Viajar sozinha para Nova York parece ser um desafio: uma cidade enorme com muita gente maluca, transporte caótico e preços exorbitantes. A Big Apple é tudo isso e muito mais, com certeza uma das minhas cidades favoritas. Eu fui por conta própria, só eu e eu mesma e vou dizer que no início estava um pouco cabreira com essa situação. Nunca havia visitado os Estados Unidos e tudo era uma experiência nova.
Percebi que viajar sozinha para Nova York foi uma das melhores coisas que já me aconteceu, uma das viagens mais legais que já fiz e me diverti um monte. Para que a sua viagem seja assim também, listei algumas dicas de Nova York que irão te ajudar muito e como explorar NYC da melhor forma.
10 Dicas para viajar sozinha para Nova York
1 – Quantos dias ficar em Nova York?
Eu sugiro no mínimo 4 dias para aproveitar ao máximo a cidade, desde museus (como Natural History ou The Metropolitan Museum of Art), principais atrações como a Estátua da Liberdade, Empire State Building, Central Park, One World Trade Center, Rockefeller Center e conhecer as regiões como Times Square, Wall Street e Brooklyn.
2 – Onde ficar em Nova York?
Isso depende muito do nível de conforto que você deseja ter como quarto privado e localização, por exemplo. O que pesa muito em uma viagem para Nova York é a hospedagem.
Dentro da ilha de Manhattan, os preços da hospedagem são maiores, há ótimos hotéis e fica fácil de fazer muita coisa a pé ou em poucos minutos do metrô. Já no Brooklyn, no lado sul e fora de Manhattan, os preços são mais acessíveis, há uma identidade mais cool e bairrista com hotéis e hostels muito bons, porém irá demorar em torno de 40 min de metrô para chegar na ilha.
Listei vários hotéis legais e baratos aqui: Onde ficar em Nova York: bairros e melhores hotéis. Recomendo que você faça a sua reserva pelo site do Booking com antecedência para garantir a vaga e o preço.
Eu acho muito interessante que você fique em um hostel durante a sua viagem para Nova York, assim fica fácil de você fazer uma amizade e se divertir, além daquela ajuda para bater as fotos né! Assim que cheguei no meu quarto, convidei uma britânica de moicano tatuadora que morava em Honduras para meus passeios e foi a melhor coisa. Nos divertimos muito e passamos 3 dias caminhando muito, em torno de 15km por dia hahaha
O segredo para viajar sozinha para Nova York é não ter medo de perguntar e conhecer pessoas, mesmo que o seu nível de inglês não seja perfeito. Assim você aprende na marra e se diverte. Se não der certo, sempre tem uns brasileiros perdidos em NYC, dá pra escutar quando estiver nas atrações mais visitadas de Nova York.
3 – Cuide com os gastos
A forma como os Estados Unidos lida com as contas é meio complicado. O valor que você vê na etiqueta do produto não é o final, pois sempre haverá os impostos que são adicionados na hora de pagar e que não são retornáveis para os turistas. Por exemplo, na placa diz que custa 8 USD e na hora de pagar sai 8,71. O imposto varia conforme o estado e NY possui um dos maiores, em torno de 8,875%.
Além disso, há a gorjeta do garçom que normalmente é descrita na nota. Já nos bares, é normal dar gorjeta cada vez que pegar um drink. O salário dos funcionários é baixo e eles dependem dessas gorjetas, se você não pagar, eles podem até vir atrás de você ahahah. No entanto, se você comprar em rede de fast food não é obrigatório dar gorjeta.
Por isso, precisa prestar atenção para não extrapolar o seu orçamento na hora das compras.
4 – O que fazer em Nova York?
Acredito que para curtir Nova York é necessário passar 4 dias, mas você consegue fazer quase tudo em 3 dias se bem aproveitado.
Um pequeno resuminho do que eu mais curti ao viajar sozinha para Nova York!
Uma das atrações que mais queria conhecer foi a Estátua da Liberdade! Você pode visitar a ilha pegando uma balsa já inclusa no trajeto ou pode vê-la de graça de longe. Explico aqui 6 Dicas para visitar a Estátua da Liberdade em Nova York
Há várias coisas grátis para fazer em NYC, como:
- Passear pela Times Square a noite e explorar os seus arredores
- Visitar o Central Park
- A estação de metro Oculus super modernosa
- Conhecer a Grand Central Station
- Wall Street
- Arredores do Rockefeller Center
Confira mais no guia Nova York de graça: 20 coisas legais para conhecer
Uma das coisas que você não pode deixar de fazer é ver Nova York do alto. Há 3 observatórios principais: Top of the Rock, Empire State Building e One World Center. Cada um é diferente e fiz uma comparação aqui Nova York vista de cima: TOP 3 observatórios!
Também vale a pena visitar o Natural History Museum para ver todos os fósseis de dinossauros incríveis e se sentir dentro do filme Uma noite no Museu.
Assista os vídeos abaixo para ver mais dicas!
5 – Compre os ingressos pela internet
Calcule quais atrações você deseja visitar junto com os dias que ficará em NYC. Uma das formas de economizar é usar o New York CityPass que reúne várias atrações em um ticket:
- Empire State Building – inclui o observatório no 86º andar e um bônus para voltar no mesmo dia
- American Museum of Natural History – inclui um Space Show ou um filme em 3D ou 2D
- The Metropolian Museum of Art – inclui inresso para The Cloisters museum e jardins e museu Met Breuer
- Top of the Rock OU Guggenheim Museum
- Estátua da Liberdade (ferry e Museu da Imigração) OU Cruzeiro Circle Line
- 9/11 Memorial & Museum OU Intrepid Sea, Air & Space Museum (inclui o Space Shuttle Pavillion).
Leia mais sobre as atrações que visitei usando o passe de NYC e minha experiência.
Clique para mais informações e reservar o seu passe
Também há a possibilidade de comprar os tours separadamente pela internet, pagando em reais! Confira aqui ingressos para Nova York
6 – Use app de transporte
O metrô de Nova York é complicado e caótico. Nem sempre há as plaquinhas indicando a direção, onde começa e onde termina e as estações durante o caminho. As placas indicam as direções dos bairros como Bronx, Midtown, Brooklyn… Se você não sabe se tá descendo, subindo, indo pro leste fica bem difícil de se locomover. Sem falar que algumas estações são gigantes e você se perde facilmente lá dentro.
Sempre que possível, confira as estapas no Google Maps e pergunte para alguém (algumas vezes nem eles sabem aheuahe). Os nova iorquinos geralmente são amigáveis para te dar as indicações, e dependendo do humor deles, podem até te mostrar onde você deve embarcar.
Pra ficar conectada e acessar os mapas, enviar fotos e conversar no Whatsapp (viajar sozinha para Nova York e manter a sua família tranquila), vale a pena investir em um chip de internet ilimitada! Saiba mais no artigo Chip de internet nos Estados Unidos: vale a pena?
Também vale a pena conferir no Uber quanto sairá sua viagem, especialmente se estiver com mais gente. Evite pegar táxi pois cobram muuuito!
7 – É seguro viajar sozinha para Nova York?
Eu não vi nada estranho, não passei medo ao caminhar a noite em Manhattan. Já no Brooklyn fiquei um pouco tensa porque tive que caminhar a mais até o hostel, já que a estação de metrô estava em reforma, e a iluminação estava fraca.
Usei o metrô no fim da noite, havia muita gente animada. Claro que sempre há alguns aproveitadores, principalmente durante a hora do rush. Por isso, sempre mantenha seu celular, carteira e sua bolsa na sua frente para que ninguém os pegue. Leia mais aqui: 12 dicas de segurança para viajar sozinha
Outra coisa que pode fazer com que você se sinta mais a vontade, é pegar um quarto compartilhado feminino para até 6 pessoas. Também sugiro manter sua mala sempre trancada com cadeado para evitar tretas.
E claro, sempre viaje com seguro viagem. Desta forma você estará protegida e terá ajuda caso algo aconteça com você, desde cancelamento de voo, furto, até consulta em médico. Faça a sua cotação se seguro viagem aqui e digite APUREGURIA5 para ganhar desconto!
8 – Tenha paciência
Nova York é uma cidade extremamente fotogênica e é preciso muita paciência para tirar fotos incríveis. Há sempre muita gente nos principais locais e procure um ângulo diferente para conseguir aquelas fotos legais. Aí peça para alguém tirar a foto para você e entregue o celular exatamente naquele ângulo, assim fica muito mais fácil! Confira o artigo 10 lugares que você precisa tirar foto em Nova York
Viajar sozinha para Nova York signifca esperar e pedir para alguém bater suas fotos, mas um pau de selfie sempre cai bem né!
Também vale a pena ler dicas de fotografia:
9 – O que comer em Nova York
NYC tem muitas comidas diferentes de todas as partes do mundo. O segredo sempre é procurar por lugares mais afastados dos principais pontos turísticos para ter uma experiência culinária mais autêntica. Bairros que se destacam: Soho, Meatpacking District, Little Italy, Village e Brooklyn com muitos restaurantes bons!
Confira mais dicas no guia 7 lugares para comer em Nova York
10 – Viaje leve!
Pouca bagagem é sucesso para viajar sozinha para Nova York. Lembre-se que você terá que levar sua bagagem de um lado pra outro. Claro que se for apenas NYC, até dá pra levar uma mala grande, mas se fizer outras cidades precisa pensar em como chegará nos lugares e nos custos. Você não poderá levar duas malas num metrô por exemplo, descer as escadas seria um inferno!
Vale a pena dar uma lida nestas dicas sobre bagagem:
Gostou das dicas como Viajar sozinha para Nova York?
Salve no seu pinterest 10 dicas para viajar sozinha para Nova York
Leia mais sobre os Estados Unidos
Como é viajar com a Delta Airlines
Como usar notas antigas de dólar
Atlanta em um dia: dicas do que fazer em conexão