Planejando a sua viagemViajar sozinha

Como dizer aos seus pais: vou fazer um mochilão!

posted by Angie Outubro 7, 2014 2 Comments

Uma das tarefas mais difíceis para quem nunca saiu do ninho de casa e é contar a família a famosa história do “vou fazer um mochilão!” Veja as dicas e estratégias pra tudo dar certo!

Como dizer aos seus pais: vou fazer um mochilão!

Existe um certo momento egoísta quando queremos viajar sozinhos, simplesmente esquecemos a opinião alheia e tchau. Você quer mudanças, quer realizar sonhos que muitos só sonham acordados.

Claro que você não deve ignorar totalmente as reações dos outros, principalmente da sua família e amigos. Mas…como dizer aos seus pais que vai viajar? Bem, eu nunca tive problemas com isso, meus pais já me largaram em Curitiba com 16 anos (não é lááá longe, mas pra uma guria do interiorrr foi um início) e como morei sozinha durante a faculdade não foi surpresa quando apareci com a viagem marcada. Meu pai já sabia que eu queria muito viajar para a Alemanha, e devido aos fatos de complicações com um intercâmbio durante a faculdade e que ele tinha medo que eu não voltaria, acabei deixando para deixar a viagem como comemoração de formatura. Demorou 8 longos anos pra realizar os vários presentes de aniversário. Talvez tivesse sido mais fácil ter ido para os EUA, já falava inglês e tal..mas nããão vamos aprender alemão antes, entra com uma voadora na cabeça!

Você não precisa esperar tanto tempo e nem aprender um idioma antes da viagem (só inglês intermediário porque né, muito fácil!).

Não basta ser confiante, independente e determinada. Há um certo receio, especialmente se vai sozinha e é filha caçula ou única. Mantenha a cabeça firme! Quem realmente precisa saber onde e como você está são seus pais. Eles realmente querem o seu bem e ficam preocupados, lógico (minha mãe ficou looooouca quando tinha tufões e terremotos por onde eu estava). Lembre-se: seus pais foram criados de forma diferente, estudaram e trabalham na mesma empresa por anos, casaram cedo e tiveram filhos, pois isso era o “senso comum”, segurança pra vida. Nunca passou na cabeça de viajar por aí.

Por essas razões que seus pais fiquem receosos quanto à sua viagem! Você passará por duas sessões de perguntas e respostas: como convencer seus pais que você irá fazer um mochilão e como tranquilizar seus pais durante a viagem.

Como convencer seus pais que você irá fazer um mochilão

Lidar com a reação imediata dos seus pais não será uma tarefa tão fácil. Mas nada que uma conversada bem detalhada não ajude!
tumblr_mbdwakpwg01rosecn
Meu pai.

anigif_enhanced-buzz-12519-1355503590-2 (1)
Minha mãe.

Fale sobre a sua viagem

O seu roteiro é o seu projeto, mostre os detalhes, as cidades, o orçamento estipulado para cada cidade, garanta que eles entendam que fazer um mochilão é mais do que aventura sem limites ahuehae… Explique certinho:

O que você quer fazer em cada país: o que pode ser perigoso, diferente, desconhecido.

A realidade do lugar e das situações: pense no exemplo do Vietnã, a guerra aconteceu faz tempo, hoje é um país super acolhedor e pacífico!

Onde vai dormir e como vai chegar lá: explique que irá reservar seus hostels pela net e que viajará no mínimo 13 horas com estranhos que não falam a sua língua, em um ônibus que poderá quebrar no caminho, com karaoke no último volume e que terá que comer em botecos tenebrosos. Importante observar: seu corpo aguenta noites mal dormidas, colchões ruins, comida apimentada? Isso reflete diretamente no seu orçamento e saúde!

Como você encontrará pessoas no caminho: mochileiros são fáceis de encontrar, a maioria é gente boa e tem dicas valiosas! Você nunca nunca nunca ficará sozinha (só se REALMENTE quiser).

Medidas de segurança: senso comum, quais lugares irá evitar, o que irá vestir…todas essas informações darão uma base para os seus pais.

Quanto tempo ficará em cada cidade:  um dia a mais em uma cidade, significa um dia a menos em outra! Veja bem se vale a pena!

O que vai levar para cada lugar: sua mãe vai querer saber se está passando frio! Mostre o que vai por na mochila!
anigif_enhanced-1075-1407467688-1
“Taí mãe”

>>>> Mostre esse post pra eles MOCHILÃO: A MELHOR COISA QUE JÁ ME ACONTECEU

Valorize os “pontos profissionais”

Toda essa papelada que estará mostrando aos seus pais revela a sua organização e suas habilidades de prever custos, de planejamento, gestão…Um mochilão te dará muita riqueza no âmbito “profissional da vida”! Você irá contornar situações mais rapidamente, cumprirá prazos e objetivos, terá que se adaptar ao ambiente como “um polvo”. Não terá medo de mudanças! Mostre esses pontos valiosos aos seus pais! Mostre a vontade no Quero fazer um mochilão!!!

O que não fazer:

Coisas que você não deve falar ou fazer, pois só deixarão seus pais com uma pulga atrás da orelha e consequentemente seu mochilão não será aprovado
tumblr_inline_mud4n9iqm01r79k32

Não minta. Faça o que você quer fazer, pois é a sua vida e sua viagem! Se quer ficar mais tempo ou decidiu fazer outro mochilão dentro da sua viagem (o meu mochilão da Ásia surgiu do limbo enquanto estava na Nova Zelândia).

Não prometa horários para conversa, pois nem sempre será possível, principalmente porque a net pode ser lerda ou nem existir. Se marcar, eles ficarão esperando e se você não aparecer, ficarão preocupados.
no wifi tough
Se você é viciadinha em wazaaaaaap, fb e etc…prepare-se mentalmente!

Não conte histórias de terror: Eu até contei algumas tretas conhecidas pros meus pais, eles levaram de boa, pois já sabiam da “minha esperteza”…mas nem sempre será assim, então acho melhor evitar palavras como morte, prisão, sangue, sequestro….

 

O que você irá fazer antes e durante a sua viagem

Aqui entra o “como tranquilizar seus pais durante a viagem” que se resume em uma palavra: comunicação!

Mantenha seus pais atualizados sobre os seus planos

Deixe cópias impressas do seu roteiro (sim, porque são mais fáceis de serem acessadas) e se surgirem destinos novos, avise seus pais. Se eles veêm que você está confiante sobre suas escolhes, tem menos com o que se preocupar! Minha mãe não curtiu quando falei VIETNÃ, pois já associou à guerra, sangue e morte. Explique as razões: destino maravilhoso, seguro, barato. NÃO MINTA! Avisar antes é muito melhor do que no meio da viagem.
tumblr_m2jg9lgM2X1qeqdkco1_500
Só designers entenderão…Imprima tudo bonitinho e organizado!

Use a tecnologia ao seu favor

Atualize pcs, câmeras, tablets e celulares dos seus pais para não haver problemas quando você ligar o Skype! Se não der certo devido ao fuso, envie emails! Reforçando: nem sempre você terá uma boa wifi disponível! Avise que você não estará acessível sempre!
hello this is dog

Mantenha seus pais envolvidos com sua viagem

Faça um levantamento de gastos: veja quanto dinheiro tem disponível, como você irá receber mais se precisar e o seu controle os gastos! Explique tudo certinho sobre o VTM e cartões de créditos!django payment
Eu duvido que seus pais não deem um suporte financeiro caso precise (só se uma das partes foi fdp um dia, aí o negócio complica). A grande maioria não quer um filho mendigando ou deportado! Claro que você pode e DEVE ganhar uns pilinhas em restaurantes, hotéis…

Envie sites de viagem, itinerários ou crie o sue próprio blog de viagem para manter sua família tranquila e interessada na sua viagem. Se vai estudar ou fazer trabalho voluntário, mostre o site e traduza …a reação será totalmente diferente!

Lembre-se: uma reação dos seus pais é significado de carinho e amor. Não vá contra, ajude-os a entender e deixe-os seguros, assim, você terá apoio e segurança! Sua viagem será muito mais compensadora 😉

Salve a imagem abaixo no seu Pinterest e confira meus painéis de viagem!

Como contar aos pais Quero Fazer um mochilão sozinha! Dicas para tranquilizar sua família e estratégias para dar tudo certo

Se você gostou das dicas para contar aos seus pais “quero fazer um mochilão”, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB

Veja também:

12 DICAS PARA VIAJAR DE GRAÇA PELO MUNDO!
TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE MOCHILA!
COMO PLANEJAR UM MOCHILÃO: DICAS BÁSICAS!
ENTENDA OS CUSTOS DE UM DESTINO

Você também pode gostar de:

2 Comments

Eu Sem Qualidades - Blog Fevereiro 16, 2016 at 11:22 pm

E quanto o mochilão vai ser pegando caronas e dormindo na casa de gente estranha por sites? Como faz? T.T”

Reply
Angie Fevereiro 17, 2016 at 3:08 pm

vish, ai tem que ser com muuuuita cautela pra passar essa informação à família haueahua

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: