Eslovênia

Litoral da Eslovênia: conheça Piran, Izola e Koper

posted by Angie Julho 14, 2018 5 Comments

Sabia que a Eslovênia tem praias? É um pedacinho bem curtinho, uns 43km, mas muito bonito! Todo o litoral da Eslovênia pertencia a Itália, então nem parece que você está visitando a Eslovênia: arquitetura, gastronomia e até o idioma (se tiver dificuldades no inglês, fale italiano que dá certo)!
Conheça 3 cidades charmosas no litoral da Eslovênia: Piran, Koper e Izola e assista o vídeo!

O lindo Litoral da Eslovênia

piran litoral da eslovenia dicas

Todo o litoral da Eslovênia pertencia a República de Veneza até a tomada pelo Império Austrohúngaro, depois durante a Segunda Guerra voltou a ser da Itália que perdeu o território com o fim desta. Aí virou Iuguslávia até a independência da Eslovênia em 1991. Ufa! Que confusão aheuahe

As principais cidades são Piran (onde extraem o sal do mar Adriático, praias ótimas), Izola (uma vila de pescadores charmosa com praia) e Koper (o principal porto onde param os cruzeiros).

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

O litoral da Eslovênia é cheio de praias bonitas e muito conhecido entre  italianos, alemães e coreanos. Os italianos visitam muito a Eslovênia pela proximidade e pelos preços mais baratos.

A melhor forma de explorar é de carro, porém os estacionamentos são caros. As ruas são boas e as paisagens são repletas de morros com olivas e vinhedos, típicas da região da Ístria. É possível conhecer as três cidades num dia só.

litoral da istria o que fazer na eslovenia piran

Piran

praias da eslovenia verao na europa pirano

Uma das cidades mais fofas da costa adriática da Eslovênia, Piran se desenvolveu graças à extração de sal e mantêm um dos mais bem preservados centros medievais do Mediterrâneo. A influência de Veneza fez com que a cidade crescesse economicamente e é vista na arquitetura da cidade.

piran praça tartini eslovenia dicasarquitetura de piran eslovenia detalhesA Praça Tartini é o centro da cidade desde o século 13, cercada por restaurantes e lojinhas em prédios bem coloridos. A estátua e o nome da praça vem do violinista e compositor Giuseppe Tartini que nasceu numa das casas ai do lado. Todos os sábados acontece uma feirinha de antiquidades e artesanato aqui.

Durante o verão são realizados diversos eventos na praça, principalmente concertos de música clássica.

Outras atrações da praça são: Palácio Municipal, o Teatro Tartini, o Museu Marítimo, o Aquário, a Estação Biológica Marinha, a Casa Barroca e o Palácio Apollonio.  Também é possível caminhar pelos muros antigos e ver a cidade lá de cima (primeira foto deste post)

torre da praça tartini pirano

museu maritimo o que fazer em piran litoral da eslovenia

A Riva é o lugar favorito da galera, possui diversos restaurantes e dois lugares para tomar banho: ambas com banheiro e chuveiros. A água é bem transparente, não tão fria e calma, perfeita para kayak, SUP ou mergulho.

agua das praias da eslovenia dicasatividades na agua mergulho kayak piranEm Pirano é extraído sal do mar Adriático desde 804, considerado um dos melhores sais do mundo e utilizado em diversos tratamentos nas termas e spas da região, principalmente na cidade ao lado Portorož, onde ficam os hoteis e spas. Desde o século XIII, monges beneditinos já sabiam que as termas tinham suas propriedades benéficas à saúde.

É possível visitar as salinas de Secovlje, Strunjan e Lucija, Portorož com tour marcado e também o Museu do Sal.

extracao de sal piran eslovenia

Izola

izola litoral da eslovênia

A próxima parada é Izola, uma vila de pescadores que possui um charme especial e bem mais tranquila que as cidades vizinhas. O mar parece uma piscininha e fica próximo de um parque, ótima opção para famílias e um picnic.
As ruas são estreitas com prédios de 2 a 3 andares com portas abertas e roupas secando o varal, uma paisagem que lembra muito as cidades pequenas da Itália.

litoral da eslovenia casinhas izola

praias da eslovenia izola parque

Possui um porto grande em relação ao porte da cidade e se destaca com atividades esportivas e iate clubes.

porto de izola iates litoral da esloveniaigreja em izola eslovenia

torre da igreja izola praias da eslovenia

Koper

koper litoral da eslovenia

A maior cidade do litoral da Eslovênia recebe os cruzeiros do Mediterrâneo e os turistas chegam facilmente ao centro charmoso da cidade. O porto é  uma das fontes de economia da cidade, desde o império Romano.

A praça principal é dedicada a Tito, o presidente da Iuguslávia de 1953 até 1980 e que batalhou com os partisanos contra os nazistas sérvios e croatas durante a Segunda Guerra Mundial mesmo sem apoio oficial dos aliados. Na praça também fica a torre do relógio e a prefeitura no Palácio Praetorium , ambos no estilo gótico renascentista típicos de Veneza construídos no século 15.

o que fazer na eslovenia praias koperDurante o verão são realizados diversos shows de música tecno na região, perfeita pra quem curte balada!! A cidade possui diversas lojas e cantinhos interessantes.

Próximo ao porto fica um “parque” com estrutura para famílias se divertirem na água e até um castelinho inflável!

praia em koper atividades familiaporto em koper eslovenia dicas

A Gastronomia do litoral da Eslovênia

Com tantas olivas e a proximidade à Itália, a gastronomia da Ístria combina os ingredientes locais: azeite de oliva, trufas brancas, aspargos, alcachofra, peixes e sal marinho. Os vinhos são bem famosos também com uvas Malvazija (branco) e Refošk (tinto).

Um dos aperitivos mais encontrados é o Ćevapčići (se pronuncia tchevapitchitchi), uns bolinhos de carne compridinhos e fritos bem gostosos! Acompanhados de uma cerveja gelada é tudo de bom!o que comer na eslovenia cevapcici

Assista o vídeo

Salve no seu pinterest

Litoral da Eslovênia, praias e cidades que lembram a Itália e são bem mais baratas!

leia também:

ESLOVÊNIA DE CARRO OU DE TREM: PRÓS E CONTRAS!
CAVERNA POSTOJNA NA ESLOVÊNIA: SENSAÇÃO DE OUTRO MUNDO!
CASTELO PREDJAMA: O MAIS FAMOSO DA ESLOVÊNIA!


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

5 Comments

Eloah Cristina Julho 23, 2018 at 8:12 pm

Nunca fui, mas já fiquei morrendo de vontade de conhecer. Não sei pq, na minha cabeça seria um lugar gelado. Não sei de onde tirei isso rsrsrs

Reply
Fabio Ayub Brasil Julho 23, 2018 at 10:55 pm

Oi Angie! Que praias belíssimas hein?! Águas transparentes. Fiquei com muita vontade de conhecer. Parabéns pelo post! 😉

Reply
NiKi Verdot Julho 24, 2018 at 6:23 am

Nossa a Eslovênia deve ser realmente sensacional. Além de lindas praias, as cidades são puro charme né? E não sabia do sal de Pirano! Angie também é cultura! 😀 😛

Reply
katewanderinglife Julho 29, 2018 at 12:10 pm

Eu adorei a Eslovénia, a capital e Bled e fiquei com imensa vontade de voltar. Vejo que vale mesmo a pena!!

Reply
rui batista Julho 29, 2018 at 2:57 pm

Fiz essa costa pela primeira vez em 2001 e foi amor à primeira vista. Acrescentaria Rovinji. A Eslovénia é um verdadeiro encanto na Europa. E acho que esta zona retratada no post tem sido ‘esquecida’ por muitos bloggers 🙂 boa malha!

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: