Dá pra fazer o básico de Berlim em 2 dias, porém você deixa de conhecer vários lugares lindos! Até eu que estou morando aqui demorei pra conhecer a Berlim alternativa! Claro que não é ao pé da letra já que neste roteiro aqui não tem grafitti, baladas loucas ou cafés hipsters, nesse caso vá para o bairro Kreuzberg. Estes são alguns lugares que gostei bastante em Berlim! Assista o vídeo!
Berlim alternativa: lugares lindos fora da rota turística
Treptower Park e o Memorial Soviético
A Berlim alternativa começa neste parque do lado oeste da cidade, uma parte da área controlada pela União Soviética durante a Guerra Fria. O lugar é muito grande e bonito, contém rios, lagos e até raposinhas! O Memorial Soviético está no meio do parque: uma entrada espetacular monumental triangular no qual soldados lamentam seus amigos mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Em torno de 80 mil soldados soviéticos morreram na Batalha de Berlim e 5 mil estão enterrados nesta área. Essa parte foi revestida com o mármore da Chancelaria do Terceiro Reich (assim como o metrô Mohrenstrasse). Eu nem tinha me ligado que eram da mesma cor
No caminho há 16 sarcófagos, onde estão entalhadas cenas de batalha e frases em russo e em alemão. “Agora todos reconhecem que os soviéticos lutaram de forma altruísta para salvar a civilização européia dos criminosos fascistas. Isso foi um grande feito dos soviéticos para a humanidade”
Lá no fim, no topo da escadaria, fica um e uma estátua gigantesca de 12 metros de um soldado carregando uma criança e destruindo a suástica com a espada. Diz a lenda que é um fato real, o Sargento Nikolai Masalov saiu no meio do tiroteiro para salvar uma menininha que estava procurando pela mãe.
De lá vimos que muita gente estava patinando no lago! Fomos para o lago Karpfenteich pra andar pela primeira vez num lago congelado e foi demais! Tinha criança, cachorro, uns bêbados…muito divertido!
Como chegar: Pegue o S42 ou S42 até a estação Treptower Park, saia da estação e vá para a esquerda, passando por baixo do túnel e caminhando pela Bundesstrasse até ver o pórtico.
Gendarmenmarkt
A área do Gendarmenmarkt é conhecida como a praça mais bonita de Berlim e 3 prédios compõem a praça: a catedral francesa Französischer Dom, a catedral alemã Deutscher Dom e o teatro Konzerthaus. Antigamente era um mercado já que as igrejas foram construídas no início do século 18 e as torres alguns anos depois. O desenho da Konzerthaus foi baseado nas ruínas do antigo teatro de 1817. Todos os prédios foram destruídos durante a Segunda Guerra mundial e só reconstruídos na década de 90. Como chegar: desça na estação Stadtmitte do metrô U2.
Essa praça é bem famosa pela feira de Natal! Veja o vídeo:
Charlottenburg
Um dos lugares que mais visito pois fica pertinho da minha casa! O Palácio Charlottenburg foi construído no fim do século 17 e possui um belo jardim com lagos, mausoléu, teatro e pavilhão. Quem morava ai era a esposa do Frederico III, Sophie Charlotte. Ela morava aqui por vários meses longe do marido que preferia o Sanssouci em Potsdam (esse lugar é lindo, veja as dicas aqui). Dá pra fazer um tour pelo interior do castelo mas ainda não o fiz. Aqui também é realizada uma das feiras de Natal mais bonitas de Berlim.
Vale muito a pena ver quando tá tudo verdinho! Porém vou mesmo no inverno pois bate muito sol já que não tem folhas nas árvores ahueahe o laguinho também congela!
Como chegar: desça na estação Richard Wagner Platz do metrô U7 e caminhe algumas quadras. Você também pode pegar o ônibus 109 ou m45
Spandau e Zitadelle
Spandau é uma das regiões menos populosas de Berlim, abriga diversas fábricas e também a antiga fortaleza de Berlim, a Zitadelle. Ela foi construída em 1594 e possui formato quadrado, mas ao mesmo tempo um pouco como uma estrela, devido aos quatro bastiões. A entrada custa 4,50 euros e você pode visitar o pequeno museu, ver o resto das ruínas do antigo arsenal, subir a torre…tem vários lugares diferentes! Eu gostei muito da vista da Torre, num dia bem limpo dá pra ver até a Fernsehturm (a torre de televisão). Também há alguns tours específicos, como um de morcegos, já que esses animais se protegem aqui durante o frio!
A cidade antiga também é uma gracinha, vários prédios coloridos e lojinhas. Também tem feira de natal, uma das maiores!
Como chegar: desça na estação Zitadelle do metrô U7 e caminhe alguns metros até ver a entrada da fortaleza. Se quer ir até a cidade antiga de Spandau é a uma estação depois, a Altstadt Spandau.
Tempelhofer Hafen
Descobrimos esse lugar pelo Instagram, achamos super fofo e não podia ficar de fora desta rota Berlim alternativa! É tipo um porto com um prédio bem charmoso ao fundo. Tem alguns degraus e um gramado pra fazer um picnic, mas não pode levar bebidas, nem churrasco, nem narguile, nem nada. Cachorro pode aheuahe Aqui também fica um shopping.
Como chegar: desça na estação Ullsteinstraße da linha U6
Gostou das dicas e do vídeo Berlim alternativa?
Salve no pinterest
leia também
Adorei as dicas. É ótimo conhecer mais das cidades! Vou guardar para quando visitar Berlim!
Que construções incríveis! Berlim respira muitaaa história, né? Gostei desse roteiro. É sempre bom fugir do lugar comum.
Quanto coisa incrível para ver em Berlim, nem imaginava! Adorei o post, já vou guardar pra minha próxima viagem! 🙂
Adorei as dicas! Só passei dois dias em Berlim e não consegui conhecer nada disso. Já quero voltar e aproveitar melhor a cidade!!
Opa!!! Cheguei no lugar certo!!!
Gosto de novidades, de fugir do Comum, agora tenho um roteirinho completo!!!
O porto é um charme mesmo…
Que lugares interessantes que você selecionou! Adoro dicas de lugares alternativos, fora do roteiro turístico padrão. As fotos estão lindas e a sua felicidade no lago de gelo muito bacana! Show!
Que lugares incríveis. Ótimo conhecer Berlim com uma “local”. Amei o post!
Que massa, guria! Eu acho uma falta de sacanagem eu estar tão pertinho de Berlim e ainda não ter ido. 🙁 Espero logo poder usar todas essas suas dicas! 😀
simmm venha! busão da Polônia é barato!
Quanta dica bacana 🙂 Eu sempre acabo descobrindo vários lugares interessantes para visitar pelo instagram (tenho coleções para cada destino hehe), e o porto que você mencionei já vi algumas fotos pelo ig e acho uma graça, quero conhecê-lo também
Beijos
quando vir me avisa!!
Que cidade mais linda é Berlim! Eu quero muito conhecer. Adorei o roteiro, as dicas e as lindas fotos.
Oiiii , Angieee , mto bacana esse post sobre Berlim !! Como já disse em um comentário , o mundo e mto grande e n sou mais jovem , então provavelmente n irei voltar no mesmo lugar . Berlim n estava no meus planos mas agora vou incluir essa cidade qd eu for pra Alemanha !! Mesmo se eu n puder combinar c outra cidade , vai valer a pena td o q pretendo ver por lá !! Bjao
Ops … *msmo q n possa combinar outro país
Nossa adorei seu post.