Onde ficar em Dublin? Está planejando uma visita à capital da Irlanda e tem dúvidas de qual a melhor opção de bairro para se hospedar nessa cidade que se orgulha de sua identidade boêmia?
Então continue lendo, pois eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre onde ficar em Dublin, melhores hotéis e bairro e algumas atrações!
Onde ficar em Dublin: hotéis e melhores bairros
Índice do Artigo
Qual a melhor época para visitar Dublin?
Se você planeja visitar Dublin, os meses mais quentes, de julho a setembro, são ideais para aproveitar passeios ao ar livre, evitando as chuvas frequentes. As temperaturas ficam entre 11 a 20ºC. Porém, estes meses correspondem à alta temporada, quando os preços de hospedagem e passagens podem subir bastante. Por esta razão, reserve ingressos, tours e hospedagem com antecedência, especial o tour Cliffs of Moher da Irlanda
Durante os meses de inverno, de novembro a fevereiro, as temperaturas são mais baixas e ficam entre 3 a 8ºC. Esses são meses beeem mais chuvosos e às vezes pode nevar.
Eu visitei a Irlanda em dois meses diferentes: outubro (muita chuva e frio, foi horrível) e em maio (tempo perfeito, dias de sol e um pouco de chuva).
Mesmo se for verão, você poderá pegar chuva. Nesse caso, recomendo dar uma espiadinha no artigo em que compartilho com você 6 pontos turísticos para conhecer Dublin na Chuva.
Bairros em Dublin: como a cidade é organizada?
Antes de falar sobre os bairros e onde ficar em Dublin, quero comentar o por quê a cidade é tão especial.
A história está em cada pedra, cada rua de paralelepípedo, especialmente no bairro de Temple Bar, onde o passado se conecta com o presente. Você pode visitar a imponente Christ Church Cathedral ou a St Patricks Cathedral ou se perder nas páginas antigas da Trinity College Library, lar do famoso Livro de Kells, feito no século 8 na ilha de Iona na Escócia e repleto de iluminuras!
Mas Dublin não é só história, a modernidade também tem seu lugar. O movimentado distrito 2, por exemplo, é um paraíso para quem ama fazer compras, explorar cafés descolados e sentir a atmosfera jovem da cidade.
E claro, não podemos esquecer da música. Dublin é uma cidade que canta, seja nos pubs tradicionais de Temple Bar, nos shows ao vivo ou mesmo nas ruas, onde artistas locais fazem a trilha sonora perfeita para sua jornada.
Sobre os locais, Dublin é organizada em 24 regiões postais, numeradas de D1 a D24. A peculiaridade desse sistema é que os números ímpares estão situados no lado norte, enquanto os números pares se encontram no lado sul, sendo o Rio Liffey o divisor natural entre eles.
No entanto, é importante destacar que essa numeração distrital não está diretamente ligada à distribuição dos bairros, uma vez que algumas áreas abrangem múltiplos bairros, cada um com características distintas
Quer saber mais sobre os pontos turísticos e o que fazer em Dublin? Aqui no blog você encontra um Roteiro em Dublin de 2,3 e 4 dias e melhores atrações para você planejar o seu próprio roteiro de viagem.
Onde ficar em Dublin: melhores bairros
1 – Centro de Dublin
O Centro de Dublin é a escolha definitiva para quem deseja uma estadia vibrante na cidade. Localizada nas áreas de D1 e D2, essa região abriga não apenas os principais pubs e atrações, mas também ícones memoráveis, como a O’Connell Street e o monumento Spire. Tem fácil acesso as pontes O’Connel Bridge e Ha’penny Bridge e alguns minutos a pé do temple Bar e museus.
Embora seja a região mais emocionante e cheia de vida, o Centro de Dublin é conhecido por abrigar opções de hospedagem mais sofisticadas, refletindo um nível elevado de conforto e serviço. A movimentação constante de turistas contribui para a atmosfera animada e multicultural, tornando esta área uma escolha ideal para aqueles que buscam a efervescência cultural da cidade.
Ao planejar sua estadia no Centro de Dublin, esteja ciente de que, apesar dos custos mais elevados, você estará imerso em uma experiência rica, com fácil acesso a pontos turísticos, atividades culturais e uma infinidade de opções gastronômicas.
No entanto, não podemos ignorar a realidade urbana: como acontece em qualquer centro animado, a segurança à noite merece atenção, principalmente próximo aos bares quando podem haver algumas pessoas alteradas. Fique atento a algumas precauções para garantir uma viagem mais tranquila.
Minhas sugestões de hotéis Onde ficar em Dublin próximo ao Centro:
Generator Dublin (7.4) ⭐⭐⭐: o hostel conta com uma boa localização, junto ao complexo Jameson. O bar é bem legal, assim como toda a sua infraestrutura de lazer.
Donnybrook Hall (9.2) ⭐⭐⭐: é uma guest house que está localizada na região D4 de Dublin. Possui quartos aconchegantes e confortáveis e é ideal para quem viaja sozinho.
Motel One Dublin (8.9) ⭐⭐⭐: bem localizada, a acomodação fica a menos de 1 km do Castelo de Dublin e a 10 minutos a pé da Biblioteca Chester Beatty. Não é um motel, é uma rede famosa de hotéis da Europa kkkk
Hotel 7 (8.9) ⭐⭐⭐⭐: além de acomodação, o hotel conta com restaurante e bar. A propriedade está localizada a 700 metros do Estádio Croke Park e a 16 minutos a pé do Temple Bar.
2 – Drumcondra
Se você busca uma experiência mais tranquila, mas ainda deseja estar próxima ao centro, Drumcondra é a escolha perfeita desta lista onde ficar em Dublin. Localizada ao norte do Centro da capital da Irlanda, essa região oferece uma atmosfera mais clama, ideal para quem prefere escapar do ritmo acelerado, mas ainda estar a uma curta distância das principais atrações.
Drumcondra é conhecida por suas ruas arborizadas, parques e uma variedade de cafés e restaurantes. O bairro é o lar do famoso Croke Park, o maior estádio da Irlanda, onde você pode mergulhar na atmosfera vibrante de eventos esportivos e shows.
Quando o assunto é hospedagem, Drumcondra oferece opções diversas, desde aconchegantes bed and breakfasts até hotéis mais modernos. Além disso, sua proximidade com o Centro de Dublin torna fácil explorar as atrações da cidade, enquanto proporciona um refúgio tranquilo para relaxar após um dia agitado.
Minhas sugestões Onde ficar em Dublin próximo à Drumcondra:
Kennedys B&B Drumcondra (8.2) ⭐⭐⭐: a acomodação fica a 1 km do Estádio Croke Park e com ponto de ônibus em frente ao B&B. Além disso, conta com ótimo custo-benefício.
Egans House (8.4) ⭐⭐⭐: é lugar aconchegante, localizado a 5 minutos de carro do centro da cidade de Dublin. Diariamente, é servido um café da manhã irlandês tradicional ou continental.
Dublin Skylon Hotel (8.3) ⭐⭐⭐⭐: com um valor um pouco mais salgado, esse hotel fica a 15 minutos a pé do Jardim Botânico Nacional. Ele é uma ótima opção para quem prioriza por conforto e localização privilegiada.
3 – Temple Bar
O Temple Bar destaca-se como uma das regiões mais populares para onde ficar em Dublin. Aninhado no Distrito Dublin 2, este bairro oferecendo uma mistura cativante de bares animados, restaurantes acolhedores e lojas de arte que enriquecem a experiência cultural.
Localizado às margens do Rio Liffey, o Temple Bar presenteia seus visitantes com vistas incríveis e um acesso descomplicado a pé para ícones turísticos, incluindo a grandiosa Catedral de Christ Church, o Castelo de Dublin e a Trinity College!
Além disso, a localização estratégica do Temple Bar facilita a vida do turista, com uma proximidade notável aos meios de transporte público, como ônibus e tram.
Minhas sugestões Onde ficar em Dublin próximo ao Temple Bar:
HIPHIPSTAY – Templebar Rooms (7.0) ⭐⭐⭐⭐: fica pertinho de atrações como o Teatro Gaiety, da Destilaria Jameson e do Trinity College.
Handel’s Hotel (8.0) ⭐⭐⭐: destaca-se pela excelente localização, próximo aos pubs Porterhouse e St. John Gogarty, além do ótimo custo-benefício.
REZz Dublin (7.7) ⭐⭐⭐⭐: esse hotel conta com bar e também possui ótima localização, ficando próximo do Teatro Gaiety, da Catedral de São Patrício e do Trinity College.
Blooms Hotel (7.5) ⭐⭐⭐: possui estrutura renovada e fica próximo do Trinity College e do Castelo de Dublin. A propriedade também oferece pub irlandês tradicional e casa noturna.
Além desses pontos centrais, há também algumas áreas notáveis nas regiões D3, D7 e D4 que oferecem a comodidade de proximidade às atrações bem populares da cidade, como o Croke Park, Phoenix Park e Guinness Storehouse (perfeito para quem deseja fazer um tour na cervejaria Guiness!). As ruas movimentadas e vibrantes desses distritos proporcionam uma experiência única que você irá amar vivenciar.
Gostou destas dicas de onde ficar em Dublin? Então, continue acompanhando o Apure Guria! leia também: 14 curiosidades sobre a Irlanda