O que fazer em Chamonix? Localizada no coração dos Alpes franceses e aos pés do Mont Blanc, a montanha mais alta da União Europeia com 4807 metros, Chamonix encanta muitos brasileiros. Nós amamos paisagens com neve e montanhas, sem falar que é um destino romântico e perfeito para casais.
Neste guia de viagem de o que fazer em Chamonix dou uma ideia das principais atrações turísticas, um pouco de história, lugares para praticar ski ou snowboard ou simplesmente relaxar.
Chamonix foi a sede da primeira Olimpíadas de Inverno em 1924 e se tornou um paraíso de aventuras. Mesmo que você não saiba esquiar, tem muita coisa para fazer além disso, seja no inverno ou no verão.
O que fazer em Chamonix: dicas de viagem
Melhor época para visitar Chamonix?
Com certeza a época mais procurada é o inverno (dezembro a metade de abril) quando todo mundo que aproveitar a neve. Em março acontece o festival de Ski Boss de Bosses. Eu fui em fevereiro, um dos meses mais frios, e peguei muuuita neve, o que dificultou a visita a algumas atrações.
Durante o verão (junho a agosto) é mais garantido de subir no Aiguille du Midi, porém não vai estar tão branquinho nos picos menores.
Como chegar em Chamonix?
A cidade fica super pertinho de Genebra, então o mais fácil é ir até o aeroporto de lá e pegar um ônibus (apenas 5 euros) ou trem até Chamonix. Todo o transporte na cidade é gratuito com um cartão de hospedagem (dado para quem se hospeda em hoteis, pousadas e Airbnbs).
Alugar carro compensa se você for explorar a região. Eu recomendo o RentCars.
Dica de economia em Chamonix
Se você vai ficar poucos dias E TEM GARANTIA de tempo bom, vale a pena comprar o Mont Blanc Unlimited Pass. O bilhete diário custa 67 euros e vai ficando um pouco mais barato se compra para mais dias. Ele garante o acesso a diversas áreas de ski na cidade e também em Courmayeur (Itália) e Verbier (Suíça). Mas o melhor é: inclui também o Aiguille du Midi, trem Montenvers Mer de Glace e o trem do Mont Blanc.
Caso não tenha garantia de tempo bom, não vale a pena. Todas as atrações dependem das condições do tempo e às vezes você programa para visitar algo de manhã e não é possível pois não abriu (muito vento ou neve por exemplo). No fim, pode ser que você não consiga aproveitar o passe e acaba perdendo dinheiro.
A hospedagem é mais barata nas vilas próximas.Nós ficamos 3 noites em um quarto em Les Houches e pagamos mais da metade do preço do que se fosse em Chamonix. Com este link do Airbnb você pode ganhar até R$180 de desconto na sua primeira hospedagem, aproveite!
O que fazer em Chamonix: pontos turísticos
Esta é a lista de pontos turísticos da cidade.
1 – Gondola para Aiguille du Midi
Essa é com certeza a atração que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Chamonix! A gôndola funciona desde 1954 e leva os turistas até o pico de 3842 m. O negócio é relativamente grande e muita gente leva os skis e pranchas de snowboard junto hahah.
A gôndola sai do centro da cidade então é super fácil de chegar. A primeira parada é o Plan de l’Aiguille, onde algumas pessoas podem sair para esquiar. Aí você toma outra gôndola para o topo, onde há uma estrutura com um museu e informações de como construíram tudo. A principal atração é o “Step into the Void” que é literalmente uma caixa de vidro suspensa, o terror para quem tem medo de altura haha
Também tem uma galera chamada Le Tube com um túnel de neve e garante uma vista incrível para as montanhas. Você consegue ver o encontra da França, Suíça e Itália e talvez até consiga ver o Matterhorn (que fica em Zermatt na Suíça) e seu formato característico! E claro, essa é a melhor forma de ver o Mont Blanc sem ter que escalar. Aliás, Zermatt se assemelha muito a Chamonix na questão de pistas e atrações turísticas.
Nos meses de verão o Restaurante 3842 fica aberto, tem esse norme por causa da altitude (3842 metros) e é um dos mais altos do mundo. Se for em outras épocas poderá visitar o café e loja de lembrancinhas.
O ingresso é salgadinho, custa 65 euros e você precisa chegar cedo para comprar. Como é uma atração que depende do tempo, é importante sempre conferir no site oficial de Chamonix para ver as condições de abertura.
2 – Montenvers e Mer de Glace
O famoso “Mar de Gelo” (Mer de Glace) é a maior geleira da França e reduziu demais em menos de um século. Para chegar lá é necessário tomar um trem na estação Montenvers até o topo e de lá tomar um teleférico até a geleira. Essa foi a primeira atração de Chamonix construída em 1908.
Depois do teleférico é necessário descer muitas escadas em uma estrutura de concreto e aço, são mais de 500 degraus e é importante levar roupas bem quentinhas e água. Lá final você entra numa caverna de gelo, um túnel azul muito bonito e com algumas informações sobre o lugar. Custa 33 euros.
Eu conto mais sobre essa visita aqui: 5 dicas para visitar o túnel de gelo e Montenvers em Chamonix. Mostrando tudo sobre esse passeio no vídeo abaixo
3 – Explore a cidade
Chamonix é super charmosa e com diversas ruas repletas de lojinhas, cafés e estátuas. Essa aqui embaixo mostra os primeiros exploradores William Windham e Richard Pocock que começaram o turismo no vale lá em 1741. Antigamente as pessoas não viam as montanhas como lazer e sim como problema hahauea Aí criaram os resorts de ski nos Alpes e essa ideia mudou.
Aqui há diversos restaurantes que servem as gastronomia típica de Savoia, um ducado que compreendia uma região com várias cidades como Chamonix, Nice e Turim de 1416 a 1714. Além dos famosos Fondue e Raclette claro.
É muito legal passear próximo ao rio, onde tem uma pontezinha bem charmosa e fica próxima do Museu Alpino de Chamonix. A entrada é paga e abriga uma coleção de objetos de esportes na neve (ski, escalada), vida nas montanhas e a geleira.
4 – Nadar numa piscina com vista para os Alpes
Vários hotéis tem promoções especiais com o SPA e um almoço, como foi o caso do Hôtel Hameau Albert 1er. Como era nosso aniversário de casamento, decidimos fazer um almoço especial e depois curtir uma piscina aquecida enquanto estava nevando! Fizemos em diferentes dias (para poder pegar a neve) e foi muito legal! Custou 102 euros por pessoa e valeu muito a pena. Veja todos os detalhes dessa experiência no vídeo abaixo:
Nós também aproveitamos a piscina do nosso Hôtel Le Refuge des Aiglons, onde ficamos por 2 noites (pelo preço mais acessível haha). Eu gostei muito do atendimento, a cama era enorme e a vista linda demais.
Outra opção é visitar as termas como a QC Terme, o uso diário custa 50 e se incluir almoço sai 74 euros.
5 – Ski e Snowboard
A temporada de Ski em Chamonix é de dezembro a metade de abril. Os mais procurados são Brévent e Flégère, pois ficam pertinho da cidade. Custam respectivamente 34 e 30 euros passe adulto para o dia todo e há algumas trilhas caso você só queira passear.
Para quem está com crianças pode ir no Domaine des Planards, onde você encontra uma pista fácil por 27 euros o dia, além de luge e snooc (um negocio q vc senta e vai deslizando haueahe)
Também há pistas nas vilas próximas a Chamonix, como o Le Prarion em Les Houches. Você pega o Telérico Bellevue e encontra várias pistas fáceis e médias e pode alugar o equipamento nas lojinhas ali perto.
Roteiro em Chamonix 3 dias
Esse é o roteiro que faria na cidade. Nós ficamos ao todo 5 dias, mas acredito que 4 sejam suficientes.
- Dia 1: chegada, passear pela cidade, raclette
- Dia 2: Aiguille du Midi e Montenvers à tarde
- Dia 3: Snowboard ou Ski
- Dia 4: Day Use no Hotel com piscina e almoço
Se você tem apenas um dia, vale a pena considerar esta excursão saindo de Genebra
Gostou dessas dicas de o que fazer em Chamonix? Salve no pinterest
Leia mais sobre a França:
Quanto custa viajar para Paris
Disneyland Paris: dicas, valores e atrações!
Paris de graça: 10 passeios imperdíveis
O que mais fiquei com vontade foi nadar com os alpes ao fundo. Me diz, Chamonix também é interessante no verão?
Não conhecia Chamonix, as paisagens são lindas.. fiquei com água na boca, mas esse frio todo deve ser brabeira né hahhaha
Quando estive na França não consegui ir ate Chamonix, mas já pesquisei muito sobre a região e seu roteiro está super completo. Gostei demais!
Nossa, quero muito conhecer Charmonix! Amei suas dicas e seu roteiro, já deixei aqui anotado! Puro luxo essa viagem rsrs
Nem adorei tias dicas! Espero colocá-las em prática logo. Muito bom estes cartões de hospedagem com direito a transporte, usei bem na Suíça.
Que coisa linda esse lugar! Charmonix parece ser o destino perfeito para um roteirinho romântico na Europa!
Que linda e charmosa!!! Gostaria, sem dúvida, de passar uns dias por aí, namorando todo este visual. Deve ser muito legal estar numa piscina aquecida ao ar livre, com aquele cenário nevado! 🙂
difícil foi depois que peguei o coronga ehaueha
antes foi mó de boa pq a piscina é quentinha
Morro de vontade de conhecer essa região e já guardei esse post com tudo o que fazer em Chamonix! Estava planejando fazer o tour do Mont Blanc no meio do ano, mas parece que vai ficar para outra hora….
Nossa, adorei esse roteiro do que fazer em Chamonix. Visitamos a Suíça em novembro e estava um clima bem gostoso mas temos que voltar novamente e ficar mais tempo. Adorei as dicas e espero poder seguir em breve tudo ?
Que charmoso é esse roteiro em Chamonix, nos Alpes franceses. Concordo que os cenários nevados são muito bonitos e são destinos bem românticos, mas o tempo condiciona tudo. Não subimos ao monte Pilatus, na Suíça, precisamente por causa do nevoeiro.
Que maravilha! Super guia de Chamonix! Espero conhecer um dia! E que maravilha esta piscina! Que super experiência hein! Demais!!!
Adoro Chamonix no Inverno! E o queijo rachette, meu Deus de bardar aos céus mesmo! As suas fotos ficaram bem bacanas.
brigada Carla, Chamonix é perfeito para lua de mel!
Demais as dicas do que fazer em Chamonix. Sua sugestão de roteiro está muito boa. Gente, bateu uma saudade aqui e uma vontade incrível de voltar! Fui há 23 anos atrás!???
Meu Deus! Mas reconheci uns lugares, isso foi legal. Curti!
ma nossa era bem novinha então!
Que lugar lindo! Quero fazer todinhas tuas sugestões de o que fazer em Chamonix hehehe.
Achei sensacional esse passe do transporte público dado a quem se hospeda lá.
Ah, e adorei o cabelo branquinho combinando com o cenário 🙂
Aqui está uma falha no meu currículo que tenho de tentar colmatar 🙂 Realmente, há um mundo de coisas boas para fazer, não somente usufruir da neve e das belas paisagens.
Olááá
Como você se deslocou dentro da cidade? Nossa estou usando muito suas dicas!
Obrigada!!
oie Luisa, Chamonix é relativamente pequena então fiz tudo a pé. Se for para cidades próximas, é só usar o google maps que ele indicará qual ônibus pegar