O Monte Pilatus é um passeio em Lucerna que inclui tudo: barco, trem, teleférico e gôndola! Um passeio incrível na Suíça que pode ser feito em uma tarde ou um dia inteiro, perfeito para ver as belezas do país em casal ou em família. Assista o vídeo com mais informações e paisagens!
Monte Pilatus em Lucerna
Por que dragões no Monte Pilatus?
O monte Pilatus possui 2073 m de altitude e é o símbolo de Lucerna. Foi apelidada de montanha dos dragões devido a diversos mitos e histórias. A galera da Idade Média acreditava que um dragão com poderes de cura habitava nas rochas do Monte Pilatus. Também tem o mito que a alma do Pôncio Pilatos, aquele juiz romano que condenou Jesus à morte, está no lago Pilatus..ai ninguém podia subir a montanha para não perturbar o cara -_-
Para visitar a Suíça é necessário fazer seguro viagem, veja como funciona!
Confira também INTERNET NA EUROPA: COMO FUNCIONA CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL
Como funciona os trechos do Monte Pilatus
Cada trecho pode ser comprado separado, você monta a viagem como desejar e conforme o seu bolso e compra na hora, porém se você tiver o Swiss Travel Pass, todos os passeios até o Pilatus estão inclusos (entenda como funciona este ticket aqui SWISS TRAVEL PASS: TICKET DE TRENS NA SUÍÇA!). Veja os preços e horários de cada trajeto do Pilatus atualizados no site. Lembrando que o trecho de barco e trem até Alpnachstad ou de Kriens até Lucerna são vendidos separadamente.
Se você não for utilizar o Swiss Travel Pass, recomendo comprar este aqui
Golden Round Trip
Eu fiz o percurso Dourado (Golden Round Trip) que começa com o barco em Lucerna até Alpnachstad, trem cremalheira até o topo, descida com a gôndola Dragon Ride e teleférico até a cidade para retornar de bus. Disponível de maio a outubro. Veja o mapa abaixo retirado do site oficial do Pilatus.
Também existe o Prateado (silver round trip) que inicia direto em Alpnachstad, sem o barco. Nesse caso você chega de trem até a estação Alpnachstad ou em Kriens e começa o trajeto.
Percurso Golden Round Trip Monte Pilatus
Etapa um > Barco
O píer fica logo em frente a estação principal de Lucerna (Hauptbahnhof) na parada 2. Se você quiser, pode deixar suas coisas nos armários da estação pagando 6 ou 8 euros conforme o tamanho do armário. O passeio dura uns 40 minutos e cada segundo é uma vista linda de Lucerna. Fique atento para descer na estação Alpnachstad.
Esta é a primeira classe o barco, fica no andar de cima e tem bem menos gente.
Etapa 2 > Trem cremalheira
O famoso trem cremalheira do Monte Pilatus, o mais íngreme do mundo (48% de inclinação), fica na estação Alpnachstad. Contruído por Eduard Locher em 1889, o trem a vapor ficou ativo até 1937 e percorria os 4618m de trilhos até ser substituído por modelos mais novos.
Daqui até o topo da montanha demora em torno de 40 minutos para chegar. A vista fica mais incrível a cada metro! Se possível fique na janela do último vagão ou mais próximo dele para ter uma visão completa dos lagos e montanhas da região.
Finalmente no topo do Monte Pilatus!
No topo fica estação Panorama à prova das diferentes temperaturas! Não se preocupe se estiver frio mesmo no verão…só dar uma corridinha lá fora e voltar pra se aquecer ahauehuae Também existem dois hotéis (Bellevue e Pilatus – Kulm construído em 1890 o.O), um restaurante, cafeteria e algumas lojinhas de recordações.
Existe um trecho bem próximo que dá pra subir a pé bem rapidinho ali na esquerda. As escadas são bem fáceis de subir e de cima dá pra ver mais um pedaço da montanha!
Etapa 4 > Gôndola Dragon Ride
A gôndola é tá ali embaixo na fotinho olha! O Dragon Ride nada mais é do que a gôndola do topo até a estação Fräkmüntegg e é muuito rápida, chega em 3 min e meio, uma diferença de 700m de altitude. É bem espaçosa e possui alguns assentos na frente, então chegue antes se quiser ir sentado.
Na estação Fräkmüntegg são realizadas algumas atrações no verão no “Parque das Cordas” como trilhas, arvorismo, tobogã, passeios de bicicleta e picnics.
Etapa 5 > Teleférico
De Fräkmüntegg até Krieseregg ou até a cidade de Kriens é necessário pegar o teleférico. A todo momento tem um, então você não precisa dividir com estranhos ahuehau O teleférico é bem confortável e silencioso, você consegue escutar os riachos e os passarinhos!
Na estação Krieseregg existe alguns restaurantes e o Pilu Land, o parque para as crianças pequenas. Pilu é um apelido carinhoso dado ao dragãozinho símbolo do Pilatus.
Etapa 6 > Busão até Lucerna
A última parada do Pilatus é a estação em Kriens. Dali é só caminhar pela rua até chegar no centro da cidade, seguindo algumas plaquinhas e aí pegar o bus de volta a Lucerna.
Vale a pena pelo preço?
O preço total do passeio sai em torno de 100 CHF, um preço relativamente salgado, porém eu recomendo muuuito! Foi um dos passeios mais incríveis que fiz neste roteiro na Suíça. Amei cada momento e trajeto diferente, sem falar que a vista é de cair os “boi cas corda” aheuaeh
Assista o vídeo do Monte Pilatus
Veja também as dicas de Lucerna e city tour no vídeo abaixo ROTEIRO EM LUCERNA: O MELHOR EM 2 DIAS!
Salve a imagem no seu pinterest!
Leia também
A Suíça e sua beleza natural incomparável! Nunca tinha ouvido falar nessa montanha, que lugar fantástico!
As fotos ficaram ótimas, Guria. Quando fomos para Lucerna o tempo estava bem ruim e acabamos ficando só na cidade mesmo. Preciso voltar agora… 🙂
Que lindo, Angie! Morro de medo de visitar a Suíça e acabar com todo o meu dinheirinho em apenas 1 dia hahahahahahaha mas esses lugares que você passou estão quase me convencendo!
Esse passeio é sem dúvida nenhuma inesquecível! Lendo seu post me lembrei de quando fui para o Monte Rigi e também pegamos o trenzinho para descer. Foi tudo de bom! Ótimas dicas
O visual é belíssimo!!!! A troca de meio de transporte te permite diversas perspectivas o que é muito bacana. Entretanto o que mais gostei de saber foi que existem lendas medievais de dragões!! ! Poncio Pilatos por aí?! ???? ehehehehe
Olá. Muito legal os videos. O trecho golden round trip, tem certeza que só inicia em maio? Tenho viagem para março, qual das maneiras voce recomenda chegar até o topo?
vai depender muito da neve! quando vc for comprar o ingresso pode perguntar se abriram ou não! de trem é muito legal!
Obrigado pela resposta, pelo que entendi se houver muita neve o acesso seria só de onibus. Não seria a mesma coisa, que pena
Olá Angie!! Primeiramente, parabéns pelo blog, muito boas as dicas, vão me ajudar muito. Estarei indo agora em agosto/2018 para Lucerna e irei comprar o Swiss Pass, assim pretendo visitar o Monte Pilatus e fazer a Golden Round Trip como você vez, você disse que é gratuito com o Swiss Pass né e o valor sem ele é 102CHF, é isso? Estou dizendo isso, porque no site do Pilatus não esta muito bem claro, talvez tenha mudado. Obrigado pelas dicas.
oie! acredito que o valor seja isso e precisa comprar os tickets separados na hora para cada coisa (barco, trem, busao) pois nao vendem o conjunto online. Swiss pass tem essa facilidade! muito obrigada pela visita ao blog, espero que tenha te ajudado!
ps: por favor utilize os links no fim de cada post para reservar seu hotel ou seguro viagem, me ajuda muuuito! obrigada!
Estive agora em março/2018 em Luzern e Pilatus. A cremalheira lamentavelmente estava fechada, acredito que pelo tempo. Mas fiz de teleférico (pagando 50% com o swisspass) e foi muito bacana tambem.
Depois de pesquisar bastante, vi que a partir de 01/01/2018 o Pilatus deixou de ser free com o swiss pass e passou para 50%, porém o valor é 36CHF para o trajeto Kriens/Alpnachstad-Pilatus Kulm-Kriens/Alpnachstad, sabe me dizer se o trajeto que você fez de barco de Lucerna até Alpnachstad é de graça com o Swiss Pass? Pretendo fazer o mesmo trajeto. Obrigado
ahh que pena que deixaram de trabalhar juntos. Sim, este trajeto de barco é grátis com
• Swiss Travel Pass, Swiss Travel Pass Flex und Swiss Transfer Ticket Combi
Angie, tô começando a pensar numa viagem pra suíça com os meninos (que já são adolescentes) em julho. Sei que a época é dura (muito cheia, muito cara), mas é quando eles têm férias. Quero fugir do calor, já que ficaremos uma semana no norte da Itália (Lago de Garda) com uns amigos.
Podemos pegar friozinho pela Suíça no verão??? Quero ir pra Zermat e gostei muito dessa subida ao monte Pilatus, mas você disse que Lucerna é muito cheia. Mesmo assim, você acha que vale a pena?
Eu gostei bastante mas acredito que se vc quer frio, é melhor ir direto pra zermatt, lá vai ter neve! também pode tentar o Jungfraujoch