Onde ficar em Kyoto? A antiga capital do Japão possui muitos atrações incríveis para uma viagem de 3 a 4 dias e que não pode ficar de fora do seu roteiro! A cidade é a mais tradicional do país e reserva encantos que deixam os viajantes de “queixo caído”.
Como há uma grande variedade de pontos turísticos, decidir o que fazer e onde ficar em Kyoto pode ser um desafio. Por isso, preparei esse artigo repleto de dicas imperdíveis onde explico as atrações, melhores bairros para você saber onde ficar em Kyoto em hotéis incríveis!! Assim fica mais fácil garantir uma estadia confortável e pertinho do que você precisa. Vamos explorar o Japão!
Onde ficar em Kyoto: hotéis e melhores bairros
Índice do Artigo
Ao longo de mais de um milênio, Kyoto serviu como a capital do país, sendo considerada o berço da rica tradição e cultura japonesa, admirada em todo o mundo. Quem planeja uma viagem para o Japão não pode deixar de colocar Kyoto no roteiro!
Kyoto é uma cidade deslumbrante, que mistura grandes construções arquitetônicas antigas e contemporâneas, espaços verdes e ótimas opções para comer. Além disso, seguindo a tradição japonesa, Kyoto oferece aos seus visitantes uma infraestrutura de dar inveja em muito país Europeu queridinho dos viajantes. Em Kyoto, a história e a modernidade vivem em plena harmonia.
A maioria das atrações giram em torno de templos, afinal, são mais de 1600 templos e 400 santuários espalhados pela cidade. Também há muitas opções de comida local e mercados, além de teatros com gueixas, cerimônia do chá, museu do mangá e muito mais
Como chegar em Kyoto
Situada a aproximadamente 470 km de Tokyo, Kyoto é fácil chegar de trem bala (Shinkansen). Você pode adquirir o JR PASS, um passe de vários dias consecutivos que te dá direito a viagens com os trens-bala JR e metrô em algumas cidades. Também é possível comprar apenas um trajeto. Eu fui do aeroporto de Tokyo Haneda e depois com o trem bala até Kyoto.
O maior aeroporto próximo de Kyoto é o Aeroporto Internacional de Osaka (Kansai), que fica a 100 km da cidade e recebe voos internacionais e nacionais todos os dias. Neste caso, também pode pegar um trem até Kyoto.
Roteiro em Kyoto 4 dias
Depois de definir como você chegará a Kyoto, é hora de pensar nas atrações que mais chamam a sua atenção na cidade. A partir disso, você poderá buscar a melhor hospedagem conforme a localização dos lugares que você mais deseja ir.
Eu fiz esse roteiro em Kyoto, foi puxadinho, mas consegui fazer tudo o que queria!
Dia 1: Kinkaku ji, cerimônia do chá, jantar JR Station
Dia 2: Kiyomizu-dera, Sannenzaka, tour guiado em Gion
Dia 3: Higashi-Honganji, Mercado Nishiki, Fushimi Inari-taisha,
Dia 4: Arashiyama Bamboo Forest, cidade e morro dos macacos
Abaixo, mostro os principais pontos turísticos de Kyoto e onde ficar em Kyoto, clique para assistir!
Onde ficar em Kyoto: Melhores bairros e atrações
Existem tantas opções de acomodação em Kyoto que fica até difícil de escolher. Separei os melhores bairros de Kyoto localizados relativamente próximo às atrações principais e também os hotéis mais interessantes com ótimo custo benefício. Lembre-se que a hospedagem em Kyoto normalmente é mais cara do que nas cidades ao seu redor.
Também inclui algumas machiya, casas antigas e tradicionais japonesas, para uma experiência auttência. Claro que não poderia ficar de fora da lista de Onde ficar em Kyoto né!
Onde ficar em Kyoto: Kyoto Station
É uma mão na roda ficar próximo à estação de trem JR Kyoto Station, justamente porque não precisa pegar um transporte até o hotel, dá pra ir a pé, lugar perfeito para quem busca comodidade e boa localização. Além disso, há inúmeros restaurantes muito legais na área e também dentro das estações (se você ver um restaurante com uma fila, pode ter certeza que a comida é ótima!)!
Algumas atrações da área são a Torre de Kyoto, TKP Garden City Kyoto e templos Nishi-hongan-ji e Higashi-Hongan-ji. Eu considero essa a melhor área deste artigo Onde ficar em Kyoto!
Aqui tenho algumas sugestões de onde ficar em Kyoto na área da estação de trem (clique sobre o nome do hotel para reservar):
Mercure Kyoto Station (8.7) ⭐⭐⭐⭐: Localizado a apenas 700 metros do TKP Garden City Kyoto, o Mercure Kyoto Station é uma excelente opção de hospedagem, eu definitivamente amei esse lugar! Os quartos têm ar-condicionado, são equipados com chaleira, guarda-roupa e TV de tela plana. O espaço ainda tem um barzinho, serviço concierge, um lugarzinho para deixar as suas coisas e até serviço de câmbio. Ah, e a recepção está aberta 24 horas e tem até restaurante lindão onde servem o café da manhã no estilo buffet (muuuitas coisas boas, tanto continental quanto asiática). O Jean se empanturrava todo dia kkkkkkk
Veja o review completo desse hotel, foi onde me hospedei quando viajei para Kyoto: Hotel em Kyoto: Mercure Kyoto Station review
Ibis Styles Kyoto Station (7.9) ⭐⭐⭐: Esta é uma opção um pouco mais em conta do que a anterior e muita gente já conhece a franquia Ibis né! O espaço oferece Wi-fi, lavanderia self-service, geladeira, TV de tela plana com canais pay-per-view, chaleira elétrica, e banheira. Se hospedando no Ibis Styles Kyoto Station, você estará pertinho dos templos Nishi-hongan-ji e Higashi-Hongan-ji, que ficam a menos de 12 minutos a pé. O espaço também oferece café da manhã japonês e ocidental.
Hotel Excellence Kyoto Station Nishi (7.2) ⭐⭐⭐: Uma ótima opção de hospedagem com uma localização privilegiada perto de várias atrações da cidade. A apenas alguns passos do TKP Garden City Kyoto e a poucos quilômetros de distância de templos famosos como Sanjusangen-do e Tofuku-ji, é o ponto de partida perfeito para explorar tudo o que Kyoto tem a oferecer. Com recepção 24 horas e Wi-Fi grátis, oferece conveniência aos hóspedes. Embora a limpeza não seja diária e os quartos possam parecer pequenos para alguns, a cama é confortável e a equipe é prestativa, apesar das barreiras linguísticas.
Onde ficar em Kyoto: Shichijo
Indico essa área porque fica próxima à estação principal JR e pertinho do rio, uma área mais tranquila com facilidade para chegar em outros lugares com a estação Shijicho. Veja os hotéis de Onde Ficar em Kyoto na área de Shichijo:
Hotel Resol Kyoto Kawaramachi Sanjo (8.6) ⭐⭐⭐: Se destaca por sua arquitetura e design e oferece uma estadia conveniente a poucos passos da Estação Gion Shijo e próximo ao rio. Com um restaurante no local, recepção 24 horas e lounge compartilhado, este hotel também oferece Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Para aqueles que viajam sozinhos, a localização do hotel recebeu uma alta classificação de 9,0 pela conveniência. Uma ótima opção de hospedagem para quem não sabe Onde ficar em Kyoto.
Daiwa Roynet Hotel Kyoto Shijo Karasuma (8.3) ⭐⭐⭐⭐: Localizado em frente à Estação de Metro Shichijo, fica mais próximo do rio e não é longe da JR Station! Se der vontade de relaxar, é só pedir uma massagem! Legal, né? A recepção está de plantão 24 horas e tem um lugar especial para guardar suas coisas. Outro ponto positivo é para famílias que viajam com crianças, o hotel é reconhecido por ser Child Friendly e recebe muitos elogios de quem fica por lá.
The Millennials Kyoto (8.9) ⭐⭐: Se você deseja economizar e ainda ter uma experiência diferenciada, se hospedar em um hotel cápsula pode ser uma boa opção. Muito comum no país, esse tipo de hotel é ótimo para quem deseja passar boa parte do tempo fora, usando o hotel apenas para tomar aquele banho e dormir. As acomodações têm uma pegada supermoderna, com Wi-Fi grátis e até serviço de aluguel de bicicletas. Essa é uma das opções de hospedagem mais baratas desta lista Onde ficar em Kyoto!
As cápsulas têm uma vibe minimalista, com colchões exclusivos que se transformam em sofá, além de toalhas, produtos de banho e um espaço para guardar suas coisas embaixo da cama. O banheiro é compartilhado, mas nada básico. Tem banheira, chuveiro e produtos de banho, e alguns quartos ainda contam com um projetor para conectar ao seu dispositivo. O saguão é um show à parte, com uma área de trabalho e uma cozinha estilosa, com espaço para refeições. Essa é uma ótima escolha para viagens em casal!
Onde ficar em Kyoto: Gion
O Gion é um daqueles lugares que parecem ter saído de um conto japonês! As casinhas antigas no estilo antigo japonês (machiya) dão um charme único e algumas foram reformadas em guest houses! Esse bairro possui muitas lojas e restaurantes, mas a verdadeira atração está relacionada às gueixas. Kyoto é uma das cidades mais tradicionais onde as gueixas aprendem tudo relacionado à arte, música e dança. É uma profissão refinada e seus serviços são muuuito valorizados.
Dependendo da hora, você pode encontrar uma gueixa por lá. Não é garantido, mas como eu expliquei aqui, é possível! Veja 5 dicas para ver gueixas em Kyoto
O bairro está localizado na região leste de Kyoto e você terá fácil acesso ao Santuário de Yasaka e e a famosa rua Hanamikoji, onde há várias casas de chá onde as gueixas trabalham e as casas onde recebem o treinamento e moram. Você pode conhecer mais sobre esse bairro histórico em um tour guiado: Caminhada Noturna por Gion: O Bairro das Gueixas de Kyoto Fiz esse tour e gostei bastante, a guia era muito animada.
Veja os hotéis Onde Ficar em Kyoto na área de Gion:
APA Hotel Kyoto Gion Excellent (7,7) ⭐⭐⭐ : esse hotel faz parte da franquia APA espalhados em todo o Japão. São hotéis confortáveis, porém os quartos podem ser um pouco pequenos. O preço é mais acessível e este aqui está localizado muito pertinho do Santuário de Yasaka, perfeita para quem quer explorar a área da rua Hanamikoji.
Kyoto Gion U-BELL Hotel (8,2) ⭐⭐⭐ Este hotel é bem elogiado pela localização, limpeza e quartos mais espaçosos em comparação a outros hoteis da área. O hotel é bem charmoso, tem uma mistura de tradicional e moderno. Fica pertinho dos bares em Pontocho.
Laon Inn Gion Nawate (8,5) ⭐⭐⭐ Fica pertinho da estação de Gion Shijo, os quartos possuem isolamento acústico, chaleira e geladeira. A localização é ótima e pertinho de vários restaurantes e cafés. Os preços são muito bons e as camas bem confortáveis!
Onde ficar em Kyoto: Karasuma
Essa é uma das ruas mais conhecidas da cidade com diversas lojas requintadas e que conecta até o bairro Gion na rua Hanamikoji e Santuário de Yasaka. É uma opção prática e mais em conta do que em Gion, por isso levei em consideração ao escrever este artigo Onde ficar em Kyoto. Nesta região também fica o Mercado Nishiki e, mais ao norte, o Museu Internacional de Mangá!
Veja os hotéis de Onde Ficar em Kyoto na área de Karasuma:
Hotel M’s Est Shijo Karasuma (8.6) ⭐⭐⭐: Essa é uma opção mais em conta para quem busca economizar na viagem sem abrir mão da localização. O apartamento está a uma curta distância da estação de metrô Shijo e da Estação Karasuma. Os quartos são espaçosos e limpos, proporcionando uma estadia agradável para até 4 pessoas. O banheiro é moderno e equipado. Após um dia de passeios, relaxar na banheira do apartamento é descrito como uma experiência rejuvenescedora, tornando a estadia ainda mais memorável.
Sotetsu Fresa Inn Kyoto-Shijokarasuma (8.6) ⭐⭐⭐: Oferece uma estadia conveniente e confortável em Kyoto, com fácil acesso à estação de metrô Karasuma e à Estação de Kyoto pela Linha Karasuma. Com uma recepção 24 horas e depósito gratuito para bagagem, os hóspedes desfrutam de comodidades modernas, incluindo Wi-Fi gratuito em toda a propriedade. Os quartos são equipados com TV de tela plana, geladeira e banheiro privativo completo. Um café da manhã em estilo buffet é servido diariamente, oferecendo uma variedade de pratos ocidentais e orientais. Uma ótima opção de hospedagem para quem não sabe Onde ficar em Kyoto.
Onde ficar em Kyoto: Kiyomizu-dera
Esse é um dos principais templos de Kyoto. Mesmo que você não tenha muito tempo para passar na cidade, inseri-lo no seu roteiro é fundamental. O templo Kiyomizu-dera está localizado no alto de uma montanha e tem uma varanda gigante, segurada por colunas de madeira altíssimas, com cerca de 13 metros e foram construídas sem utilizar nenhum prego! A arquitetura desse templo é de deixar qualquer um de queixo caído, é um dos mais impressionantes da cidade.
No Kiyomizu-dera você também encontra o Jishu-jinja Shrine, onde os turistas andam de olhos fechados por entre fendas nas rochas para garantir sucesso no amor, conforme a tradição.
E não para por aí! Tem até uma cachoeira na parte de baixo do templo, cuja, conforme a crença, a água tem poderes terapêuticos. Dizem que se beber a água da cachoeira, a pessoa garante saúde, vive muito e ainda vai bem nos estudos.
Certeza que vai ter muito universitário procurando essa fonte aqui hehe. Brincadeiras à parte, essa é um área bem tradicional e muito procurada, então é cheia de lojinhas e turistas! As ruas são super charmosas. Se hospedar aqui significa que poderá ver as ruas sem movimento bem no início do dia ou no final! As acomodações são em casas tradicionais adaptadas.
Confira Onde ficar em Kyoto para aproveitar ao máximo sua aventura na região:
清水三年坂 Home in Kyoto (8.2) ⭐⭐⭐: Esse é um dos hoteis mais bem localizados para visitar a região, pois além de estar próximo ao Templo Kiyomizu-dera, fica a 18 minutos a pé do Templo Shoren-in e a uma curta caminhada do Templo Sanjusangen-do. O hotel é super reservado e tem uma linda decoração, natural, com muita planta e objetos clássicos da cultura japonesa que se misturam à modernidade proporcionada pelo ar condicionado, microondas e secador de cabelo.
Choya Chawanzaka Machiya House (8.9) ⭐⭐⭐⭐: Uma excelente opção de hospedagem para quem viaja em grupo. A casa em si é bastante grande, equipada com microondas, ar condicionado, tv e wi-fi gratuito e até depósito para guardar a bagagem de todo o grupo. O legal dessa opção é que você se hospeda em uma Machiya, que é um tipo de casa de madeira, tradicional e histórica no Japão! Essa é uma das opções de hospedagem mais legais de Onde ficar em Kyoto.
Yuenshe Kiyomizu Villa (8.7) ⭐⭐⭐⭐⭐: Um dos mais bem avaliados hoteis da região. Issoporque além de estar a apenas 500 metros do Templo Kiyomizu-dera, o hotel ainda oferece uma estonteante vista para montanha e a possibilidade de uma experiência spa, com sauna e até banheira de hidromassagem. Os anfitriões são reconhecidos por sua simpatia e prestatividade, e um detalhe importante: a casa garante a você privacidade, espaço e roupas de banho, cama e serviços de lavanderia para você não precisar se preocupar com muitos detalhes durante a viagem.
Kiyomizu Inishie-an (9.1) ⭐⭐⭐⭐: Uma casa de temporada sustentável, ideal para quem viaja em grupo e quer ter a típica experiência de um spa Japonês. Isso porque a vista das janelas são de tirar o fôlego, e o local é todo equipado com micro-ondas, torradeira, máquina de lavar roupa, geladeira e fogão. Além de contar com uma entrada privativa, você pode aproveitar todas as manhãs para caminhar até o lindo santuário no topo da colina.
Onde ficar em Kyoto: Kinkaku-Ji
Outro templo imperdível é o Kinkaku-Ji, conhecido como “Templo do Pavilhão Dourado”, porque toda a sua estrutura é coberta de ouro! Além disso, o templo está cercado por jardins, e na frente dele tem um lago que reflete a construção fascinante. Inicialmente, o Kinkaku-ji foi construído para ser uma casa de férias do shogun Ashikaga Yoshimitsu, mas depois o lugar virou um templo zen.
Esse foi um dos lugares que mais esperava ver e chorei de emoção! Claro que não poderia ficar de fora da nossa lista de Onde ficar em Kyoto!
Nos arredores do tempo, há algumas construções extras, belos jardins, uma casa de chá e barraquinhas que vendem comidas japonesas típicas. Foi aqui que fizemos a cerimônia do chá e aprendemos tudo sobre a etiqueta, tradição e o verdadeiro sabor do chá verde feito na hora! Veja aqui como foi essa experiência! Cerimônia do chá no Japão: vale a pena?
Confira os opções de hospedagem em Kyoto próximas ao Kinkaju ji:
Close to Golden temple -Kinkakuji (8.4) ⭐⭐⭐: Essa opção de locação é uma casa japonesa tradicional com algumas avaliações brasileiras que elogiaram a simpatia dos anfitriões.Vale destacar que a hospedagem é reservada para não fumantes. Um ponto que pode ser negativo é que o apartamento não tem estacionamento para quem optou por alugar um carro durante a viagem. Com Wi-Fi gratuito, ar-condicionado e um tranquilo jardim, este espaço encantador é perfeito para relaxar após um dia de explorando os encantos de Kyoto.
Kyoto Wakouan Retro Stay (8.6) ⭐⭐⭐: Uma opção mais acessível para quem deseja se hospedar perto do Templo, por se tratar de um apart-hotel. A casa histórica oferece tanto quartos de família quanto quartos individuais (recebendo ótima avaliação de quem viaja sozinho). O jardim é só elogios e um ótimo lugar para aproveitar o café da manhã, que você pode fazer usando a cozinha disponibilizada pela casa.
Yamagata Kyomachi Hatago Nishijin (9.0) ⭐⭐⭐: A propriedade tem uma decoração encantadora, com motivos da cultura japonesa e quartos espaçosos e uma cozinha toda equipada para evitar perrengues na viagem. Uma ótima opção de hospedagem para quem não sabe Onde ficar em Kyoto.
Onde ficar em Kyoto: Fushimi Inari Taisha
O Fushimi Inari Taisha é um dos principais destinos dos turistas de Kyoto. Esse santuário é um tributo ao deus do arroz e sakê. Atrás dos prédios principais, tem um caminho com mais de 5.000 toriis vermelhos, como se fossem portais místicos do xintoísmo. Como o santuário é dedicado ao Deus do arroz, também há várias estátuas de raposas espalhadas por lá, já que elas são consideradas mensageiras de Deus. Foi construído em 711 d.C!
Essa região tem bastante movimento, porém é mais residencial e você consegue se imaginar em um anime! Tudo é bem cuidadinho, casinhas bem no estilo japonês. Considero uma das regiões deste artigo Onde ficar em Kyoto para uma autêntica experiência!
A estação JR Inari é a principal e é fácil chegar até a estação principal. É um bom lugar para descansar, porém há pouquíssimos restarauntes, então se alimente no centro antes de retornar ao hotel.
Veja os hotéis de Onde Ficar em Kyoto na área de Fushimi Inari:
Fukenouchi House (9.1) ⭐⭐⭐: Uma excelente opção para quem quer visitar o santuário logo cedo pela manhã, evitando multidões. com estacionamento privativo gratuito, esta acomodação com ar-condicionado é uma excelente opção para quem viaja de carro. A casa de temporada de 2 quartos oferece WiFi gratuito, TV de tela plana, máquina de lavar roupa e uma cozinha totalmente equipada para maior comodidade dos hóspedes.
カモンイン 稲荷 (9.4) ⭐⭐: Opção para quem busca uma experiência mais tradicional da cultura japonesa. Os quartos não são equipados com camas, mas sim com futons, que é uma espécie de colchão, estilo tatame e dobrável, muito comum na tradição japonesa. Fica a poucos minutos das estações de trem Fushimi Inari e JR Inari e a apenas 5 minutos de trem da Estação de Kyoto. O lugar recebe boas avaliações por conta da limpeza e localização estratégica das estações de trem.
Rinn Fushimiinari (9.0) ⭐⭐⭐: Essa é uma machiya tradicional e espaçosa, que vai te transportar pela cultura japonesa e tem um excelente custo benefício. Além de próxima ao Fushimiinari-Inari-Taisha, essa casa de temporada tem um jardim encantador, ar condicionado, wi-fi gratuito, tv tela plana. Além de recepção 24 horas e segurança durante todo o dia, garantindo tranquilidade aos hóspedes. As avaliações dão muito destaque aos jardins, que vale a pena conferir!
Onde ficar em Kyoto: Ginkaku-ji
Outro lugar lindo para visitar em Kyoto é o templo Ginkaku-ji, o qual fica escondido entre as montanhas da cidade, cercado por jardins japoneses! Na primavera e no outono é um lugar incrível. A história é interessante: o shogun Ashikaga Yoshimasa teve a ideia desse templo para ser um refúgio durante a guerra. A intenção era cobrir tudo de prata, similar ao Kinkaku-ji, que é todo dourado. Infelizmente, esse plano não deu certo, mas mesmo assim é um lugar lindo!
Estas opções de hospedagem são bem mais baratas, sendo uma das melhores opções desta lista de Onde ficar em Kyto para achar casas de temporada, perfeitas para grupos.
Veja os hotéis de Onde Ficar em Kyoto na área de Ginkaku-ji
Kyoto – house / Vacation STAY 1099 (9.4) ⭐⭐⭐: Essa casa de temporada é ótima para quem preza por localização. Os hóspedes podem desfrutar de uma atmosfera limpa e tranquila, com fácil acesso ao Templo Ginkakuji, ao Caminho dos Filósofos e ao Templo de Prata. O anfitrião, Jun, é conhecido por sua flexibilidade e hospitalidade, garantindo uma estadia que você não vai esquecer tão cedo.
Thank you so muchya Miyaco (9.0) ⭐⭐⭐ – Opção para quem quer aproveitar a viagem e conhecer bem como é morar em uma machiya, uma casa típica japonesa. Será uma experiência para voltar aos anos 90 e quem gosta de anime e mangá irá gostar. O anfitrião, Toru, é elogiado por sua hospitalidade e fluência em inglês, garantindo uma estadia acolhedora para os visitantes.
A localização conveniente, perto da Universidade e de estações de ônibus, torna a exploração da cidade fácil e acessível. Embora haja apenas uma cama padrão, os futons japoneses proporcionam uma experiência autêntica, e a mesa da sala no térreo acrescenta um toque tradicional à casa. Além disso, há várias trilhas ao redor da casa para quem quer fazer passeios.
Eaí, já está mais confiante para sua viagem e decidiu onde ficar em Kyoto? Eu espero que essas dicas façam a sua experiência ainda mais inesquecível. Boa viagem! E não esqueça de me marcar quando postar suas fotos no instagram em cada uma das atrações deste post. Até o próximo! Fuuui!
Leia também: Universal Studios Japan: 14 dicas essenciais | Guia completo E Onde ficar em Tóquio: hotéis e 8 melhores bairros