Rodeado por vários cumes dos Alpes Julianos fica o lago Bled, um lugar tirado de um conto de fadas. Até alguns poetas eslovenos falam de “a imagem do paraíso” e com certeza a cidade mais visitada e fotografada da Eslovênia. Era meu sonho conhecer e quase chorei de felicidade haueha Veja o vídeo e o que fazer no lago Bled!
Bled: lago imperdível na Eslovênia!
Bled é um destino romântico e tranquilo, mas também perfeito para quem gosta de canoagem, caminhadas, ciclismo e trekkings! A cidade é cercada por muita natureza, pois Bled fica no início do parque Nacional Triglav e engloba 7 lagos diferentes, os alpes Julianos e a montanha mais alta da Eslovênia (Triglav com 2864m). É o ponto de partida para explorar cachoeiras, desfiladeiros e rios da região. Por toda a cidade irá encontrar agências que oferecem passeios de aventuras com kayak, balão, trekkings…
Como chegar em Bled
A melhor forma de explorar essa região é alugando um carro, porém há trens e ônibus vindos de Liubliana, a capital da Eslovênia.
Há duas estações de trem em Bled: a Lesce-Bled (a 1,5km do centro) e Bled Jezero (do outro lado do lago) e o valor de cada passagem custa de 5 a 7 euros, quase o mesmo valor de ônibus.
Você pode adaptar o meio de transporte conforme a região, veja mais no post ESLOVÊNIA DE CARRO OU DE TREM: PRÓS E CONTRAS!
Onde se hospedar em Bled
Em Bled há muitos hotéis 4 e 5 estrelas com spas e piscinas, porém há diversos hotéis e hostels menores e confortáveis. Também verá anúncios SOBE em todo lugar, o que quer dizer quarto! Muita gente aluga casas ou quartos por todo o lago pelo Airbnb. Veja a lista de hotéis em Bled
Nós ficamos no Central Hostel Bled, um lugarzinho horrível, super apertado. O banheiro não tinha cortina e inundava tudooo, sem falar que o banheiro sempre estava fedido. Se você está com grana apertada e ficará apenas uma noite em Bled, até dá hauehau A cama pelo menos era confortável, maaas não tinha cortina no quarto (durante o verão fica claro as 4 da manhã). Aparentemente não gostam de cortinas aheuahe
Quantos dias ficar em Bled
Muita gente faz bate e volta para Bled, o que eu acho um erro pois tem muita coisa legal para aproveitar. O ideal é dormir na cidade para aproveitar bem e ver como ela fica mágica a noite! Então separe 2 dias!
Melhor época para visitar Bled
Como Bled fica entre montanhas, as temperaturas são mais amenas mesmo no verão (15 a 25ºC), por isso tenha um casaquinho em mãos! É um lugar que fica bonito durante o ano todo:
- Verão: tudo fica verdinho e dá pra nadar no lago
- Outono: tons de amarelo e vermelho das folhas enfeitam todo o redor do lado
- Inverno: o lago congela e fica tudo branquinho de neve
- Primavera: verdinho com diversas flores!
Eu recomendo visitar de abril a agosto (primavera e verão) para aproveitar melhor as atividades ao ar livre, temperatura mais agradável e especialmente porque o sol só se põe lá pelas 9 da noite. Durante o inverno fica difícil por causa da temperatura (-2 a 1ºC) e o sol até as 17h.
O que fazer em Bled
Caminhar ao redor do lago é um dos passeios mais prazerosos que fiz na Eslovênia, pois a cada curva é um ângulo diferente e bonito. Vale a pena conhecer em dois momentos diferentes do dia por causa da luz. Com certeza irá tirar muuuuitas fotografias! Outra opção é alugar uma bicicleta.
No lago são realizados diversos eventos de esportes, desde treinos a campeonatos.
Indo para o lado direito você chegará numa igreja com um pequeno parque e verá o Castelo no topo do penhasco. A trilha fica meio escondida entre os restaurantes (aqui comemos uma truta muito boa!).
Já do lado esquerdo há um bom caminho, túneis, pedacinhos estreitos até chegar no estacionamento e na “prainha” de Bled chamada de Velika Zaka. É possível acampar aqui. Pagamos 10 euros no estacionamento para o dia inteiro.
Ali pertinho fica o Villa Bled, um hotel que antigamente servia de casa de verão do presidente da Iuguslávia Tito. Muita gente importante já se hospedou aqui como Nikita Khrushchev, Rei Hussein, Indira Gandhi, Gamal Abdel Nasser, Kim Il Sung…
Como chegar na ilha de Bled
A ilha de Bled tem vestígios de ocupação dos séculos 11 ao 8 a.C quando os primeiros eslavos veneravam a deusa da fertilidade e amor Zhiva. Hoje possui uma pequena igreja, uma sorveteria e restaurante e um museu. Recomendo fortemente pegar o gelato ali, duas bolas saiu 2 euros e muito saboroso!
A forma mais tradicional é pegando um barquinho de madeira chamado de pletnja e são encontrados em diversas partes do lago. Como nós estávamos na outra ponta, lado contrário a cidade, estávamos mais perto e pagamos 14 euros cada um ida e volta. Acredito que os valores sejam meio tabelados.
Também é possível chegar nadando, já que a temperatura da água no verão é bem aceitável. No inverno o lago congela e há neve em todo lugar, até um pequeno morrinho para ski com bondinhos no morro Straža.
O aluguel de barco normal para duas pessoas sai em torno de 15 euros, porém é você mesmo que sai remando…então depende muito do seu físico se irá conseguir remar até a ilha!
Uma das tradições da ilha envolve a escadaria de 99 degraus: o noivo deve levar a noiva no colo da base até a igreja. Uma tarefa bem complicada pois os degraus são íngremes e curtinhos. Essa façanha irá garantir uma união feliz!
A outra é tocar o sino da Igreja: a cada badalada é um desejo que será realizado. Diz a lenda que o sino foi enviado por um papa para uma viúva, a qual perdeu o sino do marido falecido durante uma tempestade e que foi parar no fundo do lago.
Sorvete te pistache o mix da ilha de Bled (que parece um twix).
A melhor vista do lago Bled
A melhor vista do lago com certeza é do morro Ojstrica e a trilha fica próximo ao restaurante do camping e prainha Velika Zaka. A subida dura entre 20 a 30 minutos e precisa ir com um tênis bom, pois há muitas pedras e barro, super fácil de deslizar e cair.
É só seguir reto até ver a bifurcação e escolher a opção com menos minutos (Ojstrica), as outras trilhas são maiores e não possuem uma vista tão boa. A última parte é a pior pois as pedras são altas e íngremes, mas compensa pra essa vista! Mostro bem no vídeo!
O castelo de Bled
Um dos castelos mais antigos da Eslovênia e possui uma vista magnífica do lago, da região Gorenjska entre as montanhas Karavanke e os Alpes Julianos.
O castelo possui dois diferentes níveis e pátios rodeados pela galeria, torres, lojinhas, capela, museu e adega. Há também um restaurante com terraço. Os muros foram construídos pelos romanos. A entrada custa 11 euros. Leia mais sobre o Castelo no post Como é a visita no Castelo de Bled.
Morro Straža
Um lugar para caminhar ou se divertir em qualquer época do ano. Durante o verão é montado um tobogã gigante e no inverno uma pequena pista para ski. Uma ótima opção para famílias.
Vintgar Gorge
Nós queríamos muito ter visitado a Garganta Vintgar, porém estava fechada para reformas (normalmente fecha no inverno e outono). Fica distante a 4km do lago e é uma trilha fácil com passarelas sob o rio Radovna de águas claras e turquesas. Todo o caminho é rodeado por pedras e florestas. No fim você dá de cara com a cachoeira Sum de 16m de altura. A entrada custa 4 euros para adultos. Leia mais no blog Ligado em Viagem (a foto acima é deles!).
O que comer em Bled
O Kremšnita é um bolo de creme com folhado super tradicional da cidade e irá encontrar em todo lugar. Parece um toletão assim de creme e é muito gostoso aheuahe Custa de 4 a 6 euros.
Vale a pena provar prato com peixes fresquinhos do lago, como esta truta com batatas assadas. Este prato saiu 12 euros e o restaurante se chama Grajska Plaza (do outro lado do lago 4260, Veslaška promenada 11)
Assista o vídeo!
Salve no pinterest
Veja também
Que lugar maravilhoso! 🙂 Parabéns pelas fotografias!
Sério, que lugar! Lindo demais.. fiquei sonhando com os hotéis 5 estrelas e suas piscinas e spas, afinal sonhar não custa nada rsrs.. mais um destino que entrou pra lista!
esse lugar eh topzera da balada!!
Que lugar incrível. Logo nos vimos passeando de Kaiak pelas águas calmas do lago. E é também muito romântico. Uma opção para viagem a 2 com tudo que tem direito. Lindas fotos.
Esse lugar é muito lindo. Preciso incluir em um roteiro para Europa urgentemente. Parabéns pelas dicas.
Ahhh, acabo de voltar da Eslovênia e saí de lá apaixonada! Quero muito voltar para conhecer Bled e subir a Triglav!
ahh nos exploramos bem a regiao do triglav, logo vem as dicas!
Adorei! Sempre ouvi falar desse lago, mas agora pude curtir todo o planejamento até ele! Fiquei com mais vontade ainda pra conhecer!
“Surreal” é mesmo a palavra que define! Amei as fotos, o roteiro e as dicas. Também acho que o ideal é passar pelo menos uma noite. Parabéns pelo post, inspirador!
fico feliz que gostou Cristina, o lugar e ainda mais incrível quando chega lá haueahe me apaixonei!
Que lugar incrível! Croácia e Eslovênia estão no meu radar há algum tempo e logo mais pretendo ir. Já anotei as dicas, pois estou encantado com o lugar. Abração!
vale muito a pena fazer os dois, muita natureza e lugares incriveis, sem falar q falam ingles e italiano e ajudam quando podem
Adorei o ‘cabelo de Bled’ kkk. Claro que esse post foi favoritado né? Desde o Pinterest estou amando o que você tem postado sobre esse destino.
aheuhaeu obrigada, o azul tava fácil combinar na Eslovênia, muita natureza!!
Eslovênia é amor até no nome, não vejo a hora de conhecer e adorei as suas dicas, divou demais nessas fotos com esse cabelo combinando com a paisagem, agora conta se te levaram a escadaria toda no colo ou foi só pra ilustrar a foto ? Haahahahaha
foi só um pedacinho e olha q foi sofrido aheuahea
Que lugar lindo! Que saudades… é uma viagem maravilhosa!
O lago de bled realmente é maravilhoso, amei as fotos e o vídeo
To adorando suas dicas! Parabéns pelo blog, pelos artigos, fotos e dicas, e principalmente por seguir seu sonho!
fico feliz que gostou!!