Morei durante 2 meses em Schwäbisch Hall e confesso que não queria embora, me apaixonei por esta cidade! Prédios medievais, comida boa, gente super acolhedora e eventos toda semana. Uma cidade perfeita para estudar alemão e fazer estágio…e claro para passar alguns dias!
A charmosa Schwäbisch Hall
Schwäbisch Hall fica pertinho de Stuttgart, em torno de 70km e 1h de trem. Foi fundada no século XII, porém há vestígios de uma comunidade celta lá do século 1 antes da Era Comum (a.C). A palavra “hal” significa sal em celta e na época era uma das coisas mais preciosas, sendo que a produção de sal dava muuito dinheiro e Schwäbisch Hall era ryyyca! Imagina aquele churrascão sem sal pfff
E claro que muita coisa da época medieval está preservada: a muralha em torno da cidade, as torres, ruazinhas estreitas, pontezinhas de pedra e cobertas e um castelo nas proximidades. E por todo lado você vê prédios em enxaimel super charmosos dos séculos XIII a XVI. É incrível como pouca coisa da cidade foi destruída durante a Segunda Guerra e foi ocupada durante algum tempo pelas tropas americanas (a parte aérea de Schwäbisch Hall só foi devolvido aos alemães em 1993!).
A cidade possui vários centros de educação, desde universidade, escolas técnicas e profissionalizantes e também o Goethe Institut, o qual traz uma galera do mundo inteiro pra cidade! A área industrial também é muito boa, empresas sérias e com produtos de excelente qualidade como Optima (embalagens), Recaro (assentos de avião), Klafs (saunas), abertas a ensinar estágiarios como eu ahueahe
O que ver em Schwäbisch Hall
Você pode explorar a cidade a pé tranquilamente e recomendo inclui-la na sua viagem de carro. Veja as dicas Como alugar carro na Alemanha e dicas de trânsito
Marktplatz
A praça principal da cidade possui diversos barzinhos e restaurantes e ainda a catedral de St. Michael e a prefeitura. Acho demais que quase todos os prédios ao redor tem o estilo enxaimel ou são de pura pedra!
Muitos eventos são realizados aí pois é um espaço muito amplo e as escadarias da igreja ajudam muito, já é uma arquibancada pronta ahuehau Neste dia o time de futebol americano da cidade ganhou a copa sul da Alemanha, aí a cervejaria local deu cerveja de graça pra galera e havia pão com linguiça por 1 euro para comprar…E foi no meu primeiro dia de estágio, apareci lá com a minha chefe! ahueahe
Aí pra pagar os pecados…O interior da catedral St. Michel é muito bonita, vale a visita!
Caminhar ao longo do rio Kocher
Existe uma trilhazinha ao lado do rio que passa pelo centro da cidade até um parque e faz a volta, muito simples e ótimo para quem gosta de caminhar pela manhã
Biergarten proximo a Theater Globe
Durante o verão, várias barraquinhas de cerveja, bolo e Pfannkuchen (tipo uma paqueca) ficam abertas na praça próximo ao Theater Globe e se transforma em um Biergarten. É só fazer seu pedido e compartilhar uma das longas mesas dispostas na praça.
Visitar a cervejaria da cidade
A Haller Löwenbräu produz cervejas deliciooooosas! Vale a pena fazer a visitação para conhecer a fábrica e a degustação,o agendamento é online e custa 7 ou 14 euros, dependendo do tour! Fica na Ritterstraße 6.
Museus e galerias de arte
Se você gosta de exposições e arte, vale a pena visitar o Kunsthalle Würth arts gallery.
Para história visite o Hällisch-Fränkisches Museum, objetos da idade média e explicações de como viviam as pessoas nessa época. Já o Hohenloher Freilandmuseum te joga direto na idade média com pessoas trabalhando (como torneiros, ferreiros, costureiras), prédios de 500 anos, porquinhos com manchas pretas, comidas típicas.. Fica mais afastado da cidade.
Visitar o mosteiro
O mosteiro Grosscomburg fica no topo de um morro, praticamente todo preservado, foi fundado no século 12 e possui vários edifícios de diversas épocas e estilos, desde o romano ao barroco. A igreja preserva várias peças lindas em ouro.
Explorar a região
A região de Schwäbisch é muuuito bonita, vale a pena explorar os lagos cheio de patinhos e que você pode mergulhar! Também vale a pena subir nos morros para ver a cidade de cima.
Provar a culinária local!
A famosa “schwäbische Küche”possui alguns pratos delícia como Maultaschen (uma massa recheada com molho, um ravioli gigante), Spätzle (várias massinhas cozidas servida com molho parecendo um macarrão deformado gostoso aheuahe), Schupfnudeln (macarrãozinho de batata frito), Pfannkuchen (panqueca de ovo), Kratzete (uma panqueca crocante), Zwiebelrostbraten (carne com cebola assada servida com batata).
Tem muita coisa parecida com a comida da Bavária, dá uma olhada no que comer na Oktoberfest!
E aí gostou de Schwäbisch Hall? Comente!!
Veja também:
Que graça de cidade!!! Amo essas casinhas no estilo bechamel, bem típica da colonização alemã! Cada uma mais linda que a outra! Essa eu nunca tinha ouvido falar e amei!
enxaimel, bechamel é aquele molho delicia q é base pra tudo!! ahuehae eu tb me confundo :p precisa visitar SHA eh demais!
Cheguei aqui pelo documentário “Umicorn Town” que conta a história do time de futebol americano deles. Vc até pegou o troféu! Parabéns pela matéria.
Nunca fui a Alemanha, mas esse lugar já me encantou! Muita coisa linda pra se ver! O estilo dessas construções me encantam e a sua descrição da culinária local já me deixou com água na boa! hhahaha
Adoro lugares que não sei falar o nome hahahah Estive na cidade há bastante tempo e achei muito linda <3 Fui no comecinho da primavera, ainda estava frio, mas muito lindo. Mas essas suas fotos ensolaradas me deram uma vontade de voltar… <3
quero muito voltar e visitar meus amigos la!! ai faço um video pra galera mostrando como eh liiiiinda SHA!!
Que bonito! Fiquei com vontade de conhecer. Já apontei as dicas.
Adoro cidades medievais e olha, de tudo o que já vi na Alemanha, acho que eu iria amar demais este lugar que ainda não fui. Nossa, que cidade linda! As casinhas em estilo enxaimel, aff, que charme, que lindas. Adorei!
Cidade realmente linda. Nós fizemos só um bate e volta para aí e já valeu a pena.
Que cidade linda! Nunca tinha ouvido falar de Schwaebisch Hall, mas deu vontade de conhecer.
Que delicinha! E tão pertinho de Stuttgart! Adoro conhecer fábricas de cerveja e numa cidade tão lindinha, melhor ainda!! Mais uma pra lista!
Que lindeza de cidade, o que são esses prédios? Parecem saídos de contos de fada… adorei!
Que cidade encantadora. A arquitectura única dos edificios dá-lhe um toque muito especial. Obrigada pelas dicas, deram vontade de lá ir 🙂
Que lindeza de cidade! Adorei saber um pouco mais e ffiquei morrendo de vontade de conhecer!
Beijos!
Muito bonita mesmo esta cidade. Estive em Estuguarda, mais ou menos perto e não sabia da existência desta terra. Que pena!