Notas antigas de libra esterlina Inglaterra: como trocar

0
16

Notas antigas de libra esterlina da Inglaterra são quase impossíveis de trocar nas casas de câmbio no Brasil ou estão pagando muito menos do que valem. Várias cédulas de 50 libras foram falsificadas, então o governo do Reino Unido remodelou as notas em 2022 para evitar prejuízos e aumentar a segurança.

Se você tem uma viagem ao Reino Unido, pode ser uma boa levar as notas antigas de libra esterlina que ficaram guardadas no cofre. As notas irão parar de circular no dia 30 de setembro de 2022, por isso, recomendo trocar o quanto antes. Fique atento que as lojas não são obrigadas a aceitar essas notas antigas de libra esterlina.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Confira as dicas para reconhecer notas antigas de libra esterlina, como evitar falsificações e como usá-las em suas compras no Reino Unido.

Notas antigas de libra esterlina na Inglaterra: como trocar

Moeda da Inglaterra

Todo o Reino Unido (United Kingdom) utiliza a libra esterlina, conhecida como pound ou GBP. No entanto, cada nação emite a sua própria nota com design diferente. A nota mais reconhecida e utilizada mundialmente é a nota de libra esterlina da Inglaterra. Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte aceitam a nota inglesa, no entanto a maioria dos ingleses não aceitam notas emitidas nas outras nações do UK.

Como reconhecer as notas antigas de libra esterlina

Aquelas notas com o rosto da rainha, uma fita holográfica e de papel são do modelo antigo e foram emitidas pelo banco da Inglaterra.

Observe a marca dágua de 20 ou 50 no lado esquerdo da nota, o holograma com o número 20 ou 50 na parte metalizada. Também há um pequeno relevo no ombro da rainha onde está escrito o valor da nota.

notas antigas de libra esterlina como trocar
notas antigas de libra esterlina como trocar

Como trocar as notas antigas de libra esterlina

Normalmente as notas antigas de libra esterlina são trocadas apenas no país de origem pois não perdem o seu valor, afinal, dinheiro é dinheiro, desde que estejam em boas condições. O Bank of England diz que irá trocar as notas mesmo após 30 de setembro de 2022.


Até 30 de setembro de 2022 você poderá usá-las no comércio e algumas lojas no Reino Unido ainda estão aceitando estas notas como pagamento. Já no Brasil, há relatos de que algumas casas de câmbio podem trocar, mas aí você perde até 20% nessa troca. Estão pagando menos nessa nota!

Eu recebi as notas inglesas e consegui fazer o pagamento normalmente nas lojas de um outlet aqui em Edimburgo.

Para trocar as notas antigas de libra esterlina, é possível depositá-las notas normalmente na sua conta bancária britânica ou usadas no Post Office (correios). Você também poderá enviá-las pelo correio para o Bank of England, no entanto, pode haver o risco de serem furtadas.

Se você não é residente no UK mas tem algum amigo morando no Reino Unido, aproveite para trocar com ele.

Após a data, será possível trocá-las somente no Bank of England, então tente usar o quanto antes! O endereço é BOE’s London headquarters na Threadneedle Street e você precisará preencher um formulário. Veja todo o procedimento aqui no site oficial do Bank of England

Cuidado com notas falsificadas da Inglaterra

Caso esteja comprando libras em uma casa de câmbio, não aceite as notas antigas, peça apenas os modelos novos e compre apenas em casas de câmbio confiáveis.

Confira algumas características das notas de libra verdadeiras

  • Veja o holograma na descrição do valor da nota: irá mudar de Five, Ten, Twenty ou Fifty para a palavra escrita Pounds
  • Olhe contra a luz no monumento de cada nota se ela irá mudar de cor no frente dourado, no versão prateado.
  • A nota de £20 tem um torre dourada e um retângulo azul, enquanto a nota de £50 tem um detalhe dourado e verde.
  • Confira o retrato da rainha contra a luz e escrito Bank of England ao lado
  • Passe a mão para ver o relevo nas palavras Bank of England no canto direito da nota, sob os números 5, 10,20 e 50
  • Confira a espessura da nota e material.
notas falsas libra esterlina como reconhecer
Como reconhecer notas de libra esterlina falsas


Se desconfiar de qualquer coisa, peça outra.

Cartão de débito viagem Inglaterra

ATENÇÃO!!! Poucos lugares aceitam notas antigas de libra esterlina e é muito mais fácil fazer pagamento em cartão, tanto nas lojas, restarauntes quanto nos metrôs e ônibus. Aliás, todo o Reino Unido é muito a favor do cartão!

Uma solução muito interessante para levar dinheiro na sua viagem Inglaterra é utilizar o cartão pré pago da Wise. Você pode receber o seu cartão no endereço do Brasil, enviar dinheiro para a sua própria conta antes da viagem e fazer pagamentos em cartão em qualquer lugar do mundo com a bandeira Mastercard.

Além disso, você poderá receber dinheiro de vários países e guardar naquela moeda pois terá códigos bancários de cada país. Dessa forma, se você recebe em dólar americano, você poderá viajar aos EUA e gastar nessa moeda… ou se acabar as outras moedas, usará a conversão do dia para realizar os pagamentos. Eu gosto muito! Faça a sua conta na Wise!

Notas novas de libra esterlina da Inglaterra

As notas atuais de £20 foram lançadas em 2020 com o desenho de JMW Turner e £50 com o Alan Turing. Ambas são de polímero, mais resistentes à sujeira e à poeira e possuem detalhes que podem ser reconhecidas pelo toque.

notas novas libra esterlina Inglaterra
notas novas libra esterlina Inglaterra

Gostou destas dicas para trocar notas antigas de libra esterlina?

notas novas de libra esterlina
notas novas de libra esterlina
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here