas da mala de mão viagem nacional
Em viagens nacionais, as medidas da mala de mão podem variar de acordo com a companhia aérea, mas geralmente seguem um tamanho padrão:
No Brasil, a maioria das companhias permite bagagens de até 55 cm x 35 cm x 25 cm, incluindo alças e rodinhas, e um peso máximo de 10 kg. Dentro desse limite, você pode levar:
▢ Roupas e acessórios
▢ Produtos de higiene pessoal
▢ Dispositivos eletrônicos como celular, tablet e notebook
▢ Documentos importantes e itens de valor
O que não é permitido levar no avião
Em viagens nacionais, você pode levar líquidos acima de 100ml na mala de mão. Veja alguns exemplos neste Guia Mala de Mão de itens proibidos no avião:
- Objetos cortantes: facas, tesouras, alicates e outros itens pontiagudos ou cortantes não são permitidos na cabine.
- Substâncias inflamáveis: qualquer tipo de material inflamável, incluindo álcool 70%, isqueiros e explosivos.
- Baterias de lítio soltas: embora eletrônicos com baterias sejam permitidos, baterias de lítio soltas e muito grandes devem seguir regulamentações específicas e, em alguns casos, não são permitidas.
Medidas da mala de mão viagem internacional
Para viagens internacionais, as regras podem ser um pouco diferentes e mais rigorosas. As dimensões padrão são similares às das viagens nacionais, mas é sempre bom verificar as especificações da companhia aérea com antecedência. Normalmente, as medidas permitidas são 55 cm x 40 cm x 20 cm, com um peso máximo de 7 a 10 kg.
O peso da bagagem muda conforme a a classe da passagem que você comprou e não depende da distância. Já fui para o Japão com uma mala de mão com 10kg e tive que despachar porque o máximo era 10kg e ainda contaram o peso da minha mochila!
Além dos itens permitidos em viagens nacionais, você deve prestar atenção especial aos líquidos, que precisam estar em frascos de até 100 ml e dentro de uma sacola plástica transparente e vedada. Essa é uma das minhas dicas favoritas deste Guia Mala de Mão
Minha dica é comprar aqueles kits de viagem com potinhos transparentes que já vêm na medida certa. Eles são bem fáceis de encontrar em farmácias, mercados e bazares, e são perfeitos para você levar hidratantes, sabonetetes líquidos, shampoos e condicionadores. Além disso, coloque em um bolso de fácil acesso pois é necessário separar na segurança no aeroporto para passar no raio-x.
O que não é permitido levar em viagem internacional
Além dos itens proibidos em viagem nacional que mencionei anteriormente, a bagagem de mão em um avião com destino internacional sofre mais restrições. Confira os itens proibidos deste Guia Mala de Mão:
- Líquidos acima de 100 ml: como comentei antes, líquidos devem estar em frascos de até 100 ml e dentro de uma sacola plástica transparente.
- Armas de qualquer tipo: isso inclui armas de fogo, armas brancas, sprays de pimenta e itens que possam ser utilizados como armas.
- Explosivos e substâncias inflamáveis: itens como fogos de artifício, explosivos, produtos químicos corrosivos e inflamáveis são proibidos.
- Materiais restritos por segurança: alguns itens, como dispositivos eletrônicos maiores (baterias de alta capacidade), podem estar sujeitos à inspeção e aprovação especial.
- Alimentos não processados: como queijos não maturados, carne fresca, sementes e plantas sem aprovação da ANVISA.
Guia mala de mão: como organizar
Quando se trata de arrumar a mala de mão, a organização é fundamental para garantir que você tenha tudo o que precisa levar sem sobrecarregar a bagagem. Mas eu sei que nem sempre é fácil fazer essa organização mental do que levar e do que não levar.
Então, confira algumas dicas deste guia mala de mão para não esquecer nadinha e tornar esse processo menos estressante.
Confira a temperatura do destino: às vezes a previsão do tempo pode indicar apenas chuva, temperaturas negativas ou altas demais. Assim você já tem uma ideia melhor do que pode encontrar.
Faça uma lista: antes de começar a arrumar a mala, faça uma lista de tudo o que você precisa levar. Isso ajuda a garantir que você não esqueça nada importante. Mais para baixo te mostro um checklist Guia mala de mão.
Separe por categorias: divida os itens por categorias, como roupas, documentos, eletrônicos e produtos de higiene. Isso facilita a organização e o acesso rápido durante a viagem.
Aproveite os espaços vazios: uma dica de ouro é colocar itens menores, como meias, dentro de sapatos ou nos cantos da mala para aproveitar cada centímetro.
Priorize os itens essenciais: coloque os itens que você vai usar com mais frequência ou que são essenciais no topo da mala, para que fiquem facilmente acessíveis.
Guia mala de mão: checklist
Vamos agora aos itens essenciais do que levar na sua mala de mão para garantir uma mais viagem tranquila e com menos dores de cabeça.
Documentos e itens pessoais:
▢ Passaporte/Visto (se for uma viagem internacional)
▢ Carteira de identidade (viagens nacionais ou pelo Mercosul)
▢ Bilhetes de viagem (impressos ou eletrônicos)
▢ Seguro Viagem
▢ Cartões de embarque
▢ Dinheiro e cartões de crédito/débito
▢ Comprovantes de reservas (hotéis, aluguel de carro, etc.)
▢ Visto (se necessário)
Acessórios e eletrônicos:
▢ Celular e carregador
▢ Fones de ouvido
▢ Adaptador de tomada internacional (se aplicável)
▢ Tablet ou leitor de e-books (para viagens longas de avião)
▢ Notebook e carregador (se necessário)
▢ Power bank
▢ Chip e cartão de memória extra
Higiene e cuidados pessoais:
Lembre-se que estes itens precisam ser colocados em potes até 100ml dentro um plastiquinho transparente para inspeção no aeroporto em viagens internacionais.
▢ Escova e pasta de dentes
▢ Creme para o rosto e mãos (a pele ressaca muito no avião)
▢ Desodorante em creme ou roll-on
▢ Lenços umedecidos
▢ Medicamentos essenciais (com receita, se necessário)
▢ Absorventes
▢ Desinfetante para as mãos
▢ Máscaras faciais
Roupas e acessórios:
▢ Muda de roupa extra
▢ Meias e roupa íntima extra
▢ Óculos de sol
▢ Boné ou chapéu
▢ Par de sapatos leves
Dicas extras para organizar a mala de mão
▢ Organizadores de viagem: cada saquinho mantem tudo em ordem dentro da mala.
▢ Limite de ml: líquidos devem estar em frascos de até 100 ml e armazenados em uma sacola plástica transparente e vedada.
▢ Itens de valor: Mantenha itens de valor sempre na mala de mão ou bolsa e nunca despache
E se você pretende viajar para a Europa e quer dicas mais específicas do que levar na mala, minha dica é ler o meu artigo Como organizar a mala para 15 dias na Europa?
Nessa mesma linha, você pode ler também o artigo Mala para Paris na Primavera: o que levar e checklist.
Guia mala de mão: como economizar espaço
Viajar apenas com a mala de mão pode ser um desafio, mas muitas vezes vale a pena para economizar, fazer um mochilão ou uma viagem curta. Por isso, trouxe algumas dicas neste Guia Mala de Mão para você otimizar o espaço e levar tudo o que precisa:
Escolha roupas versáteis: escolha peças que possam ser combinadas de diferentes maneiras e que sejam apropriadas para diversas ocasiões. Cores neutras e peças de fácil combinação são ideais.
Use organizadores de viagem: eles ajudam a manter tudo em ordem e economizam espaço. Sacos a vácuo também são uma boa pedida para comprimir roupas volumosas.
Leve apenas o essencial: evite levar itens que você pode comprar no destino ou que não sejam realmente necessários. Pense no que você realmente vai usar e dispense o que não precisar.
Dobre as roupas de forma eficiente: use técnicas como a dobragem em rolinhos para maximizar o espaço. Enrolar as roupas também ajuda a evitar amassados.
Reduza o tamanho dos seus itens e acessórios do dia a dia: opte por versões menores de produtos que você usa diariamente, como necessaire de maquiagem, secador, chapinha, tudo que tiver uma versão menor, escolha!
No vídeo abaixo eu mostro como dobrar as roupas e organizar os tens neste guia mala de mão, clique para assistir:
E aí, pronto para organizar a mala e embarcar para a sua viagem com mais tranquilidade? Espero que minhas dicas do Guia Mala de Mão ajudem você nessa missão.
Para conferir mais conteúdos com este, continue me acompanhando aqui no blog!
Leia também: Alfândega no aeroporto: cotas e multas para compras no exterior e extravio de bagagem
Amei seu cheklist. Sempre esqueço as coisas quando vou viajar kkk!