A “velha” York na Inglaterra tem muita história desde a ocupação romana, passando por vikings, anglo saxões, normandos e mais conflitos religiosos durante a Era Medieval. Todas essas influências são vistas nas ruas da cidade.
Confira mais no vídeo especial de York no canal e as dicas neste artigo de o que fazer em York na Inglaterra! Atualizado em 2023
York na Inglaterra: dicas de viagem
Por que visitar York?
York foi fundada pelos romanos em 71 d.C. e até hoje é possível observar suas construções nas muralhas mais bem preservadas da Inglaterra. Seu nome vem de Jörvic devido às invasões vikings em 866 (o som de J vira I em várias línguas com origem nórdica e germânica).
Além disso, York tem a maior catedral gótica do Norte da Europa e passou por vários conflitos como a Guerra dos Cem Anos, a Guerra das Duas Rosas e a reforma religiosa de Henrique VIII.
Aqui nasceu Guy Fawkes, o revolucionário que quase explodiu o parlamento no século 17 e hoje é um símbolo de protesto.
York é a cidade mais importante ao norte da Inglaterra e você pode combinar na mesma viagem o Castelo de Bamburgh e Edimburgo na Escócia
Veja mais dicas sobre York na Inglaterra no vídeo abaixo, clique para assistir que está fenomenal!
Como chegar em York na Inglaterra?
York está bem ao norte da Inglaterra a 325 km de Londres. Há trens que fazem o trajeto em 2 horas, mas os preços são mais carinhos.
De carro demora 4h e 30 min e no caminho você pode passar por Cambridge e Notthingham. Para alugar um carro na Inglaterra, faça um orçamento pelo RentCars.
Dentro da cidade você andará a pé praticamente, sendo necessário pegar um ônibus caso escolha ma hospedagem mais distante.
Onde ficar em York na Inglaterra?
York tem vários hotéis e pousadas legais! Vale a pena ficar no centro pela facilidade em explorar a cidade. Se estiver de carro, isso não importa muito, porém para estacionar no centro é mais complicado e há estacionamentos pagos.
Confira as opções mais legais com ótimo custo benefício e bem localizados:
- Staycity Aparthotels Barbican Centre $$$ 8,8
- B+B York $$ 8,9
- The Queens Hotel $$ 8,4
- The Minster Hotel $$$ 9,1
- Hedley House Hotel $$ 9,1
- Vikings Accommodation $$ 8,7
- Astor York Hostel $ 9,1
Se você está viajando em mais pessoas, pode alugar um quarto privado ou um apartamento pelo Airbnb.
O que fazer em York na Inglaterra
Estes são os principais pontos turísticos de York e que vale a pena visitar!
DICA DE ECONOMIA! Sugiro adquirir o VisitYork Pass, um passe que te dá entrada em mais de 20 atrações em York como Jorvik Viking Centre, York Dungeon, York Minster e Barley Hall, além de passeios de ônibus turísticos e cruzeiros no rio! Confera todas as informações e preços do VisitYork Pass!
1 – Clifford’s Tower
Construída há mais de 9 séculos por Henrique II, a Torre de Clifford é a única sobrevivente do castelo de York. Nela aconteceram vários fatos históricos e também alguns horríveis como o massacre de 150 judeus em 1190, o pior acontecimento anti semita da Inglaterra.
Vista de cima, parece um trevo de 4 folhas. É necessário comprar ingresso no site da English Heritage para visitar o seu interior, o qual conta com as paredes e uma escada para subir ao seu topo. Custa 5,90 o ingresso adulto.
Está aberta das 10 às 18h e fica na Tower Street.
Se você foi de carro até York, há algumas ruas paralelas para estacionar enquanto visita a cidade.
2 – The Shambles
Essa é uma rua incrível com prédios do século 14 no estilo enxaimel e repleta de lojas, cafés, restaurantes e outras atrações turísticas como a Loja que não deve ser nomeada (perfeita para amantes de Harry Potter!). The Shambles até ganhou o prêmio de Rua Mais Pitoresca do Reino Unido.
Antigamente haviam vários açougues aqui e nome faz referência como eles mostravam os produtos. Também não era uma rua agradável naquele tempo e muitos foras da lei se escondiam por aqui.
Muitos prédios são bem tortinhos, o pavor dos perfeccionistas haha e tem uma parte muito estreita que é possível tocar os dois lados se estender os braços.
Aproveite para visitar as feirinhas ao lado das Shambles: comidas típicas de outros países, doces, artesanato e outros tipos de produtos.
3 – York Minster
A catedral de York é a maior catedral gótica ao Norte da Europa e um ponto turístico que não pode ser deixado de lado na sua lista de o que fazer em York! É um destino popular há mais de mil anos e os visitantes apreciam seus vitrais trabalhados, assistem concertos, vão à missa e por aí vai.
Abre de segunda a sexta das 9 às 17h e domingos das 9 às 17:30h. É necessário pagar para visitar o seu interior (se quiser sem pagar vá durante a missa, mas não pode ficar rodeando e nem batendo foto).
Também é possível subir os 275 degraus até o topo da torre para ter uma vista incrível do rio Ouse cortando a cidade e participar de um tour guiado para aprender mais sobre a construção da catedral e seu papel durante as guerras.
4 – Guy Fawkes
Ao lado da Catedral fica a Igrejinha chamada The Belfry, onde o Guy Fawkes foi batizado. Ele nasceu em York e foi um revolucionário que participou da Conspiração da Pólvora, a qual roubou 36 barris de pólvora para explodir o Parlamento e matar o rei.
Foi torturado e morto junto a seus amigos em 5 de novembro de 1605, uma data lembrada até hoje na Bonfire Night, quando fazem fogueiras e soltam fogos de artifício em comemoração.
Fawkes é reconhecido atualmente por as máscaras com seu rosto, um símbolo de protesto, e usada pelo grupo de hackers Anonymous.
Do outro lado da Belfry tem um Guy Fawkes Inn, um hotel com quartos legais e decoração típica, onde supostamente Fawkes nasceu.
5 – Muralhas de York
Antigamente várias cidades possuiam muralhas para se proteger dos invasores e animais. Alguns trechos da muralha de York foram feitas pelos romanos, assim como alguns fortes, e outras são do século 13. Juntas formam a muralha mais bem preservada da Inglaterra e com maior extensão (3,4 km). Você pode passear por elas tranquilamente e ter vistas legais da cidade. Para fazer todo o trajeto demora 2 horas!
6 – St. Mary’s Abbey
Em York estão as ruínas de uma das abadias católicas mais ricas da Inglaterra. Durante o reinado de Henrique VIII, houve a reforma religiosa no qual ele cortou relações com Roma e fundou a própria Igreja protestante, The Church of England.
Aí houve muitos conflitos com os católicos, especialmente em York, sem falar na dissolução dos monastérios como era o caso desta Abadia. Destruíram completamente, suas pedras foram utilizadas em outras construções e ainda roubaram vários artefatos do seu interior.
Não paga ingresso para visitar, pois fica dentro de um parque público.
Outra abadia em ruínas que visitei foi a Tintern Abbey no País de Gales.
7 – Yorkshire Museum
Praticamente ao lado da Abbey, este museu tem vários artefatos históricos locais desde a época dos romanos, passando pelos vikings e a Idade Média. Uma coleção que abrange biologia, geologia, arqueologia e astronomia e várias coisas interativas para crianças. Infelizmente está fechado por causa do coronavírus.
Curiosidade: em frente ao prédio há várias rosas brancas que são o símbolo da cidade. Durante a Guerra das Duas Rosas, York entrou em conflito com a família Lancaster, cujo símbolo é a rosa vermelha.
Nesse mesmo parque fica o Yorshire Museum Gardens que possui uma exposição de fósseis e plantas (árvores, arbustos, etc).
8 – Jörvic Viking Centre
Uma das atrações mais populares da cidade e diferentes que eu já fui! Você entra dentro de um bondinho com uma tela e áudio que vai contando curiosidades e fatos sobre a vida viking em York. O passeio dura em torno de 20 minutos e todos os bonecos se mexem e emitem sons, desde os humanos, porquinhos e até os ratinhos.
É uma forma muito legal de aprender e com certeza as crianças irão gostar (talvez as menores não gostem por ser meio escuro). Os funcionários se vestem à carater e é possível que antes do coronavírus eles interagissem mais com os visitantes. Acredito que tinha versão do áudio em português.
Na primeira parte há uma excavação de uma parte antiga da cidade, datada há mais de mil anos atrás, que revela como eram construídas as bases das casas, vestígios de utensílios e até a alimentação dos vikings. Por falar nisso, aqui está conservado o maior “cocozão” fossilizado dessa época hahaha
O museu está localizado dentro do Coopergate Shopping Centre e ao lado há um estacionamento pago para deixar o seu carro.
O ingresso para o Jorvik Centre está incluído no York City Pass
9 – Bettys’s Tea Rooms
Tomar chá acompanhado de ótimos bolinhos e doces é uma experiência bem inglesa que você poderia experimentar neste Café. É um lugar bem estiloso com preço justo e super tradicional na cidade.
Se você visitar a unidade da St Helen’s Square, poderá ver um espelho, em frente aos banheiros, que possui mais de 600 assinaturas de soldados durante a Segunda Guerra Mundial. Este café foi utilizado como sala de operações para o esquadrão de bombas canadense e abrigou combatentes do Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Vários veteranos retornam ao café todos os anos e são reconhecidos pelos serviços prestados.
10 – Pubs em Stonegate
Nesta rua há diversos pubs do século 17 e bem tradicionais, sem falar na decoração medieval e alguns fatos interessantes como escadas meio tortas, se abaixar para não bater a cabeça no teto em certas passagens e por aí vai haha
Eu visitei o The House of Trembling Madness que oferece uma gama completa em cervejas e snacks bem acessíveis. Só cuidado para não beber demais e passar mal que nem eu hahaha Outro pub recomendado é o Ye Olde Starre Inne.
11 – The National Railway Museum
Uma atração perfeita para quem ama locomotivas! Neste museu há mais de um milhão de objetos diferentes relacionados à história dos trens, e claro, algumas locomotivas como o único Trem Bala Japonês fora do Japão. Também há algumas atividas divertidas para crianças, veja o site oficial.
12 – Tour de barco nos rios Ouse e Foss
Se o dia estiver quente e muito bonito, pode aproveitar para conhecer alguns trechos da cidade de barco. São vários passeios diferentes com tour guiado para você aprender mais sobre York. Reserve o seu passeio de barco em York aqui.
13 – Tour macabro
Em York é possível fazer um tour sobre fantasmas e bruxas no centro histórico! A Witches tour possui guias à carater, vestidos com roupas antigas e interpretam personagens. Ao caminhar pela cidade, por ruelas e prédios supostamente assombrados, contam detalhes históricos e muitas curiosidades…e claro, tudo à noite!
14 – York Maze
O maior labirinto da Europa fica afastado da cidade e possui várias atrações como o Labirinto das Ilusões, golf maluco, pista de obstáculos e alguns eventos em diferentes épocas do ano. O York Maze fica na Elvington Lane no Dunnington Lodge.
Roteiro em York 2 dias
Se você vai ficar no mínimo 2 dias e deseja visitar quase todas as atrações, pode valer a pena comprar o York Pass que inclui diversas atrações:
- York Minster
- Museu Militar de York
- Ônibus turístico de York
- Masmorras de York (York Dungeon)
- Cruzeiro por York
- Centro Viking JORVIK
- Barley Hall
- Museu dos banhos romanos
- Sala dos Comerciantes (Merchant Adventurers’ Hall)
Meu roteiro recomendado para York na Inglaterra:
- Dia 1: Centro histórico, Shambles, Catedral, Abbey, Clifford Tower e pub em Stonegate
- Dia 2: Jörvic Centre, Muralhas de York, Bettys’s Tea Rooms e tour macabro
Gostou desse post com dicas e o que fazer em York na Inglaterra?
Salve no Pinterest
Olá Angie, tenho como hobby viajar para conhecer países e suas histórias e belezas há mais de 40 anos. Estou na iminência de conhecer meu 60o. país. Sempre me interessei pela história, cultura e curiosidade de cada lugar e, para isso, quando comecei esta jornada, eu comprava livros e mapas e conversava com quem já tinha viajado para os destinos que me interessavam, e lá comprava mais livros e mapas e, ao voltar, procurava mais informações ainda. Que pena que não havia ainda o Apure Guria. Agora, antes de cada aventura, pesquiso se você já esteve lá e desfruto de tuas dicas. Dentre todos os blogues, canais no YouTube e revistas especializadas, teu material é incrivelmente mais rico, didático e excelente. Você conseguiu a proeza de agradar tanto aos viajantes que se interessaram só por dicas e o visual pré-viagem como aqueles, como eu, que não abrem mão de conhecer com a máxima profundidade tudo sobre os destinos. Parabéns pelo teu excepcional trabalho e pela grandeza de compartilhar com quem já visitou, irá visitar ou não terá este privilégio na vida, mas nem por isso deixa de querer fazê-lo. Sempre para “o alto e avante”.
oie Alexandre, fico muito feliz com o seu comentário e feedback! Realmente eu gosto muito de história e faço questão de mostrar esse lado durante as minhas viagens. Acredito que se não entender o contexto do local, não há motivo para viajar. Imagina visitar Stonehenge sem entender direito a história? Aì é só um monte de pedras em pé né kkkk
Espero que continue gostando, sempre me esforço para mostrar as dicas e lugares mais legais. Na temporada do Japão coloquei muita coisa diferente!
Agora completei 50 países, logo logo chego no seu número!
Muito obrigada novamente e espero ver mais comentários seus por aqui! Te desejo ótimas viagens!
Você fez bamburgo nos 02 dias de york ou ficou 1 dia a mais?
oie fiquei um dia a mais! aqui tem um video atualizado de lá https://www.youtube.com/watch?v=kc-sgWkA1kk