América do SulBrasil

O fantástico Museu Oceanográfico de Piçarras

posted by Angie Janeiro 21, 2017 0 comments

O maior museu Oceanográfico da América Latina fica em Piçarras! A exposição abrange quase tudo sobre os oceanos, desde a formação destes, a evolução dos seres vivos desde os mais primitivos (como corais e moluscos) até os mais complexos (peixes, cartilaginosos, aves e mamíferos por exemplo), história da oceanografia e preservação de recursos vivos e minerais.

A exposição do Museu Oceanográfico de Piçarras

Fósseis e falanges iniciam a exposição do museu, alguns da era Paleozoica do Período Cambriano (entre 542 a 488 milhões de anos atrás)!!!

fosseis museu oceanografico univaliEste aqui achei muito interessante, pois é fácil perceber como a mente humana era manipulada em outras épocas (não que hoje seja diferente). Neste caso, pegaram uma raia e fizeram cortes e costuras para criar um monstro chamado “diablito do mar” para evitar que os marinheiros novos ficassem nos bordos durante a noite. Esses bichinhos voavam e atacam marinheiros desavisados e sugavam todo o seu sangue…tudo para “salvar” a vida dos caras aheuae

hans haas lotte museu

Também falam um puco sobre Hans Hass, o pai do mergulho autônomo que inovou vários equipamentos de fotografia subaquática, como a criação do primeiro flash submarino, e ganhou vários prêmios internacionais por suas invenções e fotografias. Viajou com sua esposa, Lotte Baieri, por todos os Continentes de 1951 a 1962, sendo que ela foi inspiração e associada ao espírito aventureiro, algo raro para uma mulher na metade do século passado.

lula gigante museu ocenaograficoUma das coisas mais legais que vi foi uma lula gigante! Sou apaixonada por esses animais e polvos, como se movem, seus tamanhos, o jeito que passam por qualquer espaço..e claro que uma das minhas lendas favoritas é o Kraken, o temível polvo gigante que arrastava navios inteiros para as profundezas do oceano! Mas voltando, as lulas gigantes são enormes, vivem em profundidades absurdas onde não tem luz e ainda brigam pau a pau com as cachalotes para não virar jantar.

Mais para frente é possível ver vários tipos de tubarões, raias, tartarugas, aves marinhas, moluscos, crustáceos… Muita coisa legal para aprender e ver. Infelizmente algumas plaquinhas com informações não existiam e alguns tanques estavam em manutenção.

esqueleto orca museu oceano piçarrasesqueleto tartaruga marinha museu univalitubarao museu piçarrasOs tubarões realmente dão medo, imagina encontrar um desses no mar o.O Ah! Os dentes são tipo “escamas” serrilhadas que nunca param de crescer! É impressionante!

Quanto custa o Museu Oceanográfico de Piçarras

Adulto: R$20
Meia: R$10
Crianças até 5 anos estão isentas.

Como chegar no Museu Oceanográfico Univali

Museu Oceanográfico de Piçarras

O museu fica no prédio da Univali – Universidade do Vale do Itajaí – na rua paralela a BR 101 na Avenida Sambaqui, 318. O mais fácil é ir por dentro pela avenida principal Getúlio Vargas e depois da ponte virar a direita (ou antes da ponte à esquerda se você estiver chegando em Piçarras).

onde fica o museu oceanografico de piçarras

Site oficial do Museu Oceangráfico

Se este post te ajudou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB

Leia também:

Piçarras: o que visitar na praia catarinense
O bar de rock escondido em Piçarras, Santa Catarina
Vista incrível da Pedra do Urubu em Guarda do Embaú
Santo Antônio de Lisboa, Lagoa e Dunas em Floripa

Você também pode gostar de:

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: