Christchurch na Nova Zelândia é uma das cidades mais visitadas na ilha sul competindo pau a pau com Queenstown! A cidade foi atingida por um grande terremoto em 2011 e vários dos seus principais pontos turísticos ainda estavam em reforma em 2013 (pra você ver que não é todo país ~desenvolvido~ que se recupera em uma semana, só o Japão supremo). Passamos apenas um dia lá, mas deu pra ver muuuita coisa, veja o roteiro em Christchurch e o que fazer na cidade.
Roteiro em Christchurch na Nova Zelândia
Por muita sorte, eu troquei o meu intercâmbio de 2011 da Nova Zelândia para a Alemanha, pois se não tivesse trocado teria vivido o desastre em Christchurch, a cidade que eu havia selecionado para estudar. Uma escola de inglês com vários estrangeiros foi destruída durante o período de aulas 🙁
Para tentar “alegrar” esse cenário de obras, colocaram vários quadradinhos plásticos nas grades e as transformaram em murais coloridos!
Re:Start Mall
Vamos começar o roteiro em Christchurch por um “recomeço”!
Um dos pontos mais visitados é o Re:Start Mall, um shopping a céu aberto feito de containers de navio. Lojas de roupas, bancos e restaurantes usam as estruturas metálicas de forma inusitada e moderna. E não pense que é quente dentro não, cada uma tem ar condicionado!
Foi uma forma super criativa e rápida de botar os lojistas de novo no centro comercial, já que várias das lojas estavam em prédios que foram destruídos pelo terremoto. (80% foi pro chão).
Só tome muuuito cuidado com as gaivotas na ~praça de alimentação~ pois elas podem roubar o lanche da sua mão aeuahe E você achando que POMBA enche o saco!
Praça da Catedral
Um dos pontos mais visitados de Christchurch é a Praça da Catedral, onde fica um monumento gigante de alumínio chamado The Chalice (Cálice) que representa 42 plantas nativas kiwis.
A Catedral foi parcialmente destruída pelo terremoto de magnitude 7,1.(9 em diante é apocalíptico). Realizaram uma votação entre os moradores para decidir a nova arquitetura da casa de Deus e escolheram um modelo bem contemporâneo, pois não querem reconstruir um igual. Chega de viver no passado! E você acha que está pronta? NOPE! Ainda estão discutindo como irão construir em 2016…5 anos já e a reforma está na casa dos 67 milhões de dólares kiwis.
Esculturas e galerias de arte
Christchurch é cheia de esculturas a céu aberto e galerias de arte como Arts Centre e Art Gallery, ambas próximas ao Parque Hagley. No caminho encontramos muitas esculturas diferentes, como um gnomo platinado, porque ele merece um lugar neste relato.
Escultura na frente da casa da dislexia com bancos que falam. SIM! Você senta no banco, nessas estruturas metálicas, e escuta um som de uma menina falando….CORRAM PARA AS COLINAS. Só escultores doidos por aqui aheuahe
Hagley Park
Não esqueça de colocar o Hagley Park no seu roteiro em Christchurch! O Parque é muito grande e super bonito, cheio de árvores gigantes e aves. Ótimo para caminhar, andar de bicicleta e picnic! Foto de: Greg O’Beirne
Jardim Botânico
Os jardins botânicos de Christchurch ficam do ladinho do Parque Hagley. Flores e árvores de todo mundo estão aqui e claro mais esculturas bizarras haueahe
Assim que entramos no jardim botânico e demos de cara com essa parada aí. Funciona da seguinte forma: a criança de boné serelepe gira uma manivela que mexe com algum mecanismo, o qual jorra água em alguns rostos que giram enquanto um cara com olhos vendados no lago procura por algo. Agora imagina um som estridente de metal no fundo. Isso ai, nada terrorífico, durma bem minha criança.
Apesar disso, tem muuuita coisa bonita, como esta fonte aqui (foto de JohnstonDJ)
Várias sequoias foram plantadas no Jardim Botânico! Mas não tenho certeza qual delas foi plantada para celebrar o casamento de dois holandeses importantes. Agora o por quê foi plantada ali já não sei, só pra agradar visita mesmo ahuehaue
No site oficial do Jardim Botânico tem várias explicações e mapas do tesouro para brincar com as crianças no verão! O Jardim Botânico de Christchurch está aberto das 7am às 9pm todos os dias e a entrada é gratuita.
Canterbury Museum
Do lado da fonte do Pavão (aquela ali de cima) fica o Canterbury Museum! Várias exibições diferentes como o Terremoto, exposição de arte e uma atividade no futuro com óculos de realidade virtual. Aberto das 9.00 am – 5.00 pm e a entrada também é grátis! Acho que foi ai que vi esta jaqueta de madeira o.O
International Antarctic Centre
Praticamente do lado do aeroporto, fica o International Antarctic Centre, um local destinado a vida na Antártica! Mas qual o motivo disso? Pois bem, muitos voos saem de Christchurch para a Antártica! Muitos pesquisadores e programas kiwis, norte americanos e italianos tem os escritórios aí e guardam equipamento, roupas… Aí nada melhor do que aproveitar o espaço em transformar em um museu interativo com café, bar, lojas…
As atividades são bem variadas, desde andar no Hagglund (esse veículo articulado usado na neve) até uma sala de tempestade de neve!
Aberto das 9am-5.30pm e café 8am-5pm.
Preços: Adulto $59, crianças e jovens de $29 (5-15 anos), crianças com menos de 5 anos é grátis
Salve esta imagem no seu Pinterest para acessar o post Roteiro em Christchurch mais tarde e não esquecer das dicas! Conheça também os meus painéis de viagem!
Se este post te inspirou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso ? Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!Reserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking ou no Hostelworld e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB
Me julgue mas adorei as esculturas bizarras hahahaha. Curti bastante o roteiro pela cidade, abrange um pouco de tudo.
aehuae muito assustador gente, aqueles rostos girando loucamente
Adorei o roteiro! A Nova Zelândia parece ser um lugar meio diferentão, mas muito interessante. Essas fotos do jardim botânico, parece cenário de Senhor dos Anéis.Tbm curti as esculturas bizarras! kkkk
Que roteiro legal, Angie.. bem variado! E que tenso isso do terremoto, realmente só o Japão tem uma mágica pra reconstruir tudo tão rápido, né? hahahah
Adorei que eles colocaram os paines criativos se misturando com as construções, uma forma alegre mesmo de seguir em frente depois da tragédia.
Engraçado porque quando eu penso na NZ, já imagino os cenários Senhor dos Anéis, hahahaha. Deixando de lado as áreas mais urbanas que devem ser muito legais também. Adorei os painéis e o roteiro. 🙂
com ctz!! da pra ver muuuita coisa do LOTR na ilha sul!
nunca tive muita vontade de ir por esses lados, mas dia desses tava vendo um vídeos de uma youtuber fazendo intercâmbio na NZ e fiquei com muita vontade de conhecer, parece um pouco aqui na Inglaterra, espero poder ir no futuro, adorei as fotos ?
tem muita influencia da Inglaterra, eles comemoram o Queen’s day também aheuahe lutaram na guerra com a Inglaterra e tudo mais!
NZ é sonho de consumo, lugar que queria viver! Adorei o roteiro, Angie!
Poxa, que “sorte” voce teve em trocar o lugar do intercâmbio. O bom foi que você conseguiu ver o pais se reconstruindo e isso mostra muito sobre os lugares. Adorei por exemplo os painéis coloridos “escondendo” as obras. Uma tentativa de alegrar e mostrar que existem coisas boas apesar da tristeza do desastre… E fiquei louca na escultura na frente da casa da dislexia com bancos que falam. Queria muuuuito ouvir a guria falando ahahaha
Que gracinha de cidade! Nova Zelândia me encanta há anos, mas acabei indo ver as montanhas e lagos de outros países por causa da distância e custo de voos. Quem sabe surge uma promo e eu aproveito as dicas daqui…
ah sim com ctz! tem que ir pra fazer escala na austrália ahueaheua