A linha do Bernina Express é a única ferrovia suíça que atravessa os Alpes de norte a sul a céu aberto. Iniciada em 1910, esta linha liga Tirano na Itália a Chur na Suíça e passa pelos glaciares do Passo do Bernina em um desnível de 1824 m. A viagem com o trem panorâmico do Bernina Express é inesquecível e repleta de paisagens lindas de lagos, montanhas, glaciares, vales.. Assista o vídeo com várias paisagens do trajeto do Bernina Express!
Como é o Bernina Express
Começamos a nossa viagem em Tirano, uma cidade italiana que faz fronteira com a Suíça (no início do vídeo mostro um pouco a cidade, mas tem mais informações e fotos aqui: O QUE FAZER EM TIRANO ANTES DO BERNINA EXPRESS!). Como tínhamos o Swiss Travel Pass, só precisamos reservar o assento com antecedência e mostrar a reserva para o trem panorâmico chamado de BEX.
Caso você não vá usar o Swiss Travel Pass, recomendo comprar aqui e com saída de Milão, aí você não pega o trajeto até Tirano por conta própria.
Você também pode chegar a St Mortiz com esta linha (porém verifique se será panorâmico).
Para visitar a Suíça é necessário fazer seguro viagem, veja como funciona!
Confira também INTERNET NA EUROPA: COMO FUNCIONA CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL
Como é o trem panorâmico
As janelas são realmente gigantescas e fazem uma curvinha no topo! O dia estava meio nublado, o que colaborou um pouco para tirar fotos melhores já que o vidro dá muito reflexo 🙁
Esta é a primeira classe do Bernina Express, porém não há tanta diferença entre segunda e primeira. Acredito que o conforto é o mesmo, porém terá mais gente e mais barulho na segunda. No vídeo mostro mais detalhes, como é o banheiro do trem e a dica especial para tirar fotos sem reflexo algum!
A linha do Bernina Express faz parte dos Patrimônios Mundiais da Unesco e passa por mais de 55 túneis e 196 pontes e viadutos. No caminho passa por algumas obras incríveis como o viaduto circular Brusio, uma curva de 360 graus que auxilia o trem no desnível do trajeto.
Também passamos por lagos super azuis e vilas super charmosas!
Este ponto aqui se chama Palu e a hidrelétrica de Cavaglia, a qual deu importância a região logo após a primeira Guerra Mundial. Cavaglia também é conhecida pelo Jardim dos Glaciares e a ação das pedras rolando há milhares de anos morro abaixo criou essas texturas diferentes! Mas o ponto que mais gostei foi o Ospizio Bernina a 2253m acima do nível do mar, o ponto mais alto de toda a linha. Aqui também marca as fronteiras linguísticas entre o sul da Suíça, no vale de Puschlav onde falam italiano, e a região de Engadin, onde falam romanche, a quarta língua oficial do país. Falo mais sobre essas diferenças neste vídeo: AS 4 LÍNGUAS DA SUÍÇA, CIDADES E PRONÚNCIAS
Mais pra frente aparecem dois lagos artificiais: o Branco e o negro! Isso aconteceu quando tentaram mudar o fluxo dos rios da região e de algum jeito formaram estes lagos.
Vale a pena fazer o Bernina Express?
Nestes 15 dias de viagem, pegamos só trem entre as cidades e algumas linhas especiais, mas garanto que o Bernina Express superou expectativas! Recomendo totalmente fazer este trajeto e acredito que durante o inverno deva ser mágico, pois tudo fica branquinho! Veja o nosso roteiro na Suíça.
Salve no seu pinterest!
Veja também
CONHEÇA CHUR: A CIDADE MAIS ANTIGA DA SUÍÇA!
GIGER BAR: O BAR TEMÁTICO ALIEN NA SUÍÇA
MOCHILÃO NA EUROPA NO VERÃO: O QUE LEVAR
ROTEIRO EM ZURIQUE: DO CLÁSSICO AO ALTERNATIVO!
Nossa viagem pela Suíça teve apoio da Swiss Travel System e os comentários aqui descritos são independentes e de acordo com a experiência vivida.
Incrível !!!!!!!!!! Que paisagem maravilhosa Angie!
QUE PAISAGEM MAIS LINDA! Fiquei apaixonado principalmente pelas vilas, o tanto de história que deve existir por aí <3
Báaaaah guria! Acompanhei esses rolês todinhos aí e me deixou louco para ir para a Suíça.
O comboio é o meu meio de transporte favorito. E a Suíça um dos mais belos países do Mundo. Aí está um casamento perfeito. Já fiz várias viagens de comboio na Suíça, essa vai para a lista das que desejo fazer.
Que lindas as tuas fotos desse passeio. Muito épico né? Esse passeio passa por uma das regiões da Suíça que mais gosto.
Abraços
Angie que incrível! Desde que vim morar na França aproveitei para ir duas vezes passear pela Suíça, mas a primeira de ônibus e a segunda de carro (carona)… Na próxima pretendo viajar de trem e com certeza incluir este passeio tb! Este país é maravilhoso demais e deve ser uma experiência realmente inesquecível.
Adorei esse passeio, cada visual lindo demais
Parece até um quadro de tão lindo.. Obrigada pelo post e dicas, já quero conhecer também
Adorei o post. Foi uma das viagens que mais curti fazer pela Suíça e uma delicia relembra-la com o seu post. As fotos estão maravilhosas. Na minha humilde opinião é uma das viagens de trem na Europa com a melhor vista. =)
É mesmo fantástico um passeio com um comboio desses… Eu também andei quando aí estive e adorei!
Fazer esse passeio deve ser mágico! A Suíça por si só já é um lugar apaixonante, mas a bordo desse trem deve ser mais encantadora ainda.
Quantas fotos lindas! Viajar de trem é sensacional, ainda mais pela Suíça que só tem lugar lindo. Adorei o post, parabéns!
Depois de ler seu post e ver uma foto no Instagram, eu e meu namorado ficamos alucinados por essa viagem e começamos a fuçar e fuçar a respeito…certeza de que já entrou em nossa lista de desejos!! 🙂
vale muuito eh lindo demais!!!!
Ai, ai, eu sonho com este passeio, mas ainda não deu. Bem, eu amo a Suíça e este passeio de trem deve ser lindo demais. Adorei o post e o vídeo e as dicas, e tudooooo.
Como você dez a reserva do assento? Vou fazer o gottard panorama express, comprei o suias pass, mas não to conseguindo fazer reserva. Estou com medo de reservar só quando chegar numa estacao de zurik
oi Mirian, vc pode fazer a reserva no escritorio da SBB em Zurique ou pelo site > https://www.sbb.ch/ticketshop/b2c/sprache.do?en
Que incrível ? Amei o post, estou me programando pra ir.
Você sabe dizer qual lado do trem seria melhor pra sentar pra ter a melhor vista, vou pegar o trem em Chur com destino á Tirano.
Muito obrigada
oie no vídeo eu mostro, acho que seria do lado esquerdo, mas veja para confirmar!
Que epoca do ano vc fez esse passeio?
julho