Existem muitas curiosidades País de Gales e coisas que brasileiros não sabem. Essa nação pequenininha e muito bonita fica ao lado oeste da Inglaterra e pertence ao Reino Unido, assim como Escócia e Irlanda do Norte. A sua capital, Cardiff, foi eleita uma das mais legais para morar no Reino Unido.
Neste artigo conto algumas curiosidades do País de Gales e também neste vídeo!
15 curiosidades do País de Gales muito curiosas!
Índice do Artigo
1 – Cidade com o nome mais longo do Reino Unido
Apesar de uma nação pequena, o País de Gales possui nomes muito complicados por causa da lingua galesa, como é o caso da vila
Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.
Esse nome extravagante pertence a uma pequena cidade na ilha de Anglesey e traduzida para o português seria algo como Igreja de Santa Maria do lago das aveleiras brancas próximo redemoinho da igreja de São Tysilio da caverna vermelha. Leia também se você tem curiosidade em saber Por que as cidades britânicas tem nomes tão difíceis?
Eu pronuncio o nome da cidade no vídeo abaixo, tive que treinar algumas horas pra aprender hahah Clique para assitir e ver mais coisas do País de Gales!
2 – Área montanhosa Snowdonia
A região da Snowdonia fica ao norte do País de Gales e é muito procurada por quem gosta de natureza devido a suas várias montanhas sendo a maior delas a Snowdon com 1085 metros.
Toda essa parte é muito bonita e com diversas cidades charmosas como Betws-y-Coed, Beddgelert, Bala e Ffestiniog.
Como já havia mencionado em alguns vídeos, os romanos chegaram até a Grã Bretanha mas não conseguiram dominar o País de Gales nas suas campanhas entre 48 a 79 d.C. Os galeses construiram vários fortes e possuiam táticas de guerrilha que o transformaram numa força muito poderosa. Se já era difícil batalhar nas montanhas desconhecidas, imagina quando o inimigo se esconde e ataca de surpresa.
3 – Dragão como símbolo
A bandeira do País de Gales possui um dragão vermelho bem grande. Dragões sempre foram populares na Grã Bretanha entre os séculos 5 e 10. Durante o século 12 havia a lenda do Merlin, no qual havia um dragão vermelho e outro branco que brigavam e que representam as dificuldades entre os galeses (vermelho) e os ingleses (branco).
Vários poemas exaltavam o dragão vermelho e foi os Tudors que trouxeram o dragão de vez para história. Henrique VIII usou um dragão vermelho em cima das cores Tudors (verde e branco) durante a batalha de Bosworth em 1485. Essa era uma tentativa de mostrar que ele era descendente de Cadwaladr, Rei de Gwynedd and e o último dos reis bretões. Entenda Como o pior divórcio do mundo mudou a história da Inglaterra
A essência desse design foi usada para formar a primeira bandeira galesa criada para a coroação da Rainha em 1953. O design da bandeira mudou em 1959 e continua até hoje.
4 – Muitos castelos
Uma das curiosidades do País de Gales mais interessantes é que existem mais castelos por milha quadrada em Wales do que qualquer outro país europeu. Não importa onde você estiver no país, sempre estará pertinho de um castelo. São mais de 641 castelos para visitar, principalmente dos séculos 11 e 13, e alguns dos mais conhecidos são:
- Castelo de Conwy (um dos mais bonitos)
- Castelo de Caerphilly (o maior)
- Castelo de Cardiff (fácil acesso)
- Castelo de Caernafon (onde coroam o Príncipe de Wales)
- Castelo de Powys (com um lindo jardim)
5 – 1 bar a 5 habitantes
No ano de 1842 em Blackwood havia 1 pub a cada 5 habitantes. Seguido do Beer Act de 1830, houve um grande aumento no número de lugares que serviam bebidas.
Não demorou muito para que 90% das pessoas apoiassem o fechamento de bares aos domingos e 25 “movimentos de temperança” surgiram em Wales. Os movimentos deste tipo criticavam o consumo excessivo de álcool, promoviam a abstemia e usavam de sua influência política para pressionar o governo a aprovar leis alcoólicas para regular a disponibilidade de álcool, ou mesmo a sua completa proibição.
6 – Língua galesa
Chamada de Cymraeg, a língua galesa é vista em todas as placas de sinalização juntamente com o inglês. Ela faz parte do currículo nas escolas e 1 a cada 5 pessoas ainda falam, sendo possível escutar quando viaja para cidades menores e mais ao norte do país.
No entanto, houve um declínio de 21,7% para 19% da população que fala galês entre 2004 a 2011. Apesar do inglês ser a língua principal, em torno de 100 mil pessoas só conseguiam falar galês lá em 1930.
O galês foi uma das principais línguas a ter registro no século 7. Encontraram uma pedra na igreja de Tywyn com as primeiras palavras escritas em galês. Isso é muito impressionante pois na mesma época havia registros do latim, francês antigo, frísio, línguas nórdicas em runas, irlandês e bretão.
Já ‘Cymru’, a palavra atual para o País de Gales, veio de Kymry, usado em um poema de 633 e que se referia ao “Velho Norte”.
7 – Muitas ovelhas
A maior população não é de humanos no País de Gales e sim de ovelhas! São mais de 11,7 milhões de ovelhas, o que significa que há 4 ovelhas para cada pessoa.
Os galeses(e também os escoceses) criam muita ovelha por causa do terreno montanhoso. São animais que se dão bem subindo e descendo, enquanto vacas e porcos gostam de tudo muito reto haha
8 – Príncipe de Gales
Príncipe de Gales é o título tradicionalmente conferido ao herdeiro aparente do monarca inglês ou britânico e sempre coroado no castelo de Carnafon. O atual Príncipe de Gales é Charles, filho mais velho da rainha Elizabeth II do Reino Unido e Filipe, Duque de Edimburgo.
9 – Sustentabilidade é lei
O País de Gales é um dos poucos países do mundo que possui um dever legal em promover o desenvolvido sustentável. Ou seja, possui uma agenda verde por lei. Além disso, o governo é relativamente novo, foi formado em 1999 e 30% do país é protegido por lei, seja um parque nacional, uma área de beleza natural, um lugar histórico na costa…
Aqui também fica o CAT, o Centro para Tecnologia Alternativa, o maior centro de inspiração ambiental do Reino Unido. Ele não só não concentra seus esforços exclusivamente em tecnologia alternativa, mas também fornece informações sobre todos os aspectos da vida sustentável.
10 – Caverna do Batman
Muita gente famosa é daquie como Michael Sheen, Catherine Zeta-Jones, Matthew Rhys, Tom Jones, George Everest (o cara que deu o nome à montanha) e também Christian Bale, o ator que fez o Batman!
E falando nele, a cachoeira que esconde a entrada da Batcaverna fica no sul do País de Gales na região de Brecon Beacons. Ela se chama Henrhyd falls e possui 27 metros, sendo a maior do sul de Wales. Com certeza uma das curiosidades do País de Gales mais legais!
11 – Morte do idioma
A extinção do galês já havia sido previsto em 1682 por William Richards, o qual fez um dicionário de tradução do inglês para o galês. Nessa época as escolas não ensinavam galês, os pais não queriam dar nomes galeses aos filhos e foram perdendo os costumes.
Isso aconteceu por causa da anglicanização, quando o Henrique VIII criou uma igreja para se separar da esposa e quebrar laços com Roma como já havia falado neste vídeo.
Em consequência, decidiram mudar a estratégia. Em 100 anos a alfabetização na língua galesa estava se espalhando rapidamente, como resultado do trabalho de Griffith Jones, o qual montou escolas totalmente dedicadas a ensinar as pessoas a ler em galês. Na segunda metade do século 18, o País de Gales era um dos poucos países com maioria da população alfabetizada.
12 – Comida na prisão era melhor
Os anos 1834 a 1845 foram muito difíceis para o País de Gales, pois haviam protestos sociais e pobreza extrema. As paróquias foram agrupadas em sindicatos e obrigadas a construírem “casas de trabalhos” para ajudar os mais humildes.
A Poor Law impedia que as pessoas fossem ajudadas em casas, então essas casas de trabalho recebiam essas pessoas que ganhavam abrigo e comida, mas em péssimas condições. Casais não eram permitidos ficarem juntos e várias faílias foram divididas. Várias pessoas preferiam morrer do que do que entrar nelas.
13 – Extensão litorânea
Apesar de pequeno, Wales possuimais de 750 milhas de costa litorânea e você até consegue andar por todas as praias no chamado Wales Coast Path. O único porém é que demora 65 dias para completá-lo haha. Também é possível caminhar na divisa entre Wales e Inglaterra no chamado Offa’s Dyke Path, um caminho do século 8 que demora em torno de 12 dias para ser completado.
14 – Perfeito para surfar
Para quem não se importa com a água gelada, Rhossili Bay na The Gower Peninsula foi eleita a melhor praia do Reino Unido e uma das top 10 praias do mundo. Outros lugares bons para surf são Porthcawl, Glamorgan (boa para iniciantes), Freshwater West, Pembrokeshire (onde acontece o Welsh Surf Championship) e Rhosneigr Beach em Anglesey (super popular).
15 – Galeses na Argentina
Muitos galeses imigraram para a Argentina para a província de Chubut e ainda falam o idioma. O Governo do Reino Unido, o British Council e a Universidade de Cardiff enviaram professores e fundaram escolas na Argentina. 62 cursos de galês foram administrados só em 2005 e o idioma foi matéria em duas escolas primárias e 2 faculdades. É possível ver um pouco da cultura galesa na cidade de Gaiman como mencionei no roteiro da Patagônia.
Gostaram dessas curiosidades do País de Gales?
Muito bom
Muito bom, gostei destas curiosidades do País de Gales