Pula, uma das maiores cidades na penísula com a fronteira italiana, está se destacando por suas ruínas romanas, praias azuis e menos concorridas como o sul da Croácia. Essa região é chamada de Ístria e se parece muito com a Itália (fazia parte do país até 1947, antes foi dos venezianos e austríacos): diversos vinhedos, oliveiras, cidades pequenas com fortes medievais. Muita gente fala italiano e inglês além do croata. Confira o que fazer em Pula na Croácia e veja o vídeo!
O que fazer em Pula na Croácia
Coliseu de Pula
Pula foi fundada por romanos e há ruínas por toda a cidade. O destaque é a Arena, um anfiteatro do século 1 durante o Império de Vespasiano, onde acontecia batalhas de gladiadores para 20 mil pessoas mais ou menos. Seria como um “pequeno Coliseu de Roma”, porém com muito menos turistas, uma estrutura mais simples e linda e fica aberto até às 8 da noite ( em julho e agosto até a meia noite!), o que significa poucas filas.
Hoje são realizados shows, festivais, cinema e até algumas batalhas encenadas de gladiadores chamada “Spectacvla Antiqva”. A entrada custa 25 kuna.
Aliás, durante o verão são realizados diversos eventos de música e luzes na cidade. Não perca os guindastes iluminados no porto Uljanik!
Centro histórico
Templo de Augusto
Ao lado do anfiteatro fica o Fórum Romano (hoje a praça principal) onde está localizado o Templo de Augusto, o qual foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, reconstruído e atualmente abriga uma coleção de esculturas de mármore e bronze. A entrada custa 10 kuna.
Museu de Arqueologia da Ístria
No Museu de Arqueologia da Ístria há diversas peças da era ilíria, romana, do bronze e em espacial as origens do alfabeto eslavo conhecido como escrita glagolítica.
Túneis Zerostrasse
Ao lado fica o Zerostrasse, túneis construídos durante o monarquia astro-húngara antes da Primeira Guerra Mundial. Eles conectavam os 4 lados da cidade, armazenavam munições e protegiam a população da cidade durante bombardeios (em torno de 6 mil pessoas).
Pula era o principal porto da frota naval e por isso fortificaram toda a cidade: fortes, artilharia…
Depois a Ístria ficou sob domínio italiano, o qual expandiu os túneis e criou abrigos “atômicos”. Durante a Segunda Guerra Mundial os túneis e abrigos poderiam proteger mais de 50000 pessoas!
Outra ruína importante é o Arco de Sergii construído em 31 a.C. e entrada do centro histórico e diversas lojas da rua Sergijevaca. Aqui também há muitos restaurantes e cafés.
Fortaleza de Pula
Os túneis também dão acesso ao Forte no morro Kaštel que oferece uma vista muito bonita da cidade e abriga o Museu de História Marítima da Ístria. Foi construído sob o domínio de Veneza em 1630 com várias pedras das ruínas de um teatro ali perto. Dá pra caminhar ao redor da fortaleza, ver o anfiteatro e o porto e descer até algumas ruínas. A entrada para o museu custa 20 kuna.
Praias azuis!
Na península de Verudela há diversos hoteis meio “resorts” muito próximo das praias de pedrinhas. Nós ficamos no centro da cidade e fomos até Verudela de ônibus (11 kunas). As linhas 3 e 4 vão até o último ponto e fazem o retorno passando pelo centro. Se estiver de carro, há um estacionamento grande.
Quase não há ondas no mar, a água é gelada e muito transparente, ótima para snorkel, mergulho e SUP.
A praia mais próxima do ponto de busão se chama Ambrela e possui banheiros e chuveiros, além de uma “proteção” de boias e escorregador inflável pago para as crianças. Também há um pequeno canion (Kanjon) de 20 metros onde muita gente pula, muito perigoso.
Outras praias bonitas são Punta Verudela (mais lotada e com hoteis), Puntižela e Gortanova uvala (ambas pequenas e rodeada por árvores) e Zlatne stijene (sem as pedrinhas e com uma pedra grande)
O que comer em Pula
A gastronomia italiana é presente em Pula e com algumas adaptações croatas: pizza, pasta e gelato por todo lugar. Pratos com peixes, lulas e frutos do mar são ótimo devido ao porto da cidade e muito mais baratos que ao sul da Croácia. Um dos pratos locais é o fuži pasta: uma massa fina enrolada e cozida, formato parecido com o canolo. Pode ser servido com molho de trufas brancas.
As bebidas mais tradicionais são o vinho branco de uvas malvasia e rakija, um aperitivo feito de mel e frutas fermentadas.
Onde ficar em Pula
Se você quer ficar perto das praias, escolha se hospedar na Península Verudela. Ficar no centro histórico facilita a sua vida pra conhecer as ruínas e museus e possui várias opções em hotéis e hostels.
Veja hoteis para ficar em Pula
Assista o vídeo PULA EM 2 MINUTOS
Confira também os vídeos de Zagreb (capital de Croácia) e Zadar.
leia também
Extraordinário adorei seu post muito interessante vc arras com seus posts já estou curiosa para o próximo rsrs.
Bjs
que lugar lindo Angie, e essa praça com ruínas bem no meio da cidade é fantástica. Vontade de conhecer esse local e as praias parecem ser ótimas também.
Apaixonei. Amo praias e se for em destinos com ruínas ainda, ótimo. Dica super anotada, pois essa viagem está nos meus planos.
Não sabia da existência desta linda cidade co nome engraçado e ao ver a primeira imagem pensei que fosse o Coliseu de Roma! Uma bela descoberta!
As ruínas romanas estão por toda a parte e com a Croácia não poderia ser diferente! Amo essas ruínas e tenho vontade de ir visitando todas e riscando a listinha. Legal de Pula é que você ainda tem belas praias. Curti demais o post e as dicas.
Que delícia de cidade e que nunca tinha ouvido falar. Estamos pensando em ir para a Croácia em 2019, quem sabe Pula entra no nosso roteiro :).