Montar um roteiro em Estocolmo na Suécia não é muito difícil, já que a cidade concentra atrações para todos os estilos e idades. A cidade é a mais populosa dos países da Escandinávia e é o centro cultural, econômico e político da Suécia. É a segunda cidade dessa região mais visitada pelos brasileiros, ficando atrás de Copenhagen na Dinamarca.
Estocolmo é um ótimo ponto de partida para visitar os países nórdicos, perfeita para ter uma ideia de como é a vida em um dos países com melhor IDH do mundo! Você encontrará pontos turísticos medievais no centro histórico com direito a runa viking, design e arte nas estações de metrô, parques de diversão e passeios de barco e muito mais.
Confira o que fazer neste roteiro em Estocolmo com os principais pontos turísticos, horários de funcionamento, valores e muitas dicas e assista o vídeo!
Dicas para um roteiro em Estocolmo na Suécia
Índice do Artigo
Estocolmo é cara mesmo?
Sim, mas olha que eu esperava preços ainda maiores. Várias atrações são pagas, por isso escolha as dedo as que tem interesse.
A maioria das atrações podem ser vistas por fora mesmo e Museu de História Sueca é grátis, sendo que alguns museus oferecem entrada gratuita em certos horários.
Comer em restaurante sai bem caro, por isso recomendo fazer uma visita ao mercado ou até mesmo nas lojas 7 Eleven que possuem preços bem acessíveis para o café da manhã ou lanches!
Quando visitar Estocolmo?
O roteiro em Estocolmo pode variar conforme a época que você visita, já que as estações são bem definidas.
Roteiro em Estocolmo nas estações mais frias
Eu visitei Estocolmo no outono que acontece de outubro a novembro. Os dias já eram bem friozinhos, entre 2 a 11 graus, com sensação de -3ºC algumas vezes. Peguei dias de chuva e os dias não eram tão curtos A paisagem era muito bonita já que as folhas das árvores variavam do amarelo ao laranja. Dia 4 de outubro é celebrado o pãozinho de canela Kanelbulle, uma das coisas mais gostosas que já comi! No mês de novembro já abrem as pisas de patinação no gelo Kungsträdgården.
No inverno (dezembro a março) os dias são bem curtos, gelados e com vento com possibilidade de muita neve! Então você visitará muitas atrações indoor como museus, já que a temperatura pode ser de -15 a 5ºC s ou poderá visitar as florestas da cidade para curtir o frio. Nessa época há muitas feirinhas de Natal no centro histórico e você poderá provar o vinho quente glögg e o julmust, uma especialidade natalina sueca.
Roteiro em Estocolmo nas estações mais quentes
Visitar Estolcomo na primavera (maio a junho) já é muito melhor, as temperaturas ficam de 0 a 15ºC e os dias são mais longos. Há algumas comemorações para comemorar a Semana Santa e Páscoa espalhadas na cidade. No final de abril acontece a florada das cerejeiras e que pode ser vista nos jardins do rei (Kungsträdgården).
Dia 30 de abril e 1 de maio acontece a celebração do Valborg, um evento secular onde há várias fogueiras e queimam as coisas velhas para espantar os maus espíritos. Dia 6 de junho é o dia Nacional da Suécia e fique de olho no solstício de verão que acontece entre os dias 20 e 26 de junho.
Particularmente, acho que a melhor época para visitar a Suécia é o verão (julho e setembro). Os dias são bem longos e as temperaturas ficam entre 20 e 25ºC, mas as noites são bem fresquinhas então leve um casaquinho. Durante essa época acontecem vários festivais de arte, música (como o Putte i Parken no Kungsträdgården), Pride Stockholm e eventos gastronômicos para provar caranguejos e arenques. Há muito coisa para fazer em Estocolmo nesta época!
Dinheiro na Suécia
A moeda usada na Suécia é a coroa sueca (SEK). A cotação varia um pouco, mas 10 SEK equivale a R$ 4,35. Eu não comprei nenhuma nota para levar, usei apenas o cartão de crédito que é aceito em todo lugar. Você consegue comprar ticket do metrô, ingressos e até nas lojinhas.
Não tem problema algum viajar sem dinheiro em espécie nas cidades grandes. No entanto, quando meu ônibus quebrou numa cidadezinha bem pequenininha, fui comprar um lanchinho numa padaria e meus cartões brasileiros não foram aceitos, aí utilizei o meu inglês.
O idioma na Suécia
Praticamente tudo estará em sueco, uma língua que tem um pouco de semelhança ou nada com o alemão ahhaa Mas não se preocupe, pois os suecos falam inglês muito bem, são educados e muito solícitos e há várias plaquinhas com informações em inglês nos metrôs, museus e lojas. Restaurantes possuem cardápios em inglês.
Como chegar em Estocolmo?
A capital da Suécia possui 2 aeroportos diferentes e os voos possuem preços conforme a distância da cidade.
Arlanda Flygplats é o aeroporto principal e ligado à cidade por um trem ou ônibus. O bilhete do bus pode ser comprado online no Flygbussarna por 99 SEK ou o Flixbus por 42 SEK e demora em torno de 45 minutos.
Já o trem é vendido pelo Arlanda Express no valor de 299 SEK e você chega no centro da cidade em 20 minutos.
O Skavsta Flygplats é o aeroporto secundário e utilizado pela RyanAir e WizzAir. Fica em Nyköping a 107km do centro de Estocolmo, é bem pequeno, tanto que você fica numa escada na fila da imigração hahah. de lá você precisa pegar um ônibus até o centro, o que demora em torno de 1h30min. O bilhete é vendido pelo Flygbussarna no valor de 159 SEK, aí é só mostrar o código QR para o motorista. Se o seu voo atrasar um pouco, não se preocupe, pois eles esperam já que a maioria vai de bus já que não há outro jeito.
Eu cheguei no Skavsta voando RyanAir a partir de Londres. Veja como é voar com a RyanAir.
Outra opção é chegar pelo Västerås Flygplats a 110km de Estocolmo, o bus custa 159 SEK.
Lembre-se de selecionar Stockholm Cityterminalen como destino final, esse é a estação de trem e ônibus.
Onde ficar em Estocolmo?
Estocolmo é formada por várias ilhas e isso pode influenciar no quanto você paga a diária no hotel. Eu fiquei em duas opções diferentes:
Hotel Rival: um dos integrantes do ABBA é dono deste hotel, quartos super espaçosos numa região mais residencial e tranquila. O bar no primeiro piso é super badalado e tem um espaço super legal para eventos. Fiquei neste hotel pois ele foi um dos parceiros do VI EEBB em Estocolmo.
Hostel Generator: mais acessível para viajantes solo com diversos quartos compartilhados, bem organizado e preço justo. O primeiro andar possui um bar e restaurante com várias mesas, jogos e mesa de pebolim. Fica perto da rodoviária, a pé dá uns 15 minutos.
Outras opções bem legais de hotéis em Estocolmo
- Connect Hotel City – decoração bem legal!
- Castle House Inn – conforto e preço justo
- STF Rygerfjord Hotel & Hostel – quartos dentro de um barco!
- Stockholm Hostel – hostel bem legal e acessível
O metrô em Estocolmo
O melhor meio de se locomover na cidade é usando o metrô, mesmo ele custando uma fortuna hahaha. A passagem única custa 45 SEK válida por 75 minutos e pode ser comprada no cartão de crédito. Eu recomendo comprar os cartões válidos para mais dias, assim você aproveita bastante!
- 24 horas Travelcard 130 SEK
- 72 horas Travelcard 260 SEK
- 7 dias Travelcard 335 SEK
Atenção: você precisa comprar o cartão separado que custa 10 SEK e adicionar os créditos.
Os mapas são bem explicativos e as linhas são demarcadas por cores. O Google Maps funciona muito bem e tem placas por todo lado, inclusive dentro dos trens, então não tem como se perder.
Roteiro em Estocolmo de 2 a 3 dias
Este é o roteiro resumido para a sua visita, lembre-se que você precisa de dias completos para fazê-lo
- Dia 1 – Centro histórico (Gamla Stan), Museu Nobel, Runa Viking, Palácio e Troca da Guarda e Jantar Viking
- Dia 2 – Tour pelas estações de metrô, Museu Skansen e Cruzeiro Vindhem
leia também 10 coisas para saber antes da sua viagem para Suécia
O que fazer em Estocolmo na Suécia
Reuni as melhores atrações nesse roteiro em Estocolmo e ainda adicionei vários pontos turísticos se você vai ficar mais dias na cidade. Lembre de adequar as atrações conforme a época do ano e aproveite as horas de luz para conhecer a cidade e quando estiver escuro, visitar as que são internas. Confira várias dicas no vídeo abaixo:
1 – Roteiro em Estocolmo: Gamla Stan
Gamla Stan é o centro histórico e medieval de Estocolmo e foi fundado no século 13. Como a Suécia não participou das últimas guerras mundiais, não houve bombardeios e tudo está em pé exatamente como foi construído (exceto o palácio que pegou fogo). As ruas são estreitinhas e de pedras com vários edifícios bem antigos e coloridos. Aqui você encontra muitos restaurantes, lojas de lembrancinhas e cafés.
2 – Kungliga Slottet – Palácio Real
Inicie o seu passeio no Gamla Stan pelo Palácio Real, a residência oficial do rei da Suécia. No entanto, ele não está morando aqui e sim no Palácio de Drottningholm, um pouco mais afastado da cidade. Todos os países escandinavos possuem monarquia, exceto a Finlândia!
Esse palácio é gigante e com diferentes fachadas e começou a ser construído no século XIII como uma fortaleza, ampliado durante a época Renascentista, em 1697 pegou fogo e foi reconstruído em 1734.
A visita ao Palácio inclui salas dos séculos 18 a 19 como Rikssalen (onde fica o trono de prata da rainha Kristina) e Ordenssalarna (os Salões da Ordem da Cavalaria), além da sala de armaduras e armas medievais, várias jóias da coroa, capela e uma parte medieval.
O ingresso custa 160 SEK e abre de terça a domingo nos seguintes horários:
- outubro a abril 10h às 16h
- maio, junho e setembro 10h às 17h
- julho e agosto de 9h às 17h
Uma coisa interessante para ver é a troca da guarda real que acontece às 13h de outubro a março e às 12:15 nos outros meses. De maio a agosto a troca é acompanhada por uma banda militar.
A Guarda Real protege o palácio desde 1523 e é formada por 60 soldados, sendo que 35 fica aqui e 25 em Drottningholm.
3 – Stortoget – Grande Praça
Essa é a principal praça da cidade e não pode ficar fora do seu roteiro em Estocolmo, já que é coração da área medieval. Há uma fonte em seu centro e vários prédios coloridos ao redor, como os coloridos 18 e 22 lado a lado (descendo pela viela ao lado deles você encontra uma runa viking de 2 mil anos numa esquininha à esquerda). Também encontrará a primeira farmácia da cidade que hoje é um restaurante chamado Pharmarium.
4 – Museu Nobel
Aqui fica o Museu do Prêmio Nobel que abriga a academia e a biblioteca. O ingresso custa 120 SEK, a exposição é interativa e conta a história do criador, do prêmio e ganhadores. Várias pessoas famosas assinam os bancos do café, então dá uma olhada para ver quem você encontra! O autor do prêmio é sueco e criador da Dinamite, da qual vem grande parte da sua fortuna por causa dos royalties. Mesmo assim, ele patenteou mais de 300 invenções e escrevia livros. Antes de falecer ele decidiu doar parte da sua fortuna para pessoas que trazem boas mudanças e invenções para humanidade em vários setores como economia, paz, ciência e por aí vai e de quebra melhorava sua reputação haha
Horário de funcionamento:
- junho a agosto: 9h às 20h
- setembro a maio: terça 11h às 20h, quarta a sexta 11h às 17h e finais de semana das 10h às 18h
- Fechado às segundas-feiras.
Dica esperta: grátis às terças das 17 às 20h!
5 – Stadshuset – Prefeitura
A prefeitura fica mais afastada do centro e à beira do lago, um ótimo lugar para caminhar num dia de sol. Trata-se de um prédio laranja com uma torre de 106 m com detalhes em esmeralda e dourado.
É possível fazer uma visita ao seu interior em tours guiados (variam de 90 a 110 SEK) para conhecer o Salão dourado com mosaicos, sala dos banquetes e também onde acontece a cerimônia de entrega dos prêmios Nobel. Já o prédio normal da prefeitura pode ser visitado comprando o ingresso lá mesmo e a hora e a subida a torre custa 50 SEK.
6 – Kungsträdgården
O parque do rei fica na área central da cidade e foi fundado no século 15, um local onde acontece vários eventos como festivais gastonômicos, exposições, músicos e a florada das cerejeiras como mencionei no ínicio do artigo. No inverno o lago vira uma pista para patinação no gelo! Ao redor da praça há vários cafés bem legais.
7 – Museu Skansen
Uma atração que não pode faltar no seu roteiro em Estocolmo! Eu amei visitar o Skansen, um museu a céu aberto funcado em 1891 e gigante com mais de 300 mil m². Possui várias casinhas de diferentes partes da Suécia e conta como era a vida dos suecos mostrando trajes típicos, como eram feitos produtos de madeira e vidro e por aí vai. Tem alguns atores espalhados que interagem com as crianças. Há várias casas de madeira, torres, moinhos e até um funicular.
Na parte norte do parque ficam alguns animais nórdicos como alces, raposas, cavalos, lontras, renas, corujas e até um urso.
Durante a época de Natal há um mercado natalino com produtos típicos da época com comidas bem gostosas e também artesanato.
O ingresso pode custar 140 a 180 SEK dependendo da época e os horários mudam bastante, mas geralmente funciona das 10 às 16h.
Compre seu ingresso Skansen aqui
8 – Aifur Krog & Bar
Esse é o restaurante viking que é imperdível no seu roteiro em Estocolmo! É uma experiência muito legal com direito à música ao vivo, boa comida e decoração viking por todo lado com atendentes em trajes típicos. Não abre aos domingos e dependendo a época é necessário fazer uma reserva.
Eu recomendo demais pegar a cerveja da casa (99 SEK), provar o hidromel e pegar um dos pratos com salmão ou carne que são maravilhosos! É um restaurante mais caro, mas compensa totalmente. Mostrei várias cenas no vídeo!
19 – Tour pelas estações de metrô
As estações de metrô em Estocolmo são pura arte! Cada uma é diferente da outra e são temáticas. Logo faço um roteirinho completo das mais legais, mas fica aqui uma pequena listinha que mostrei no vídeo: Kungsträdgården, T-centralen, Rådhuset, Fridhemsplan, Stadion, Mörby Centrum.
20 – Cruzeiro pelo arquipélago
Os suecos adoram fazer um passeio de barco, não importa a época, e também adoram dançar e comer camarão. E digo que é uma experiência muito legal ver tudo isso junto para saber mais sobre o estilo de vida deles. É um passeio bem divertido, mesmo se for no inverno.
Nós fizemos a empresa Vindhem e foi super divertido. O tour incluia camarão à vontade ou tacos, sendo que as bebidas eram pagas à parte, e começava ás 18:30 até as 22h e custa em torno de 375 SEK (R$160) por pessoa para um passeio de barco em Estocolmo, entretenimento, aperitivo, prato principal e sobremesa.
Caso queira fazer um cruzeiro mais curto, tem esta opção de passeio de barco de uma hora.
21 – O que fazer em Estocolmo em mais dias: Museus
Se você tem mais dias em Estocolmo sugiro visitar alguns desses museus para conhecer mais sobre a cultura e história da Suécia. Grande parte está em Djurgarden, a ilha dos museus.
Ilha Djurgarden
Historiska Museet – Museu da História Sueca desde os primórdios até agora com peças arqueológicas, arte e objetos históricos. Entrada Grátis. Abre das 11 às 17h de setembro a maio e quartas das 17 às 20h, fechado nas segundas. De Junho a agosto abre todos os dias das 10 às 17h.
Nordiska Museet – museu nórdico que retratam o estilo de vida dos seucos com inúmeras peças do século 16 até hoje como roupas, fotografias, tapeçarias…. Funciona das 10 às 17h e quartas até as 20h de setembro a maio. De junho a agosto das 9 às 18h. O ingresso custa 140 SEK e grátis às terças das 13 às 17h de setembro a maio.
Vasa Museet – O navio Vasa foi construído em 1628 e afundou na sua primeira viagem devido a um erro de engeharia. Foi resgatado quase intacto do mar e é possível ver 98% da estrutura original! Custa 150 SEK e funciona das 10 às 17h, nas quartas das 10h às 20h. Em junho e agosto abre as 8:30 e fecha às 18h.
Museu Abba – essa é uma atração perfeita para quem gosta de uma das bandas mais famosas do mundo! Reúne uma coleção bem interessante com figurinos e exposição interativa com as músicas e sobre a história de cada integrante da banda como infância, encontros, casamentos, filmes…Tem até holograma! Abre das 10 às 18h e custa 250 SEK.
Como é uma das atrações mais famosas, vale pena comprar o Ingresso para o Museu Abba online.
Fora da ilha
Fotografiska – exposição de fotógrafos famosos com várias opções gastronômicas. Abre de domingo a quarta das 9 às 23h e de terça a sábado das 9h á 1 da manhã (sim isso mesmo, fecha de madrugada hahaha a galera vai pra jantar). Compre aqui seu ingresso Fotografiska.
Moderna Museet – obras de Salvador Dalí e Picasso, além de várias exposições sobre arte moderna. Fecha ás segundas e abre das 10 às 18h. Entrada custa 150 SEK.
22 – Gröna Lund
Esse é o parque de diversões que você vê do Skansen! O parque é bem grande e o mais antigo do país com 31 atrações e 7 montanhas russas! Custa 115 SEK e abre de maio a setembro, os horários mudam conforme a época veja aqui
Gostou dessas dicas do roteiro em Estocolmo? Assista o vídeo!
Salve no seu pinterest
leia mais dicas da Escandinávia:
Dicas de Copenhagen: roteiro e dúvidas mais comuns!
Estocolmo deve ser uma bela e antiga cidade! Muitas coisas desta lista me atraíram e gostaria de visitar e conhecer, se um dia for à Estocolmo, mas definitivamente o Museu Skansen, as estações de metrô com toda aquela arte e o Museu Abba, estão entre os itens preferidos! 🙂
Fiz um intercâmbio no interior da Suécia no inverno anos e anos atrás hehehe Mas cheguei por Copenhagen/Dinamarca e não fui pra Estocolmo… O que eu mais queria conhecer lá é o museu do ABBA rs e as estações de metrô lindas! Como a capital é diferente do interior do país!
siim com toda ctz! na próxima quero conhecer o interior da Suécia, deve ter muita coisa legal
Que delícia de viagem, estou me programando para visitar em março de 2020, suas dicas foram super úteis. 🙂
Sou doida para conhecer Estocolmo há anos… aliás toda essa região da escandinavia!!!
Adorei as dicas e já favoritei!
Beijos
vale muito a pena, principalmente durante o verão!
Adorei as dicas todas dos lugares pra visitar em Estocolmo, mas principalmente as dicas para aproveitar outdor quando está dia. A gente esquece que lá pra cima os dias podem estar mais curtos e uma programação permite aproveitar ao máximo!
Eu morro de vontade de começar Estocolmo! Amei suas dicas, vou começar já a planejar essa viagem! Obrigada
Estocolmo é demais, dá pra começar a explorar o país por aí
Olha, voltei a ficar animadona para conhecer Estocolmo. Achei muito interessante a beleza arquitetônica das estações do metrô.
Quanta coisa boa para se fazer em Estocolmo! Já morri de vontade de conhecer. Amei as fotos das estações de metrô. Quero muitas fotos coloridas assim.quando eu for.
Já quero voltar para Estocolmo… hahaha… acabou que só fiquei mesmo nos dias do evento. Agora preciso voltar para conhecer melhor.
Oi.
Gostaria de saber qual melhor moeda levar para Suécia e quais os cartões de crédito mais aceitos (master, visa).
E tbém, em média qual o custo por dia?
oie pode levar cartao de credito mesmo que dá boa!
Quanto mais eu leio sobre Estocolmo mais eu quero viajar para lá! Quanta coisa linda. Vou seguir todas suas dicas, obrigada por compartilhar
Tenho tantaaaa vontade de conhecer Estocolmo! Mas já vi que vou ter que economizar uma graninha antes rs. Adorei a lista de atrações turísticas. Vi fotos dos metrôs nas redes e achei o máximo! Grande praça parece linda! É bem bacana o restaurante viking.
Estocolmo está no meu roteiro de viagem para ano que vem e foi ótimo encontrar suas dicas. Já tinha separado 2 dias para a cidade, mas depois de ler as dicas, vou estender para 3 dias.
Amei este teu Roteiro em Estocolmo. Não sabia que tinha tantas atrações legais por lá! Parabéns pelo post super completo.
Que Roteiro em Estocolmo maravilhoso esse, né! Tem lugares fantástico demais nessa cidade linda! Maravilha