O que fazer em um roteiro em Zurique? Zurique é uma daquelas cidades que você se apaixona de cara. Arquitetura incrível, transporte mega eficiente, muitas coisas legais pra fazer!
Confira o meu roteiro em Zurique de 2 dias: clássico e alternativo para você aproveitar bem a cidade! Também assista ao vídeo!
Roteiro em Zurique 2 dias: o melhor da cidade
Índice do Artigo
Zurique originou-se dos assentamentos celtas e depois romanos, tornou-se cidade imperial no séc. 13 e permaneceu fortificada até o século 19. Sua economia se baseava no artesanato têxtil, depois virou industrial e hoje no setor financeiro.
A cidade oferece uma ampla gama de opções de hospedagem, desde alternativas econômicas e simples até hotéis luxuosos de cinco estrelas. Tudo depende do tipo de viagem que você deseja fazer e do orçamento disponível. Afinal, o custo de vida na Suíça, de modo geral, é bastante elevado.
Zurique é mundialmente reconhecida como uma das melhores cidades para se viver. Isso se deve à sua excelente infraestrutura, que beneficia tanto turistas quanto moradores, com um ótimo sistema de transporte público, inúmeros teatros, galerias de arte e eventos ao longo do ano. Você vai poder ver um pouquinho disto neste roteiro em Zurique!
Qual é a melhor época para visitar Zurique?
A resposta a essa pergunta depende do que você procura. Durante o verão, de junho a agosto, a cidade oferece um clima agradável e diversas atividades ao ar livre, como passeios de barco no Lago de Zurique. No inverno, de dezembro a fevereiro, Zurique se transforma em um cenário de conto de fadas, com encantadores mercados de Natal e pistas de patinação no gelo.
Na primavera e no outono, de março a maio e de setembro a novembro, há menos turistas e as temperaturas são mais amenas. Nessas “meias estações”, você encontrará um clima agradável e preços mais acessíveis para explorar a cidade.
Eu fiz esse roteiro em Zurique no mês de junho!
Como chegar em Zurique?
De avião: Chegar a Zurique a partir do Brasil é simples. Há voos diários das principais capitais brasileiras, que fazem conexões na Europa, facilitando a viagem. Companhias aéreas como KLM, Lufthansa e TAP oferecem rotas partindo de São Paulo e Rio de Janeiro, com escalas em cidades como Amsterdã, Frankfurt e Lisboa, respectivamente.
De trem: A Estação Central de Trens de Zurique está localizada no coração da cidade, próxima a muitos hotéis, o que facilita o acesso. Os viajantes podem verificar horários, preços e comprar passagens de trem de forma fácil e segura pelo site da SBB (companhia ferroviária suíça) e pelo site da DB (Deutsche Bahn), que oferece informações detalhadas sobre horários de trens na Europa.
Para visitar a Suíça é necessário fazer seguro viagem, veja como funciona!
Roteiro em Zurique dia 1: o básico clássico
Começando o nosso roteiro em Zurique, recomendo fazer o tour do departamento de turismo da cidade, que custa 25CHF e para quem tem o ZürichCard, o cartão de descontos e de transporte público, paga metade.
O ponto de partida da cidade é a Estação Central, a Hauptbahnhof, a maior do país e que recebe em torno de 400 mil pessoas todos os dias (mais que todos os moradores da cidade). Aqui você pode pegar Tram, S-Bahn e também trens para outros países. O edifício por si só é um encanto em estilo renascentista.
Dali seguimos pela Bahnhofstrasse, uma rua construída sobre o antigo fosso forticado de Zurique, até a Altstadt, o centro histórico. Prédios antigos, casas medievais, bandeirinhas, ruelas estreitas, igrejas. O melhor aqui é se perder e admirar cada cantinho lindo da cidade!
O Centro Histórico fica bem pertinho dos principais pontos turísticos da cidade, como por exemplo as 4 Igrejas do Centro Histórico (a Fraumünster, Grossmünster, Predigerkirche e a St. Peter) e a famosa rua comercial Bahnhofstrasse.
Uma hora ou outra você vai dar de cara com às margens do rio Limmat e suas águas transparentes!
O Rio Limmat é um dos principais rios de Zurique e desempenha um papel crucial na vida da cidade. Ele nasce do Lago de Zurique, fluindo em direção ao norte e atravessando o centro da cidade antes de seguir em direção a Baden e desaguar no Rio Aare. O Limmat é conhecido por suas águas limpas e claras, sendo um local popular para atividades recreativas, como natação, remo e passeios de barco.
Durante os meses mais quentes, as áreas de banho públicas ao longo do Limmat, conhecidas como “Badis”, tornam-se pontos de encontro populares. O Limmatquai, uma rua ao longo do rio, é famosa por suas lojas, restaurantes e uma animada vida noturna. Não pode ficar de fora do seu roteiro em Zurique hein!
Não deixe de passar no Lindenhof, um parque cheio de tílias encantador que oferece uma das vistas panorâmicas mais bonitas da cidade. Aqui ficava uma fortaleza e destruída pelo povo local como forma de mostrar que estavam livres do governo estrangeiro (não me lembro o qual exatamente).
Hoje, é um lugar popular para moradores e turistas relaxarem, fazerem piqueniques e desfrutarem da vista. Além disso, o parque é frequentemente palco de eventos culturais e jogos de xadrez ao ar livre, acrescentando à sua vibrante vida comunitária.
As igrejas tiveram um papel importante na cidade. A maior é a Grossmünster com suas duas torres e em estilo românico e neo gótico construída em 1220. A maior das 4 igrejas principais, é uma das mais visitadas e tem entrada gratuita. Suas torres gêmeas são um marco famoso na cidade, supostamente construída sobre o túmulo dos santos padroeiros de Zurique. Se você for capaz de encarar uma subida com 200 degraus até a Torre Norte, é possível ter uma vista linda da cidade. É a principal igreja deste roteiro em Zurique!
A outra é a St. Peterskirche do século 9 ao ladinho do Lindenhof e com o maior relógio da Europa com 8,7 m de diâmetro e 5 sinos, um delea com 6 toneladas o.O A igreja tem uma história incrível, datando de mais de mil anos atrás e é conhecida por ter o maior relógio de torre da Europa! Lá dentro, o clima é de paz e contemplação, com belos vitrais e uma arquitetura gótica de impressionar
E a última a Fraumünster localizada na Münsterhof, um convento de 853 que virou igreja em 1250. Embora parte da construção original tenha sido demolida no século XIX, a Fraumünster ainda preserva algumas partes originais, como uma cripta subterrânea.
Hoje, a igreja é famosa por seus vitrais coloridos desenhados por Marc Chagall (um dos pintores mais importantes do Surrealismo), que foram incorporados à decoração na década de 80. Além disso, você pode ver por lá um órgão com mais de 5.000 tubos 😱.
Maquete gigantesca de Zurique mostrando as antigas fortificações e que demorou 22 anos para ficar pronta!
Roteiro em Zurique dia 2: o alternativo do lixo ao luxo
Essas atrações você pode conhecer no seu segundo dia, confira o roteiro em Zurique!
Sim, Zurique também tem um lado alternativo e cool, excelente para quem ama arquitetura, design, tecnologia e arte urbana!
Começamos por Zurich West, um antigo bairro cheio de indústrias abandonadas que foram reformadas em bares, restaurantes, lojas e apartamentos com aluguéis de até 5 mil francos por mês!! Do lixo ao luxo baby!
O principal ponto é o Im Viadukt, um antigo viaduto reformado com várias lojas de decoração e moda e mercados com produtos orgânicos, peixes, carnes… É tipo um hub de lojas, restaurantes, cafés e galerias, tudo num lugar só. Dá pra passar horas explorando as lojas de moda, arte e artesanato, e ainda dar uma parada para uma comidinha delícia em um dos restaurantes. E não para por aí, sempre rolam eventos culturais e feiras por lá, então é sempre uma bagunça boa! Vale muito colocar no seu roteiro em Zurique!
O interessante é que essa ideia surgiu como um incentivo à recuperação de pessoas viciadas em drogas lá na década de 80. Zurique não proibiu o consumo de drogas, dava até seringas descartáveis para a galera e também criou centros de recuperação e em seguida escolas técnicas. Aí a galera encontrava empregos ou criava seu próprio negócio, tudo isso em Zurich West. Foi uma das melhores formas de lidar com o problema e transformar em algo positivo sem derramar sangue com cartéis, traficantes, consumidores etc.
Depois caminhe até a loja Freitag (famosa por fazer bolsas e acessórios com material reciclado), feita totalmente de conteiners e que você pode subir até o topo para uma vista incrível de Zurique! A Freitag Tower é um daqueles lugares em Zurique que faz a gente pensar “como é que ninguém teve essa ideia antes?”. É uma torre muito diferente, construída totalmente com contêineres de transporte. No topo da torre tem um café charmoso, com uma vista incrível de Zurique. Vale o clique, viu?
Do ladinho fica um jardim com um restaurante chamado Frau Gerolds Garten, relativamente barato se quer um almoço rápido ou happy hour agitadinho! Gostei bastante, vale a pena adicionar no seu roteiro em Zurique!
Museus em Zurique
Zurique tem mais de 50 museus e mais de 100 galerias de arte e vários deles gratuitos! Recomendo o Landesmuseum (o museu nacional da Suíça)! Outras opções gratuitas: coleção Arqueológica da Universidade de Zurique, Museu do Futebol, Biblioteca de Zurique, Jardim Botânico, Museu Antropológico, Palaeontological Museum, City gardens…
Destaques dos museus para adicionar no seu roteiro em Zurique!
Museu da FIFA: Se você é fã de futebol, não pode deixar de visitar o Museu da FIFA! Lá dentro, é possível encontrar uma coleção incrível de troféus, artefatos históricos e exposições interativas que contam a história desse esporte que mexe com o coração de tanta gente no mundo todo. Compre o Ingresso para o Museu da FIFA
Museu Lindt Home of Chocolate: essa atraçao é perfeita para quem AMAAA CHOCOLATE!! Experimente o mundo do chocolate com todos os seus sentidos – desde sua história até sua produção e importância cultural.Aqui há muitas exibições e degustações ilimitadas de chocolate. Sim, ILIMITADAS!! Compre o seu ingresso Museu Lindt Home of Chocolate
Onde se hospedar em Zurique
Zurique tem diversos hotéis maravilhosos e no centro da cidade além de hostels muito bons e com preço justo! Vale a pena dar uma conferida nestes, achei o preço bom e bem avaliados e que casam bem com o roteiro em Zurique!
- Motel One Zürich
- H+ Hotel Züric
- Zurich Youth Hostel – ficamos neste em um quarto de casal, veja o review
Veja mais opções de hospedagem no meu artigo Onde ficar em Zurique: hotéis e melhores bairros
Gostou destas dicas e atrações do roteiro em Zurique?
Salve esta imagem no seu Pinterest!
Zurique combina com estas cidades!
ROTEIRO EM LUCERNA: O MELHOR EM 2 DIAS!
BERNINA EXPRESS: TREM PANORÂMICO NA SUÍÇA!
CONHEÇA CHUR: A CIDADE MAIS ANTIGA DA SUÍÇA!
MONTE PILATUS: PASSEIO INCRÍVEL NA MONTANHA DOS DRAGÕES!
Assista o vídeo roteiro em Zurique
leia também mais coisas da Suíça: ROTEIRO NA SUÍÇA: 15 DIAS DE VERÃO NOS ALPES! e AS 4 LÍNGUAS DA SUÍÇA, CIDADES E PRONÚNCIAS
Adorei, Angie! Vendo suas dicas descobri que na minha visita à Zurique ficou faltando apenas visitar o Im Viadukt e a Freitag… Acho que até que me sai bem então! Rss… Dicas anotadas para uma próxima parada! 😉
precisa voltar!
obrigada Angie, o seu roteiro me ajudou muito, estou bem ansiosa pra conhecer Zurique; Beijos
As suas fotos desta viagem estão lindas, lindas, lindas! Cada lugar..! Adorei acompanhar “ao vivo” pelo Instagram.
Adorei, Angie! Cada lugar mais lindo que o outro, todo post aumentar minha vontade de conhecer a Suíça. <3
Que cidade mais linda! Ainda quero conhecer!
Ai gente, sou doida p conhecer a Suiça!! e amei esse roteiro alternativo, tão dificil encontrarmos opções menos comuns das rotas turisticas tradicionais 😀
vale muito a pena fazer o alternativo, tem bastante coisa legal
Encantada com esses seus posts sobre a Suíça!
Muito legal esse roteiro por Zurique, atrações bem variadas!
AI, cada canto lindo na Suíça! Tô doida pra conhecer o país, e Zurique tá na minha lista! O roteiro ficou demais, Angie! Fiquei sonhando com essa viagem já!
Adorei esse parte alternativa e gostei de como eles fizeram uso do espaço, mas é muito museu, eu iria ficar louca tendo que escolher só alguns pra ir, amei ad fotos, divando muito na Suiça.
E aquela vontade de ir pra Zurique como faz? O roteiro ficou fantástico mesmo, fotos lindas e os lugares bem diversificados, acho que deu pra conhecer bem a cidade <3
Das cidades suíças que conheço, Zurique foi uma das que menos me encantou. Mas não conheci esse lado alternativo, então terei que lhe dar uma segunda oportunidade