América do SulBrasil

Roteiro na Serra Gaúcha além de Gramado e Canela

posted by Angie Fevereiro 28, 2017 15 Comments

Serra Gaúcha não é só Gramado e Canela não, tem muuuita coisa linda nas cidades próximas, como Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi! Neste vídeo mostro um roteiro na Serra Gaúcha com alguns pontos legais dessas cidades como a sede da Tramontina, vinícola Chandon e a Rota Caminhos de Pedra!

Roteiro na Serra Gaúcha: a pequena Itália!

Este roteiro na Serra Gaúcha pode ser feito em um dia de carro, pois as cidades são muito próximas e são passeios curtos.

Carlos Barbosa

Esta pequena cidade fica a 107 km de Gramado e é chamada de “Terra da Faca, do Queijo e do Futsal”.  A maioria dos imigrantes são italianos da região do Vêneto e da Lombardia.

o que fazer em carlos barbosa praça

Loja da Tramontina

A faca no slogan de Carlos Barbosa é devido a Tramontina! A fabricante de facas, panelas, talheres, ferramentas e muito mais fica nesta cidade, Aqui você enxerga os galpões gigantes da empresa ao longo da BR 470 dos dois lados já na entrada da cidade.

A loja é gigantesca e muito bonita e tem de tudo! Uma coisa mais linda que a outra. Porém aconselho a procurar a seção com desconto e ver as novidades, pois alguns itens são mais baratos na internet (a fábrica não quer concorrência com quem revende o produto né!)loja tramontina em carlos barbosa sedefabrica tramontina rio grande do sul faqueiro em prata tramontina Olha quanta phynesse esse faqueiro ai de prata!

Fetina de Formaio

Do outro lado da Tramontina fica uma loja de produtos artesanais e coloniais chamada Fetina de Formaio. Já na entrada nos deparamos com esse casal maluco e muito divertido aheuhaefetina de formaio carlos barbosa

Aqui vendem queijos e salames fabricados por eles mesmos, geleias, vinhos, grapas e vários itens deliciosos. Você pode degustar queijos diferente enquanto ri muito das piadas deste cara aqui aheuahe é daí que vem o queijo do slogan!

fetina de formaio queijosloja produtos artesanais carlos barbosa

Morro da Cruz

Uma das vistas mais legais da cidade! Um ótimo lugar para tomar uma cerveja enquanto aprecia o por do sol!roteiro na Serra Gaúcha morro da cruz em carlos barbosa

Garibaldi

Garibaldi é a próxima parada deste post o que fazer na Serra Gaúcha! A capital do espumante fica bem pertinho de Carlos Barbosa.

Chandon

Aqui fica a sede da Chandon fundada em 1973, onde vinhos espumantes naturais são fabricados e possuem o mesmo padrão de alta qualidade da Maison Moët & Chandon na França. Já na entrada é possível ver as videiras de Chardonnay e Pinot Noir plantadas no sistema espaldeira (verticais). 30% das uvas utilizadas na produção provém de vinhedos próprios e o restante de associados da região. o que fazer na serra gaucha vinicola chandonA degustação e visita pode ser agendada pelo telefone de segunda a sábado e vale muuuito a pena! Eu adorei, provamos 4 tipos diferentes de espumantes, aprendi um monte e o meu favorito foi o Passion. O lugar é muito bonito e recomendo ficar na varanda para apreciar a paisagem.degustacao espumante chandon garibaldidegustação de espumante chandon garibaldi

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é a capital brasileira da uva e do vinho e também um dos maiores polos moveleiros do Brasil. Uma cidade linda que não deve ficar de fora do seu roteiro na Serra Gaúcha. Se você vai passar mais tempo na cidade, leia os posts BENTO GONÇALVES ALÉM DA POLENTA e UMA TARDE ENSOLARADA NO JARDIM LEOPOLDINA.

Rota Caminhos de Pedra

Um dos roteiros mais visitados é a Rota Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves, onde estão várias casas antigas de pedra dos primeiros imigrantes italianos a colonizar a região. Essas casas fazem parte do patrimônio histórico e cultural gaúcho. Veja mais informações no post dedicado à rota completa dos Caminhos de Pedra.

As paradas realizadas no vídeo foram: Restaurante Nona Ludia, Casa da Ovelha, Cantina Strapazzon, Casa da Erva Mate e Casas das Cucas Vitiaceri.

Um dos meus lugares favoritos é a Cantina Strapazzon! A casa é super antiga e é quase toda original (exceto algumas adições de segurança). O tour custa R$10 por pessoa e pode ser feito a qualquer hora do dia, dura meia hora, inclui degustações de vinho colonial, grappa, suco de uva, salame, queijo e copa. rota caminhos de pedra em bento goncalves vinhedos strapazzon rota caminhos de pedracasa da erva mate rota caminhos de pedraAh e não deixe de provar as deliciosas cucas! A minha favorita é de uva! O atendimento deixa um pouco a desejar, mas o sabor é divino!cuca rota caminhos de pedra

Gostou desse roteiro na Serra Gaúcha?

Se este post sobre roteiro na Serra Gaúcha além de Gramado e Canela te inspirou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB

Veja outros posts sobre o Rio Grande do Sul:

KUKOS: LOJA IMPERDÍVEL NA SERRA GAÚCHA!
BENTO GONÇALVES ALÉM DA POLENTA
ROTA CERVEJEIRA NA SERRA GAÚCHA
10 CURIOSIDADES SOBRE GRAMADO

Você também pode gostar de:

15 Comments

Fernanda Souza Março 2, 2017 at 9:04 am

Muito legal esse roteiro. Eu amo a serra gaúcha e a região de Bento Gonçalves é a minha favorita. Ah! Nunca consegui parar na fábrica da Tramontina, mas algumas pessoas já tinham me falado que os preços não eram tão atrativos e agora lendo o que você escreveu percebo que talvez seja melhor comprar na internet mesmo.

Reply
Oscar Risch - www.viajoteca.com Março 2, 2017 at 10:10 am

Angie

Que delicia de post!!! Fiz essa viagem a primeira vez no meu último Carnaval no Brasil lá em 2007. Essa época é uma delícia porque é o tempo da vindima. A Rota do caminhos de pedra é super charmosa e a foto dessa cuca de uva aqui me deixou salivando de saudade.

Reply
Guilherme Março 2, 2017 at 10:30 am

A serra Gaucha é linda! Parabéns pela postagem

Reply
Di Xavier Março 2, 2017 at 11:24 am

Não é uma vergonha guria, que eu sendo do sul, ainda não fiz um roteiro pela serra gaúcha?? Está nos meus planos… juro que está. Vou aproveitar seu post para reduzir meu templo de pesquisa e planejamento, já tá pronto aqui 🙂
Adorei suas dicas. <3

Reply
Camila Lisbôa Março 2, 2017 at 1:04 pm

Morrendoooooo com essa cuca! Jesus, que saudades dessas delícias do Sul….

E mano, essa foto na Chandon com o new hair ficou show o/

Reply
Angie Março 3, 2017 at 10:55 am

simmm ficou liiinda né! me empanturrei de cuca huehauehae

Reply
Adriana Magalhães Março 2, 2017 at 6:52 pm

Que delícia de roteiro. Amo a Serra Gaúcha também

Reply
Amilton Março 3, 2017 at 9:39 am

Ótima ideia a sua de prestigiar outras cidades fora do eixo Gramado e Canela. Parabéns pela iniciativa e pelas informações de todos esses lugares

Reply
Angie Março 3, 2017 at 10:55 am

tem muuuita coisa legal para mostrar ainda! o que falta é tempo pra visitar tudo aheuae fico feliz que gostou!

Reply
Pollyane Martins | www.diariodepolly.com Março 3, 2017 at 12:49 pm

Que legal, Angie! Eu fiquei com água na boca com esse espumante e essa cuca? Posso comer/tomar os dois juntos? hehe. Muito bacana explorar esses destinos não muito conhecidos por quem mora longe. Beijo grande!

Reply
Angie Março 3, 2017 at 5:01 pm

bahh seria melhor se tivesse aliado os dois numa vez só ne ahueahe ai sim perdia as estribeiras hauehaue obrigada pela visita!!

Reply
quartodeviagem Março 3, 2017 at 5:17 pm

que roteiro lindo Angie, não é novidade que quero conhecer todo o sul do Brasil e também o Uruguai, já estive de passagem, mas um roteiro assim perfeitinho é incrível! Tudo é muito lindo!

Reply
bstorquato Março 4, 2017 at 4:48 pm

Ótima dicas Angie! A serra gaúcha é realmente incrível, com gastronomia de dar saudade.

Reply
Mariana Bueno Março 5, 2017 at 2:28 pm

Quantos lugares lindos! O Sul é surpreendente!!!

Reply
Isabelle Março 5, 2017 at 2:46 pm

Um dos meus sonhos é conhecer o Sul! Lindo. 💙💙

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: