Ícone do site Apure Guria

Ansiedade pré viagem: 7 dicas para relaxar

Eu tenho ansiedade pré viagem mesmo depois de tantos aviões e países percorridos. Penso em todas as alternativas, tudo o que pode dar errado, desde a imigração até passeios na cidade. Passo mal, fico tossindo muito, não durmo bem e fico conferindo se estou com todos os documentos em mão até entrar no avião. O nome correto disso é Tensão Pré viagem.

Sair da zona de conforto é um pouco difícil a cada viagem, principalmente se irá viajar sozinha, e confesso que às vezes penso se “fechei a porta de casa?” ou “peguei as reservas?” antes de embarcar. Bom dar aquela conferida antes de sair de casa né ahueahe

Enfim, tenho melhorado e fico mais tranquila com algumas dicas para lidar com ansiedade pré viagem. Listei elas aqui embaixo e incluí vários links com artigos que te ajudarão a planejar melhor a sua viagem.

Ansiedade pré viagem: 7 dicas para relaxar

1 – Previna-se

Não tem como prever se algo vai dar errado e se der errado você tem alguma segurança com seguro viagem. Caso sua mala extravie, seu voo seja cancelado ou se você ficar doente, pode acionar o seguro. Veja como funciona seguro viagem. É indispensável e obrigatório se viajar para a Europa.

Leve alguns remédios que você já conhece para dor de barriga, dor de cabeça, cólicas, cortes, dor muscular, picada de inseto e resfriado na mala.

Mantenha uma cópia do seu passaporte e visto no seu email e no seu celular. Ative a senha  e permita que seja localizado com o app Find My Phone.

Baixe um app de tradução caso necessite falar com algum nativo.

Comprar um chip de internet no Brasil já é um avanço pois aí já tem internet antes mesmo de passar pela imigração. Veja como funciona o chip de internet ilimitada!

Também faça as reservas de hostels e hotéis com antecedência, aí não tem perigo de não ter lugar e pagar mais caro. Recomendo o Booking.

Neste post tem um checklist muito bom de coisas que você deve fazer antes de viajar ERROS ANTES DA VIAGEM: O QUE NÃO FAZER ANTES DE PISAR NO AVIÃO!

Se você tem medo de furtos e golpes, considere ver estas dicas 8 MOTIVOS PORQUE TE ROUBAM NA VIAGEM GOLPES NA EUROPA E DICAS DE SEGURANÇA NA VIAGEM

Caso seja a sua PRIMEIRA VIAGEM SOLO, vale muito a pena conferir este post O QUE NÃO FAZER NA VIAGEM – ERROS COMUNS DE VIAJANTES SOLO

2 – Planeje o seu itinerário

Uma das formas de me acalmar é planejar o itinerário da viagem buscando em blogs de viagem e vídeos para saber quais atrações mais gostaria de ver. Assim você pode descobrir se a região é segura, se é fácil se locomover na cidade e saber mais ou menos quanto irá gastar.

Exemplo:

Este é o meu roteiro dos EUA e visitei 3 cidades: Miami, Nova York e Atlanta. Teria visitado Fort Lauderdale também, mas ai choveu. Em NY consegui fazer 2 dias em 1, foi uma loucura eaheuahe Choveu no último dia também e como tava super cansada não consegui ver o Brooklyn.

Não fazer tudo de uma só vez, não adianta botar todas as atrações num dia só pois é humanamente impossível! Você precisa relaxar na sua viagem também…e achei ótimo que choveu!

Se você não tem ideia de como fazer um orçamento de viagem, dá uma lida neste post QUANTO IRÁ CUSTAR A MINHA VIAGEM? ORÇAMENTO DE VIAGEM!

Caso viaje para a Europa, confira estas dicas  QUANTO CUSTA UM MOCHILÃO NA EUROPA? VIAJE BARATO!

3 – Pense positivo

Lembre-se do por quê você está fazendo essa viagem. Eu me senti totalmente perdida nessa viagem aos Estados Unidos pois era um país totalmente novo pra mim e sabia que seria mais difícil, na questão do transporte público por exemplo, e que seria muuito mais caro! Ainda mais que fui justamente no primeiro turno das Eleições e o dólar explodiuuu ficou muuuito caro!!! AAAAA

Então eu lembrava que era uma viagem que queria fazer há muito tempo e era um presente para mim mesma. Já tinha reservado essa grana.

4 – Faça as malas com cuidado

Uma das dicas mais importantes para lidar com ansiedade pré viagem é fazer as coisas com cuidado e com tempo. Nada de deixar para a última hora!

Planeje as roupas que irá usar e dê uma olhada se as peças estão limpas pelo menos uma semana antes da viagem. Assim você pode incluir ou tirar peças da mala. Vale a pena conferir:

O QUE NÃO LEVAR NA MALA DE VIAGEM

12 COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE ESQUECER NA SUA MALA DE VIAGEM

TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE MOCHILA!

MALA DE VIAGEM: RODINHA OU MOCHILÃO?

Também não esqueça de confirmar o peso permitido no seu voo e o tamanho das bagagens. Veja o exemplo abaixo.

Normalmente o limite da mala despachada é 23 quilos e a de mão 10.

Também pode renovar suas músicas no celular e baixar alguns filmes no Netflix para a viagem.

Não se esqueça de se vestir confortável para a viagem de avião e siga essas dicas para não se estressar no aeroporto:

O QUE NÃO USAR NO AVIÃO! 8 ITENS QUE ATRASAM O SEU VOO

4 ERROS PARA EVITAR NO AEROPORTO ANTES DA VIAGEM

5 – Peça ajuda

Caso seja extremamente ansiosa, vale a pena consultar uma especialista para conversar e te ajudar a criar novas estratégias para aliviar a ansiedade pré viagem. Ioga, meditação e exercícios são maneiras de aliviar o stress e tirar a mente da viagem, sem falar que podem ser feitas em qualquer lugar.

Durante a viagem

6 – Respire fundo e pense coisas boas

Inspirar e expirar pela boca mais devagar ajuda a acalmar. Enquanto isso imagine um lugar calmo e pense nos aromas, sons, cores… Assim, fica mais fácil relaxar durante uma decolagem por exemplo.
Se o seu medo é voar, confira estes posts:

10 DICAS PARA QUEM TEM MEDO DE AVIÃO

12 MACETES E DICAS PARA VIAJAR DE AVIÃO

7 – Se distraia

Você também pode assistir os filmes do sistema de entretenimento da companhia aérea e ficar animada com as refeições de bordo (sempre é uma surpresa uaehaue).

Lembra daquela seleção de músicas e filmes que falei lá em cima!? Assista agora ou deixe para ver quando chegar no hotel à noite ou na viagem de trem ou ônibus!

Se você também sofre de ansiedade pré viagem, deixe suas dicas aqui embaixo!

Salve no Pinterest

leia também:

VOO CANCELADO OU ATRASADO NA EUROPA: O QUE FAZER
CUIDADOS COM CABELOS DURANTE A VIAGEM: MADEIXAS PERFEITAS!
GUIA LOW COST: COMO ENCONTRAR VOO BARATO NA EUROPA
VIAJAR EM CASAL: DICAS DE ECONOMIA PARA MOCHILÃO!
Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!
Sair da versão mobile