Eu adoro o Egito desde que eu me conheço por gente…pirava nos jogos que tinham fases no Egito (como Tomb Raider e Crash Bandicoot), achava o máximo correr pela areia e fugir das múmias…e claro os filmes A Múmia, O retorno da Múmia e Escorpião Rei! Infelizmente a realidade é outra e como não visitei o Egito ainda, vou contar como foi a minha primeira experiência e contato com a arte egípcia no Museu do Louvre em Paris.
Antigo Egito no Museu do Louvre
O Museu do Louvre é impossível de visitar em um dia..acredito que até visitar uma seção dele em um dia seja muito, pois é muita muita muitaaaaa informação que o olho chega a cansar.
Esfinge já no começo da seção do Antigo Egito no Museu do Louvre..nem preciso dizer que comecei a visita por aí né! Olha a cara de faceira
Cada seção é decorada diferente, tanto na forma de dispor os objetos quanto a própria sala.Estátuas e colunas na seção egípcia do Louvre.
Escada para a seção subterrânea!! Dá sensação de estar nas tuuumbas!
Sarcófagos de duas épocas e “classes” diferentes, a caixa (ataúde) do sarcófago de Ramesses III e hieróglifos no interior de um sarcófago. Os hieróglifos no interior do sarcófago não representavam somente o caminho a ser seguido pelo morto até o além, nomes da família e orações, mas também representavam oferendas, roupas, armas e ferramentas que poderiam acompanhar o morto no além. Dicas, truques e rotas secretas também eram escritos pra ajudar o morto a chegar na sala do julgamento (sério gente, tipo um gameshark com vários cheats mortais !!)
Hieróglifos e representações coloridos nas paredes. Hieróglifo é composto de duas palavras gregas: ἱερός (hierós) “sagrado”, e γλύφειν (glýphein) “escrita”. Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais “sagrados”.
Não era fácil fazer textão no Antigo Egito.
Pelo menos a galera lia o texto até o final e não vinha encher a sua TL com mais bostaço e comentários ignorantes #sadbutrue
Essa pedra aí de cima conta várias coisas sobre Osíris, o deus responsável por julgar os mortos na “Sala das Duas Verdades”, onde se procedia à pesagem do coração. Se o coração fosse mais leve que uma pena de avestruz o morto era absolvido, se fosse mais pesado, este era devorado por Ammit, um monstro parte crocodilo, parte pantera e parte hipopótamo..e aí meu amigo, não tinha chance de ressurreição, ficava lá no limbo por toda a eternidade.O deus Anúbis era responsável por guiar os mortos durante a jornada até a sala do julgamento, protegê-los dessas cobras gigantescas ai e por pesar os corações na frente da deusa da Verdade Maat e Osíris. Imagens: Cow of Gold
Estátuas egípcias
Para os egípcios antigos as esfinges significavam poder e sabedoria e protegiam as pirâmides e templos. Quanto mais melhor!Os egípcios também gostavam muito de babuínos, um gosto muito peculiar né, bichos dos demônios T_T (pra quem não sabe, eu já fui atacada por macacos #trauma). Aparentemente esses aqui estão dizendo “calma aí meu, não fizemos nada, não pegamos as bananas do faraó”
Artefatos e jóias egípcias
Papiros, estátuas, jóias e outros artefatos do dia a dia dos egípcios, como jogos, tigelas, colheres de madeira são dispostos em caixas de vidro nas laterias e no meia dos salões do Antigo Egito no Louvre. Não existem muitos relatos das coisas mais simples, pois não eram escritas pelos egípcios por parecerem coisas óbvias, nem pensavam no futuro do cotidiano.Viu aqueles braceletes de cobrinha do R$ 1,99 que você usava durante ~os anos rebeldes~ (adolescência), eles realmente existiram! Decorações de gatos pela casa que ainda persiste até hoje.
Pura phynesse no Antigo Egito!!! Que colar maravilhoso gente *_*
A primeira múmia a gente nunca esquece
A corpo humano no Antigo Egito era tratado com muito respeito e esta é uma das múmias mais bem preservadas, pois você consegue ver os pedaços de tecido colocados com muito cuidado, a máscara feita com um tipo de papel machê (cola e tecido) e os designs característicos da época.Esta múmia foi colocada em uma cama funerária feita de madeira e bronze e decorada com patas e cabeças de leão, juntamente com os canopos decorativos (as jarras que continham as vísceras, aquelas que os caras no filme a Múmia roubam e são os primeiros a morrer pro Imhotep).
Cada canopo possuía uma forma própria e representavam os filhos do deus Hórus:Hapi: deus com cabeça de babuíno que representava o norte e continha os pulmões e protegido pela deusa Nephthys
Duamutef: deus com cabeça de jacal que representava o leste e continha os estômago e protegido pela deusa Neith
Imseti: deus com cabeça de PASMEM humano que representava o sul e continha o fígado e protegido pela deusa Ísis
Qebehsenuef:deus com cabeça de falcão que representava o oeste e continha os intestinos e protegido pela deusa Serqet (Foto: Walters Art Museum)
Removiam todos os órgãos, exceto o coração, considerado necessário após a vida por ser o centro dos pensamentos e sentimentos (e que decidia se o morto ressuscitava ou não).
O cérebro então pffff….
As técnicas de embalsamento foram aprimoradas durante 3 mil anos da civilização egípcia e reza a lenda que Ísis e Anúbis inventaram estas técnicas para o deus Osíris, considerado a primeira múmia e modelo a ser seguido por todos os egípcios. Felicidade define…cara imagina! aí dentro tem uma pessoa que viveu há pelo menos 3 mil anos atrás! Isso é muito louco!As várias camadas para proteger a múmia durante o Antigo Egito.
E aí? Gostou desse tour pelo Antigo Egito no Museu do Louvre? Comente 😀
Este post faz parte da Museum Week, a blogagem coletiva da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem)! Visite os outros blogs da rede e conheça vários museus legais pelo mundo!!!!
Europa
Alemanha
Tá indo pra onde? – Ilha dos Museus
Viajoteca – 5 museus inusitados em Berlin
França
Viagem LadoB – Museé D’Orsay
Direto de Paris – Musée Rodin
SOSViagem – Museu do Louvre X Museu d’Orsay
Itália
Passeios na Toscana – Palazzo Pitti
Vou pra Roma – Museus do Vaticano
Roma Pra Você – Galleria Borghese
Reino Unido
No Mundo da Paula – Museum of London
Mochilão Barato – Madame Tussauds
República Tcheca
Trilhas e Cantos – Museu do Comunismo
Rússia
Viajei Bonito – Hermitage Museum
Suécia
Viajar pela Europa – Museu Vasa de Estocolmo
Turquia
Travel with Pedro – Museu de Arte Islâmica e Turca
América do Sul
Brasil
Coisos on the go – Inhotim
E aí, Férias! – Museu Imperial
O Melhor Mês do Ano – Museu do Futebol
Cantinho de Ná – Museu do Frevo
Viagens que Sonhamos – Fundação Iberê Camargo
Vida de Turista – Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS
Estrangeira – Museu Histórico de Alcântara
Peru
De Mochila e Caneca – Museu da Inquisição
América do Norte
Estados Unidos
Malas e Panelas – The Broad Museum
Ideias na mala – Melhores Museus de San Francisco
Essa parte do Louvre é mesmo incrível!! =]
é apaixonante!!!
legal demais.
Gostei da sua abordagem, só uma faceta desse museu que é um mundo! Abraços
fico feliz que gostou guria!!! eu quero ir de novo e explorar mais, só precisa cair o preço do euro aheuaheuah beijoo
Primeiro… Meu, as referências do primeiro parágrafo são demais! Sim, de acordo com todas elas quando penso em Cultura Egípcia.
Segundo… Qual o seu problema com animais? Ou melhor… qual o problema que os animais tem com você? (risos, maldade, mas risos)
Terceiro… Preciso ir! Sério! Essa minha viagem pela Europa precisa sair LOGO!
Adorei o post!
viuuu sou cultura em pessoa hauehaueha nerd ou pop mas tá valendo!! haueahue Eu não sei o que eles tem contra mim, sempre me perseguem T_____T Vamos planejar uma juntas! Obrigada pela visita guria!!!
Guria, o Louvre tem de tudo mesmo, né? Você tem que ir pro Egito menina, vai pirar! Adoramos o post, como sempre está ótimo. E viva os video-games hehehehe <3
siiim e você só ta pondo lenha na fogueira na minha vontade né hauehaue viva os gaaames sempre!! obrigada pela visita guriaaaa
Visitei o Louvre com pouco tempo e perdi muitos detalhes importantes. Seu post está muito bacana! Parabéns!
é muito gigantesco né, acho que deveria ter até uma parede branca pra dar um descanso nos olhos (aquele mesmo esquema de quando vc cheira vários perfumes e ai tem um potinho com café pra neutralizar os odores!) obrigada pela visita guria!!
Foi o que mais gostei no Louvre, a parte da arte antiga. Suas fotos ficaram ótimas, abs
Muito legal o post. Eu não sou muito chegada em Egito. Depois de ler teu post vou dar um paradinha por lá qdo for ao Louvre.
Essa ala do Louvre é muito legal mesmo, adorei ver as páginas do Livro dos Mortos, mesmo sem entender muita coisa rsrsrs. Um abraço, Léli
O Louvre é tão gigante que nenhum post fica igual ao outro, né? haha. Incrível! 😀
Bacana conhecer essa seção do Louvre. A cultura e história do Egito é fascinante!
Gostei do post, viu? Esta parte do museu realmente é uma das mais fascinantes! bjks
Angie, que demais tudo isso! O Egito é mesmo muito fascinante e é demais poder ver assim tão de perto um pouco dessa cultura, tb nunca fui lá, mas pude ver um pouco disso lá no British Museum também. Adorei tuas fotos mega felizona de estar lá e todas as informações do post! 😀
Ahhh O British Museum deve ser liindo demais!!!!! Tem bastante coisa do Egito lá! Obrigada pela visita guria!!!
Oi, guria!! Eu também amo a história do Egito. Acho que temos uma viagem pela frente… Bjs!!
opaaa vão para o Egito mesmo ou para Paris?? ahueahuea
Amo arte egípcia e seu post está demais!!! Deu vontade de voltar! 🙂
obrigada Karine!! Também quero muuuuito voltar, tem tanta coisa que não vi!
Muita gente fala que é a parte mais incrível do Louvre! Obrigada por compartilhar… uma hora dou um pulo ali, kk
Ah, as jóias. Um sonho! hahaha
Nada de textão no Egito! 😛
Quero conhecer o Lovre, vou precisar de 1 semana!
Eu sou APAIXONADA por tudo que se refere ao Egito Antigo e amei essa parte do Louvre!
E realmente a primeira múmia a gente nunca esquece. A minha foi no British Museum em Londres!!
Adorei o post!
Quero muuuuito ir no British Museum, com certeza vou pirar!!! obrigada pela visita :*
Essa foi a minha parte preferida do Louvre! E acho que 1o contato com atte egípcia tb – ainda não fui ao Egito!
Egito tá na lista há muito tempo! Espero visitar nos próximos 2 anos!! \o/
Guria….. Adoro esse Museu e o Egito sempre me fascinou.
Otima escolha.
Bjos
Thais
“Olha a cara de faceira” hahaha – Tô rindo até agora! Show, Ângela! Muito legal seu post! bjs
ahuehaueha obrigada pela visita Renata!!! :***
Tbm adoro o Egito antigo e quando fui ao Museu do Louvre comecei a visita por essa parte. Ótimo post!
Realmente, o Louvre é um mundo… Passei quase um dia inteiro namorando essa sessão egípcia. Saudade…
Muito massa o post! A seção de Antigo Egito do Louvre é incrível! 🙂
Eu também amo a história do Egito. Acho que temos uma viagem pela frente… Bjs!!
Nossa, muito lindo.. Um dia quero ir conhecer.. Vou adicionar em minha lista.. obrigado
Adoreeeei o post. Amei de mais ❤ Fotos lindíssimas!! Caramba, a história me fascina! Será que é possível preservar estas múmias expostas a luz e tudo mais?