AlemanhaIntercâmbio

Meu estágio na Alemanha em Design pelo Goethe Institut

posted by Angie Fevereiro 10, 2015 13 Comments

Quando fui para a Alemanha em 2011 fiz o programa aula de alemão + estágio na Alemanha conhecido como Deutsch und Berufspraktikum no Goethe Institut. Esse programa só está disponível em Schwäbisch Hall, uma cidadezinha super acolhedora e linda perto de Stuttgart.
Meu estágio na Alemanha em Design schwabisch hall
Muito amor <3 Foto: Kiratour

Estágio na Alemanha pelo Goethe Institut

“Mas Angie, por que você não fez intercâmbio da faculdade?” Por 3 razões:

1- Não tinha um programa Ciências sem Fronteiras tão aberto, fácil e divulgado.
2- Não aguentava mais a faculdade e não via a hora de terminar. Tava de saco cheio (não sei como tem gente que suporta mais de 4 anos, fala a verdade)
3- Minha família sabia que não ia voltar se fosse estudar lá.

Aí esse programa veio bem a calhar, já que queria ficar apenas 3 meses, melhorar o meu alemão e acrescentar algo no currículo. Aí apresentei o TCC e viajei.

Meu estágio na Alemanha durou pouco tempo, em torno de duas semanas em cada empresa, e foi gratificante, porque consegui me comunicar e ainda surpreendi a alemãozada! Certeza que conseguiria um emprego lá se não tivesse que voltar pra fazer a colação da faculdade ;.; Escolhi um estágio em design de produto e outro em gráfico.

A primeira empresa é a KLAFS, fabricante de saunas phynas. Sabe aquelas saunas de madeira com gente  linda e toalhas estrategicamente posicionadas?Meu estágio na Alemanha em Design (5)
Essa mesma. Produzem saunas personalizadas e os modelos pré fabricados são exportados para vários países e  instalados em navios e até em mansões lá na Arábia Saudita (e ainda vendem uma “câmara de neve” pra dar aquele gelo depois da sauna..porque afinal, lá nem faz calor né).
Meu estágio na Alemanha em Design (4)
Fotos:KLAFS

A empresa ganhou altos prêmios de design, como RedDot Awards, German Design Awards, IF Product Design e Plus X Award.

É interessante como os alemães são abertos quando você quer aprender mais sobre qualquer coisa. E estágio na Alemanha não é brincadeira! Me levaram para conhecer a linha de produção, vi as máquinas supremas que lixam, cortam e dão acabamento na madeira, vi um construção em uma cidade próxima com um dos chefes (e corri a uns 240 km/h na Autobahn, quase enfartei), me explicaram horrores sobre o funcionamento das saunas (tentei entender) e materiais e ainda ganhei umas madeiras de amostra (nada de mais, só algumas nórdicas lindas de morrer).

Meu segundo estágio foi no estúdio HölzerDesign. Já no primeiro dia de estágio sai com a minha chefe para tomar cerveja GRÁTIS na praça.

katy perry pink hair oh my god
Bera boa, de graça e à vontade??? Melhor estágio ever!!!!11onze

Meu estágio na Alemanha em Design (2)
A cervejaria local patrocina o time de futebol americano Unicorns, o qual ganhou a Copa Sul da Alemanha. Então a fabricante decidiu distribuir cerveja pra galera. Que gesto mais bondoso, altruísta e nobre.  Só cobraram a Bratwurst no pão (1 euro)
Meu estágio na Alemanha em Design (3)
Gente olha que miúdos os jogadores! Deve ser quebra quebra esse jogo. Só fui embora quando retiraram as tendas de cerveja.

E as duas semanas seguintes foram super puxadas, acho que nunca trabalhei tantas horas, porém sempre tinha cerveja e doritos, então foi tranquilo. Pintei parede, furei o chão, reclamei com a gráfica, comprei o tecido errado….só faltou dirigir (fiquei meio cabrera, vai que faço uma barberagem).

Fizemos uma exposição que participou de um evento na cidade chamado Nach(t)spielzeit der Haller Kunstnacht. Todo lugar havia alguma coisa relacionada à arte e cultura e o nosso tema foi “Travalínguas Schnabelzüngler”, em alemão e em português, e mostrava contraste e interatividade. Foi super engraçado ouvir a galera tentando pronunciar “Farinha fofa faz muita fofoca feia” e pra mim o pior foi “Zwischen zwei Zwetschgenzweigen sitzen zwei zwitschernde Schwalben” (boa sorte aí pra ler).
Meu estágio na Alemanha em Design perfil
Letras flutuantes!

Uma ideia do projeto.

Essa exposição ganhou o prêmio de melhor apresentação no Face to Face 11 Germany meets Portugal em Ludwigsburg Alemanha (mazá).

Amei esse estágio, porque me senti como parte importante em cada projeto (até numa reunião do Departamento de Economia Criativa e Cultural do Governo) e a “minha boss” me considera da família, me levou em duas exposições/prêmios fora da cidade (até me emprestava o carro se quisesse fazer uma viagem por conta própria), jantei na casa deles, fui buscar o marido dela no trabalho, tomamos muita cerveja, recebi o filho dela em Curitiba um tempo depois…ih, a lista é grande! Depois que você ganha confiança, pode ter certeza que os alemães te consideram parceiro, amigo do peito!

Quais as vantagens de fazer o curso Deutsch und Berufspraktikum?

1- Você escolhe a área que quer atuar: design, engenharia, medicina…pode até fazer pão!
2- Te ajudam com CV, simulam entrevistas e todo o pacote.
3- Acompanhamento do estágio com outros alunos no bar.
4- Certificado
5- Reembolso da passagem do ônibus
6- É um estágio na ALEMANHA gnt!!!

Desvantagens:

1- Com esse euro alto…
ta carissimo
Lá em 2011 era outra história.

2- Estar no nível B2 de alemão

3- E precisa escrever um relatório super detalhado sobre o estágio u.u

Fora isso, super recomendo!!

Gostou desse post sobre estágio na Alemanha?? Comente!

viajar-barato-descontoViaje tranquilo com o Apure Guria! Conheça nossos parceiros e ainda ajude o blog sem pagar nada a mais por isso <3

Reserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking ou no Hostelworld e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 21 dólares no AirBnB

Leia também:

12 DICAS PARA VIAJAR BARATO NA ALEMANHA

7 DICAS PARA APRENDER ALEMÃO

10 LUGARES LEGAIS GRÁTIS EM BERLIM

MUSEU DA PORSCHE EM STUTTGART

Você também pode gostar de:

13 Comments

Grazielle Lemos Setembro 22, 2015 at 2:54 pm

Adorei, realmente da super pra entender porque tu ficou tão feliz na Alemanha… haha
Só não me arrisquei a ler em Alemão, confesso que comecei e ai pulava as palavras, porque não dá né… haha
Beijos

http://www.frescurasdemulherzinha.com

Reply
angie Setembro 22, 2015 at 8:29 pm

ahh mas alemão é de boa Grazi!!! Aprende uma vez como se pronuncia e eras isso! \o/\o/ Agora entender as frases é outra coisa hauehauehae obrigada pelo comentário!!!

Reply
Stephan Novembro 19, 2015 at 1:30 pm

Olá, pelo que vi no site do Goethe, o curso é normalmente em 2 meses, sendo o estágio no segundo mês, certo ? Após a conclusão do estágio, existem boas perspectivas de conseguir um emprego fixo ? Eu teria mais interesse em trabalhar em algo relacionado à área administrativa, mas não sei se é necessário ter uma formação profissional para isso (Ausbildung).

Reply
Angie Novembro 19, 2015 at 3:51 pm

Oi Stephan! Isso 2 meses..ai depende muito se vão gostar de você, se viram potencial..com Ausbildung é mais garantido 🙂

Reply
Klaus Novembro 27, 2016 at 10:15 pm

Já estudei também no Goethe Institut de Schwäbisch Hall, mas somente por 1 mês. Pretendo voltar novamente, dessa vez para ficar por mais tempo, e me interesso em fazer o curso Berufspraktikum. Pelo que me informei na época, o curso é ministrado no nível B2 e é necessário escrever currículo e carta de motivação toda em alemão. Tenho perguntas sobre algumas questões que não cheguei a me informar na época, e se puder me responder eu agradeço:

1 – É necessário ter certificado Goethe B1 ao menos para fazer esse curso, ou somente comprovar proficiência no nível B1 através do teste que eles fazem no início do curso ?

2 – Há muitas opções de estágio ou é um pouco limitado em função da cidade ser pequena ?

3 – Como são as entrevistas para o estágio ? Usam um vocabulário muito rebuscado ou é tranquilo de se comunicar ?

4 – Durante o estágio também tem aulas ou somente o estágio ?

Reply
Angie Novembro 29, 2016 at 12:15 am

oi Klaus!! Isso aí, CV e carta de motivação precisa sim.
1 – Como eu estava fazendo aula no Goethe não precisei fazer certificado.
2 – tem bastante!!! SHA tem muitas indústrias!
3 – achei tranquilo!
4 – tem aulas também, mas não todos os dias e encontros semanais para acompanhar o desenvolvimento e etc 😀

obrigada pela visita!

Reply
Ana Carolina Vasconcellos Miranda Dezembro 10, 2016 at 5:26 pm

Sua experiência deve ter sido incrível! Amei!!! Fazer um estágio na Alemanha deve ser tudo de bom! Fiquei morrendo de vontade…

Reply
Angie Dezembro 10, 2016 at 10:34 pm

é fantástico!! quero ir de novo! <3

Reply
Josiane Bravo Dezembro 11, 2016 at 3:33 pm

Super amei essa dica de estágio na Alemanha. É tudo de bom essa experiência de aprender um novo idioma e vivenciar a cultura de um outro país. E sua experiência deve ter sido fantástica. Um curiosidade, como anda seu alemão hoje em dia hihih, ô língua chatinha de aprender.

Abraços

Reply
Angie Dezembro 12, 2016 at 10:14 am

então, eu entendo muito bem vídeos, filmes e é tranquilo para ler, mas perdi muito vocabulário…mas é só passar umas semaninhas na Alemanha que já volta ao normal ahueaheua

Reply
quartodeviagem Dezembro 11, 2016 at 5:01 pm

demais Angie, ótima dica pra quem quer mudar de ares, além de conhecer a cultura e mais da língua né, ainda quero fazer um intercâmbio pra aprender alemão, é uma língua que me interessa muito! abraços

Reply
Dayana Dezembro 11, 2016 at 6:58 pm

Curti a dica! Se fosse estudar lá também não voltava mesmo. hahahaha

Reply
Eloah Cristina Dezembro 12, 2016 at 6:24 pm

Gente! Você é muito chique!

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: