Roteiro nas Serras Gerais: 3 dias completos, dicas e mapas

3114

Hoje vou dar mais detalhes sobre o meu Roteiro nas Serras Gerais! Foram 3 dias de muita aventura, natureza e kms rodados. As Serras Gerais no Tocantins são lindas, repletas de belas paisagens, cachoeiras, lagos… Tudo do bom e do melhor para quem ama ecoturismo.  Ficam no sudeste do Estado, pertinho da divisa com Bahia e Goiás.

Infelizmente só pude passar 3 dias e recomendo no mínimo 5 para aproveitar todos os cantinhos. É um destino que está sendo explorado melhor só agora e vários lugares já estão melhorando a estrutura para receber os turistas. Fiquei hospedadas em lugares bem modestos e confortáveis e com comida saborosa!

Confira meu roteiro nas Serras Gerais, o que fazer em cada cidade, mapas e muitas dicas! Assista o vídeo!

Roteiro nas Serras Gerais no Tocantins

Eu tive alguns problemas no meu voo com a Azul e só fui chegar em Palmas um dia depois do esperado, mas a tempo para o meu transfer para o Rio da Conceição. Como eu comentei no artigo anterior, eu recomendo contratar uma agência para explorar melhor as Serras Gerais no Tocantins, justamente porque vários atrativos estão dentro de propriedades particulares e as estradas não são exatamente boas haha.

Leia: Dicas Serras Gerais no Tocantins: o que você precisa saber antes da viagem

Eu fiz essa viagem em parceria com a Seriema Ecoturismo, uma agência de Dianópolis que monta vários roteiros legais e acessíveis e dão várias dicas de o que fazer nas Serras Gerais. Sem falar que o atendimento é excelente e os veículos bem confortáveis. No pacote estará incluído o serviço, ingressos para os atrativos, hospedagens e seguro viagem. Pode entrar em contato por email ou pelo Whatsapp (63) 99260-9018.

Roteiro nas Serras Gerais resumido

Esse foi o meu roteiro nas Serras Gerais:

Dia 1 – Rio da Conceição

1. Transfer Palmas
  2. Pernoite em Rio da Conceição

Dia 2 – Rio da Conceição

1. 17 Travessias
  2. Cachoeira do Brejo Limpo
  3. Lagoa da Serra
  4. Entardecer no mirante do Cerrado
  5. Pernoite em Rio da Conceição

Dia 3 – Aurora do Tocantins – Dianópolis

1. Azuis
  2. Pequizeiro
  3. Cachoeira da Sombra
  4. Pernoite em Dianópolis

Dia 4 – Serra Negra em Almas

1. Cachoeira do Urubu Rei
  2. Cachoeira da Cortina
  3. Cânion Encantado e ancoragem
  4. Retorno à Palmas

Roteiro nas Serras Gerais Tocantins: Dia um

Vou explicar como é cada atração e o que fazer nas Serras Gerais, assim fica mais fácil para escolher o que melhor se adequa ao seu perfil. Além dos mapas com distâncias para entender que a viagem é cansativa por causa das distâncias.

Rio da Conceição

No primeiro dia saímos de Palmas e viajamos em torno de 4-5h até Rio da Conceição no sul do Tocantins. Já era depois da meia noite quando chegamos na Pousada Quintal de Casa. Quando acordamos, tinha um café delicioso e repleto de frutas locais, ovos mexidos, cuscuz, bolos, pães… Já pra dar aquele reforço necessário haha

mapa palmas rio da conceicao
Trajeto Palmas até Rio da Conceição

17 Travessias

Em seguida fomos fazer as 17 Travessias que está localizada dentro de uma fazenda. Trata-se de uma trilha aquática, ou seja, você irá nadar, boiar, subir e descer várias quedas. Tudo feito com equipamento de segurança com colete e capacete. É recomendável ir de legging, camiseta e sapatilha de neoprene (aqueles sapatos aquáticos).

Dificuldade da trilha: 4 de 5

Não tem nada muito profundo e nem precisa mergulhar para passar nos trechos, quem não sabe nadar pode fazer tranquilamente. Todo o trajeto é na sombra e não tinha pernilongos, então nem precisa passar protetor nem repelente. A parte mais tensa mesmo é logo no início antes mesmo de chegar no rio: uma subidona tensa com vários degraus, lá eu quase morri sim hahaha

17 travessias rio da conceicao tocantins
Chegamos na última cachoeira das 17 Travessias

Tem uma partezinha muita linda no final que parece uma piscininha. Todo o trajeto ida e volta dá umas 3 horas.

Atenção: tome cuidado para não deslizar nas pedras e preste muita atenção. Eu já ia sentando quando via que poderia ser perigoso e ainda assim, deslizei e bati a bunda, mais especificamente, o cóccix. Aí ficou doendo o resto da viagem, passei muita pomada e tomava dorflex. Havia muitos buracos nas estradas e várias vezes viajava no banco da frente pois era mais confortável e doía menos.

Cachoeira do Brejo Limpo

Na volta passamos na Cachoeira do Brejo Limpo, um lugar bem tranquilo com vários peixinhos e pra relaxar das 17 Travessias haha Praticamente não tem trilha aqui, caminha muito pouco para chegar no mato mesmo.

cachoeira do brejo limpo tocantins

Essas duas atrações estão dentro de propriedade particular e só podem ser visitadas com autorização.

Aí voltamos para almoçar no Quintal de Casa: tinha várias saladas, 3 tipos de carne, arroz, feijão, macarrão e suco de cagaita (delicioso e feito com uma fruta típica do cerrado). Paguei em torno de R$21 no meu prato, era buffet por quilo.

Lagoa da Serra

Esse é um balneário que fica relativamente perto de Rio da Conceição. A estrada nem tem sinalização, uma parte é de areia e outra de terra com vários buracos haha Se for por conta, é melhor ter salvo o mapa offline e ter chip da Claro, a companhia que funciona decentemente nessa região.

lagoa serras gerais janeiro
Lagoa da Serra vista de cima

Quando chegamos na Lagoa da Serra havia várias famílias aproveitando o final de semana, ainda mais em época de férias (por isso vá cedo). O Hiro, nosso guia, nos contou que o tom da água é muito diferente na época da seca: muito mais azul e transparente. Vimos vários peixinhos e até uma TARTARUGA!!!

A entrada custa R$30 para o dia e não tem nenhuma trilha para chegar. Há algumas “casinhas” com telhado ao redor da lagoa que você pode estender redes.

Mirante do Cerrado

Depois de umas 2h, voltamos para a pousada, onde troquei de roupa e pegaram um isopor com vinhos, água e alguns aperitivos. Vimos o por do sol no Mirante do Cerrado com uma vista para as Serras e também para cidade. Aqui precisa levar repelente pois tem um monte de mosquitinho sarna hahaha

agencia seriema ecoturismo
Veículo da Seriema Ecoturismo no Mirante do Cerrado

À noite, pedimos um risoto especial feito pela Dona Eliene, uma excelente cozinheira e super querida! Um amor de pessoa. A reserva no Quintal de Casa é feita pela Seriema Ecoturismo pelo telefone (63) 99260-9018

Assista todo o roteiro no vídeo abaixo

Roteiro nas Serras Gerais: dia dois

Azuis

Arrumamos a mala, tomamos café da manhã e partimos às 7:30 para Aurora do Tocantins. Demorou em torno de 2h30min para percorrer o trajeto de 173km até chegar no vilarejo de Azuis. Aqui fica o terceiro menor rio do mundo!

mapa Aurora e Azuis roteiro nas serras gerais
Trajeto Rio da Conceição até Aurora e Azuis

Para entrar na vila e ver o rio, é preciso pagar R$30 para passar o dia, deixar o carro no estacionamento e aproveitar o balneário (já incluso no tour). Aqui há alguns restaurantes e também lugares para se trocar e tomar uma ducha, já que não é permitido entrar na água com protetor solar e nem repelente. É uma nascente afinal de contas.

As águas são transparentes e o leito do rio é bem clarinho, o que deixa meio azulado, simplesmente lindo! A água não é tão gelada assim e há alguns degraus para chegar na “piscininha”. Aproveitamos para fazer várias fotos meio a meio com o dome. Essa foi uma das atrações que mais gostei do roteiro nas Serras Gerais.

balneario rio azuis serras gerais tocantins
Foto meio a meio no Rio Azuis

Recomendo ir cedo, pois a galera começa chegar a partir das 10h e aí não dá pra aproveitar tanto. Almoçamos em um restaurante pertinho, fora dessa propriedade, chamado Agenda 21. Tinha pratos para dividir em família ou individuais, bem servidos e gostosos. Atrás desse lugar tem mais uma partezinha rasa do rio e bem mais tranquila, mas não é tão azul.

Praia do Pequizeiro

Aí viajamos mais uma hora e meia passando por Aurora e vários cenários legais como essa ponte na foto abaixo até chegar na Praia do Pequizeiro. Aqui era exclusivo, só havia a gente lá, justamente porque é difícil de chegar de carro e a propriedade é privada. Nós fomos com um guia local que nos mostrou bem o caminho e que tinha acesso e permissão para levar turistas até aqui.

praia do pequizeiro tocantins

Infelizmente o tempo não estava bom, choveu assim que chegamos lá. Diz a lenda que o rio é bem clarinho e azul, realmente um paraíso. Mesmo assim aproveitamos! A trilha até lá é bem fácil, dá pra fazer de chinelo.

Cachoeira da Sombra

Eu simplesmente adorei essa cachoeira! Ela fica na mesma propriedade, mas do outro lado do Pequizeiro. O caminho até ela que é meio complicado já que são várias pedras retas e tem uns degraus no final, mas nada difícil. Recomendo ir com um calçado, fui de chinelo e achei bem ruim. Dá uns 15 min caminhando.

Cachoeira do Sombra aurora do tocantins
Cachoeira do Sombra

A cachoeira do Sombra tem uma piscininha depois da sua queda com areia e algumas pedras. Dá pra relaxar e até receber uma massagem das suas águas. Até o sol resolveu aparecer.

Ficamos mais de uma hora e decidimos voltar para o carro e viajar até Dianópolis a 150km de distâcia. Aproveitamos para dar uma passadinha na Trilha da Bucânia, um lugar que nem sei onde tá no mapa e até nos perdemos para encontrar. Esse foi um bônus mesmo e achei lindo demais.

trilha da bucania tocantins
Trilha da Bucânia

Chegando em Dianópolis, conhecemos a Fernanda, a outra fundadora da Seriema junto com o Hiro, muito gente fina! Fomos na pizzaria Delícias Charlot, simplesmente demais. A pizza de carne seca é divina, de comer chorando aheuaeuahe Preço muito bom!

Dormimos no Mosaico Hotel: bem modesto e camas confortáveis, café da manhã variado.

Confira o que fazer em Palmas

Roteiro nas Serras Gerais: dia três

No último dia, viajamos até Almas numa estrada de terra que parecia não acabar nunca meudeus. Era pra ser em torno de 100 km, mas sei lá demorou muito tempo até chegar na casa do seu Davi e Dona Antônia, um casal super acolhedor! É possível pernoitar na propriedade, tudo é muito simples mas feito com muito carinho.

mapa dianopolis almas
Trajeto Dianópolis até Almas

Aqui é possível visitar a Cachoeira da Cortina e Cachoeira do Urubu Rei (vista da estrada).

Cachoeira do Urubu Rei

A trilha até lá é fácil, demora em torno de uns 40 minutos e precisa usar chapéu, camisa manga longa com proteção UV e proteção contra cobras (não vi nenhuma mas é bom evitar). A água é suuper gelada e não tem lugar para mergulhar, vale muito pelo visual e pela queda mesmo.

cachoeira urubu rei tocantins roteiro nas serras gerais
Cachoeira do Urubu Rei vista por baixo

Cortina e Cachoeira

Essa cachoeira fica do lado oposto do Urubu, então você precisa voltar uma parte da trilha e caminhar mais uns 10 minutos. Ela possui quase um lago na sua base de tão grande e a água é ainda mais gelada. Aqui tem várias pedras então precisa tomar cuidado, assim como mais perto da queda, onde é bem fundo.

cachoeira da cortina almas serras gerais
Cachoeira da Cortina vista de baixo

Eu queria mesmo era conhecer a parte superior, onde tem uma piscina com borda infinita na própria cachoeira. Íamos visitar à tarde, porém choveu e não deu 🙁

Almoçamos no restaurante da Dona Antônia, a comida era gostosa e bem variada. Demos um cochilo na rede enquanto chovia, trovejava e caía o mundo. Depois que parou, tomamos um café com bolo e partimos para o Cânion.

Cânion Encantado

Com a chuva, o cânion ficou super cheio! Há 4 quedas e todas estavam com muita água. Pelo menos teve seu lado bom né. Aqui é possível fazer ancoragem, ou seja, ficar pendurado por algumas coisas a 70 m de altura na borda do cânion. Eu tenho medo de altura e fui me arrastado até a borda haha mas consegui ficar de pé pelo menos e quase nem olhei pra baixo. Já posso tirar ancoragem de coisas pra fazer na vida!

roteiro nas serras gerais canion encantado
Corajosa na ancoragem do Cânion Encantado

Depois disso viajamos até Palmas por várias estradas: algumas de terras com poças de água enormes e vários buracos, outras perfeitinhas de terra e sem uma alma viva e, por fim, asfalto. 250 km em 5 horas eu acredito. Cheguei em Palmas as 23h.

Mapa Almas até Palmas
Trajeto Almas até Palmas

Fim do roteiro nas Serras Gerais! Quais destas atrações você mais gostou?

Salve no Pinterest

O que fazer nas Serras Gerais no Tocantins

Leia também:

Roteiro na Chapada dos Veadeiros: guia completo!

10 Atrações na Vila São Jorge na Chapada dos Veadeiros

10 Destinos baratos no Brasil para conhecer este ano

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!