Apesar da Itália ser mais barata em relação à Inglaterra e França, há alguns fatores que pesam no bolso. Roma é a capital da Itália, atrai milhares de turistas todos os dias e consequentemente os preços sobem, especialmente no valor da hospedagem. Veja quanto custa viajar para Roma!
Quanto custa viajar para Roma?
Passagem para Roma
Se você está no Brasil, a passagem vai ser o principal custo para viajar para Roma, mas pelo menos você pode parcelar né! Tem voos do Brasil para Roma pela Tam, Alitalia, Ethiopian Airlines (na época era a opção mais barata, veja como foi a experiência de voo).
Como eu já estava viajando pela Europa, utilizamos ônibus para entrar e trem para sair de Roma. Confira VIAJAR DE ÔNIBUS PELA EUROPA: PREÇOS BARATOS E EMPRESAS
O segredo para economizar na passagem é comprar com antecedência e ficar ligada nas promoções para viajar para Roma! Neste post aqui COMO ENCONTRAR PASSAGENS AÉREAS BARATAS explico certinho como achar passagens aéreas baratas e aqui as dicas sobre as low costs GUIA LOW COST: COMO ENCONTRAR VOO BARATO NA EUROPA
Passagem do Brasil para Roma custa em torno 2800 a 3500 reais na classe econômica.
Passagem dentro da Itália de busão custou 20 euros (sainde de La Spezia – Cinque Terre) e o trem de alta velocidade até Veneza custou 10 euros (bagatela especial eu nem acredito que consegui, normalmente custa 80 euros ou 50 indo pelo regional pinga pinga).
Falo todos os detalhes sobre temperatura e eventos mês a mês no artigo Melhor época para visitar Roma
Seguro Viagem
É obrigatório seguro viagem para visitar a Europa. Será um dos documentos que você deve mostrar na imigração. Eu recomendo a Real Seguros, uma empresa que reúne diversas seguradoras por preço e você escolhe a melhor para você. Leitores do Apure Guria tem desconto incluso de 10% de desconto!
Confira as dicas Viajar para Roma sozinha: guia completo!
Outra coisa é a INTERNET!
Em Roma é muito fácil se perder! Não fique sem conexão durante a sua viagem a Roma e pode usar mapa, enviar fotos e mensagens sem problema Eu uso e recomendo o da Holafly! Se tem dúvidas como funciona, leia o artigo como funciona eSIM da Holafly
Hospedagem em Roma
Roma é uma das cidades que você não consegue fazer correndo e eu sugiro no mínimo 5 dias completos para ver Coliseu, Palatino e Fórum Romano, Vaticano e o Papa (quartas e domingos), Panteão, Castelo Sant’Angelo e dar um rolê pelo centro histórico e bairros, como o Trastevere. Por esta razão calculei 5 dias para este post sobre gastos em Roma.
Por ser uma cidade antiga, você paga uma taxa POR NOITE de 3,50 euros. Todo turista paga independente se é hotel ou Airbnb. Esse dinheiro vai para a manutenção da cidade e quase todas as cidades na Itália cobram isso.
O preço varia conforme o seu tipo de hospedagem e com quantas pessoas viajam com você. Se está em família, a melhor opção é o Airbnb pois você tem a possibilidade de cozinhar e o preço por pessoa pode ficar entre 11 a 18 euros.
Uma diária em hotel para duas pessoas custa 50 a 80 euros
Uma diária para uma pessoa em hostel sai 23 a 40 euros
Abaixo algumas sugestões de hospedagem em Roma
- Hotel Degli Aranci
- Amica Roma B&B
- Imperial Suite Guest House
- Camping Village Roma
- Ostello des Artistes
- The Yellow Hostel
- Generator Rome Hostel
- Palladini Hostel Rome
Fazendo os cálculos para viajar para ROMA 5 DIAS SAI:
300 euros um quarto casal em hotel
158 euros uma cama em um hostel com quarto compartilhado
Mais 17,50 taxa por pessoa
Veja mais detalhes dos bairros e sugestões legais de hotéis em Roma no artigo Onde ficar em Roma: hotéis e melhores bairros
Comida em Roma
A comida na Itália é a melhor parte! Os preços são relativamente baixos e as comidas são boas! Lembrando que os restaurantes próximos às atrações turísticas normalmente são ruinzinhos e caros, por isso sugiro caminhar pelo menos 5 quadras da principal atração turística para provar a autêntica culinária romana. Pode ser meio difícil já que o centro de Roma contêm quase tudo.
Para quem quer economizar, sugiro pegar pizza a taglio: pedaços de pizza conforme a sua fome, já que você paga por peso. Sai de 3,50 a 5 euros.
Em restaurante as massas para uma pessoa variam de 9 a 13 euros, as bebidas custma uma fortuna de 4 a 6 euros e ainda há o coperto, uma taxa de 1 a 2 euros por pessoas (seria a gorjeta, a taxa de 10%). É cobrado até no cafezinho se você sentar numa mesa, se você consumir no balcão não é cobrado essa taxa.
Pratos com carne são mais caros entre 16 a 23 euros e saladas custam 7 a 11. Gelato varia de 2,50 a 5 euros.
Se você pode cozinhar, sugiro fazer a janta em casa pois os preços são mais caros à noite nos restaurantes. Massa, molho de tomate e refrigerante no supermercado sai em torno de 3-4 euros.
Água não precisa comprar, pode tomar direto da torneira e encher a garrafinha nas fontes de água espalhadas pela cidade.
O preço para quem deseja tomar café da manhã e jantar em casa, almoçar no restaurante e tomar um café ou uma pizza a tarde é 20 euros por dia. Claro que pode reduzir mais se você substituir o almoço de 12 euros por um sanduíche.
Média de gastos 5 dias 1 pessoa= 120 euros
Transporte em Roma
Roma é ótima pois você consegue fazer várias coisas a pé dependendo de onde está hospedado. O valor do metrô custa 1,50 e o passe diário 7 euros e vale por 24 horas da primeira validação. Se você vai caminhar bastante e ver mais de uma atração, sugiro o ticket de um dia. Se não, pega um de 1,50 e faz o resto caminhando.
Compre os tickets na máquina do metrô e compre uns 2 a mais do que irá utilizar, pois não tem como comprá-los dentro de tram ou ônibus. Não esqueça de validar o ticket quando utilizar esses transportes para evitar multas!
Se ficar no bairro Prati pode caminhar até o Vaticano. No bairro Termini há muitoas atrações ao redor, então nem precisa pegar metrô praticamente. Em Trastevere é mais longinho mas chega rápido de busão em qualquer lugar.
Média de gasto com transporte em Roma: 20 euros
O ideal é montar o seu roteiro conforme a região para fazer tudo a pé.
Fiz este ROTEIRO EM ROMA 2, 3 OU 4 DIAS baseado em regiões pra otimizar a sua viagem!
Ingressos em Roma
Esse é outro fator que irá pesar mais no seu bolso para viajar para Roma são os ingressos. Se você conseguir se planejar e comprar os ingressos com antecedência pela internet poderá economizar bastante! Os tickets são vendido online e há uma taxa de 2 ou 4 euros por ingresso.
Se você não teve tempo, sugiro procurar no site Get Your Guide para ver se há ingressos disponíveis online. Eu comprei online usando este site paguei 33 euros no ingresso para os Museus Vaticanos por exemplo, e foi tranquilo, recebi no meu email e só mostrei o celular com a reserva para trocar pelo ingresso físico! Confira aqui os ingressos para o Coliseu em Roma!
Seja flexível em relação às datas para poder comprar no dia mais barato.
Também existe o Roma Pass: Passe de 48 ou 72 Horas, um ticket especial que inclui uma atração fast pass (sem filas), desconto em outros e transporte gratuito para 24 horas. Há opção de 48 e 72 horas também. Vale para todos os museus e atrações estatais (Vaticano não vale).
Se não tiver INGRESSOS em NENHUM SITE a solução é ir para a fila gigante que podem durar de 2 a 3 horas confome a estação e embaixo do sol fervendo de Roma.
Valores oficiais dos ingressos (sem taxas) (clique no nome para acessar as dicas de cada lugar)
12 euros Coliseu, Palatino e Fórum Romano (vale 2 dias consecutivos)
17 euros Museu Vaticano e Capela Sistina
14 euros Castelo Sant’Angelo
Panteão é gratuito
Evento do Papa é gratuito
6 euros para subir na cúpula da Basílica de São Pedro
Comprando online Coliseu e Vaticano sem guia de áudio: 35 euros
Quanto custa viajar para Roma total
Média total da viagem SEM PASSAGEM DO BRASIL
- 685 euros para 5 dias casal
- 350 euros para 5 dicas viajante solo mochileiro
Também vale a pena ler: 10 coisas para não fazer em Roma: alerta turístico!
Isso ai galera! Espero que vocês tenham gostado desse post com gastos de viagem em Roma! Bora viajar pra Roma!
Assista o video com roteiro em ROMA E VATICANO
Salve esta imagem no seu pinterest
Que post ótimo, Angie!! Várias coisas eu não sabia sobre Roma e foi bom pra eu já ficar esperta quando for visitar, nas taxas e tals. Na minha cabeça as hospedagens em Roma seriam um pouco mais baratas, mas faz sentido mesmo os preços serem um pouco mais altos.
Obrigada por esse post :*
Excelentes dicas! Com esse post dá para organizar direitinho a viagem para Roma. Fiquei com vontade de voltar…
Roma não é tão barato como eu imaginava, mas é uma viagem que vale muito a pena, é muita história, arquitetura e belezas, quero voltar com certeza!
Roma é uma das capitais europeias que mais quero visitar e estas dicas ajudam imenso. Obrigada 🙂
Vários amigos reclamaram do preço da comida em Roma! Legal saber que vc achou ok. Nós reservamos um hotel para os pais da Gabi que foi maravilhoso e mega barato. Eles amaram! Foi logo no comecinho de janeiro. Deve ser uma época barata para se hospedar. Amei as dicas, guria.
tem restaurantes q eram mais caros, sem falar que muitos cobram o coperto (q seria o 10%). ficamos em um airbnb maaara gigantesco e com tudo que precisavamos, gostei muito
Amei o post, super completo!!! Concordo com você, para não fazer tudo correndo uns 5 dias em Roma fica perfeito! E da comida italiana nem se fala… uma delicia!
Sempre com posts muito uteis guria, já com vontade de voltar para Roma
Daeeeee guria! Cara, eu fui pra Roma há mais de 20 anos kkkkkkkkkkkkkkkkk então perdi a noção totalmente de como estão os preços hoje. Adorei seu post! Quero voltar lá logo com a Gabi
aehuaheuah genteee como assimm! leva a gabi siiiiiiiiim
SEM OR ESSAS PIZZAS! Têm muitos lugares que quero conhecer em Roma e no resto da Itália, mas confesso que a comida é o que mais me motiva, haha. Adorei o post!
deliciosaaaa tive que voltar pra comer de novo aheuae
Quero muito conhecer Roma e seu post sobre os custos tão detalhadinho me ajudará muito. Ótimo texto! Abraços!
fico feliz que gostou!
Uma viagem bem salgadinha mas que deve valer super a pena cada centavo! Post super completo! Adorei!
O segredo eh
Quem converte não se diverte hahshsggs
Amando seu blog não paro de ler a uns 3 dias hahahahahahah obg .
que legal Natasha, fico feliz!