Já pensou em morar na Irlanda? Eu já e tá nos meus planos aheuahe Convidei a Tai Bonato, conterrânea de União da Vitória, pra contar como é morar na Irlanda, custos de vida, lugares legais para visitar e outras dicas de viagem na Europa!
Intercâmbio na Irlanda: tudo o que você precisa saber!
Como é morar em Dublin na Irlanda
Faz um ano que moro em Dublin. O visto era de um ano e agora diminuiu para 8 meses, aí preciso renovar a cada 8 meses. É uma facilidade pois pode trabalhar e estudar, tem muitos brasileiros, argentinos, venezuelanos, italianos, russos..todos procuram emprego e aproveitam para melhorar o inglês.
> > Veja Onde estudar na Irlanda? < <
Como você consegue permanecer tanto tempo? Era difícil renovar o visto?
Não é difícil renovar o visto para morar na Irlanda, é muito fácil! Precisa comprar o curso novamente e pagar o visto. Na chegada do país, você precisa mostrar renda para morar aqui, ter 3 mil euros no banco e apresentar o extrato na hora imigração. O visto inicial custa 300 euro e para renovar o mesmo valor, porém não precisa mais comprovar renda.
Com o meu trabalho consigo renovar o visto e me manter por 8 meses. Trabalho como au pair e moro na casa da família, é fácil conseguir, tem vários sites que você cadastra a sua intenção de trabalho e encontra famílias disponíveis. Se candidata a vaga e quando uma família te contata, vocês trocam conversas e combinam horários, também vale lembrar que precisa falar como você vive, se gosta de ir em balada, chega tarde em casa…
Normalmente a comida é inclusa, não pago aluguel, trabalho 30h por semana. Tenho meu próprio quarto e não divido apartamento. Depende do que você quer! Também tem a opção de au pair live out, o qual não precisa dormir na casa.
Também existe outras opções como trabalhar em hotel, pub, restaurante….ganha um pouco mais mas é mais pesado. Muitos amigos meus fazem esse trabalho, porém eu me dei tão bem com essa família que não troco de emprego, gosto muito daqui.
Clique para receber mais informações sobre intercâmbio na Irlanda!
É caro morar na Irlanda? Gastos em Dublin
Se você contrata agência para vir, normalmente contrata 2 semanas iniciais de hospedagem e fica em quarto compartilhado, como se fosse hostel mesmo. E nesse período você procura acomodações mais baratas, tem muitos grupos no Facebook que postam vagas, vale a pena ficar ligado.
Eu fiz um cálculo para me manter nos primeiros 4 meses, aí trouxe os 3 mil euros (pedidos do visto) e um dinheiro extra para viajar. No início vim sem a intenção de trabalhar, somente estudar e viajar…Então aproveitava e comprava muitas promoções boas de passagens aéreas low cost, normalmente custava 9,90 euros e até achei de 1 euro! Fico ligada no app GoEuro, o qual avisa de promoções e passagens baratas.
Gastava em torno de 250 euros por mês no máximo em aluguel! Pesquisei opções fora do centro para economizar, prefiro apartamento maior, quarto grande dividido com mais duas pessoas. No centro podem cobrar o mesmo valor por quartos menores e mais apertados.
Como morava mais longe do centro (15 a 20 min pedalando) usava o DublinBike, esse esquema da prefeitura que você pega a bicicleta e deixa no outro, custa 20 euros por ano. Aí já economizava muito com transporte.
As contas de água, luz, internet eram divididas entre todos da casa e dava em torno de 50 euros por mês.
Comida não gasta mais de 100 euros, as coisas do mercado são baratas…claro que não pode sair comprando o mercado inteiro né aheuahe
Atualização 2023: os preços dos aluguéis subiram bastante em Dublin, então esses valores era o que a minha amiga pagava uns anos atrás.
Foi difícil se comunicar em inglês?
Quando cheguei, meu inglês era intermediário e escutei alguns sotaques bem fortes, como se tivesse uma batata na boca, principalmente no interior, mas não tive dificuldades. Não é impossível entender, precisa acostumar o ouvido…Taxistas principalmente falam enrolado, mas é só pedir para repetir que é tranquilo. As pessoas te ajudam e explicam se você não entendeu.
Qual a posição dos irlandeses em relação à imigrantes ou estudantes que desejam trabalhar na Irlanda?
Eu não tive nenhum problema, pois a minha família é muito bacana e me ajuda bastante. Porém já li muitos casos com pessoas que trabalhavam mais e não recebiam o salário certinho, os chefes tentavam enganar, não pode aceitar e ser bobo. Existe muitas pessoas preconceituosas, mas não é a maioria. Tem gente que trata mal imigrante em todo lugar, no Brasil, nos EUA…
Eu trabalhava como farmacêutica no Brasil e estou aqui como babá ganhando praticamente o mesmo valor! Viajo para todo lado, pois o poder aquisitivo é maior, as coisas são mais baratas. Não tem discriminação, cada trabalho é trabalho..algumas pessoas no Brasil discriminam, mas aqui não tem dessa.
Dublin tem de tudo, imigrante de todo lugar…Realmente tem muito brasileiro aqui, mas eu quero esse contato com brasileiros, tenho muitos amigos aqui e eles ajudam bastante! Sinto falta da minha família e é uma forma de continuar “forte” aqui na Irlanda. É o nosso estilo sabe, combina mais para sair, fazer festa, churrasco… Não é uma coisa ruim, não vai te prejudicar, basta estudar e focar no que você deseja.
Qual a parte mais difícil de morar na Irlanda?
Para muitos é o clima, aqui é frio (em torno de -2 a 3 graus no inverno), chove toda semana e venta bastante, então a sensação térmica é menor. Como eu morava no sul do Paraná, já estava acostumada com essa variação de 4 estações no mesmo dia (sol, chuva, frio…)..mas quem vem do Rio ou de lugares mais quentes acaba sofrendo, fica doente mais frequentemente. O verão também não é quente não.
Ficar longe da família é a parte mais difícil, sou muito apegada a minha família. O que salva é a internet, porém esse ano voltei para o Brasil para revê-los, fiquei 2 semanas pois não ia aguentar ficar mais um ano sem ver todo mundo.
O que é indispensável conhecer na Irlanda?
Aqui na Irlanda é tudo muito lindo, Cliffs of Moher é sensacional! Também vale visitar Giant’s Causeway, as escadinhas dos gigantes e passa na Carrick Bridge, uma pontezinha bem peculiar. Do centro de Dublin tem várias excursões diárias para esses lugares que normalmente aparecem em filmes.
Confira o roteiro em Dublin de 4 dias
O interior da Irlanda é lindo também! No estado de Kerry tem o circuito turístico Ring of Kerry, uma estrada com cenários incríveis. Em Killarney as estradinhas são pedras, campos bem verdinhos, castelo muito bonito e um parque nacional bem legal para conhecer. Tem muitos lugares, mas estão são os que mais gostei.
Viagens pela Europa
Neste ano que passou, visitei 18 países! Não dá pra fugir das cidades clássicas como Londres, Paris, Roma, Edimburgo, Barcelona..E viajei sozinha para todos os lugares, essa coisa de não viajar porque não tem companhia, não tem namorado…não dá pra esperar!
O sul de Portugal é lindo, praias paradisíacas com gente legal e várias coisas baratas. Também fiz de carro a Toscana na Itália, é uma graça, vale muito a pena. Malta é barato também, Grécia é absurda de linda, preciso voltar!
Viajei para Marrocos com o grupo da escola, uma experiência super diferente, já que a cultura deles possui muitos contrastes com a nossa. Cantei e dancei com os marroquinos, dormi nas tendas no deserto, cavalguei nos camelos…
Como visitava esses países se trabalhava e estudava em Dublin?
Eu viajava nos feriados e final de semana. Eu poderia faltar na escola 3 dias por mês, então aproveitava algumas promoções incríveis. Quando comecei a trabalhar viajei somente nas férias, 15 dias viajando.
Como viajar barato na Europa?
Uso muito aplicativos de celular e sites para procurar promoções como GoEuro para passagens aéreas e de bus, uso muito CityMaps2Go e Google Maps, para ver os mapas offline…Normalmente a gente se perde, acho que é melhor para se encontrar.
Booking para achar acomodação em vários hostels legais, bem localizados, limpos! Só ver as avaliações da galera.
Ryanair e Air Lingus são duas companhias low-cost que recomendo e precisa viajar light para não pagar bagagem extra! Também tem algumas dicas para comprar passagens aéreas baratas e como usar o google flights para achar os preços mais baixos. Põe a mochila nas costas e bora!
Vale a pena morar na Irlanda?
Sempre foi meu sonho viajar e morar em outro país, não espere o momento certo, vai e aproveita! Tinha medo, me enrolei bastante, mas chegou uma hora que decidi morar na Irlanda. Eu larguei meu emprego, vendi meu carro e faria tudo de novo!
Me planejei, me adaptei e tudo foi dando certo. É claro que tem vários momentos difíces, tinha grana reduzida,comia mais sanduíches, fast food…Minha vó faleceu no Brasil e não pude comprar a passagem pelo preço (de um dia pra outro não tinha condições) não tive dinheiro para me despedir, sofri muito com isso.
Eu não mudaria nada, vivi coisas que nem acredito, fiz coisas que nunca imaginava que eu conseguiria fazer. Viva o seu sonho!
Gostaram dessas dicas de como é morar na Irlanda? Tem esse desejo também? Comente! Obrigada pela contribuição Tai!
Que delicia ver a Tai escrevendo aqui =) somos amigas há tanto tempo e ver tudo o que ela tem feito só me deixa mais feliz!!
Adorei as dicas e o exemplo de coragem, de meter a cara e ir!
aheuaheu boaa guria! a Tai é bem querida né!! gostei bastante também que ela apareceu aqui, ela viaja pra todo lugarrr aheuaheuahe
Olá, muito inspirador o post, mas você entrou como estudante? E como entrou sem a passagem de volta? Precisou comprovar matrícula em escola/curso? Muito obrigada
Adoro ler experiências de quem vai morar em outro país. Sempre quis mas nunca consegui ir e ficar de vez. Mas ver a experiência de outras pessoas já me inspira!
Excelente matéria! Nós gostamos muito da Irlanda e Dublin é uma daquelas cidades onde nos vemos a morar. Obrigado pela partilha desta vivência.
Ainda não tive oportunidade de conhecer, mas um dia eu vou! Haha.. Ainda mais depois desse post fantástico sobre a Irlanda. Que lugar! Parabéns pelo post!
Adorei teu post!!! Morro de vontade de conhecer a Irlanda… Ainda mais depois dessas fotos lindas…
A Irlanda é um sítio muito bonito para se viver. Tenho um amigo que se mudou para lá há mais de 10 e não quer voltar para Portugal! Eu também gostei imenso quando lá fui… mas o tempo é a única coisa que não gosto! 😀
É sempre tão interessante ouvir experiências na primeira pessoa. A Irlanda dever ser um país lindo e adorava visitar um dia. Agora, para viver… -2 a 3 graus no inverno?! Não sei se conseguia.
Que bacana esse relato. Antes de decidir o meu intercâmbio nos EUA, morria de vontade de ir para a Irlanda, mas como na terrinha do tio Sam o au pair é regularizado, acabei optando em ir para lá. Hoje, de volta no Brasil, já pensei várias vezes em ir para a Irlanda ser au pair lá, quem sabe esse sonho não sai da caixinha 😉 Depois de ler esse depoimento, fiquei mais animada, só me falta a grana kkkkk 😉
Abraços
ahh que fato interessante, não tinha ideia que existia uma regularização aheauhea acho que vc devia tentar hein!!!
Se tivesse que morar em algum lugar seria na Inglaterra, mas vejo muita gente indo para a Irlanda. Deve ser bem legal lá também… adorei o depoimento, mas não sairia da minha área de trabalho. Mas que bom que pra ela deu certo.. Bem bacana 😀
Muito bom o relato 🙂 Tem tanto brasileiro na Irlanda que dá pra se sentir em casa – fora o frio e a chuva, né? rs
Que chique!! Tenho uma amiga famosa! Tai, foi muito bom nosso tempo de flatmate! Saudades da Irlanda!! Sucesso!!!
A Irlanda sempre me chamou a atenção, Já fiz planos de morar lá, mas devido o custo elevado não deu certo 🙁 Ainda mais que para tirar um visto é necessário ter uma conta bancária com pelo menos 3 mil euros. Mas a vontade de visitar o país dos ruivos ainda continua 😀
hey, guria! para quando você está planejando ir?
Muito inspirador e esclarecedor seu relato, obrigado por compartilhá-lo. Me diz uma coisa, estou pretendendo fazer um intercâmbio para Irlanda ano que vem, tenho intenção de trabalhar para custear meus gastos, mas a pergunta que não quer calar: consigo viajar mesmo trabalhando e fazendo o curso? Tipo, aos finais de semana e feriados? Ou é difícil encontrar passagens baratas nessas datas? Grato.
depende muito do seu trabalho, se for garçom terá q trabalhar no fds, se for vendedor terá os fds livre e assim vai…sim, como descrito no post é possível comprar passagem barata pelas companhias low cost!
Amei esse post! Queria saber: além do valor do curso, do visto e a comprovação de renda de 3 mil euros, quanto mais R$ levar?
Ótimo post! Tem muita gente que pensa em fazer intercâmbio e a primeira opção é a Irlanda, justamente pela facilidade de ficar por lá e pelo aprendizado da língua inglesa.
Pretendo fazer meu intercâmbio para a Irlanda ainda esse ano. Esse artigo esclareceu muitas dúvidas que eu tinha.
Muito obrigada ??
aeeee fico feliz que ajudei!!
Olá,
Você tem dica de quais sites se cadastrar para ser au pair na Irlanda?
A Irlanda è um mau pais para viver.
Os irlandeses são racistas, não ha direitos nos empregos. Tratam as pessoas como escravos e com falta de respeito. Aproveitam se devido aos preços do alojamento.
Alojamento è outra coisa absurda preços escandalosos por buracos que ate deviam ter vergonha de arrendar.
A Irlanda è o pior pais da Europa.
Bom dia. Como consigo teu email ou contato. Queria mais informações. Obrigada
Que história incrível! Me identifiquei bastante, estou prestes a embarcar na minha jornada e esse texto só me encorajou mais a seguir esse sonho. Gratidão pela matéria.
Gostei muito do posto! Tenho muita vontade de conhecer Irlanda, porém não falo Inglês tenho um pouco de medo de ir, mas é Meu sonho, um dia ainda vou conhecer e quem sabe até morar! Também sou do interior do Paraná.
que legal Susana! se vc puder fazer um intercâmbio de inglês na Irlanda seria interessante, ai une o útil ao agradável!
Olá Angie , eu vi os tua história e fiquei muito emocionada e queria interagir mais contigo acerca do país, como faço? Eu só angolana e pretendo imigrar para Irlanda.
olá Tânia, esse relato é a da minha amiga que morou na Irlanda e hoje voltou para o Brasil. Eu moro na Escócia
…..viajar abre nossa mente, solta nossas limitaçôes e nos faz voar….
Estou em Angola, Luanda, sair para migrar apartir daqui não é facil.
É o meu desejo emigrar para Irlanda, quero tanto estar ai.