O que fazer em Colônia? Conhecida pelo seu carnaval e sua Catedral gótica, Colônia encanta seus visitantes pela arquitetura e história! Colônia (Köln) é a quarta maior cidade da Alemanha e possui uma localização privilegiada às margens do Rio Reno, um dos rios mais importantes da Europa e próximo a cidades como Frankfurt, Düsseldorf e Bonn.
Colônia é uma das cidades que não pode ficar de fora em uma viagem na Alemanha e recomendo pelo menos 2 dias para curtir bem. No entanto, você também consegue conhecer as principais atrações em um dia.
Neste roteiro vou te mostrar O que fazer em Colônia, vou te ajudar a conhecer uma das cidades mais charmosas da Alemanha, um pouco da sua história a atrações incríveis! Também assista o vídeo sobre Colônia!
O que fazer em Colônia: roteiro e 12 atrações
Índice do Artigo
O nome original alemão para Colônia é Köln (se pronuncia coullllln, puxando bem o L, a língua gruda no céu da boca e o é meio fechadinho tipo biquinho francês). Tudo o que você ver com essa palavra remete à cidade de alguma forma.
Eu visitei Köln no início de junho e peguei uma temperatura super agradável com uma brisa gostosa do rio! Como fui de carro, fiz todo o caminho no centro histórico a pé. Tive uma ótima impressão da cidade e acredito que é uam cidade viva com muita coisa legal para conhecer.
Melhor época para visitar Colônia
A melhor época para visitar Colônia é na primavera e o verão. No entanto, cada estação tem o seu charme e eventos. Confira O que fazer em Colônia mês a mês!
Primavera (março a maio): essa é uma ótima época para visitar, pois o clima começa a esquentar e a cidade fica colorida com as flores. Os preços são mais atrativos, já que é meia estação!
Alguns eventos nessa época são o Colonia Lights Festival (festival de luzes com instalações artísticas iluminadas em toda a cidade em março), Páscoa (Oster, abril) e em maio o Dia do Trabalhador (Tag der Arbeit comemoração nacional com desfiles e eventos políticos) e Cologne Marathon.
Verão (junho a agosto): O verão é a alta temporada em Colônia, quando o clima está quente e ensolarado, perfeito para um Biergarten e fazer um passeio de barco! É o momento mais movimentado do ano e por isso os preços da acomodação sobem. Visitei no início de junho e estava um dia maravilhoso.
Em junho acontece o Festival do Reno (RheinFestival celebração cultural) e Christopher Street Day (CSD festival do orgulho LGBT com desfiles e eventos). Já em julho ocorre o festival de música Summerjam e Kölner Lichter, um evento de fogos de artifício e luzes sincronizadas ao longo do rio Reno
Outono (setembro a novembro): nesta época as folhas já mudam de cor, há menos pessoas e a temperatura fica entre 10 a 18°C, ficando friozinho a noite.
O outono também é uma boa época para visitar Colonia, pois o clima ainda é agradável e há menos multidões em comparação ao verão. As folhas das árvores começam a mudar de cor, criando paisagens encantadoras. Além disso, você pode aproveitar as festas de outono e as comemorações da Oktoberfest em setembro.
Em setembro acontece feira de arte Cologne Fine Art e Kölner Bierbörse, um festival de cerveja! Já a Oktoberfest acontece entre final de setembro e início de outubro. Em novembro são montadas algumas feirinhas de natal Weihnachtsmärkte, assim como o início da época de carnaval no dia 11 de novembro.
Inverno (dezembro a fevereiro): O inverno em Colônia é frio com temperaturas entre os 5ºC e os dias são mais curtos, escurecendo por volta das 16:30. No entanto, é possível curtir um pouco do clima natalino com várias barracas vendendo artesanato, comidas típicas e bebidas quentes nos mercados de natal. Em janeiro acontece a Festa de Reis (Heilige Drei Könige com desfiles e festividades religiosas) e o Ano Novo.
O que fazer em Colônia para quem mora na Europa e não pode passar o carnaval no Brasil? Já tenho a resposta! O maior evento de Colônia acontece em fevereiro chamado de Kölner Karneval, uma das maiores festas de carnaval da Alemanha com desfiles, festas de rua e fantasias. As ruas ficam lotadas de pessoas fantasiadas e curtindo a festa, mesmo no frio!!
Como chegar em Colônia
A cidade está localizada no vale do Reno na região noroeste da Alemanha, próxima a Düsseldorf e Bonn. Por ser uma das regiões mais urbanizadas, há muitas opções de aeroporto, inclusive o da cidade.
Para quem vem de fora da Europa, provavelmente o mais fácil será descer no aeroporto de Frankfurt e pegar o trem até Colônia (demora em torno de 1h). Outra cidade interessante para conhecer ali pertinho é Dortmund, lar do Borussia Dortmund, um dos maiores times de futebol da Europa!
Já para quem está na Europa, Colônia tem conexão de trem com várias cidades como Paris, Amsterdam e Bruxelas. A ferroviária se chama Köln Hauptbahnhof (Köln HBF) e está situada no centro histórico, uma mão na roda!
Nós fomos de carro seguindo as indicações do Google Maps e estacionamos em uma área afastada do centro, justamente porque o estacionamento era mais barato. Veja Como alugar carro na Alemanha
Onde ficar em Colônia
O melhor bairro para se hospedar é o centro histórico (Altstadt) onde estão localizadas as principais atrações e você poderá fazer tudo a pé, além de estar próximo aos restaurantes e lojas.
Para quem quer ficar próximo ao rio, recomendo Heumarkt ou Fishmarkt! Listei algumas opções excelentes e bem localizadas (clique para reservar)
Ibis Hotel Köln Am Dom ⭐⭐ nota 7,9 Localizado literalmente ao lado da Catedral e da Estação de trem, este hotel é confortável, limpo e ótimo custo benefício!
XII Apostel Albergo ⭐⭐ nota 7,9 este hotel é simples e com ótima localização no bairro Heumarkt, distante apenas 3 quadras do Rio Reno e da Prefeitura. Um ótimo local no centro histórico, próximo à bares e restaurantes.
Rhein Hotel St. Martin ⭐⭐⭐ localizado de frente para o rio, esse hotel possui um vistas incríveis para o rio e a ponte! Todo o ambiente é novinho e bem decorado, quartos bem equipados e com ótimo atendimento.
Se você ficar nestes hotéis, fica muito mais fácil de completar esta lista O que fazer em Colônia!
Como se locomover em Colônia
O transporte público em Colônia é muito bom e conta com bus, trens (S-Bahn) e trams. Você poderá comprar diretamente nas máquinas que estão com as marcações KVB. Se você já estiver no centro da cidade, poderá fazer basicamente tudo a pé.
Caso a sua hospedagem fique mais afastada, recomendo utilizar o KölnCard, um passe que inclui viagens gratuitas no transporte público e oferece descontos de até 50% em museus, restaurantes e atrações culturais.
Você pode escolher o KölnCard de 24 ou 48 horas e também existe a opção para famílias até 5 pessoas em um só passe. Veja mais informações sobre o passe de atrações e transporte KölnCard
Roteiro em Colônia 2 dias
É possível aproveitar bem Colônia em um dia inteiro, especialmente se o tempo estiver bom! Para quem deseja visitar mais museus e saber mais da história, é necessário mais um dia. Veja meu roteiro O que fazer em Colônia em 2 dias:
- Dia 1: Catedral, Museu Romano-Germânico, Alter Markt, Fischmarkt, passeio de barco e ponte
- Dia 2: Museu do Chocolate, 4711 ou Farinahaus, EL-DE Haus ou Museu Ludwig, Teleférico de Colônia, Observatório Köln Triangle
No vídeo baixo eu mostro O que fazer em Colônia Roteiro e também mais dicas de viagem!
O que fazer em Colônia: 14 melhores atrações
1 – Catedral de Colônia
A Kölner Dom é considerada a atração mais visitada da Alemanha e está localizada ao lado da estação de trem. Ela realmente é majestosa e imponente, repleta de detalhes tanto no interior quanto o exterior.
Ela começou a a ser construída em 1248, mas só ficou pronta quase 6 séculos depois em 1880! O objetivo da construção seria abrigar as relíquias e transformar a cidade em um centro de peregrinação. Ela abrigou os restos mortais dos Três Reis Magos trazidos de Milão pelo arcebispo da cidade em 1164.
É possível visitar o interior da catedral gratuitamente e se deslumbrar com os vitrais coloridos, colunas enormes e mosaicos criativos no chão. Passei em torno de meia hora admirando as obras e detalhes.
Para subir a torre ou visitar o Tesouro é necessário comprar ingresso (com desconto para portadores do KölnCard). Também são realizados tours na cripta, mas somente em alemão.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 6:00 às 19:30 e domingos das 13:00 às 16:30 (pode variar em função da época do ano).
2 – Museu Romano-Germânico
Se você perguntar O que fazer em Colônia para saber mais sobre a história da cidade? Recomendo visitar este museu!
O Römish-Germanisches Museum possui uma exposição sobre a época romana com diversos itens do cotidiano como recipientes, moedas, brinquedos, inscrições, vidros, esculturas e muito mais. É uma ótima opção para quem ama história e está localizado ao lado da Catedral!
Funciona de terça a domingo das 10 às 17h e o ingresso custa 6 euros.
3 – Museum Ludwig
Para quem gosta de arte moderna e contemporânea, vale a pena conhecer o Museum Ludwig! Ele abriga várias obras do expressionismo alemão, uma das maiores coleções de pop art da Europa (famoso por Roy Lichtenstein) e também a terceira maior coleção de Picasso do mundo.
A visita pode durar uns 40 minutos e o ingresso custa 15 euros (tem desconto para quem tem o KölnCard). Esta atração normalmente não aparece nas listas de roteiro O que fazer em Colônia justamente por um museu de arte moderna, quando já havia um intuito comercial da arte para produção de embalagens e influência na cultura pop. Veja o que estará em exposição no site oficial.
4 – Alter Markt
Alguns passos da Catedral de Colônia você chega no mercado antigo, a maior praça praça da cidade repleta de prédios coloridos, bares e restaurantes, além da Rathaus, a antiga prefeitura. Durante novembro e dezembro, a praça fica mais animada e iluminada pelas luzes de natal e barraquinhas do mercado de Natal (Weihnachtsmarkt).
Aqui você poderá provar uma Kölsh, a cerveja típica da cidade servida em copinhos finos e altos, sendo uma bebida mais leve, perfeita para o verão. Uma ótima opção é fazer um tour pela cervejaria com três degustações de Kölsch
5 – Fischmarkt
Caminhando em direção ao rio, você passará por mais uma região com prédios antigos, coladinhos e estreitos e as ruas em paralelepípido. Aqui ficava o antigo mercado de peixes!
Eu gostei muito dessa área, há uma oferta de vários pubs e restaurantes, sem falar na vista incrível para o rio. Beba mais uma cerveja aqui kkkkk
E aproveitando que está nas margens do rio, vale a pena fazer um passeio de barco no rio Reno. Essa é uma das atividades mais procuradas e altamente recomendada em dias quentes! Reserve com antecedência aqui Colônia: Cruzeiro Turístico pela Cidade
6 – Ponte Hohenzollern
A Hohenzollernbrücke é outro símbolo de Colônia e une a parte antiga à parte mais nova. Ela foi destruída pelos próprios alemães na Segunda Guerra Mundial para tentar impedir o avanço das tropas aliadas. Foi reconstruída em 1948 e é perfeita para um passeio romântico! A ponte também é utilizada por trens e ciclistas e não pode ficar de fora da sua lista de O que fazer em Colônia!
7 – Teleférico de Colônia
O Rhein-Seilbahn é um teleférico que passa por cima do rio Reno, o primeiro da Europa! Está situado ao lado da próxima ponte depois da Hohenzollernbrücke. Ele funciona há mais de 60 anos e o trajeto possui quase 1km!
Recomendo pegar o bilhete de ida e volta por 9 euros ou combinar o ingresso com o Zoo e aquário (atrações ótimas para quem viaja com criança). Funciona das 10 às 18h todos os dias. Tem desconto para quem tem o KölnCard!
8 – Observatório Köln Triangle
Do outro lado do rio está o Observatório Köln Triangle, um dos melhores lugares para ver a cidade de cima! É possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade e a localização pertinho da ponte fica ainda mais charmoso.
O Edifício possui 130m de altura e o ingresso custa 5 euros. Funciona de domingo a quinta das 11 às 20h e sexta e sábado das 11 até 22h.
9 – Museu do Chocolate
Para quem não curte cerveja, chegou a hora do chocolate! O Schokoladenmuseum possui uma exibição sobre a origem do chocolate falando sobre a cultura pré-colombiana, coleção de porcelanas e workshops! O chocolate é da Lindt, delícia pura!
Como é uma das atrações mais procuradas forma muitas filas, então vale a pena comprar o ingresso para o Museu do Chocolate
Se você gosta de roda gigante (Riesenrad), poderá ver Köln do alto a 48 metros de altura! Veja o Ingresso para a Roda Gigante no Museu do Chocolate
10 – Centro de documentação nazista
Para quem deseja saber mais sobre essa parte obscura da Alemanha, o EL-DE Haus abriga um memorial às vitimas do nazismo. Aqui funcionava uma prisão da Gestapo e as mensagens dos prisioneiros ainda estão nas paredes.
O ingresso custa € 4,50 e o centro funciona de terça a sexta das 10 às 18h e sábados e domingos das 11 às 18h. Fecha durante o carnaval.
11 – Farina 1709 e Museu da Fragrância
Você já deve ter ouvido falar da água de colônia né? Pois então, a cidade é famosa por duas fragrâncias e você pode escolher uma delas para por no seu roteiro de O que fazer em Colônia!
A primeira foi inventada em 1709 por Johann Maria Farina. Era um perfume tão suave que muita gente tentou copiar a fórmula.
O perfume é produzido até hoje com a mesma receita e já está na oitava geração familiar. É possível visitar a loja da Farina, ver os produtos lindos demais e, se quiser, pode visitar o museu. O tour guiado custa custa 8 euros e dura em torno de 45 min, no qual você percorre os cômodos da casa original enquanto escuta a história do perfume.
Aberto de segunda a sábado das 10:00 às 19:00. Domingo das 11:00 às 16:00.
12- Dufthaus 4711
Essa é a concorrente direta da família Farina! A 4711 ficou mais famosa do que a colônia Farina porque foi utilizada por Napoleão e vendida como um elixir de saúde em 1792.
Também é possível visitar a loja e fazer um tour no prédio histórico que dura 50 min e custa € 7,50. A empresa também faz seminários e eventos sobre perfume!
Gostou desse artigo O que fazer em Colônia e roteiro de 2 dias e atrações? Aqui no blog você encontra diversas dicas para viajar na Alemanha como este Roteiro em Berlim: o melhor em 2 dias e Nuremberg: imperdível na Baviera
Comente!