Curitiba tem fama de chover sempre e estudos revelam que possui mais dias nublados do que Londres. Então, se você pretende passar alguns dias na capital paranaense, sugiro sempre carregar um guarda chuva e casaco pois o tempo muda rapidinho num estalo de dedos.
Mas a chuva não vai estragar seus planos não! Confira as dicas do que fazer em Curitiba na chuva!
O que fazer em Curitiba na chuva
A chuva tem suas belezinhas, olha esse arco íris no Largo da Ordem no centro de Curitiba. Sempre dê uma olhada na previsão do tempo uns dias antes da sua viagem, assim você já poe um guarda chuva na mala né hahaha
Como sempre chove em Curitiba, vale a pena reservar um hotel bem localizado, assim você não se molha tanto e gasta menos com o transporte. Eu particulamente ficaria em um dos hotéis localizados próximos ao Batel, mas ainda no centro, pois te dá fácil acesso a Praça Rui Barbosa, onde há diversos ônibus pra todo canto, e rua 24h (a rua coberta com bares). Também fica perto do Shopping Curitiba. O bairro Batel é um dos lugares mais phynos, com diversas baladas e bares. Eu morei um tempo nessa área e digo que é tranquila e segura.
- Novotel Curitiba Batel
- Blue Tree Towers Saint Michel
- Bristol Metropolitan Flat
- Ibis Curitiba Shopping
Estes ficam um pouco mais pra frente, ao lado da Rua XV, o calçadão famoso de Curitiba com diversas lojas e próximo à Praça Tiradentes onde há diversas linhas de bus.
Leia também estes artigos sobre Curitiba
- Comida de rua em Curitiba: feliz com deizão
- Conheça o Tour Comida de Boteco em Curitiba
- Parque Passaúna: meu parque favorito de Curitiba!
- Jardim Botânico de Curitiba e bizarrices
1 – Museu do Olho
O famoso Museu do Olho, assim chamado por seu formato, foi projetado por Oscar Niemeyer e é uma das principais atrações de Curitiba. Claro que o exterior é supremo, porém o interior tem algumas coisas interessantes como o túnel todo branco e sem bordas, a sala do interior do olho toda preta e também a arquitetura horizontal do prédio atrás do olho, chamado de Edifício Castelo Branco.
A exposição do Niemeyer é permanente e as outras vivem trocando. Fechado nas segundas e grátis no primeiro domingo de cada mês!
Endereço: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
2 – Museu Paranaense
O Museu Paranaense funciona de 1876 e possui exposições arqueológicas e de história natural sobre o estado, além de obras de arte e objetos que marcaram a trajetória de Curitiba. Fala sobre a erva mate, os tropeiros e os índios que habitavam a região. Todo o museu possui acessibilidade. Com certeza uma das melhores opções de programas para curtir Curitiba na chuva.
Endereço: R. Kellers, 289 – São Francisco
Foto: Museu Paranaense
3 – Mercado Municipal
O Mercado Municipal foi recentemente reformado e está lindão (tanto que o Encontro RBBV 2018 foi realizado aqui). Você encontra todo tipo de frutas, verduras, ingredientes para todo tipo de prato e tudo fresquinho e direto das barraquinhas. Tem muito produto importado, especialmente do Japão, e uma seção de orgânicos! Você também encontra queijos, vinhos, café, pimentas, carnes, flores. Vai esquecer que está em Curitiba na chuva ahaha
O segundo piso é uma área apenas de restaurantes e com diferentes pratos como pastel, comida japonesa, PF, massas…
A fotos acima foram tiradas pelas Gisele do Viajei Bonito!
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro
4 – Rua 24 horas
A rua 24 horas é uma rua coberta no centro com diversas restaurantes e bares, uma ótima opção para fugir da chuva em Curitiba. A sua estrutura é muito similar ao Jardim Botânico e por muito tempo ficou fechada para reforma. Ela foi reaberta em 2011 e não funciona 24h, mas sim das 9 às 23h.
Endereço: Rua Visconde de Nácar, s/n – Centro
5 – Museu Egípcio e Rosacruz
Muita gente nem sabe que tem um Museu Egípcio em Curitiba e eu amo esse lugar! O exterior é bem legal, tem até um obelisco. Várias réplicas de peças famosas estão expostas no museu e pode acreditar que a múmia é de verdade (ela tem mais de 2700 anos!). A entrada custa 5 reais.
Ele fica mais afastado porém vale a pena! Falo mais do museu no vídeo e no post: Museu Egípcio de Curitiba
Endereço: R. Nicarágua, 2641 – Bacacheri
6 – Museu Ferroviário
O Museu Ferroviário foi construído dentro da antiga estação ferroviária de Curitiba e que hoje fica dentro do shopping Estação. Há uma locomotiva na frente e as plataformas foram mantidas, então fica fácil de encontrar. O museu possui um acervo de peças e fotos de como era Curitiba no século 17 e como ocorreu foi construída a Estrada de Ferro Curitiba – Paranaguá. Essa ferrovia é a mesma que vai até Morretes, um passeio bem legal bate e volta da capital, confira as dicas aqui Trem Curitiba Morretes e Antonina: dicas e valores
A entrada é gratuita. Endereço: Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças dentro do Shopping Estação.
7- Paço da Liberdade
O Paço da Liberdade fica na Praça Generoso Marques, pertinho da praça Tiradentes e da catedral de Curitiba. É um prédio muito bonito e histórico, construído onde ficava o mercado municipal em 1912. Foi inaugurado em 1916 como sede da prefeitura e é o único tombado nas três instâncias de proteção histórica. Abrigou o Museu Parananaense por alguns anos.
O interior é muito bonito cheio de detalhes na madeira, esculturas, afrescos, mobiliário original e decoração em gesso. Durante a visita pode tomar um café no Paço, visitar a biblioteca, as salas de cinema e artes.
Endereço: Praça Generoso Marques, 189 – Centro
8 – Torre Panorâmica
Com certeza a melhor vista de Curitiba, a Torre Panorâmica oferece uma visão 360º da cidade. Achei super legal de ver os prédios concentrados no centro e outras regiões bem residenciais, além de vários espaços verdes.
Dentro da torre há um painel criado por Poty Lazarotto, um dos principais artistas da cidade. Ele retrata o início da cidade com os índios, passando pelo ciclo da erva mate, imigrantes, modernização e símbolos paranaenses.
Endereço: Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191 – Mercês
9 – Ópera de Arame
A ópera é muito bonita durante o dia e com sol, porém recomendo visitá-la durante a chuva se houver algum evento. Alguns shows são realizados aqui e há um espaço muito legal para conferências no andar inferior.
Confira como é de dia e um tour pelos parques mais próximos: Tour Ópera de Arame, Pedreira e Parques em Curitiba
Endereço: R. João Gava, 970 – Abranches
Para quem gosta de rock, vale a pena conferir os bares da cidade! Veja as dicas aqui: 7 bares de rock em Curitiba
10 – Café do viajante
O Robson do blog Um Viajante abriu um café super charmoso, todo decorado com tema de viagem. Oferece cafés de vários tipos e diferentes prensas, transformando a sua tarde em uma experiência! Peça alguns pães de queijo ou tortinha para acompanhar o seu café.
Endereço: R. Comendador Fontana, 229 – Centro Cívico
Gostou das dicas do que fazer em Curitiba na chuva?
Salve no pinterest
Tempo é imprevisível mas n pode limitar as saídas né !! Obrigado Angie ?
Bacana é ir na torre panorâmica com tempo ruim. Já sabe o que vai ver.