Zagreb é uma cidade muito legal para explorar a pé e pode ser conhecida em 2 dias completinhos. Por todo lado há prédios incríveis, comida boa e história. Apesar de ser a capital da Croácia, achei bem mais barato que suas cidades litorâneas e turísticas. Assista o vídeo e confira as dicas de Zagreb!
Zagreb: a charmosa capital da Croácia!
Visto para Croácia e moeda
A Croácia está fora da Zona Schengen, então você ganha um visto de 90 dias assim que entrar no país. Não tive problemas para entrar via terrestre com meu passaporte brasileiro, não me fizeram perguntas, nada.
A Croácia não faz parte da zona do euro e a moeda da Croácia é a kuna. A cotação nas lojas de câmbio não variava muito e o comum é 7 kunas = 1 euro (junho 2018).
Alguns preços em kunas de Zagreb para vocês terem uma ideia
Cerveja Ožujsko: 17
Litrão cerveja 2l mercado: 25
Hamburguer delícia: 35
Carne, arroz, fritas: 44
Passagem de tram: 4
Tudo está em croata (alguns cerdápios em outras línguas) porém todos falam inglês e aceitam cartão.
Roteiro em Zagreb
Este roteiro pode ser feito a pé tranquilamente e abrange as principais atrações da cidade.
Praça Ban Jelačić
O centro da moderna Zagre está situada pertinho da Catedral, serve como centro comercial da cidade desde 1641 e ponto de encontro da galera já que possui muitas paradas de tram. A maioria dos prédios ao redor são do século 19 e apresentam diversos estilos, desde Art Nouveau a Pós Modernismo.
A estátua do governador Jelačić foi colocada pela primeira vez em 1866, retirada pelos comunistas em 1947 e retornou após petição pública em 1990. Jelačić governou a Croácia de 1848 a 1859, aboliu a servidão e fez as primeiras eleições para o parlamento croata. É herói nacional e possui seu rosto estampado na nota de 20 kunas.
Em outro lado da praça fica a fonte Manduševac que fornecia água potável até o século 19. Reza a lenda que as bruxas se encontravam aqui e que talvez o nome da cidade tenha sua origem aqui. Um líder croata retornou de uma batalha num dia quente e pediu água a uma guria chamada Manda. Em croata o “pegar água” é “zagrabiti”. Aí a fonte ficou com o nome da guria e a cidade com água ahuehaue
Catedral
Localizada na região alta de Kaptol, a catedral de Catedral da Assunção da Sagrada Virgem possui duas torres características e estilo neo gótico. Surgiu lá em 1094, teve diversas alterações durante os séculos e também sofreu com terremoto. O interior é muito bonito, porém só pode entrar com “roupas adequadas” que cubram os joelhos e ombros.
Ao redor da catedral foi construído um muro de defesa com torres circulares para proteger a cidade das invasões otomanas. Foi erguido em tempo recorde em apenas 9 anos e finalizado em 1521. Hoje é uma das mais bem preservadas defesas em estilo renascentista da Europa.
Mercado de Dolac
O mercado a céu aberto de Dolac é um dos pontos altos de Zagreb, já que você pode ver uma variadade de frutas, legumes, peixe, carne, flores, artesanato, roupas… tem de tudo! O espaço para o mercado surgiu no século 20 quando o governo derrubou todas as casas da região Dolac.
As ruas ao redor do mercado são muito charmosas e logo você chega na rua Tkalčićeva.
Tkalčićeva
A região de Tkalčićeva é cheia de bares, cafés, restaurantes e cervejarias em sobrados coloridinhos, um dos principais pontos para curtir a noite. Uma das ruas mais charmosas da cidade.
Uma das estátuas da rua é da Marija Zagorka, a primeira jornalista mulher da Croácia e escritora de vários contos.
Subindo estas escadinhas na esquerda da rua, atrás dos restaurantes, você chega na Radićeva.
Radićeva
Esta ruazinha conecta a cidade alta com o mercado e está repleta de prédios bonitinhos, antigamente o centro comercial da cidade, onde o primeiro banco foi aberto. Uma das atrações é estátua de São Jorge demonstrando respeito pelo dragão que matou.
Mais a frente fica a Stone Gate, a única entrada para a cidade da Idade Média que ainda está de pé. Abaixo do arco há uma capela dedicada à Virgem Maria, a padroeira de Zagreb, e uma das pinturas foi miraculosamente salva de um incêndio de 1731. Ao lado fica a farmácia mais antiga de Zagreb fundada em 1355 onde, provavelmente, trabalhou o filho de Dante Alighieri.
Praça São Marcos
Com toda certeza uma das igrejas mais charmosas que já vi! A estrutura da igreja de São Marcos é do século 13, algumas partes foram adicionadas no século 14 como as estátuas e o teto gótico, e algumas coisas em estilo neo gótico no séc.19. Acredito que não é possível visitar o seu interior, mas vimos uma portinha na lateral que dá pra bisbilhotar um pouco. Muito simples por dentro com poucos bancos e um grande crucifixo sob o altar.
O telhado é todo colorido e de mosaico: o primeiro brasão simbolisa o Reino Triune da Croácia, Dalmácia e Eslavônia e a outra o símbolo de Zagreb (com o castelo em branco).
Ao lado da igreja fica o Parlamento e a Casa do Primeiro Ministro, quando fui tinha um monte de jornalista entrevistando políticos aheuahe
Aqui pertinho também fica o Museu de Arte Naïve, também conhecida como arte primitiva que está conectada aos artesões que se tornaram profissionais. As peças possuem proporções das formas e perspectivas incomuns.
Torre Lotrščak
A única torre que restou das fortificações do século 13 possuía sinos que chamavam as pessoas para retornar à cidade ao escurecer, pois os portões eram trancados a noite. Hoje possui um canhão que atira todo dia ao meio dia, uma tradição que inicou no Ano Novo de 1877. Reza a lenda que o canhão foi um presente do rei húngaro Bela IV pela proteção contra os tártaros e que devia ser atirado todo dia para não enferrujar.
Ao lado fica o funicular que facilita a vida de muita gente que não pode subir os degraus ao lado. Foi o primeiro transporte público de Zagreb, antes mesmo dos trans puxados por cavalos. Funciona de 10 em 10 minutos e é patrimônio cultural da cidade. A vista da cidade dai é incrível!
Praça Zrinski
Essa foi a praça mais bonita que encontrei em Zagreb, super bem arborizada com diversas fontes e eventos! Nos três dias que estive lá teve evento das crianças e um outro de música. Encontrei muita gente descansando no gramado ou fazendo picnic.
A primeira fonte da cidade foi instalada aqui em 1878 e é apelidada de cogumelo. Ao redor da praça você encontra o Museu Arqueológico (o prédio amarelo abaixo), a Galeria de Arte Moderna e o HAZU a Academia Croata de Artes e Ciências.
Teatro Nacional da Croácia
Localizado na Praça da República, o teatro possui um estilo neo barroco criado por dois arquitetos de Viena. Abriu oficialmente em 1895, possui um repertório bem diferente e reune as escolas de opera, balé e drama.
Casa Kalina
Esse prédio me chamou muito a atenção quando me perdi pelas ruas de Zagreb. Achei encantador os azulejos no estilo art nouveau ao lado da varanda e entre as janelas na esquina da rua Masaryk. A primeira linha em marrom é de azulejo também e dá esse efeito 3D
Hotel Cápsula
Eu me hospedei em um hotel cápsula praticamente no centro de Zagreb por 16 euros a noite! Veja como foi a minha experiência aqui: COMO É DORMIR NUM HOTEL CÁPSULA NA CROÁCIA
Gostou destas dicas de Zagreb? Comente!!
Assista o vídeo
Salve no seu pinterest
Leia mais:
Adoro seu site!! Lendo hoje o post sobre a Criácia só me fez dar mais vontade de conhecer esse país, ainda não tive oportunidade. Agora, como falar o nome desses lugares gente?! Sério… rsrs
então, ao que me parece o š tem som de dois S e č é “tch”
ai o resto abduz aheuaheua
Caraca…que experiência bacana essa da capsula… diferente e curioso…com certeza quando eu estiver por lá vou querer passar por isso….adorei….
Croácia tá no topo da minha wish list. ótimas dicas as suas. E essa cápsula? Vou já ler o post
Uau, deu até vontade de conhecer a Croácia! Adorei seu post
Zagreb têm tanta coisa legal pra fazer, adorei seu roteiro e bom saber que é mais em conta que o litoral, a igreja com mosaicos é a coisa mais linda e esse hotel cápsula me deixou curiosa pra me hospedar.
Que legal!
Oii, eu amei seu site, tem bastante informação detalhada e isso é perfeito. Sobre Zagreb eu tenho uma duvida, adorei a localidade e parece ser bem tranquilo, mas e em relação a sociedade com casais homo afetivos, é um lugar seguro quanto a isso?
oie Jheniffer, pelo que eu li tem alguns dedicados em Zagreb, porém pode haver uma certa discriminação e a sugestão é se manter discreta em todo o país